Avaliação final

Avaliação final

Avaliação final (empreendorismo)

Leia a passagem e responda as questões 1 a 3.A) Como vários dos idosos da casa já fizeram o curso de informática na escolinha que o Gustavo criou, cujas aulas ocorrem aos domingos e quartas-feiras, ele propôs ao grupo que já fez o curso uma visita ao museu de telecomunicações da Telemar. Segundo ele, é um lugar que, até o final de 2006, só mostravam telefones velhos, mas hoje é um museu interativo onde os idosos poderão ver a utilização da informática e saber da história de como surgiu o computador e a internet, dentre outros assuntos ligados ao tema. E, para isso, ele pergunta ao grupo:- Quem aqui pode verificar qual dia poderemos fazer a visita guiada com o grupo de idosos?- Renato responde: pode deixar que eu verifico, Gustavo.- Fernanda complementa: E o que vocês acham? Eu vou verificar se alguma empresa de ônibus coletivo pode nos fornecer o transporte até o museu. Então, Renato, não esqueça de me avisar a data e horário quando agendar lá. OK?Assim que Renato agenda a visita, ele avisa para Fernanda a data e horário. Fernanda telefona para a empresa de ônibus que faz a linha para o morro e solicita a viagem gratuitamente. E o encarregado da empresa garante: “o ônibus estará disponível no asilo no dia e horário combinado, 03/08/08, às 13 horas”. No dia e horário combinados, o ônibus não aparece. Fernanda telefona para a empresa e descobre que houve um mal entendido, pois o encarregado anotou 13/08/08 às 13horas. O equívoco inviabilizou a visita ao museu!Tomando por base a passagem A, qual dos personagens teve iniciativa?

Escolher uma resposta.

a. Renato

Correto. Quando Gustavo propõe a visita e precisa de alguém para marcar o dia e o horário, Renato manifesta-se prontamente.

b. Gustavo

Errado. Gustavo apenas teve a idéia de fazer a visita, mas não a reação.

c. Fernanda

Errado. Não é Fernanda quem age movida pela idéia proposta por Gustavo.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question2

Tomando por base a passagem A, qual dos personagens teve pró-atividade?

Escolher uma resposta.

a. Renato

Errado. Renato teve uma reação a uma solicitação de Gustavo, mas não uma antecipação a um fato.

b.Fernanda

Correto. Fernanda se antecipa com uma ação que ela percebe importante para a realização da visita, a qual não se reduz a marcar data e horário.

c. Gustavo

Errado. Gustavo apenas teve a idéia de fazer a visita, mas não uma ação de antecipação.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question3

Por que o processo de comunicação entre Fernanda e o encarregado foi falho?

Escolher uma resposta.

a. O canal utilizado para se comunicar não foi o mais adequado.

Correto. Quando temos valores, datas e horas, principalmente com números e letras que podem causar confusão de entendimento, o melhor é uma comunicação por escrito, pois evita mal entendidos. Seria importante que, além do acerto pelo telefone, Fernanda tivesse encaminhado uma carta ou um e-mail confirmando o dia e o horário. Esse procedimento em empresas evita muito desperdício.

b. A mensagem não foi transmitida de forma clara e objetiva. 

Errado. Talvez a mensagem não tenha sido feita de forma clara, pois as data não foi bem compreendida, mas ela foi objetiva.

c. Fernanda não obteve retorno da comunicação realizada com o encarregado. 

Errado. Fernanda teve retorno quando o encarregado garante que o ônibus estaria no dia e horário combinado e há repetição da data e horário pelo encarregado.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question4

Para responder as questões de 4 a 6, considere a criação dos dois grupos – time de vôlei e time da casa de idosos – da História “A arte do Sucesso para os Empreendedores”. Os dois times eram formados pelos mesmos personagens, porém o resultado conseguido por cada um foi bem diferente. Pergunta-se:O que faltou no time de vôlei para que ele se tornasse uma equipe?

Escolha pelo menos uma resposta.

a.Comunicação

Correto. Talvez, se a comunicação entre os rapazes e Fernanda tivesse sido mais transparente, ela teria descoberto que o objetivo estava sendo só seu e teria tempo de criar estratégias para motivar o grupo para aquele objetivo.

b. Quantidade dos Integrantes

Errado. O tamanho do grupo é importante, mas este não estava pequeno, pois o jogo de vôlei pode ocorrer com seis participantes, e também não estava grande demais. Portanto, era suficiente para um trabalho em equipe.

c.Capacitação

Correto. Faltavam jogadores capacitados para determinadas posições. Esse foi um dos fatores que prejudicou o trabalho da equipe.

d. Objetivo do time 

Errado. O time tinha um objetivo, mesmo sendo o da Fernanda.

e. Motivação

Correto. Isto foi o que mais faltou para que o grupo se tornasse uma equipe, considerando o preparo para o jogo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Podemos afirmar que, se não tivesse ocorrido o problema na casa dos idosos, a situação do time de vôlei com certeza teria sido diferente, pois os integrantes teriam se dedicado mais ao jogo e agido como equipe no time de vôlei.Tendo em vista a afirmação feita, podemos considerá-la como correta?

Resposta:

Verdadeiro Falso 

Errado. Não podemos afirmar isso, pois o que faltou foi motivação do time de vôlei para o objetivo que era apenas da Fernanda.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question6

Na negociação da equipe da casa de idosos com o diretor da Faculdade, qual das afirmações não é identificada como uma das falhas da equipe?

Escolher uma resposta.

a. Falta de definição clara, anterior à reunião, do que seria cedido ou não. 

Errado. Também foi uma falha, pois eles não definiram antes da reunião o que poderiam conceder ou não. E, no final, esqueceram de negociar a ajuda financeira da Escola.

b. Desconhecimento do mercado. 

Errado. Foi uma falha da equipe, pois demonstraram não conhecer o funcionamento das festas juninas anteriores, nem tampouco do público que freqüentava cada atividade.

c. Preparação incompleta dos dados a serem apresentados. 

Correto. Uma das ações que o grupo praticou muito bem foi preparar os dados que seriam apresentados. O que não foi incluído no projeto, eles sabiam responder quando questionados. Portanto, essa afirmação não foi uma falha da equipe.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question7

Considerando a passagem que os jogadores e Robertinho estavam conversando na pizzaria responda as questões 7, 8 e 9:

Tomando por base as afirmações I, II e III, escolha a letra (a, b ou c) que responde corretamente:

I ) Podemos afirmar que o que diferencia o empreendedor do intra-empreendor é que o primeiro abre seu negócio próprio e o segundo é uma pessoa que trabalha com carteira de trabalho assinada.

II) Podemos afirmar que não há diferença entre os termos empreendedor e intra-eempreendor.

IIINão há diferença comportamental entre empreendedor e intrampreendedor, mas há diferença entre os termos.

Escolher uma resposta.

a. Apenas as afirmações II e III estão corretas

Errado. Há diferença entre os termos empreendedor e intra-empreendedor, pois aquele é dono do negócio e o intra-empreendedor é funcionário mas com comportamento de dono. Mas características do empreendedor e do intra-empreendedor são idênticas.

b. Apenas as afirmações I e III estão corretas

 

Correto. O que diferencia um  termo do outro é que um é o dono do próprio negócio e o outro é empregado.  O comportamento  do empreendedor e do intra-empreendedor são idênticas.

c. Apenas as afirmações I e II estão corretas

Errado. O que diferencia um  termo do outro é que um é o dono do próprio negócio e o outro é empregado.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question8

Ainda considerando a passagem que Robertinho e os jogadores estavam conversando na pizzaria, é correto afirmar:

Escolha pelo menos uma resposta.

a. Fernanda conseguiu ir para Toronto, pois é uma pessoa de sorte se considerarmos o sentido desta palavra como vista em empreendedorismo – preparo + oportunidade.

Correto. Fernanda não ficou esperando as coisas acontecerem, inscreveu-se para uma bolsa em uma Universidade em Toronto e como estava preparada conseguiu esta oportunidade que lhe foi apresentada.

b. Trabalhos voluntários não contribuem para o desenvolvimento de características empreendedoras de quem os realizam e muito menos são trabalhos desenvolvidos por empreendedores. 

Errado. O empreendedor desenvolve trabalhos voluntários. E estes trabalhos ajudam a mostrar as características empreendedoras de quem os realizam.

c. Para ser empreendedor é necessário ser criativo, mas apenas isto não basta. É imprescindível sempre inovar. 

Correto. Conforme explicado por Robertinho, é necessário ser criativo, mas este é um início de um processo. É necessário inovar, ou seja, criar algo diferente, que seja comercial e que supra as necessidades das pessoas. É preciso implementar as idéias criadas.

Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 0.5/1.

Question9

Ainda tomando por base a mesma passagem da pizzaria, pode-se afirmar que uma das características do empreendedor é:

Escolher uma resposta.

a. Sua capacidade de influenciar as outras pessoas com seu estilo de liderança. Com isso, podemos afirmar que foi o que aconteceu com Fernanda como líder do grupo de vôlei e também da casa de idosos. 

Correta. Uma das características marcantes do empreendedor é sua capacidade de influenciar outras pessoas, e por isto, consegue formar boas equipes.

b. Os empreendedores possuem comportamento semelhante a de outras pessoas que não são empreendedoras. Não se pode falar em características de empreendedor. 

Errada. A maioria das pessoas não possuem a criatividade e capacidade de inovação que o empreendedor possui. Outras características como persistência, determinação, etc. são marcantes nos empreendedores, mas não é tão marcante na maioria da população.

c. Trabalhar solitário. Como foi o caso de Fernanda que direcionava os jogadores, mas sem considerar suas opiniões. 

Errada. O empreendedor é uma pessoa que trabalha individualmente, sem depender de outras pessoas para colocar suas idéias em prática, mas não é uma pessoa solitária.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question10

Ser inovador é uma das principais características dos empreendedores. Em relação a esse assunto, selecione o(s) conceito(s) correto(s) abaixo:

Escolha pelo menos uma resposta.

a. Inovação pioneira é a introdução de novos produtos com novidade absoluta. 

b. Inovação relativa é a introdução de novos produtos que tiveram alguma melhoria ou mudança. 

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Comentários