16.05.2012 - Farmacovigilância 3 X 0 Indústria Farmacêutica

16.05.2012 - Farmacovigilância 3 X 0 Indústria Farmacêutica

Farmacovigilância 3 x 0 Indústria Farmacêutica

PUBLICADO POR CEMED UFMG 16/05/2012 ⋅⋅DEIXE UM COMENTÁRIO ARQUIVADO EM ABBOTT LABORATORIES, FARMACOVIGILÂNCIA, JOHNSON&JOHNSON, LABORATÓRIO SERVIER, LABORATÓRIOS CONDENADOS

No mês de abril publicamos aqui a notícia sobre a multa recebida pela Companhia farmacêutica Johnson&Johnson devido a omissão de riscos associados ao antipsicótico Risperdal ® (risperidona), um medicamento usado no tratamento da esquizofrenia.

Na semana passada, a também companhia farmacêutica Abbott Laboratories foi igualmente multada, mas desta vez o motivo foi propaganda enganosa de um antidepressivo.

Segundo informações obtidas ao longo da investigação, consta que a referida companhia instruiu seu departamento comercial a criar campanhas para o medicamento Depakote® para promover usos não regulamentados pelo FDA. Assim, o medicamento em questão, de uso autorizado para o tratamento de transtorno bipolar e epilepsia, também estava sendo propagandeado para tratar casos de demência, incluindo: Alzheimer, Parkinson e autismo.

Vale lembrar que pelo mesmo motivo, fraude na venda de medicamentos para uso não aprovado, a Pzifer foi condenada em 2009 a pagar uma multa US$2,3 bilhões.

A novidade sobre processos envolvendo laboratórios farmacêuticos é que ontem o Laboratório Servier e seu fundador foram julgados na França, sob a acusação de omitir informações sobre o risco de utilizaçao de um medicamento usado no controle de diabetes, o Mediator®.

As práticas, não tão incomuns como gostaríamos, bem como os laboratórios citados são apenas exemplos dos inúmeros processos entre governos, pacientes e indústria farmacêutica. Processos estes que têm se tornado cada vez mais comuns e que têm apontado com seus resultados mudanças positivas, mesmo que discretas, no que diz respeito à farmacovigilância.

A pergunta que fica é: quando a farmacovigilância, especialmente no Brasil, será realmente levada a sério?

Para maiores informações, acesse:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1090273-laboratorio-de-droga-quesupostamente-matou-500-vai-a-julgamento-na-franca.shtml http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=companhia-farmaceutica-anuncioenganoso&id=7739

Comentários