62431 Sistemas de Informação empresas

62431 Sistemas de Informação empresas

Os conceitos de sistemas proporcionam uma série de raciocínios que levam a compreensão da complexidade da empresa moderna como um todo. Por si mesma, uma empresa excede a “soma” de atividades isoladas, tais como: vender, comprar, controlar pessoal produzir, pagar e receber.

  • Os conceitos de sistemas proporcionam uma série de raciocínios que levam a compreensão da complexidade da empresa moderna como um todo. Por si mesma, uma empresa excede a “soma” de atividades isoladas, tais como: vender, comprar, controlar pessoal produzir, pagar e receber.

  • Uma empresa deve ser considerada como algo mais do que componentes reunidos, de forma estática, através de uma estrutura de organização. É necessário conceituá-la como um sistema de partes estreitamente relacionadas, com fluidez dinâmica.

  • Daí a concepção de empresa como um sistema aberto.

Todo sistema, usando ou não recursos de TI, que manipula e gera informação. Porém, atualmente, não concebemos um SI não informatizado.

  • Todo sistema, usando ou não recursos de TI, que manipula e gera informação. Porém, atualmente, não concebemos um SI não informatizado.

  • Mas a TI não resolve os problemas nas empresas e muito menos as organizam. Tecnologia por tecnologia, sem planejamento, sem gestão e ação efetiva, não traz contribuição para a empresa.

Por falar em TI....

  • Por falar em TI....

  • “Somente depois que as empresas sistematizarem, organizarem e oportunizarem as informações por meio de um planejamento adequado, dinâmico e interativo, pode-se pensar em informatização e na configuração do hardware, software, telecomunicações e gestão de dados”

“Sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização” (O´Brien, 2001, p.6)

  • “Sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização” (O´Brien, 2001, p.6)

  • Objetivo:

    • Auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa, focados no principal negócio empresarial

Concepção

    • Concepção
    • Construção;
    • Implantação;
    • Implementações (melhorias);
    • Maturidade;
    • Declínio;
    • Manutenção (correções);
    • Morte.

Características:

  • Características:

    • Processar transações de forma rápida e precisa;
    • Armazenar e acessar rapidamente grandes massas de dados;
    • Comunicação rápida;
    • Reduzir a sobrecarga de informações;
    • Expandir as fronteiras;
    • Fornecer suporte para a tomada de decisão;
    • Fornecer uma arma competitiva.

Benefícios:

  • Benefícios:

    • Suporte a tomada de decisão;
    • Valor agregado ao produto;
    • Melhor serviço e vantagens competitivas;
    • Produtos de melhor qualidade;
    • Maior segurança nas informações, menos erros;
    • Redução de carga horária, custos e desperdícios;
    • Aumento do controle das operações.

Classificação dos sistemas de informação numa perspectiva funcional (Laudon e Laudon, 2004)

  • Classificação dos sistemas de informação numa perspectiva funcional (Laudon e Laudon, 2004)

    • Sistemas de vendas e marketing
    • Sistemas de fabricação e produção
    • Sistemas de informação financeira e contábil
    • Sistemas de recursos humanos
  • Classificação dos sistemas de informação segundo suporte a decisões (Rezende e Abreu, 2001)

    • Sistemas de informação operacionais (SIO)
    • Sistemas de informação gerenciais (SIG)
    • Sistemas de informação estratégicos (SIE)

Integração entre subsistemas:

  • Integração entre subsistemas:

    • São as relações de interdependência entre os subsistemas que resultam principalmente na troca de informações entre eles. Essas relações são necessárias para o funcionamento efetivo das funções empresariais e respectivos Sistemas de Informação

Sistemas de vendas e marketing

  • Sistemas de vendas e marketing

    • Dão suporte a área de vendas e marketing

Sistemas de fabricação e produção

  • Sistemas de fabricação e produção

    • Tratam do planejamento, desenvolvimento e manutenção das instalações de produção;
    • do estabelecimento de metas de produção;
    • da aquisição, armazenagem e disponibilidade de materiais de produção;
    • da programação de equipamentos, instalações, matérias-primas e trabalhos exigidos para fabricar produtos acabados

Sistemas de fabricação e produção

  • Sistemas de fabricação e produção

Sistemas de informação financeira e contábil

  • Sistemas de informação financeira e contábil

    • Finanças:
      • Administração de ativos financeiros da empresa e gerenciamento da capitalização da empresa;
      • Para determinar o retorno de investimentos é necessário considerável quantidade de informações externas
    • Contabilidade:
      • Manutenção e gerenciamento dos registros financeiros da empresa para prestar contas do fluxo de recursos dela

Sistemas financeira e contábil

  • Sistemas financeira e contábil

    • Finanças e Contabilidade compartilham problemas correlacionados como acompanhar o andamento dos ativos financeiros e fluxos de recursos da empresa.

Sistemas de recursos humanos

  • Sistemas de recursos humanos

    • Apóiam atividades como identificar funcionários potenciais, manter registros completos sobre funcionários existentes e criar programas para desenvolver seus talentos e capacidades.

Sistemas de informação operacionais (SIO)

  • Sistemas de informação operacionais (SIO)

  • Sistemas de informação gerenciais: (SIG)

  • Sistemas de informação estratégicos (SIE)

Nível estratégico:

  • Nível estratégico:

    • As decisões ocorrem no alto escalão baseado no planejamento estratégico. Geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de reverter (ex: novos produtos, mercados, instalações).
    • Nível de informação macro, contemplando a empresa em sua totalidade.

Nível tático ou gerencial:

  • Nível tático ou gerencial:

    • As decisões ocorrem nos escalões intermediários baseado no planejamento tático que tem como finalidade otimizar determinada área de resultado ou função empresarial.
    • Nível de informação agrupada ou sintetizada (contempla a junção de determinadas informações de uma unidade departamental ou de um negócio)

Nível operacional:

  • Nível operacional:

    • Decisões ligadas ao controle e às atividades operacionais ocorrem no corpo técnico e estão ligadas ao planejamento operacional (formalização de processos).
    • Nível da informação é detalhada.

Também chamados de:

  • Também chamados de:

    • Sistemas de Apoio as Operações Empresariais
    • Sistemas de Controle
    • Sistemas de Processamento de Transações
  • Contempla os componentes básicos de funcionamento operacional da empresa;

  • Cada transação empresarial envolve entrada e alimentação de dados, processamento e armazenamento e a geração de saídas: documentos e relatórios;

Exemplos:

  • Exemplos:

    • planejamento e controle de produção: nome do produto, a data da produção
    • faturamento: o item de venda, a data de faturamento, o valor do item
    • contas a pagar e a receber: o valor do título, a data de vencimento
    • estoque: código do material, tipo do material, quantidade
    • folha de pagamento: funcionário, salário e proventos
    • contabilidade fiscal: o valor do lançamento, a natureza.

Exemplos:

  • Exemplos:

    • planejamento e controle da produção: total da quantidade produzida;
    • faturamento: o valor do faturamento do dia, valor acumulado do mês;
    • contas a pagar e a receber: títulos a pagar do dia, número de inadimplentes;
    • estoque: percentuais de estoque produzidos por grupo de materiais;
    • folha de pagamento: valores acumulados de salários e de encargos sociais;
    • contabilidade fiscal: acumulados de impostos a recolher por mês e ano.

Exemplos:

  • Exemplos:

    • quantidade produzida com pedidos de negociação;
    • valor do faturamento em contas a pagar;
    • datas do planejamento de compras com quantidade de estoque;
    • valores de folhas de pagamento, encargos sociais versus fluxo de caixa;
    • valor da receita da empresa versus receita de concorrente;
    • custos em relação ao retorno, com orçamento e análise financeira;
    • valores da análise interna com a concorrência, mercado e perspectivas.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações gerenciais: administrando a empresa digital. 5ed. São Paulo: Pearson, 2004.

  • LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações gerenciais: administrando a empresa digital. 5ed. São Paulo: Pearson, 2004.

  • LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações gerenciais com internet. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

  • O’BRIEN, James. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Editora Saraiva, 2001.

  • REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de.  Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais : o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. São Paulo: Atlas, 2003. 316p.

  • http://www.utp.br/informacao/

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