Manual de TCC 2013 1

Manual de TCC 2013 1

(Parte 1 de 3)

INTRODUÇÃO3
1. REGULAMENTAÇÃO3
2. O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)3
3. ETAPAS DO TCC4
E MÉTODO)4
(PROJETO)4
3.2.1. Comitê de Ética em Pesquisa4
3.3. TERCEIRA ETAPA: PROCESSO DE ORIENTAÇÃO5
3.4. QUARTA ETAPA: DEFESA6
3.4.1. Modelo de Defesa6
3.4.2. Procedimentos de Defesa8
3.5. QUINTA ETAPA: ENTREGA DO TCC8
4. SALA DE TCC9
4.1. CADASTRO DO E-MAIL10
5. A ORIENTAÇÃO1
5.1. PROCESSO DE ORIENTAÇÃO12
5.1.1. Passo a passo da orientação na Sala de TCC13
5.1.2. Entrega do Artigo Final17
5.1.3. Arquivamento e Publicação dos Artigos18
5.1.4. Procedimentos para alunos reprovados no TCC18
6. O ARTIGO CIENTÍFICO18
6.1. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO20
6.1.1. Formatação do Artigo Científico21
6.1.2. Modelo base para elaboração do Artigo Científico2
7. O PLÁGIO26
7.1. O QUE É PLÁGIO?26
7.2. O QUE NÃO É PLÁGIO?26
7.2.1. A Paródia27
7.2.2. A Paráfrase27
7.2.3. Citação Direta (com até três linhas)28
7.2.4. Citação Direta (com mais de três linhas)28
7.3. QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO PLÁGIO?29

3.1. PRIMEIRA ETAPA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TEORIA 3.2. SEGUNDA ETAPA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 8. COORDENAÇÃO ................................................................................................. 29

O momento de desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso é muito importante para o aluno, pois sinaliza o encerramento de uma etapa da formação acadêmica. Dessa forma, neste Manual, são apresentadas algumas informações essenciais para garantir o melhor aproveitamento possível desta etapa.

leitura e sempre que tiver alguma dúvida, consulte este Manual

Seguem as explicações sobre as etapas, requisitos, regulamentações e critérios para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aproveite a

1. REGULAMENTAÇÃO

Os trabalhos de Conclusão de Curso, elaborados pelos alunos dos cursos de especialização lato sensu, respeitando o disposto no Artigo 5º da Resolução CNE/CES n° 1/2007, devem ser individuais.

Conforme Artigo 6º, Parágrafo Único da Resolução CNE/CES n° 1/2007 a defesa de monografia ou trabalho de conclusão de curso dos cursos de Pós-Graduação a Distância devem ocorrer de forma presencial individual.

2. O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é parte integrante dos currículos dos cursos de Pós-Graduação, constitui-se como elemento imprescindível para a obtenção do grau de especialista, conforme legislação vigente. A carga horária para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso não abrange a carga horária total do curso, sendo este processo reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso (Art. 5º da Resolução CNE/CES n° 1/2007).

Os trabalhos de conclusão de curso assumem o formato de artigo científico, que serão desenvolvidos com o acompanhamento de um orientador, durante o período determinado em Calendário Acadêmico e pelo Cronograma de Elaboração de TCC.

3. ETAPAS DO TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-Graduação da Anhanguera

Educacional ocorre de maneira processual e planejada. São cinco etapas bem definidas: 1. Metodologia da Pesquisa Científica (Teoria e Método); 2.Metodologia da Pesquisa Científica (Projeto); 3. Orientação; 4. Defesa e 5. Entrega do TCC.

3.1. PRIMEIRA ETAPA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TEORIA E MÉTODO)

Ao cursar a primeira parte da disciplina de Metodologia da Pesquisa

Científica, o aluno desenvolverá conhecimentos em relação aos métodos, normas e estratégias fundamentais para o bom desempenho na disciplina, ou seja, conhecerá as habilidades necessárias para elaborar o Artigo Científico do TCC.

3.2. SEGUNDA ETAPA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (PROJETO)

Ao cursar a segunda parte da disciplina de Metodologia da Pesquisa

Científica, o aluno aperfeiçoará seus conhecimentos e já será capaz de definir e elaborar o Projeto de TCC. É obrigatório concluir esta disciplina com o Projeto de TCC escrito, ainda que este sofra alterações nas etapas seguintes.

3.2.1. Comitê de Ética em Pesquisa

Os projetos de pesquisa ou questionários feitos com seres humanos que precisarem de avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deverão ser enviados para AESA pelo site da CEA (Comissões de Ética da Anhanguera).

O link do site do CEA para submissão de projetos que envolvem seres humanos e pesquisa com uso de animais é: http://www.cea.unianhanguera.edu.br

Caso o projeto envolva seres humanos, acesse: http://www.cea.unianhanguera.edu.br/index.php/cep Se o projeto envolver pesquisa com animais, acesse: http://www.cea.unianhanguera.edu.br/index.php/ceua

Alguns materiais são muito importantes e devem ser lidos antes de encaminhar o projeto para submissão do CEP. O material informativo encontra-se no site em: “Download - Manual do Autor”: http://www.cea.unianhanguera.edu.br/index.php/cep/download “Vídeos”: http://www.cea.unianhanguera.edu.br/index.php/cep/multi

Após a leitura do material de ajuda, aluno e orientador devem submeter o projeto à avaliação do CEP segundo o procedimento indicado nos manuais do CEP. O projeto será analisado e o avaliador terá trinta dias para fornecer um parecer.

Atenção! Se o projeto prevê pesquisa que envolva seres humanos ou animais, o indicado é que realize o procedimento de envio ao CEP com dois meses de antecedência ao início das orientações, tão logo defina a metodologia empregada.

Em caso de dúvida, o aluno deve procurar o coordenador de Pós-Graduação de sua unidade, pois ele poderá auxiliá-lo nos procedimentos e contatos junto ao CEA.

3.3. TERCEIRA ETAPA: PROCESSO DE ORIENTAÇÃO

O aluno dispõe de três meses para desenvolver seu TCC sob orientação de seu tutor. Através do Cronograma de Orientação o aluno deverá realizar seu TCC com o apoio e a supervisão do orientador. O Trabalho de Conclusão de Curso é apresentado no formato de um artigo científico de no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas, sem contar possíveis anexos. O artigo deve respeitar as normas, padronização e layout definidos pela Pós-Graduação.

3.4. QUARTA ETAPA: DEFESA

Concluído o artigo, se aprovado pelo tutor, o aluno deve submetê-lo à defesa presencial, momento quem que será produzido o parecer quanto ao mérito do trabalho por uma banca de docentes qualificados. Para aprovação, a nota expressa e justificada na ata de defesa, deve ser igual ou superior a 7,0 (sete). A nota e título do TCC serão publicados no Sistema Integrado de Administração Escolar (SIAE).

O coordenador do curso e os tutores publicarão as datas de realização das defesas dos artigos científicos considerados aptos para a defesa. Respeitando o estabelecido pelo calendário acadêmico do ano corrente que prevê o período destinado à realização das defesas presenciais das turmas dos cursos de Especialização Lato Sensu do modelo EAD.

Os alunos aptos deverão realizar a defesa presencial no dia da semana préagendado pela coordenação da unidade em que estão matriculados. Uma banca será composta por professores qualificados, para avaliar os trabalhos apresentados pelos alunos em data e local previamente definidos.

O aluno deve disponibilizar duas cópias do artigo científico, impressas e encadernadas em espiral, para o coordenador da unidade, destinadas à banca de defesa com sete dias de antecedência à data da defesa.

3.4.1. Modelo de Defesa

Para a defesa presencial do TCC, o aluno deve seguir os procedimentos descritos a seguir:

Local da Defesa O aluno realizará a defesa de seu TCC, em dia e horário pré-agendados na unidade em que está matriculado.

A Defesa a) O aluno deve preparar uma apresentação de no máximo trinta minutos contendo:

Apresentação do tema. Objetivos. Desenvolvimento. Considerações Finais.

b) Após a apresentação, a banca de defesa emitirá o parecer final sobre a aprovação ou reprovação do Trabalho. c) O aluno deve assinar a ATA de Defesa do TCC.

A Apresentação O aluno apresentará seu TCC em banca presencial na unidade, para tanto, deverá entregar à coordenação de unidade sua apresentação em power point com antecedência de cinco dias.

O aluno terá trinta minutos para apresentar seu trabalho. No momento da Apresentação, uma banca de professores mestres e doutores acompanhará a exposição, fará arguição e emitirá o parecer final sobre o TCC.

A defesa será aberta ao público, realizada individualmente em sala e horário pré-definidos e divulgados com antecedência.

Passo a Passo da Defesa:

No momento da defesa, quando solicitado, o aluno deverá apresentar um documento de identificação com foto ao responsável pela defesa na unidade.

Cada aluno terá direito a uma apresentação oral do conteúdo do artigo de até, no máximo, trinta minutos.

O aluno deverá apresentar seu artigo em Power Point. O aluno que faz a defesa do artigo deverá responder obrigatoriamente aos questionamentos da banca e facultativamente aos eventuais questionamentos que terceiros lhe dirigirem.

A simples apresentação não caracteriza defesa do artigo. A presença do aluno responsável e a consequente defesa do trabalho frente aos questionamentos da banca são fundamentais para caracterizar a defesa presencial.

Finda a arguição: o aluno deve assinar a ATA de defesa, assim como a banca.

O aluno que se ausentar no dia da defesa não poderá ser considerado aprovado na defesa presencial do artigo.

3.4.2. Procedimentos de Defesa

na unidade

A banca será composta por, pelo menos, dois professores. Um dos professores da banca deverá possuir, no mínimo, o título de mestre. Para cada aluno, será lavrada uma ata comprovando a defesa presencial. Na ata, deverão constar, necessariamente, os nomes e as assinaturas do aluno, dos dois membros da banca de defesa e do coordenador e/ou responsável por acompanhar a defesa

3.5. QUINTA ETAPA: ENTREGA DO TCC

Uma vez aprovado o TCC (Artigo e Defesa), o aluno deverá fornecer à

Coordenação uma cópia impressa, para depósito na Biblioteca da Unidade, e uma cópia eletrônica, para publicação dos Resumos no Anuário da Produção Acadêmico-Científica dos Cursos de Pós-Graduação.

Todos os artigos aprovados, desde que realizem as adequações normativas, poderão ser publicados no Anuário da Produção Científica dos Cursos de Pós- Graduação da Anhanguera Educacional S.A., uma publicação eletrônica com foco multidisciplinar e periodicidade anual, e disponibilizados ao público no Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas (SARE). A submissão do arquivo eletrônico ao SARE é de responsabilidade do Coordenador de Pós-Graduação da unidade.

4. SALA DE TCC

Todo o processo de orientação de TCC ocorrerá no próprio AVA em um local específico, a Sala de Orientações de TCC. Nela o aluno poderá acessar o cronograma de orientação, o Manual do TCC, o fórum de notícias e o fórum de dúvidas. Além disso, há um espaço destinado à troca de arquivos entre o aluno e o orientador para a postagem das etapas previstas no calendário e o recebimento das devolutivas do orientador (Projetos e Orientações).

Atenção! Não serão aceitos trabalhos “prontos” ao final da orientação, de alunos que nunca entraram em contato, o processo de orientação também corresponde aos critérios de avaliação de seu TCC.

O aluno deverá seguir sempre as datas determinadas pelo Cronograma de

TCC, elas são a referência para envio e recebimento de arquivos.

O contato com o tutor de orientação deverá ser constante e contínuo, caso o aluno identifique a ausência de contato de seu tutor, deverá entrar em contato com a coordenação do curso e com a coordenação de TCC.

O aluno que não cumprir as duas primeiras etapas do Cronograma de TCC está automaticamente fora das orientações de TCC e seu trabalho não será aceito. Terá que solicitar requerimento de “Recuperação de TCC Cursos EaD da Pós- Graduação”.

Ao término de cada fase de orientação prevista pelo cronograma, o Tutor fará um relatório à coordenação com a relação de alunos que efetivamente estão em orientação. Os alunos que não estiverem presentes nos dois primeiros relatórios estarão fora das orientações de TCC e não poderão entregar seu trabalho ao final do processo. Terão que solicitar requerimento de Recuperação de TCC Cursos EaD da Pós-Graduação (Requerimento Código 741), conforme explicado no item 5.1.4 deste Manual.

4.1. CADASTRO DO E-MAIL

Um pré-requisito básico para o acesso na Sala de TCC é o cadastramento do e-mail atualizado no AVA. Para isso o aluno deverá acessar sua página inicial no AVA a aba “Meu perfil” e entrar em “modificar perfil” para poder realizar o registro do seu e-mail.

5. A ORIENTAÇÃO

Ao iniciar o processo de elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o auxílio de um professor orientador, que o acompanhará durante todo o período destinado à orientação, período este determinado pelo calendário acadêmico e pelo cronograma de orientação (que especifica as várias etapas de entregas e devolutivas do TCC) por meio da Sala de TCC. O orientador será sempre um professor com titulação mínima de especialista e, portanto, alguém que possui experiência no desenvolvimento de pesquisa acadêmica.

O aluno obterá contato com seu orientador através da Sala de TCC, no fórum de dúvidas, e por meio de uma comunicação síncrona, em horários e dia da semana pré-estabelecido no g-talk, através do canal de bate-papo, para trocar informações e dúvidas em relação ao TCC.

E qual é o papel do orientador? Como ele pode e deve auxiliá-lo?

O orientador é um guia, alguém que indicará caminhos para o desenvolvimento do seu trabalho. Caminhos metodológicos, indicando a metodologia mais adequada para desenvolver o seu artigo, caminhos teóricos, delimitando as linhas e teorias mais adequadas para compor seus argumentos e análises. Ele também irá guiá-lo na construção e delimitação de seu problema de pesquisa, ajudando-o a pensar nas melhores escolhas.

O orientador tem o papel de mostrar os caminhos, mas não de percorrê-los pelo aluno, por isso é muito importante saber que a responsabilidade de ler a bibliografia, de coletar dados, de realizar as análises e de escrever o artigo é exclusivamente do aluno. Por isso, não espere que o professor orientador escreva algo pelo aluno.

Para orientar, o professor precisa ter elementos, por isso é preciso cumprir o cronograma de entregas das versões solicitadas, e estar sempre em contato para esclarecer suas dúvidas, comparecer aos encontros presenciais.

No entanto, o orientador também possui deveres, e tem como função acompanhar o desenvolvimento do artigo e fornecer as devolutivas previstas, cumprindo o cronograma de orientações.

O aluno pode contar sempre com seu professor orientador para esclarecer suas dúvidas. A orientação é um processo contínuo de acompanhamento da pesquisa, assim, se o aluno apresentar nos últimos momentos o projeto ou o artigo para correção, o orientador não terá mais tempo hábil para auxiliá-lo.

5.1. PROCESSO DE ORIENTAÇÃO

O aluno receberá todas as orientações em contato direto com o orientador, por meio do AVA em um espaço destinado unicamente para isso, a Sala de Orientação de TCC. Na Sala de Orientação de TCC, o aluno deverá consultar o Fórum de Notícias para obter informações referentes a prazos e demais informações úteis repassadas por seu orientador. Além disso, poderá também utilizar o Fórum Geral para enviar perguntas e questões para seu orientador.

Além disso, o orientador de TCC estará disponível em até 5 horas (distribuídas ao longo da semana, de segunda a sábado), previamente informadas, para auxílio direto através da ferramenta de interação G-talk. Em tais momentos préestabelecidos, no determinado dia da semana e horário agendado, o orientador ficará on-line pelo G-Talk à disposição do aluno para auxílio em relação a dúvidas e demais informações a respeito do TCC por meio de uma comunicação síncrona e simultânea.

O processo de orientação será realizado de acordo com o Cronograma de

Orientação, que está disponível na Sala de Orientações de TCC. O Cronograma é dividido em etapas de entrega do projeto e artigo e suas respectivas devolutivas por parte do orientador.

5.1.1. Passo a passo da orientação na Sala de TCC

Para realizar as postagens das etapas de orientação o aluno deverá acessar o link “Projetos e Orientações”. Este espaço é destinado para a entrega de todas as etapas previstas pelo cronograma. É por este link que enviará seu projeto e artigo e consultará as devolutivas do orientador.

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