Plano de Quinzenal de aula de Física-2º ano

Plano de Quinzenal de aula de Física-2º ano

TPlanejamento Quinzenal

 

Unidade Educacional: Escola Jornalista Armando Nogueira

Professor (a):  Warlle de Almeida Esteves

Disciplina: Física

 

Ano /Série: 2º ano

Turma: “I” e “J”

 

Mês:

Março

Período: De 01/03 a 31/03/2014

Aulas

Expectativas de aprendizagem

Conteúdo Programático

Estratégias de Ensino

Avaliação / Instrumentos

10

  • Ampliar a compreensão dos modelos teóricos que descrevem diferentes processos térmicos e utilizá-los na analise de situações-problema, identificando suas consequências e elaborando estratégias para resolvê-las.

  • Reconhecimento das grandezas relevantes para analise de fenômenos térmicos, identificando as variáveis macroscópicas que caracterizam o estado térmico do sistema e aquelas associadas aos processos de energia.

  • Estabelecimento de conceitos de temperatura, energia e calor.

  • Levantamento das concepções espontâneas dos alunos sobre a Física térmica a partir da discussão de fenômenos que envolvem transferência de calor.

  • Situações em que sejam propiciadas condições para a construção e distinção dos conceitos de calor e temperatura, como analise de situações-problemas e leitura de textos.

  • Realização de demonstrações experimentais, objetivando investigar as formas de propagação de calor e identificar propriedades térmicas relevantes em cada processo.

  • Levantamento de hipóteses, analise gráfica e discussão sobre o comportamento da temperatura e do calor.

  • Produção de textos que sistematize as situações-problema discutidas.

  • Relatórios de situações experimentais que visam à observação dos conceitos estudados sobre termometria.

  • Exercícios de fixação do conteúdo.

  • Avaliação oral e escrita, contendo questões de múltipla-escolha.

Assinatura do (a) Professor(a) :__________________________________________________________________________ Data: _________/_____

Assinatura do (a) Coordenador(a) Pedagógico(a):___________________________________________________________ Data:________/_____

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