PUBLICAÇÃO CHARLS E RAY EAMES 2º trab -2-11-2013

PUBLICAÇÃO CHARLS E RAY EAMES 2º trab -2-11-2013

ram produzidos para venda pela mesma empresa que produzira os mesmos da autoria de Salvador Dali.

Em 1941 e em parceria com Eero Saarinen desenhou mobiliário para a competição “Organic Design In House”, sendo mais uma vez o trabalho de este premiado pela nova forma de moldar o material utilizado, e pela sua forma original de o conceber.

Charles Eames Jr. Nascido a 17 de Julho de 1907 e Bernice Alexandra Ray Eames nascida a 1912 formaram um casal de designer norte americanos, casados em 1941, nota veis em diversas a reas pelas quais se destacaram como Arquitectura, Design Industrial, Design Gráfico e o Design de Mobiliário Moderno.

Charles aos 14 anos de idade foi trabalhar a parttime para a empresa Lacled Steel, onde adquiriu as suas bases de engenharia, arquitectura e desenho, bases essas que determinariam o seu futuro, tornando-se um pioneiro nas mais diversas a reas mantando sempre o seu sonho inicial que seria ser arquitecto.

Ray Eames para ale m de artista, cineasta e designer, foi uma das responsa - veis por va rios í cones do se c. X. Fundadora do grupo americano de artistas abstractos em 1936.

Ray Eames desenha varias capas para a publicaça o de refere ncia “Arts & Arquitecture”.

No final da de cada de 40 cria va rios padro es te xteis sendo que dois deles fo-

No entanto, a produça o das cadeiras tiveram que ser adiadas devido a sua dificuldade e frustraça o de produça o e porque os Estados Unidos acabavam de dar entrada na 2º Guerra Mundial.

No entanto , este trabalho levou a importante contribuiça o dos Eames para o esforço da guerra.

A marinha dos Estados Unidos fez um contracto com Eames para desenvolver leves e em massa moldadas, talas para colocar nos militares feridos, bem como componentes de aeronaves. Sendo assim lhe facilitado o acesso a tecnologia militar e materiais fornecidos a etapa final de Eames, que por sua vez fora bem concebida a tentativa de criar produtos esta veis de contraplacado moldado.

Marinha dos Estados Unidos faz contracto com Charles Eames.

Charles e Ray Eames

1940 - Organic Furniture Competition, Museum of Modern Art

1960 Emmy Award,

(Graphics), "The Fabulous Fifties"

1961 Kaufmann International Design Award

1977 25 Year American Institute of Architects Award

1971 Eliot Norton

Chair of Poetry, Harvard

1979 Queen's Gold Medal for Architecture

1985 Named "Most

Influential Designer of the 20th Century," WORLDESIGN '85, Industrial Designers Society of America

1999 The Work of

Charles and Ray Eames: A Legacy of Invention, Traveling Exhibition, Library of Congress

Tornando-se pioneiros inicialmente em contra placado e a utilizaça o de varia te cnicas como a fibra de vidro, cadeiras em resina pla stica, cadeiras em malha de metal, que por sua vez foram vendidas para o fabricante de material de escrito rio Herman Miller.

Conhecido como o modelo Eames Chair Wood , esta cadeira ainda esta hoje a ser produzida, e tem exercido um impacto profundo e duradouro sobre o design de mobilia rio do se culo X nos Estados Unidos e na o so .

Os Eames eventualmente expandiu a linha de produtos para in- cluir cadeiras moldadas de madeira compensada de jantar, mesas e unidades de armazenamento. A sua exploraça o experimental para materiais continuaram ao longo das de cadas seguintes , com a utilizaça o de fibra de vidro moldadas para uma se rie de cadeiras baratas, um sofa dobra vel , cadei-

damente , tantopara uso dome s-

ra de sala de estar moldada, uma gama de mo veis de alumí nio moldado , e muitos outros projectos inovadores, os projectos de mo veis dos Eames foram adoptados rapitico e comercial , e muitos desses itens extremamente populares ainda esta o em produça o hoje.

detalhes", dizia Charles. "Eles fazem o produto”. Um criador de soluço es que encorajava experimentos entre os membros de sua equipe,

Eles amavam seu trabalho, que era uma combinaça o de arte e cie ncia, design e arquitetura, produto e processo, estilo e funça o. "Os detalhes na o sa o

Charles disse certa vez que seu sonho era "ter pessoas a trabalhar em projetos inu teis. Neles encontramos a origem de novos conceitos".

nu mero de produtos inovadores nos anos 50 — incluindo a base aramada para esta mesa .

Charles e Ray Eames testaram muitos modelos para esta mesa comprida apresentada em 1951, mas sua escolha final foi a forma elí ptica. A peça lembra uma prancha de surf. Era bem apropriada, visto que os Eames gostavam de desfrutar da vista do Oceano Pací fico, da sua casa e estu dio na Califo rnia.

Os Eames passaram muitos anos fazendo experie ncias com hastes de arame, trabalho que rendeu um bom

Herman Miller

Na década de 50 o casal Eames vendia euforicamente o seu trabalho de arquitectura e design de mobiliário.

1951—mesa Eames

Os Eames gostavam de desfrutar a vista do Oceano Pacífico, em sua casa, tambem estúdio, na Califórnia.

Neles encontramos a origem de novos conceitos".

Em 1955, enquanto filmava, o diretor de cinema Billy Wilder descobriu que poderia tirar cochilos ra pidos em uma prancha sustentada por cavaletes. Wilder contou o fato a seus amigos Charles e Ray Eames, que, por sua vez, precisavam de um sofa estreito de escrito rio. Os Eames lembraram da conversa e, em

1968, finalizaram a Eames Chaise, presenteando Wilder com a primeira unidade. A peça e produzida pela Herman Miller desde enta o.

Storage Units revelaram a "este tica da ma quina" e importantes influe ncias japonesas para os Eames. Muito antes de "modulaça o" e "alta tecnologia" entrarem para o vocabula rio da mobí lia corporativa, Charles e Ray ja combinavam peças padronizadas de muitas

Um produto a frente de seu tempo, a Eames Desk Units e o sí mbolo da beleza e visa o que Charles e Ray Eames tiveram para resolver os problemas da mobí lia dome stica.

Resultado de trabalho para uma exposiça o realizada no Instituto de Artes de Detroit, em 1949, as Eames Desk Units e Eames maneiras para criar mo veis pra ticos, que servissem para uma variedade de usos residenciais e de escrito rio.

de Agosto de 1978duran-

Charles Eames morreu de ataque cardí aco em 21 te uma viagem a sua terra natal.

Ray morreria 10 anos mais tarde. Na altura da sua morte, encontravam-se a trabalhar no que seria a sua u ltima produça o em se rie, o Sofa Eames, produzido em 1984.

termos do marido

Desde o iní cio da sua actividade, o mobilia rio dos Eames era listado apenas pelo nome de Charles Eames. Em 1948 e 1952, os catálogos da Herman Miller apenas mencionam Charles, mas ficou evidente que a mulher Ray, pela magnitude da sua participação e envolvimento, deveria ser considerada nos mesmos 1955 a Ideia, 1968 a produção

Eames Desk Units

Eles amavam seu trabalho, que era uma combinaça o de arte e cie ncia, design e arquitetura, produto e processo, estilo e funça o. "Os detalhes na o sa o detalhes", dizia Charles. "Eles fazem o produto”. Um criador de soluço es que encorajava experimentos entre os membros de sua equipe, Charles disse certa vez que seu sonho era "ter pessoas a trabalhar em projetos inu teis.

Cadeira ‘Swivel’ por Charles Eames,

1952, combina elementos da cadeira de armaça o de arame e cadeira moldada com as pernas de bordo.

(Aço esmaltado, madeira, tapeçaria de la ).

Cadeira ‘Swivel’ por Charles Eames,

1952, combina elementos da cadeira de armaça o de arame e cadeira moldada com as pernas de bordo.

(Aço esmaltado, madeira, tapeçaria de la ).

Esta cadeira infantil oi projectada por Charles e Ray Eames em 1944, desenvolvendo ainda mais a sua técnica de compensado moldado e antecipando a LCW que viria adiante.

(Laminado contraplacado moldado, acabamento stain vermelho).

Charles e Ray Eames The End

Comentários