Normas para o funcionamento do debate

Normas para o funcionamento do debate

CLP/ Módulo 1 Síntese nº 4

Normas para o funcionamento do debate

Debate – controvérsia verbal conduzida por um moderador encarregado de favorecer o intercâmbio entre os participantes, durante a qual se confrontam ideias antagónicas acerca de um tema polémico, previamente escolhido e preparado.

A. Elementos indispensáveis:

- um moderador - dois participantes com posições antagónicas

B. Estrutura habitual do debate

C. Normas para o seu funcionamento

Ao moderador compete:

estar bem preparado sobre o tema em discussão expor sumariamente o assunto a debater

apresentar os participantes

recordar brevemente as regras estabelecidas, nomeadamente no que toca à gestão do tempo

abrir a discussão

dar a palavra a todos os que desejem intervir

assegurar a boa circulação das ideias, reformulando e recolocando as opiniões expressas pelos dois blocos antagónicos

● Introdução: o moderador apresenta os participantes e expõe o tema que vai ser debatido.

● Exposição inicial: cada participante apresenta a sua posição em relação ao tema.

● Discussão: parte central do debate, na qual os interlocutores confrontam e fundamentam as suas opiniões. Nos debates, dá-se grande importância à argumentação, à qual os participantes devem recorrer para defender os seus pontos de vista. ● Conclusão: cada participante faz uma síntese da sua posição, que pode coincidir com a inicial ou ter sido alterada. ● Encerramento: fica a cargo do moderador, que resume as opiniões manifestadas e põe fim ao debate.

CLP/ Módulo 1 Síntese nº 4

ser imparcial, não emitindo a sua opinião nem influenciando os elementos participantes

impedir que os intervenientes se desviem do assunto em debate

fazer com que os participantes exponham as suas opiniões de forma respeitosa, não ferindo a sensibilidade nem as convicções dos adversários

apresentar as conclusões.

Aos participantes compete:

prepararem-se previamente, de forma a poderem exprimir opiniões fundamentadas

exprimirem-se com clareza

ouvirem atentamente o(s) interlocutor(es), sem interromper

respeitarem as regras estabelecidas e seguirem as indicações do moderador.

Obs. Para introduzir a nossa opinião num debate, existem algumas formas adequadas para os comentários, insistindo no caráter subjetivo das afirmações. Exemplos:

Na minha opinião…; A meu ver…; Do meu ponto de vista…

Quando é preciso contrapor uma opinião àquela que foi formulada pelo nosso adversário, podem utilizar-se algumas expressões que servem para atenuar a discrepância, como, por exemplo:

“Estou em parte de acordo consigo, mas…”; “Lamento não concordar com a sua opinião pelas seguintes razões: …”

D. Comportamentos do moderador

Tipo democrático Tipo autoritário Tipo autoritário Tipo democrático

Corta a palavra Orienta as respostas

Dirige o rumo da discussão

Dá a sua opinião

Opõe-se aos outros participantes

Ajuda o grupo a exprimir as suas opiniões

Não orienta as respostas

Coloca questões para fazer avançar a discussão

Faz sínteses intermédias

Reformula as intervenções dos participantes para as clarificar

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