Texto Sistemas de Gestão da Qualidade

Texto Sistemas de Gestão da Qualidade

CLP / Módulo 2 Documento nº 3

Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação

Escrever um manual de ajuda à implementação de sistemas de gestão da qualidade, com as caraterísticas que este comporta – linguagem acessível a todos e bem recheado de exemplos práticos – implica um risco que, apesar de tudo, decidimos correr.

Os especialistas em sistemas decerto que vão encontrar motivo de crítica. O primeiro e, eventualmente, o maior de todos é o seu âmbito. Na verdade, escrever um manual prático e que seja aplicável a toda e qualquer organização, independentemente da sua dimensão, capacidade económica, dotação de recursos e setor de atividade, poderá parecer aos especialistas uma tarefa impossível e absurda. No entanto, nas nossas atividades quotidianas, temo-nos deparado com organizações que, tendo uma vaga ideia do que são sistemas de gestão da qualidade, iniciam a sua implementação sem terem conhecimento do trabalho de reorganização interna e, em muitos casos, de mudança de mentalidades que tal implica. Esse desconhecimento é evidenciado, por um lado, pelos prazos absurdamente curtos que muitas organizações estabelecem para implementar o seu sistema ou pelos escassos meios que atribuem à equipa de projeto. Por outro lado, ele estende-se também aos benefícios espectáveis da implementação do sistema, estando na mira da organização unicamente o seu aproveitamento em termos de marketing, para não ficarem atrás da concorrência. Em consequência de tal atitude, essas empresas acabam por desaproveitar todos os outros benefícios que podem ser retirados da implementação de um sistema de gestão da qualidade, perdendo assim uma excelente oportunidade de dar um salto qualitativo.

Em resumo, podemos afirmar que este manual pretende dotar de informação prática todos aqueles que pretendem conhecer o que são sistemas de gestão da qualidade, os benefícios que podem trazer para a organização e, através de exemplos práticos, quais as exigências dos requisitos do referencial. Deste modo, fornecer-lhes-á a noção exata do trabalho de reorganização de procedimentos e da documentação que é necessário elaborar para a implementação do referido sistema.

Abel Pinto e Iolanda Soares (2011). Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Sílabo, p. 13-14.

Campeonato da língua portuguesa

Não passava das oito da manhã quando se ouviu um grande estrondo. Fazia seis anos que as Torres Gémeas tinham sido destruídas por uma ação terrorista. Joana pensou que era outro atentado. Mas não, era apenas uma explosão destinada a deitar abaixo um muro por uma empresa de construção civil. Vivia em Nova Iorque _ (à /há) já alguns anos e ainda receava passear nas ruas. As pessoas temiam que _ (volta-se/voltasse) a acontecer um novo atentado e que tudo

que as pessoas querem é esquecer(Pretendesse/Pretende-se)

_ (começasse/começa-se) de novo. Em Setembro de 2001 o pânico foi de tal ordem que fez com que muita gente se (refugia-se/refugiasse) noutras cidades e não _ (regressa-se/regressasse) tão cedo a Nova Iorque. É que o sentimento de insegurança _ (espalha-se/espalhasse) rapidamente e, nestes casos, _ (tornasse/torna-se) difícil superar o trauma vivido. O superar aquilo que deixou marcas, talvez para sempre.

Comentários