PROCFAB 08 - Extrusão

PROCFAB 08 - Extrusão

PROCFAB 76

ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014 EXTRUSÃO

EXTRUSÃO 01

A EXTRUSÃO é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pelo projetista da peça.

Esta definição de Extrusão é muito semelhante à definição de Trefilagem, mas com uma grande diferença: na Extrusão comprime-se o material contra a fieira, enquanto na Terfilagem o material é traccionado obrigando-se à conformação imposta pela fieira.

Esquema do processo de Extrusão

PROCFAB 7 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 02

Em geral a configuração das formas, chamadas de matrizes de extrusão, é transversal e vazada, mas também pode ser cheia.

Em função da sua construção sólida e resistente, a geometria da matriz não se altera pelo uso contínuo, tendo assim uma vida útil longa.

Os produtos extrudados têm secção transversal constante com dimensões bastante precisas, podendo no caso de peças compridas serem cortadas ou fatiadas de acordo com a necessidade de uso.

O processo de extrusão é executado de duas maneiras distintas dependentes da temperatura e da ductilidade.

A primeira é a extrusão a quente, e a segunda extrusão a frio.

A extrusão a quente, é semelhante ao processo de injecção, onde o produto é injectado a alta pressão e tempetatura numa forma vazada ou passa através de um molde de injeção contínua, tomando a forma de peça sólida semi acabada ou também a forma de vergalhão, para ser cortado (fatiado) no comprimento desejado.

PROCFAB 78 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 03

A extrusão a frio é semelhante ao processo de extrusão a quente e é a ductilidade do material a ser trabalhado o principal parâmetro na escolha do processo.

Pode-se dizer que a extrusão é a produção semi-contínua dos componentes fabricados, pois, as peças em geral são bastante longas e seu comprimento é limitado pela quantidade de material inserido na cavidade onde age o pistão injetor.

Em função da natureza da fabricação, as peças extrudadas são semi-acabadas não necessitando assim posteriores maquinagens.

Existe ainda um sistema chamado híbrido, que é a combinação da extrusão por injeção combinada com operações de forjamento, em geral executada a frio.

Alguns casos podem exigir extrusões a quente e a frio no mesmo processo.

PROCFAB 79 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 04

No que se refere à utilização, os produtos resultantes do processo de extrusão em geral são quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de várias seções transversais e formas arquitetônicas.

Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peças, como maçanetas, trancas e mesmo engrenagens. Em operação combinada com forjamento podem-se gerar componentes para automóveis, biciclketas e motocicletas, maquinaria pesada e equipamento de transporte.

A Extrusão é também utilizada para a produção de tijolos vazados de cerâmica.

A figura ao lado ilustra uma máquina extrusora usada na produção de tijolos cerâmicos.

PROCFAB 80 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 05

Os materiais mais utilizados no processo de extrusão podem ser o alumínio, o cobre, o aço, o magnésio, o chumbo, o estanho e os polímeros em geral.

Com uma vida útil longa, os produtos extrudados possuem seção transversal constante com dimensões bastante precisas, podendo no caso de peças compridas serem cortadas ou fatiadas de acordo com a necessidade de uso de produção graduada no sentido geral.

São exemplos de materiais extrudados os seguintes:

PROCFAB 81 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 06 ALGUNS ESQUEMAS DE EQUIPAMENTOSUSADOS NAEXTRUSÃO

PROCFAB 82 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 07 ALGUNS EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOSUSADOS NAEXTRUSÃO

PROCFAB 83 ISMAI – CET de Design e Inovação Industrial 2013-2014

EXTRUSÃO 08 http://youtu.be/UAahZj1erSQ Extrusão e Terfilação (8) 15:08 http://youtu.be/Z-41qjHHDzE Linha Extrusão de Alumínio 03:31 http://youtu.be/jl5H01Uv9jY Extrusão e Trefilação 05:15 http://youtu.be/Istw7Yujpw8 Extrusão de Forro PVC 02:13 http://youtu.be/cKs7hIQP8oI Extrusão de Perfil Retangular em PET 03:56 http://youtu.be/qEt_q4nGFTk Extrusora Tubos PVC 04:31 http://youtu.be/ExErl8NpyP8 Extrusão PERFILO 02:31 http://youtu.be/OcuMGAFAWGA A extrusão do alumínio 03:15 http://youtu.be/vnUSAABZ7EE Extrusão (esquema) 01:06

Comentários