AD 20132 ADMINISTRACAO PA - ADMINISTRACAO - TEORIAS DA ADMINISTRACAO - NR (DMI805) CADERNO DE ATIVIDADES IMPRESSAO ADM2 Teoria Geral da Administração

AD 20132 ADMINISTRACAO PA - ADMINISTRACAO - TEORIAS DA ADMINISTRACAO - NR (DMI805)...

(Parte 1 de 4)

Cliqueaquipara virarapágina

Semestre 2 administração

Caderno de atividades Teorias da administração

Caderno de Atividades Administração

Disciplina Teorias da Administração

Coordenação do Curso Professora Msc. Grasiele Aparecida Lourenço

Autor José Batista de Carvalho Filho

Equipe de Gestão Editorial Regina Cláudia Fiorin Ana Cristina Ferreira João Henrique Canella Fiório Priscilla Ramos Capello

Análise de Processos Juliana Cristina e Silva Flávia Lopes

Revisão Textual Alexia Galvão Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercúrio

Diagramação Célula de Inovação e Produção de Conteúdos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa

Reitora Leocádia Aglaé Petry Leme

Pró-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pró-Reitor de Graduação Eduardo de Oliveira Elias

Pró-Reitor de Extensão Ivo Arcangêlo Vedrúsculo Busato

Pró-Reitora de Pesquisa e PósGraduação Luciana Paes de Andrade

Realização:

Diretoria de Planejamento de EAD José Manuel Moran Barbara Campos

Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa

Gerência de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Araújo

© 2013 Anhanguera Educacional

Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Como citar esse documento:

FILHO, José, Teoria Geral da Administração. Valinhos, 2013. Disponível em: <w. anhanguera.edu.br/cead>.

seções seções conteúdosehabilidades leituraobrigatóriaSeçõesseções Seções conteúdosehabilidades referências finalizando glossáriolinksimporTanTeS agoraéaSuavez

6 Tema 01Fundamentos da Administração

Introdução ao Estudo da Disciplina Caro(a) aluno(a).

Ínicio

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Teoria Geral da Administração, do autor Antonio Cesar Amaru Maximiano, Editora Atlas, Livro-Texto, 2012.

RotEIRo DE EstuDo:

conteúdosehabilidades

Prof. José Batista de Carvalho FilhoTeoria Geral da Administração

Conteúdos Nesta aula, você estudará:

• A evolução da administração: Da revolução urbana à revolução industrial.

Ínicio leituraobrigaTória

Fundamentos da Administração

As organizações buscam atender às necessidades das pessoas na sociedade. Necessidades como serviços de saúde, água, energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis, enfim, praticamente tudo aquilo que depende das organizações.

Para definir administração deve-se buscar o entendimento dos objetivos e recursos, que são palavras-chaves na definição de administração e organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. Além dos objetivos e recursos, as organizações têm outros componentes importantes, como os processos de transformação, cultura, tecnologia e divisão de trabalho.

As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Dentre esses meios estão os salários, os abonos, os lucros distribuídos e outras formas de remuneração.

Habilidades Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

• O que é Administração? • Qual é a importância da Administração?

• Quais são as teorias da Administração?

• Como foi a Evolução da Administração ao longo dos anos até o momento presente? conteúdosehabilidades

Em trocas as pessoas oferecem o seu trabalho e seus investimentos. São justamente esses rendimentos do trabalho e dos investimentos que permitem às pessoas adquirir bens e serviços de que necessitam.

O desempenho das organizações é importante para clientes, usuários, funcionários, acionistas fornecedores e para a comunidade em geral. Para que todas essas expectativas sejam atendidas, as organizações precisam ser bem administradas. Em linhas gerais, pode-se afirmar que administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Para que os objetivos sejam atingidos, a organização precisa de pessoas, informação, produção e domínio de conhecimento, espaço geográfico e político, tempo, dinheiro, recursos e instalações, além de um ambiente apropriado, saudável e harmônico. Assim a possibilidade de desenvolvimento da gestão torna-se possível, real e motivadora, à medida que os recursos necessários estejam disponíveis. Outro aspecto fundamental para o bom desenvolvimento das organizações são a eficiência e a eficácia. Para que a gestão seja eficiente e eficaz, as organizações devem transformar os recursos disponíveis em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram.

Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso adequado dos recursos, todos os envolvidos ficam satisfeitos: clientes, usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral. O desempenho de uma organização é aceitável ou satisfatório à medida que os problemas dos usuários são resolvidos por meio da utilização correta dos recursos.

Para que os administradores consigam desempenhar suas funções, cumprir as metas, com prazos estabelecidos com resultados, e atender às necessidades de todos os envolvidos com satisfação, é necessário que tenham clareza de duas palavras-chaves, a saber:

1. Eficácia: palavra utilizada para indicar que a organização realize seus objetivos. É a relação entre o que foi planejado e o realizado. Um exemplo que retrata bem o entendimento de eficácia é o carro de corrida da Fórmula 1. No box de parada da corrida de Fórmula 1, o objetivo é trocar os pneus e abastecer o carro no menor tempo possível – alguns segundos. A equipe que faz esse trabalho é eficaz na medida em que cumpre esse objetivo, no menor tempo possível, com resultados satisfatórios.

2. Eficiência: É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. É fazer as coisas certas, com qualidade, racio- leituraobrigaTória

Ínicio nalidade e melhores resultados. No caso do box de parada da Fórmula 1, os pneus são trocados com eficiência máxima no uso do tempo. No entanto, a equipe tem uma ineficiência intrínseca – é a quantidade de pessoas na equipe.

Conceito de Administração:

Administração é o processo de tomar decisões sobre os objetivos e a utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processo ou funções. São elas: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Importância da Administração:

O profissional de administração é responsável pelo planejamento de toda a estratégia e pelo gerenciamento de uma organização. Sua atuação é de grande abrangência nas diferentes áreas da organização. Todas as organizações precisam de um administrador. Às vezes a organização tem recursos suficientes, porém, se não forem bem administrados, provavelmente a empresa poderá fechar as portas.

As Teorias da Administração

As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência pratica das organizações. As principais teorias são:

1. Escola Clássica: Eficiência dos processos produtivos, combate aos desperdícios, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização. Principais nomes:

• Frederick Winslow Taylor: Defende a eficiência, o combate ao desperdício, os tempos e movimentos, a racionalização do trabalho e a melhor maneira de fazer as tarefas.

• Henry Ford: Entende que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.

• Henry Fayol: aborda a disciplina no processo de como administrar e as 5 funções (POCCC), as quais devem ser bem definidas para cada cargo na empresa.

leituraobrigaTória

• Max Weber: Defende que a forma mais pura de dominação legal é a burocracia, como forma de autoridade, eficiência e organização da máquina administrativa.

• Escola Neoclássica: Tem como ideias principais a estrutura organizacional, a estratégia, a eficácia da organização, a administração da qualidade e o sistema Toyota de produção. Principais nomes: Pierre Du Pont e Alfred Sloan, que defendem a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico, avaliação de desempenho, centralização de planejamento e descentralização da execução, com unidades centrais de apoio.

• Escola Comportamental: Teve como protagonistas os filósofos gregos, que exploraram as diferenças individuais, a liderança, a motivação, a cultura organizacional, a ética e a responsabilidade social.

• Escola ou Enfoque Sistêmicos: Administra a complexidade nas organizações, o aumento do campo de visão, enxergando o todo, e defende a gestão no formato de cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos.

Evolução da Administração ao longo dos anos até o momento presente

A moderna teoria geral da administração tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos, ao longo dos séculos, evoluíram continuamente, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico. Apesar de os problemas de uns momentos serem semelhantes aos de outros, as soluções precisam ser diferentes, porque o contexto muda constantemente. A linha do tempo da administração apresenta eventos importantes da história da administração e das organizações, bem como ideias que deles surgiram e os influenciaram. Já no século XXI, as mudanças são evidentes em todos os tipos de ambiente – competitivo, tecnológico, econômico, social –, o que proporcionou o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações. Essas inovações são chamadas de novos paradigmas da administração.

leituraobrigaTória

ÍniciolinksimporTanTeS

Quer saber mais sobre o assunto? Então:

sites:

Acesse o Portal de Administração de Empresas e áreas afins. Marketing, Finanças, Recursos Humanos, etc. Reúne acadêmicos, profissionais e empresários. Este site lhe proporcionará um amplo entendimento sobre o tema de Administração e poderá servir como ferramenta diária para melhorar seu desempenho profissional.

Disponível em <http://w.administradores.com.br/>. Acesso em: 21 abr. 2013.

Conheça melhor a Escola Clássica de Administração. A fundamentação no conteúdo da Escola Clássica lhe ajudará a fortalecer os conceitos, as técnicas e as estratégias utilizadas por um bom administrador.

Disponível em <http://marianaplorenzo.com/2011/04/03/escola-classica-da-administracao/>. Acesso em: 21 abr. 2013.

Leia o trabalho Introdução à Teoria Geral da Administração de Lúcia Maria Gadelha de Carvalho. Esse material lhe proporcionará fundamentar o entendimento teórico sobre administração das organizações.

Disponível em <http://w.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/274-2.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013.

Acesse o conteúdo da aula sobre Visão Sistêmica (Gestão da Competência), por Dulce Magalhães. Assunto de ponta no mundo das organizações. Com o domínio desse conteúdo, você terá condições de tratar de assuntos de alta relevância no gerencial e no estratégico nas organizações.

Disponível em <http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/planejamento/120902- curso_sistemica_dulce.shtm>. Acesso em: 21 abr. 2013.

vÍdeos

Assista ao vídeo de Chiavenatto, grande nome da Administração. Esse vídeo lhe proporcionará uma visão diferenciada e dinâmica sobre o mundo da Administração.

Disponível em <http://w.youtube.com/watch?v=2_rEVOEWVcE>. Acesso em: 21 abr. 2013.

linksimporTanTeS agoraéaSuavez

Instruções:

Agora vamos finalmente exercitar o nosso aprendizado por meio da resolução das questões deste caderno de atividades. Lembre-se que, para responder as questões, você precisará assistir às aulas, ler, se possível, o Livro-Texto, refletir, pesquisar, elaborar e discutir os termos relativos à disciplina de Teoria Geral da Administração. Lembre-se de que esse autoestudo é fundamental e deve ser feito com critério, como forma de refletir e organizar seu aprendizado. Assim, você estará preparado para a avaliação. Leia cuidadosamente os enunciados e atente para o que está sendo pedido e para o modo de resolução de cada questão.

Ínicio

Questão 1:

Sabe-se que administrar exige habilidades que nem sempre o bom técnico tem. A partir das necessidades, as pessoas buscam desenvolver teorias embasadas em situações e experiências práticas do cotidiano. Um dos grandes desafios da administração é aprender com os erros. As principais lições que se aprendem no mundo da administração vêm pelas experiências que nem sempre deram certo.

Tarefa: Faça um pequeno texto sobre os conhecimentos e técnicas de administração que você tem utilizado na sua experiência profissional e ou pessoal para administrar. Procure discorrer sobre a importância de aplicar técnicas administrativas na gestão pessoal e profissional, com relatos de aprendizado com os erros.

Questão 2:

Marque a alternativa correta:

a) Administrar é uma prática utilizada para criar e desenvolver processos específicos de trabalho e se preocupa apenas com os departamentos, sem visualizar a empresa em sua totalidade.

b) O ato de administrar está inerente em qualquer pessoa, uma vez que não exige conhecimentos específicos, mas sim experiência de vida.

c) Administrar é o processo de tomar decisões, mesmo que estas não estejam diretamente relacionadas com o objetivo da organização.

d) Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

e) Administração é o ato de organizar situações, sem se preocupar com os resultados.

Questão 3:

Entre os teóricos da Administração, Henry Ford teve destaque ao afirmar que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá:

a) Pelo desenvolvimento de novas técnicas avançadas tecnologicamente.

b) Pela forma com que o administrador conduz sua equipe, desenvolvendo competências e habilidades.

c) Pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.

d) Pela política de motivação que a empresa aplica aos funcionários, que ao serem valorizados se empenham ao máximo para atingir os melhores resultados.

e) Pelo sistema de controle de produção, com técnicas avançadas de espionagem.

reSpoSTa diSSerTaTiva agoraéaSuavez indique a alTernaTiva CorreTa indique a alTernaTiva CorreTa

15 reSpoSTa diSSerTaTiva agoraéaSuavez

Questão 4:

O profissional da área de administração tem como desafio principal se responsabilizar:

a) Pelo planejamento de toda a estratégia e todo o gerenciamento de uma organização.

b) Pelo controle das ações dos funcionários e colaboradores para que cumpram efetivamente as tarefas que lhes foram designadas.

c) Por cuidar dos custos da organização e não permitir que haja desperdícios na utilização dos recursos financeiros.

d) Por executar o que foi planejado pelo departamento de controladoria.

e) Pela administração de pessoal de uma organização.

Questão 5:

No campo das teorias da administração surgiram escolas importantes que se destacaram e contribuíram positivamente para a sociedade e para as organizações empresariais. Dentre elas, se destaca a escola clássica, que teve como grande contribuição:

(Parte 1 de 4)

Comentários