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Professores:

Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia

Conceitos básicos3
Operadores3
FÓRMULA DA SUBTRAÇÃO3
FÓRMULA DA MULTIPLICAÇÃO3
FÓRMULA DA DIVISÃO4
PRECEDÊNCIA DE OPERADORES4
ARREDONDAMENTO5
USANDO O AUTOPREENCHIMENTO PARA COPIAR FÓRMULAS5
ENDEREÇOS ABSOLUTOS E RELATIVOS6
ENDEREÇOS ABSOLUTOS6
FÓRMULA DA PORCENTAGEM8
FUNÇÕES9
FUNÇÃO SOMA9
Usando o assistente de função10
FUNÇÃO MÁXIMO1
FUNÇÃO MÍNIMO1
FUNÇÃO MÉDIA1
FUNÇÃO DATA DE HOJE12
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE DATAS:12
FUNÇÃO PARA DESCOBRIR O DIA DA SEMANA DE UMA DATA12
USANDO A FUNÇÃO SE13
CRIANDO UMA FUNÇÃO SE COMPOSTA14
USANDO A FUNÇÃO SE ATRAVÉS DO ASSISTENTE DE FUNÇÃO15
OUTRO EXEMPLO PARA FUNÇÃO SE17
FÓRMULA DA CONDIÇÃO SE e E17
FÓRMULA DA CONDIÇÃO SE e OU18
FÓRMULA DO CONT.SE18
FÓRMULA DO CONTAR.VAZIO18
FÓRMULA DO SOMASE19
FÓRMULA DO PROCV20
FÓRMULA DO SE VAZIO21
FUNÇÕES FINANCEIRAS2
FUNÇÃO IPGTO2
FUNÇÃO PGTO24
FUNÇÃO TAXA25
FUNÇÃO VF25
OUTRAS FUNÇÕES26
RAIZ26
POTÊNCIA26
ARRED26
ARREDONDAR.PARA.BAIXO26

Conceitos básicos

Operadores

Para construir as fórmulas do Excel, primeiro precisa-se conhecer os operadores matemáticos e de igualdade. Veja-os a seguir:

1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO

Criação de fórmulas: Veja o exemplo a seguir:

A B C D 1 Produto Vendas – Jan Vendas - Fev Total 2 Mouse 300 500 3 Disquete 800 700

Para calcular o total do exemplo acima devemos criar uma fórmula de adição. Posicione o cursor na célula D2 e digite:

=B2+C2 Tecle ENTER ao terminar.

• Toda fórmula sempre começa com sinal de igual para que o Excel entenda que é um cálculo e não um texto qualquer que está digitando.

• Não se coloca o valor na soma como, por exemplo, =300+500 porque estes valores podem sofrer alterações e o resultado não seria atualizado, portanto você teria que corrigir a fórmula depois.

• Use sempre os endereços de célula (B2 e C2 como no exemplo). Assim alterando-se os valores da célula o resultado será atualizado automaticamente.

No exemplo abaixo você deseja saber qual o saldo líquido do José. Então é simples: Basta que você digite o endereço do Salário Bruto – o endereço do Desconto.Veja:.

1 FUNC SLBRUTO DESCT. SL LIQUIDO

3

Agora a maneira como você subtraiu é a mesma para multiplicar, será preciso apenas trocar o sinal de subtração pelo o sinal de multiplicação (*). Veja o exemplo.

1 PRODUTO VALOR QUANT. TOTAL

A fórmula ocorre da mesma maneira que as duas anteriores. Você só precisa trocar colocar o sinal para dividir (/).

1 RENDA MEMBROS VALOR

3

Ao criar um cálculo que possua mais de uma operação matemática, deve-se levar em consideração a precedência de operadores, ou seja, qual operação o Excel fará primeiro.

Veja a precedência abaixo na tabela:

1º RAIZ E POTENCIA 2º MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 3º ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

O Excel faz os cálculos nesta ordem e não na ordem digitada. Por exemplo:

=10+5*2 O resultado deste cálculo é 20, pois primeiro o Excel multiplica 5 por 2 e depois adiciona o 10.

Caso queira que a adição seja feita primeiro, use os parênteses:

=(10+5)*2 O resultado será 30. primeiro ocorre a soma, 10+5, resultado 15 e depois a multiplicação por 2.

Qual o resultado desta fórmula ? Vamos resolver os parênteses. O mais interno primeiro.

1º divida 10 por 2 e some 40. resultado = 45

2º some 10 ao 45. resultado = 5

3º: faça a subtração. Resultado=78

4º multiplique 78 por 4. depois subtria de 5 que é o resultado do outro conjunto de parênteses.

5 Veja mais um exemplo:

Por padrão o Excel arredonda os decimais terminados em 1,2,3 e 4 para baixo e os decimais terminados 5,6,7,8 e 9 para cima.

Por exemplo:

5,236 removendo uma casa decimal : 5,24 5,236 removendo duas casas decimais: 5,2

Caso queira fazer um arredondamento diferente do padrão use as funções ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARREDONDAR.PARA.CIMA que são explicadas nesta apostila.

USANDO O AUTOPREENCHIMENTO PARA COPIAR FÓRMULAS. É possível usar o auto preenchimento para copiar qualquer fórmula criada. Este processo economiza muito tempo e é um dos principais recursos do Excel. Para isso basta criar a primeira fórmula na célula desejada (normalmente a primeira da sua lista de valores), depois clique sobre ela e leve o ponteiro do mouse até o canto inferior direito. Observe que o cursor muda para uma cruz preta e fina. Clique e arraste para copiar para outros itens da lista.

2º Faça a multiplicação e em seguida a divisão. Neste caso resolve-se a operação na ordem da esquerda pra direita, pois as duas operações tem a mesma precedência. O resultado subtraia do parênteses.

Clique aqui e arraste para copiar a fórmula.

Os endereços de células podem ser divididos em 2 tipos. Os endereços relativos como o nome diz são referenciados pela posição da célula dentro da planilha. Quando copiados para outras células estes endereços mudam para manter relação com sua posição original. Veja o exemplo:

ENDEREÇOS ABSOLUTOS Este tipo de endereço não muda quando a fórmula é copiada para outra célula. Chamamos este procedimento de travar células. Para isso coloca-se um cifrão ($) antes da letra e um antes do numero da célula. Por exemplo: $A$1. Use este endereço em valores de índice, que serão usados para cálculos em toda a tabela de dados e que normalmente ficam em separado na sua planilha.

Digite esta fórmula na célula D1

Use o autopreenchimento aqui e copie para as demais células

Veja que para esta célula todas as referencias mudaram aumentando o número da linha

Para este cálculo veja que o endereço do dólar não irá mudar pois está travado $B$2

Usando o auto preenchimento e copiando esta fórmula para outras células veja como fica o cálculo da linha de baixo:

Veja aqui que o endereço não mudou. Continua como $B$2. Mudou apenas a

célula do preço em Real

Ou seja, toda porcentagem equivale a um numero decimal. O excel não trabalha com porcentagens da mesma forma que a calculadora. Para somar uma porcentagem a um valor você deve multiplicar o valor pela porcentagem e somar o valor em seguida.

Veja o exemplo:

1 Produto Preço custo Acréscimo. Preço final

3

Obs: Multiplicando-se B2*C2 obtém-se quanto é 30% de 10, ou seja, 3. somando-se em seguida o valor do mouse –> 10 tem-se o preço final

Veja outro exemplo. Um cliente de sua loja, fez uma compra no valor de R$ 1.0,0 e você deseja dar a ele um desconto de 8% em cima do valor da compra.

A B C D 1 CLIENTE TCOMPRA DESCT. VL A PAGAR 2 Maria 1000 8% =B2-B2*C2 3

Em breves palavras, uma função é um comando que recebe uma informação, realiza um cálculo e devolve uma resposta ao usuário.

Ex: =SOMA(A1:A8)

FUNÇÃO SOMA A função irá somar todos os valores que se encontram no endereço A1 até o endereço A8.

Os dois pontos indicam até, ou seja, some de A1 até A8. A fórmula será sempre a mesma, só mudará os devidos endereços dos valores que você deseja somar. Veja o outro exemplo:

2
3
4
5

Neste exemplo estamos somando todos os valores do endereço A1 até o endereço D1. A fórmula seria digitada como no exemplo, e ao teclar enter o valor apareceria. No caso a resposta seria 60. Outra maneira de você somar é utilizando o Botão da Autosoma. Veja o exemplo:

Este é o botão da AutoSoma. Para trabalhar com o botão da Autosoma você deve fazer o seguinte: 1. Selecionar os valores que desejar somar. 2. Depois clique no Botão da Autosoma e ele mostrará o resultado. Veja mais um exemplo de Soma Agora você deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma única fórmula, desta vez você terá que digitar a fórmula.

5
6
7
8

Para fazer isto, só basta que você digite o endereço inicial (em destaque) e também o endereço final(em destaque) Desta forma, você está somando todos os valores numa única fórmula, é o que chamamos de Somar Matrizes.

Acompanhe mais um exemplo de Soma.

Desta vez você deseja somar números dispostos de maneira alternada, ou seja, em endereços diferentes. Veja o exemplo:

3

A B C D E 1 ÁGUA LUZ ÁGUA LUZ 2 150 35 75 5

4 TOTAL DA ÁGUA =A2+C2

5 TOTAL DA LUZ =B2+D3

Você desejar somar somente os valores de água, então, basta digitar o endereço de cada valor, ou seja, o endereço do primeiro valor + o endereço do 2º valor e assim sucessivamente. Lembre-se que sempre devo iniciar o cálculo usando o sinal de igualdade.

Usando o assistente de função

O assistente de função auxilia na montagem de uma função, colocando o nome da função corretamente, abrindo e fechando o parênteses, além de mostrar explicações sobre a montagem e o resultado prévio do cálculo. Para usar o assistente, clique no botão colar função.

Surgirá então o seguinte quadro:

Escolha a categoria e a função desejada e depois clique no OK. Caso queira uma explicação sobre o uso da função, clique no botão ajuda ( ? ) que está no canto inferior esquerdo do quadro. Como exemplo vamos escolher a função SOMA. Veja o quadro que aparece em seguida:

No quadro acima ele sugere somar o intervalo que vai do A1 até o A5 na caixa Num1. na frente aparecem os valores deste intervalo (1,26,59,89,63). A caixa Num2 é possível colocar mais um intervalo de células, ou seja podemos somar vários intervalos de células intercalados. Veja também que o canto inferior esquerdo temos o resultado da fórmula (238). Clique no OK para confirmar a soma.

Neste exemplo portanto, bastou selecionar a área que se deseja somar. Para outras funções basta também apenas selecionar a faixa de células. O processo é o mesmo, apenas a função que fornece outro tipo de resultado. São elas: MÍNIMO, MÁXIMO, e MÉDIA.

Veja a seguir uma explicação destas funções:

Mostra o valor máximo de uma faixa de células. Exemplo: Suponha que desejasse saber qual a maior idade de crianças em uma tabela de dados. Veja a fórmula no exemplo abaixo:

1 IDADE

6 MAIOR IDADE: =MÁXIMO(A2:A5)

7

Onde: (A2:A5) – refere-se ao endereço dos valores onde você deseja ver qual é o maior valor. No caso a resposta seria 30. Faça como mostra o exemplo trocando apenas o endereço das células.

Mostra o valor mínimo de uma faixa de células. Exemplo: Suponha que desejasse saber qual o menor peso de crianças em uma tabela de dados. Veja a fórmula no exemplo abaixo:

1 PESO

6 MENOR IDADE: =MÍNIMO(A2:A5)

7

Calcula a média de uma faixa de valores. Exemplo: Suponha que desejasse saber qual a média de idade numa tabela de dados abaixo:

1 IDADE

6 MÉDIA IDADE =MÉDIA(A2:A5)

FUNÇÃO DATA DE HOJE Esta fórmula insere a data automática em uma planilha. Veja o exemplo

2
3

1 Data =HOJE()

Esta fórmula é digitada precisamente como esta’. Você só precisa colocar o cursor no local onde deseja que fique a data e digitar =HOJE() e ela colocará automaticamente a data do sistema.

Datas são na verdade números decimais. O Excel assume como número 1 a data 01/01/1900. Para ver qual numero corresponde a uma determinada data, digite a mesma em uma célula e depois clique no botão Separador de milhares na barra de botões ou use o menu Formatar Células e transforme a data em número. Por exemplo 15/05/2003 corresponde ao número 37.756. Usando os número o Excel pode resolver cálculos envolvendo datas.

É simples, basta digitar as datas nas células desejadas e depois subtrair a mais recente da mais velha. Veja o exemplo:

Caso o resultado seja apresentado em forma de data, basta converte-lo para número. FUNÇÃO PARA DESCOBRIR O DIA DA SEMANA DE UMA DATA

Através da função texto podemos descobrir o dia da semana em que caiu uma determinada data. Veja o exemplo

3

Acima o formato “d” coloca o dia da semana com 3 letras (seg, ter, qua), colocando o formato como “d” ele apresenta o dia completo (segunda-feira, terça-feira...)

Lembre-se que você pode usar o assistente de função para resolver qualquer fórmula apresentada aqui.

A função SE do Excel é sempre utilizada quando o valor de uma célula pode variar.

A tarefa da função SE é comparar o valor da célula com um crítério estabelecido e retornar dois resultados. Um se a comparação for verdadeira e outro se a comparação for falsa.

Veja estas comparações:

5+2 > 8 – comparação falsa 2*3 = 6 – comparação verdadeira (2+8) * 2 > 5+6 – comparação verdadeira.

Estas comparações são bem simples e conhecidas. No Excel funciona da mesma forma, mas comparamos uma célula (ou seja, seu conteúdo) com um determinado valor

No exemplo a seguir o aluno é reprovado caso sua média seja menor que 7. Sendo assim 7 é o critério para aprovação. Então compara-se a média do aluno com 7. Se a comparação retornar verdadeiro, este estará aprovado, caso contrário estará reprovado.

A B C D E 1 Aluno 1º Bim. 2º Bim Média Resultado 2 Maria 4 6 5 Reprovado 3 João 6 9 7,5 Aprovado

Nossa comparação ficaria assim para o 1º aluno: Média da Maria > 7 comparação falsa. Então REPROVADA

No momento a Maria tem média menor que 7, mas o valor da média pode variar no decorrer dos bimestres, fazendo com que a aluna seja aprovada. A função SE trata então as duas situações. Quando a comparação for falsa e quando for verdadeira.

A forma de montar a Função é a seguinte:

=SE ( Comparação ; Resultado caso Verdadeiro ; Resultado caso Falso)

A função SE para este exemplo ficaria assim: = SE (D2 > 7 ; “APROVADO” ; “REPROVADO”)

No exemplo acima o resultado da média da aluno Maria, é REPROVADO, pois sua média é menor do que 7 o que faz com que a comparação retorne falso. Para o aluno João, o resultado é APROVADO, já que sua média é maior que 7, fazendo com que a comparação seja verdadeira.

Critério

Resultado se a comparação retornar

Resultado se a comparação retornar

Obs: o sinal de ponto e vírgula ( ; ) é obrigatório na função e serve para separar as 3 partes da mesma. Toda vez que usar um texto na em qualquer função o mesmo deve vir dentro de aspas como o palavra aprovado e reprovado. Quando usar numeros ou endereços de células (p. ex: D2 ) não há a necessidade do aspas.

Quando o valor da célula pode conter mais de dois resultados é necessário criarmos a função SE composta de mais outra.

No exemplo a seguir o aluno que tiver média menor que 4 está reprovado, o aluno que tiver média maior que 7 estará aprovado, e o aluno que tiver um média entre 4 e 7 ficará de exame. Note portanto que podemos ter 3 situações para o resultado das notas do aluno.

É necessário então criarmos duas funções SE, para realizar duas comparações, sobrando um ultima alternativa para o retorno da resposta. Usando o exemplo da tabela de notas acima teríamos:

No exemplo acima a primeira comparação , sendo verdadeira, retorna a resposta APROVADO para o aluno, caso seja falsa, será realizada uma nova função para comparar novamente a o valor da célula, pois ainda não podemos afirmar que o aluno está REPROVADO ou de EXAME. A segunda comparação retorna APROVADO caso a comparação de D2 < 4 seja verdadeira. E retorna EXAME caso a comparação seja falsa, pois se D2 não é nem maior que 7 (1ª comparação) e nem menor que 4 só pode estar entre 4 e 7, fazendo com que o aluno fique de exame.

Comparação Resposta se a comparação for verdade nova função SE caso a 1ª retorne falso.

É possível utilizarmos o assistente de função SE através do assistente de função. Para isso, devemos clicar no seguinte botão :

Surgirá então uma janela com duas listas. Na lista da esquerda, escolha a categoria “Lógica”. Na lista da direita, escolha a função SE e clique em OK. Surgirá então o seguinte quadro, dividindo a função SE em 3 caixas, que correspondem às 3 partes da função. Montando o exemplo anterior para aluna Maria no Assistente, este ficaria assim:

O assistente cria facilidades pois reduz a possibilidade de erros de digitação na função. USANDO O ASSISTENTE PARA CRIAR UMA FUNÇÃO SE COMPOSTA. Usaremos a seguir o mesmo exemplo para criar a função SE. Acione a função SE através do botão colar função. Passe os seguintes dados para a função:

Para iniciar a nova função, clique em seguida neste botão que fica na parte superior esquerda da janela, acima das letras das colunas.

Clique aqui. Neste ponto devemos informar o inicio da nova função SE

16 Será exibida uma nova janela da função, monte da seguinte forma:

Clique em OK para confirmar.

A B C 1 Funcionário Salário INSS 2 José R$ 850,0 3 Fernanda R$ 1210,0 4 Ana R$ 1550,0

Neste exemplo precisamos criar uma função se para determinar o desconto do INSS do funcionário. Imagine uma tabela de desconto desta forma:

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