analise embalagem

analise embalagem

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

MOHAMAD NASSER HAMOUI

ANÁLISE DE EMBALAGEM

Ijuí

2012

Embalagem

A embalagem escolhida é a do desodorante Rexona men V8 tuning, encontradas nas fotos abaixo.

Cores: As cores (quali-signo) encontradas na embalagem, são o amarelo, preto, branco e vermelho. A cor que mais se destaca, é o amarelo(remete a velocidade, esportividade, além de ser característica do do modelo de carro a qual esta foi inspirada), o preto (cor sóbria) da um efeito ousado a embalagem, em combinação como o amarelo, formando o “V”, onde se encontra a logo da “Rexona”. O branco(cor neutra, tranquilidade), se encontra na parte posterior da embalagem, mesclada com as instruções e especificações do produto. O vermelho se encontra em alguns detalhes (logomarca e na parte lateral), remete a esportividade.

Linhas: A embalagem segue um padrão, conforme as linhas amarelas e separando estas, são complementadas por linhas pretas ou brancas. O visual lembra também uma camisa, com uma gola “v”, onde se encontra o símbolo da marca, na parte lateral a curva de onde ficariam os braço.

Sinais Convencionais: O fogo da palavra inglesa “TUNING” é um sinal convencional utilizado para representar veículos modificados, mais especificamente o os dugster, ao qual são muito rápidos e soltam o fogo pelos escapamentos. Este sinal é característicos, principalmente na palavra tuning, geralmente acompanhada do fogo, neste caso quer indicar que o visual e o conteúdo do desodorante receberam um “upgrade”.

Logomarca: O tipo gráfico da logo marca, é de simples leitura e mantendo a padronagem da tipografia, com exceção das letras “e”e “x”, que se unem, e estes dispostos de forma vertical. O símbolo da marca, o “v”, similar a um “certo”(indica confiança) , se encontra na parte superior central, este é cromado e possui linhas vermelhas perpendiculares, para remeter a esportividade da embalagem.

Sinestesia: Há certo apelo sintético, a embalagem busca produzir principalmente visual, mas também produz sensação tátil, pela questão de estimular o ato de pegar.

Relações entre palavra e imagem: Nas relações entre imagens e palavras predomina a complementaridade, porém o que mais chama a atenção é a imagem. Na parte de trás as informações estão dispostas de cima para baixo e seguem o mesmo formato dos elementos laterais, porém com uma letra minúscula, só sendo percebida se olhar bem de perto.Na parte frontal, ficou muito poluído, colocaram o nome da marca e da versão de forma grande, tentando chamar a atenção. Acredito que se diminuíssem os elementos seriam mais fácil percebida.

O poder apelativo: A embalagem é atraente ao olhar e apela para a ação de pegar. Esta é anatômica, possuindo um diâmetro que permite fácil segurar e ainda possui vincos que além de lembrar detalhes do motor permitem com que a mão se encaixe na posição correta para seu uso. O produto se destaca perante a concorrência e as variações nas cores da embalagem condizem com a sua proposta.

Tricotomia Peirciana

Signo: Embalagem de desodorante Rexona men V8 tuning

Qualisigno: amarelo, preto, branco e vermelho.

Legisigno: volume, nome, instruções, país de origem, ingredientes, código de barras.

Sensigno:grafia e disposição das cores na embalagem.

Ícone: embalagem real do desodorante.

Índice: higiene, antitranspirante, bom cheiro.

Símbolo: esportividade, através das cores e linhas, já existentes no carro esportivo.

Rema: desodorante; manter um bom cheiro na região das axilas; higiene.

Dicente: Rexona, não te abandona.

Argumento: Não causa dano ao meio ambiente, confirmada pelo selo no verso da embalagem (testado e comprovado, após testes e pesquisas).

Comentários