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Guia rápido para desenvolvimento na Web - Tom Green
(Parte 1 de 2)
Multimídia Our Times

Feche Volte
Capitulo 1 - A interface do Director
Macromedia Director 8 & Lingo
Guia rápido para desenvolvimento na Web
Capítulo 1
Multimídia Our Times


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Capitulo 1 - A interface do Director
Contendo versão experimental Director 8,código-fonte do livro,arquivos gráficos e de som dos exercícios do livro e filmes nos formatos Macromedia Director e Shockwave.
Aprenda com tarefas e exemplos
Exercite os seus conhecimentos
Desenvolva animações profissionais para a Web
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Capitulo 1 - A interface do Director
Thomas J. Green
Macromedia
Director 8 a Lingo
Guia rápido para desenvolvimento na Web
Tradução Deise Ferreira Viana de Castro
Revisão técnica Deborah Rüdiger
Multimídia Our Times
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Capitulo 1 - A interface do Director
Authorized translation f rom English Language Edition published by Prima Communications, Inc. Original copyright 0 2000, Prima Publishing, Macromedia Director 8 & Lingo fast&easy web development. Translation by Editora Ciência Moderna Ltda., 2001.
C) 2000 by Prima Publishing. All rights reserved. No part of this book may be reproduced or transmitted in any form or by any means, electronic or mechanical, including photocopying, recording, or by any informmation storage or retrieval system withoutwritten permission from Prima Publishing, exceptforthe inclusion of brief quotations in a review.
Todos osdireitos para a língua portuguesa reservados pela EDITORA CIÊNCIA MODERNA LTDA.
Nenhuma parte deste livro poderá serreproduzida, transmitida e gravada, porqualquermeio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Editora.
Editor: Paulo André P. Marques Supervisão Editorial: Carlos Augusto L. Almeida Produção Editorial: Friedrich Gustav Schmid Junior Capa e Layout: Renato Martins Diagramação e Digitalização de Imagens: Érika Loroza Tradução: Deise Ferreira Viana de Castro Revisão: Daniela Marrocos Assistente Editorial: Daniele M. Oliveira
Do original Macromedia Director 8 & Lingo fast & easy web development
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Capitulo 1 - A interface do Director
Para Lindsay, minha filha e melhor amiga sempre.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Agradecimentos
Existe uma fase na vida dos estudantes em que a relação professor aluno muda e eles passam a ser colegas de profissão. Gostaria de agradecer a alguns dos meus colegas e alunos pela contribuição para este trabalho. Leonnie Wood e Lindsay Slessor produziram o vídeo digital rabbit.mov. É um excelente trabalho. Julie Tune foi responsável pela música e contribuiu com a parte “Spiders” utilizada no capítulo sobre som.
Eu estaria sendo negligente caso não mencionasse meu colega e mentor Robert O’Meara que, no início da década de 1990, me entregou uma caixa azul e pediu que eu desse minha opinião sobre o produto denominado Director. Era o início do meu envolvimento com um produto surpreendente. Quero agradecer também a contribuição dos membros do DirectL para meu progresso com o Director e com este livro. Como membro dessa lista por seis anos, tive o privilégio de manter contato com alguns dos experts da indústria de mídia interativa e aprendi coisas maravilhosas com eles. Muitas delas permeiam este livro.
Finalmente, este é o primeiro livro que escrevo e estou honrado porter trabalhado com Kevin Harreld, meu editor na Prima Tech. Não houve sugestão ou alteração que ele tenha feito que não tenha melhorado o livro ou meu texto. Agradeço também ao meu editor de copy desk, Ganeil Breeze, que pacientemente me ajudou a clarear meus pensamentos e aturou meu jeito canadense de escrever. Além disso, um livro desses não seria útil se alguém não fizesse os exercícios e procurasse suas incoerências. Esse trabalho foi feito pelo editor técnico Peter Bedell, que fez perguntas cruciais, melhorando ainda mais o conteúdo do livro. Obrigado, Peter.
Deixo vocês com um pequeno conselho de meus alunos em suas primeiras aulas sobre o Director: “0 divertimento que podemos ter utilizando o Director pode ser considerado ilegal. Então, sejamos presos!”
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Capitulo 1 - A interface do Director
O autor
Trabalhando como autônomo na área de mídia digital desde 1986, Tom Green iniciou sua carreira trabalhando com editoração eletrônica de serviços financeiros internacionais, produzindo desde cartões de visita a relatórios anuais. Antes disso, era jornalista, escritor freelance e ocupou funções importantes de marketing na Canadian Life Insurance Industry.
Tom vem ensinando tecnologias de mídia digital desde o início dos anos 90, e desenvolveu e lançou um curso de editoração eletrônica para os estudantes de relações públicas d Humber College. Está associado também à faculdade de educação contínua da escol desde 1992, ensinando editoração eletrônica e trabalhando no Digital Imaging Trainingi Center desde que foi aberto, em 1994. Desenvolveu o primeiro currículo baseado em processos para o Canandian Prepress Institute, foi um dos dois malucos que desenvolveram e lançaram um curso online de Photoshop, o qual obteve atenção internacional na comunidade educacional, e trabalha diretamente com educadores secundários e pós secundários no Canadá para melhorar o nível da educação sobre mídia digital.
Tom é atualmente o coordenador do Interactive Multimedia Program do Humber College’s School of Media Studies. Desenvolve a grade curricular, ensina Director e gerencia 100 alunos por ano no curso.
Tom é casado, tem dois filhos e um gato, e mora em Oalkville.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Introdução | XII |
Capítulo 1 - A interface do Director | 1 |
Como abrir o aplicativo | 2 |
O palco | 2 |
Score | 3 |
Como controlar a aparência do score | 5 |
Como utilizar o cabeçote de reprodução | 7 |
Como selecionar objetos | 8 |
Como utilizar S prite Toolbar | 9 |
Como manipular a cor de um sprite | 9 |
Como manipular o efeito opaco de um sprite | 1 |
Como manipular a amplitude de um sprite | 12 |
Como manipular a posição de um sprite no palco | 13 |
Como virar um sprite verticalmente | 14 |
Sumário Como virar um sprite horizontalmente........................................................................................... ...15
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como girar um sprite | 15 |
Como distorcer a imagem de um sprite | 16 |
Como desabilitar a visibilidade do canal sprite | 16 |
A janela Cast | 17 |
Como alterar o modo de visualização de Cast | 18 |
Property Inspector | 19 |
Como alterar os modos de visualização do Property Inspector | 20 |
Como definir as propriedades Movie e Stage | 21 |
Como aplicar zoorn in | 25 |
Control Panel | 26 |
Como utilizar o teclado para controlar a reprodução | 28 |
Como salvar os filmes | 28 |
Como fechar filmes | 29 |
Como abrir filmes | 29 |
Como sair do Director | 31 |
Capítulo 2 - Como criar uma interface: elenco e palco | 3 |
Como começar a trabalhar | 34 |
Como definir a cor e o tamanho do palco | 35 |
Como reunir o elenco | 40 |
Como definir as opções do elenco | 42 |
Como importar membros para o elenco | 4 |
Como reorganizar os membros do elenco | 47 |
Como apagar um membro | 50 |
Como examinar as propriedades dos membros do elenco | 51 |
LEGENDAS Do elenco ao palco ............................................................................................................ .......... 56
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como utilizar grades para fazer o posicionamento no palco | 59 |
Como posicionar objetos na grade | 62 |
Como utilizar Property Inspector do sprite | 65 |
Como exibir um filme do Director | 69 |
Capítulo 3 - É hora do show: a animação no Director | 73 |
Visão geral | 74 |
Como criar um novo filme no Director | 74 |
Como importar membros do elenco | 79 |
Como utilizar a janela Paint para criar membros do elenco | 81 |
Como utilizar as ferramentas para criar membros do elenco | 84 |
Como criar textos | 87 |
Como colocar um membro do elenco no palco | 89 |
Como definir a amplitude do sprite no palco | 92 |
Como definir a amplitude do sprite no palco | 93 |
Como criar camadas no Director | 95 |
Como utilizar transições para animar objetos | 98 |
Animação por números | 100 |
Como criar camadas no Director | 101 |
Como utilizar transições para animar objetos | 103 |
Animação por números | 104 |
Como alterar a cor de um sprite | 104 |
Técnica um | 105 |
LEGENDAS Técnica dois .................................................................................................................. ...........107
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como testar o filme | 104 |
A animação em seqüência no Director | 104 |
Como mover o computador no palco, | 105 |
Como mover a caixa em frente ao computador | 107 |
Como diminuir a caixa | 108 |
Como substituir a imagem da caixa por sua imagem lateral | 110 |
Multimídia é a arte da ilusão | 1 |
Como test ar a animação final | 113 |
Como utilizar Auto Distort para fazer a animação | 114 |
Como adicionar profundidade a uma animação | 120 |
Como animar em um caminho circular | 125 |
Como preparar o filme | 126 |
Como criar a animação | 127 |
Como suavisar a animação | 129 |
Como acrescentar a escala | 131 |
Como colocar o planeta na posição correta | 133 |
Como finalizar a animação | 134 |
Capítulo 4 - Conhecimentos básicos sobre Lingo | 139 |
Visão geral | 140 |
A linguagem do Lingo | 140 |
Como criar um script | 141 |
A janela Script | 144 |
Os elementos do Lingo | 149 |
LEGENDAS Como funciona o Lingo ......................................................................................................... .......155
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como criar um script de membro do elenco | 158 |
Como criar um script de quadro | 160 |
Como criar um script de filme | 162 |
Como solucionar problemas de erros nos códigos | 166 |
Capítulo 5 - Como navegar no Director | 169 |
Conhecimentos básicos | 170 |
Como utilizar marcadores para a navegação | 170 |
Como utilizar Library Palette no Lingo | 173 |
Como criar comportamentos personalizados | 177 |
Um loop de quadro | 178 |
Como fazer a movimentação para frente | 180 |
Como fazer a movimentação para trás | 183 |
Como trocart sprites e navegar | 184 |
Como utilizar o Lingo para a movimentação | 190 |
Como codificar um loop de quadro | 190 |
Como codificar a troca de sprite e a navegação | 191 |
Como codificar o botão Back | 193 |
Como codificar o botão Home | 195 |
Como codificar uma memória temporária | 196 |
Como navegar pelos filmes do Director | 19 9 |
Como navegar a apartir de um quadro | 20 2 |
Como criar um "Hot S pot" | 204 |
LEGENDAS Como colocar na Web............................................................................................................ ....206
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Capitulo 1 - A interface do Director
Capítulo 6 - Som | 209 |
Dispositivo um: controle de volume e balanço | 210 |
Como preparar o som | 210 |
Como adicionar os comportamentos | 212 |
Como criar um indicador personalizado | 2 15 |
Como começar | 216 |
Como criar um sprite invisível | 218 |
Como acrescentar o som | 219 |
Como utilizar a janela Message | 224 |
Um controlador da Web | 226 |
Como preparar o palco | 226 |
Como preparar a Web para a reprodução do som[DR1] | 231 |
Como evitar "gargalos" | 235 |
Como fazer o pré-carregamento | 236 |
Como testar o som | 237 |
Capítulo 7 - Vídeo | 2 39 |
Como importar vídeo digital | 240 |
Como definir as propriedades de vídeo | 241 |
Como criar um controle para o vídeo | 244 |
Como criar um botão Rewind | 247 |
Como criar um botão Fast Forward | 249 |
Método um: aumentar a velocidade de movieRate | 250 |
LEGENDAS Método dois: definição de movieTime................................................................................251
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Capitulo 1 - A interface do Director
Método três: utilização de quadros-chave | 251 |
Variáveis globais | 240 |
Como adicionar variáveis globais aos botões | 254 |
Como reproduzir o vídeo em tela cheia | 257 |
Como criar a seta para cima | 257 |
Como expandir o vídeo | 259 |
Como reduzir o vídeo | 262 |
Como exorcizar um fantasma | 263 |
Como criar um dispositivo de rol agem | 264 |
Como fazer com que a barra movimente o vídeo | 266 |
Como arrast ar | 269 |
Capítulo 8 - Filmes do Shockwave e a Web | 273 |
Como criar um filme do Shockwave | 274 |
A preparação para a compactação | 275 |
Como visualizar no browser | 279 |
Como finalizar p ara disponibilizar para o browser | 279 |
Como selecionar um browser da Web | 28 0 |
Como inicializar um browser | 283 |
Como testar o link do browser no Director | 285 |
Comno navergar na Net | 287 |
Como forneecer um feedback ao usuário | 28 8 |
LEGENDAS Como voltar com a mensagem para o estado original......................................................................290
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Capitulo 1 - A interface do Director
Capítulo 9 - Como criar um filme em um quadro | 293 |
Como crar um loop de filme | 294 |
Como preparar os sprites | 294 |
Como utilizar “S pace to Time” | 297 |
Como criar o loop de filme | 298 |
Como colocá-los juntos | 300 |
Como utilizar manipuladores e variáveis personalizados | 302 |
Como criar um script de filme | 302 |
Como transformar diversos sprites em puppets | 304 |
Como criar um manipulador personalizado | 306 |
Como adicionar ações utilizando manipuladores personalizados | 307 |
Como criar um cronômetro | 313 |
Como executar uma tarefa quando o usuário está parado | 315 |
Como fazer um script de um evento ocioso | 316 |
O movimento de um pixel | 319 |
Como alinhar sprites | 321 |
Como codificar o movimento de um pixel e um controlado r On/Off | 322 |
Animação controlada do Lingo | 325 |
Como codificar um controlador de movimentação | 325 |
LEGENDAS Como codificar o sprite de movimentação................................................................331
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como codificar o botão Reset | 334 |
Como reunir tudo e disponibilizar na Web | 336 |
Como criar o filme do Shockwave | 339 |
Capítulo 10 - Efeitos especiais no Director | 343 |
Como aplicar a técnica de desaparecimento | 344 |
Muitas cores para o texto | 349 |
Como criar um "aplicativo" do Shockwave | 356 |
Como adicionar o parâmetro de alvo | 364 |
Como codificar as memórias temporárias | 365 |
Como reutilizar o código | 367 |
Como finalizar | 37 0 |
Como testar o browser | 371 |
Como criar hyperlinks no Director | 372 |
Como codificar os links | 376 |
Capítulo 1 - Como criar um projetor | 379 |
Como preparar o filme curto | 380 |
Como criar o projetor | 383 |
Como exibir o projetor | 385 |
Como criar um projetor de inicialização rápida | 386 |
Como adicionar os Xtras removidos | 392 |
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Capitulo 1 - A interface do Director
Introdução
Tendo utilizado o Macromedia Director desde a Versão 1 - que, na verdade, era chamado de MacroMind
Director, antes do VideoWorks - comecei a ensinar o aplicativo quando a Versão 3 foi apresentada. Naquela época, havia alguns livros como este que apresentavam os conceitos básicós, aos iniciantes. Descobri que o Director era realmente fácil de aprender mas muito difícil de controlar. Isso me levou a criar meu próprio curso em um esforço para fornecer aos alunos as técnicas básicas necessárias para gerenciar o aplicativo. O curso foi revisado cinco vezes para que ficasse em condições de igualdade com o cicio de upgrade da Macromedia.
Aprendi que o Director é melhor apresentado no contexto real dos projetos e técnicas. Uma vez aprendido o básico, o conselho é o mesmo para os alunos do meu curso: "Agora que você já sabe como fazer, não economize esforços."
Não é possível aprender o Director sem aprender a linguagem de programação do aplicativo - Lingo, O Lingo começa a ser abordado no Capítulo 4 e permeia o restante do livro. Não sou um expert em Lingo, mas tenho experiência com a linguagem e apresento os procedimentos básicos. Grande parte do que é apresentado sobre Lingo deve ser digitado conforme mostramos. Fazemos um acompanhamento com linguagem clara e traduções sobre o que está acontecendo ou vai acontecer. Entretanto, não utilizo a sintaxe do Lingo neste livro, mas a versão mais prolixa. A sintaxe de ponto é uma versão resumida da linguagem. Para a maioria dos iniciantes, ficaria extremamente difícil entender os conceitos importantes se a sintaxe de ponto fosse utilizada. Felizmente, o Director 8 utiliza ambas as versões.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Qual e o público-alvo deste livro?
Se o Director é algo novo para você, este livro apresenta a interface e mostra os pontos importantes para executar alguns projetos interessantes. Caso você já conheça o Director mas acha o Lingo difícil, talvez seja interessante executar alguns dos projetos.
Este livro também serve como referência. Cada técnica responde uma pergunta "Como...
Cada capítulo utiliza as técnicas apresentadas no capítulo anterior. Se você não conhece muito bem o aplicativo, sugerimos que inicie com o Capítulo 1 e siga trabalhando até o final. Caso já o conheça, mas tem problemas com Lingo, consulte principalmente os últimos capítulos e siga os códigos. Se você deseja algo realmente inovador na Web, cada projeto explica como criar o filme do Shockwave e apresenta as armadilhas a serem evitadas.
Convenções utilizadas no livro
O Director está disponível nas versões para PC e Macintosh. É absolutamente transparente nas plataformas, isto é, se você estiver trabalhando com a versão para Macintosh, estará vendo a versão para PC, e vice-versa. As combinações são apresentadas no livro e sempre mostram as versões lado a lado.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Capítulo 1
A interface do Director
Macromedia Director 8 uma das ferramentas que se tornam indispensáveis depois de serem experimentadas. Utilizado para produzir desde CDs interativos de empresas a jogos excitantes na Web,o Director merece o título de "suite". As ferramentas deste aplicativo são completas e robustas. Aprincípio, adiversidade de palhetas e janelas pode ser assustadora ou, até mesmo, ameaçadora. Este capítulo apresenta as palhetas principais e as áreas do aplicativo em que serão utilizadas no fluxo de trabalho diário.
Este capítulo, aprenda sobre:
• Stage(Palco) • Score
• Cast(Elenco)
• PropertyInspector(Inspetor de Propriedade)
• Control Panel (Painel de Controle)
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como brir o aplicativo
É possível inicializar o aplicativo do Director de diversas formas. Amais comum é abrindo um documento. 1.Insira o CD que acompanha este livro no driver. 2.Abra-o e acesse a pasta Interface em Chapter One (Capítulo 1). 3. Clique duas vezes no arquivo do Director denominado Interface.dir. Aprimeira tela será a de abertura do Director.
4. Feche todas as palhetas flutuantes que possam estar na tela. 5. Caso haja uma barra de ferramentas abaixo dos menus, selecione Window (Janela), Toolbar (Barra de Ferramentas) para fechá-Ia.
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Capitulo 1 - A interface do Director
O palco
É onde tudo acontece. Como digo aos meus clientes e alunos, "se não estiver no palco, ninguém vê". Para visualizar o palco na tela, selecione Window, Stage a partir do menu ou utilize os atalhos pelo teclado (Command-1 no Macintosh out Control-1 no PC).
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Capitulo 1 - A interface do Director
Score
O coração e a alma do Director. Permite saber o que está no palco, os sons e os scripts que estão sendo executados, as transições processadas e outros.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como controlar a aparência do score
Uma mudança importante nessa versão do Director é a possibilidade de aplicar zoom nopalco, o que permite posicionar objetos com precisão.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como utilizar o cabeçote de reprodução
Quando um filme do Director é executado, o cabeçote se move da esquerda para a direita. Tudo que for lido por ele aparece na tela. A linha vermelha fina informa exatamente a posição do cabeçote. A técnica de movimentação do cabeçote é denominada "esfregamento" um termo utilizado por editores de vídeo conforme a fita é movimentada pelo cabeçote de um videocassete para editar os quadros de um filme.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como selecionar objetos
Uma das regras da mídia digital é: "Se não estiver selecionado, não pode ser alterado". Esta seção mostra como selecionar objetos utilizando o score.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como utilizar SpriteToolbar
Esta barra de ferramentas é uma das áreas mais importantes da janela score. Sprite TooIbar énormalmente usada para manipular o número de quadros que um sprite, em um canal sprite, apresenta no palco. A barra de ferramentas também pode ser utilizada para acrescentar alguns efeitos especiais interessantes. Utilize os recursos regularmente e tenha cuidado ao utilizá los na Internet, pois podem deixar o browser lento.
Como manipular a cor de um sprite
Cor é uma propriedade. No Director, a cor pode ser manipulada para mudar as cores do primeiro plano e do plano de fundo.
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como manipular o efeito opaco de um sprite
É possível utilizar este recurso para retirar a cor de um objeto ou torná lo transparente. Tenha cuidado com este recurso na Internet, pois necessita de muita potência de processamento e pode “atolar” o browser. Utilize o apenas para apresentações que utilizem CID ou o disco rígido.
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Capitulo 1 - A interface do Director
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Capitulo 1 - A interface do Director
Como manipular a amplitude de um sprite
Uma fileira de sprites é denominada Sprite Span (Amplitude do Sprite). Quando você insere qualquer objeto no palco, o Director utilizará a amplitude padrão de 28 quadros. A marcação circular indica o quadro chave onde é iniciada a amplitude e o quadrado, onde termina.
(Parte 1 de 2)