Guia rápido para desenvolvimento na Web - Tom Green

Guia rápido para desenvolvimento na Web - Tom Green

(Parte 1 de 2)

Multimídia Our Times

Feche Volte

Capitulo 1 - A interface do Director

Macromedia Director 8 & Lingo

Guia rápido para desenvolvimento na Web

Capítulo 1

Multimídia Our Times

Feche Volte

Capitulo 1 - A interface do Director

Contendo versão experimental Director 8,código-fonte do livro,arquivos gráficos e de som dos exercícios do livro e filmes nos formatos Macromedia Director e Shockwave.

Aprenda com tarefas e exemplos

Exercite os seus conhecimentos

Desenvolva animações profissionais para a Web

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Capitulo 1 - A interface do Director

Thomas J. Green

Macromedia

Director 8 a Lingo

Guia rápido para desenvolvimento na Web

Tradução Deise Ferreira Viana de Castro

Revisão técnica Deborah Rüdiger

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Capitulo 1 - A interface do Director

Authorized translation f rom English Language Edition published by Prima Communications, Inc. Original copyright 0 2000, Prima Publishing, Macromedia Director 8 & Lingo fast&easy web development. Translation by Editora Ciência Moderna Ltda., 2001.

C) 2000 by Prima Publishing. All rights reserved. No part of this book may be reproduced or transmitted in any form or by any means, electronic or mechanical, including photocopying, recording, or by any informmation storage or retrieval system withoutwritten permission from Prima Publishing, exceptforthe inclusion of brief quotations in a review.

Todos osdireitos para a língua portuguesa reservados pela EDITORA CIÊNCIA MODERNA LTDA.

Nenhuma parte deste livro poderá serreproduzida, transmitida e gravada, porqualquermeio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Editora.

Editor: Paulo André P. Marques Supervisão Editorial: Carlos Augusto L. Almeida Produção Editorial: Friedrich Gustav Schmid Junior Capa e Layout: Renato Martins Diagramação e Digitalização de Imagens: Érika Loroza Tradução: Deise Ferreira Viana de Castro Revisão: Daniela Marrocos Assistente Editorial: Daniele M. Oliveira

Do original Macromedia Director 8 & Lingo fast & easy web development

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Capitulo 1 - A interface do Director

Para Lindsay, minha filha e melhor amiga sempre.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Agradecimentos

Existe uma fase na vida dos estudantes em que a relação professor aluno muda e eles passam a ser colegas de profissão. Gostaria de agradecer a alguns dos meus colegas e alunos pela contribuição para este trabalho. Leonnie Wood e Lindsay Slessor produziram o vídeo digital rabbit.mov. É um excelente trabalho. Julie Tune foi responsável pela música e contribuiu com a parte “Spiders” utilizada no capítulo sobre som.

Eu estaria sendo negligente caso não mencionasse meu colega e mentor Robert O’Meara que, no início da década de 1990, me entregou uma caixa azul e pediu que eu desse minha opinião sobre o produto denominado Director. Era o início do meu envolvimento com um produto surpreendente. Quero agradecer também a contribuição dos membros do DirectL para meu progresso com o Director e com este livro. Como membro dessa lista por seis anos, tive o privilégio de manter contato com alguns dos experts da indústria de mídia interativa e aprendi coisas maravilhosas com eles. Muitas delas permeiam este livro.

Finalmente, este é o primeiro livro que escrevo e estou honrado porter trabalhado com Kevin Harreld, meu editor na Prima Tech. Não houve sugestão ou alteração que ele tenha feito que não tenha melhorado o livro ou meu texto. Agradeço também ao meu editor de copy desk, Ganeil Breeze, que pacientemente me ajudou a clarear meus pensamentos e aturou meu jeito canadense de escrever. Além disso, um livro desses não seria útil se alguém não fizesse os exercícios e procurasse suas incoerências. Esse trabalho foi feito pelo editor técnico Peter Bedell, que fez perguntas cruciais, melhorando ainda mais o conteúdo do livro. Obrigado, Peter.

Deixo vocês com um pequeno conselho de meus alunos em suas primeiras aulas sobre o Director: “0 divertimento que podemos ter utilizando o Director pode ser considerado ilegal. Então, sejamos presos!”

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Capitulo 1 - A interface do Director

O autor

Trabalhando como autônomo na área de mídia digital desde 1986, Tom Green iniciou sua carreira trabalhando com editoração eletrônica de serviços financeiros internacionais, produzindo desde cartões de visita a relatórios anuais. Antes disso, era jornalista, escritor freelance e ocupou funções importantes de marketing na Canadian Life Insurance Industry.

Tom vem ensinando tecnologias de mídia digital desde o início dos anos 90, e desenvolveu e lançou um curso de editoração eletrônica para os estudantes de relações públicas d Humber College. Está associado também à faculdade de educação contínua da escol desde 1992, ensinando editoração eletrônica e trabalhando no Digital Imaging Trainingi Center desde que foi aberto, em 1994. Desenvolveu o primeiro currículo baseado em processos para o Canandian Prepress Institute, foi um dos dois malucos que desenvolveram e lançaram um curso online de Photoshop, o qual obteve atenção internacional na comunidade educacional, e trabalha diretamente com educadores secundários e pós secundários no Canadá para melhorar o nível da educação sobre mídia digital.

Tom é atualmente o coordenador do Interactive Multimedia Program do Humber College’s School of Media Studies. Desenvolve a grade curricular, ensina Director e gerencia 100 alunos por ano no curso.

Tom é casado, tem dois filhos e um gato, e mora em Oalkville.

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Capitulo 1 - A interface do Director

IntroduçãoXII
Capítulo 1 - A interface do Director1
Como abrir o aplicativo2
O palco2
Score3
Como controlar a aparência do score5
Como utilizar o cabeçote de reprodução7
Como selecionar objetos8
Como utilizar S prite Toolbar9
Como manipular a cor de um sprite9
Como manipular o efeito opaco de um sprite1
Como manipular a amplitude de um sprite12
Como manipular a posição de um sprite no palco13
Como virar um sprite verticalmente14

Sumário Como virar um sprite horizontalmente........................................................................................... ...15

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como girar um sprite15
Como distorcer a imagem de um sprite16
Como desabilitar a visibilidade do canal sprite16
A janela Cast17
Como alterar o modo de visualização de Cast18
Property Inspector19
Como alterar os modos de visualização do Property Inspector20
Como definir as propriedades Movie e Stage21
Como aplicar zoorn in25
Control Panel26
Como utilizar o teclado para controlar a reprodução28
Como salvar os filmes28
Como fechar filmes29
Como abrir filmes29
Como sair do Director31
Capítulo 2 - Como criar uma interface: elenco e palco3
Como começar a trabalhar34
Como definir a cor e o tamanho do palco35
Como reunir o elenco40
Como definir as opções do elenco42
Como importar membros para o elenco4
Como reorganizar os membros do elenco47
Como apagar um membro50
Como examinar as propriedades dos membros do elenco51

LEGENDAS Do elenco ao palco ............................................................................................................ .......... 56

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como utilizar grades para fazer o posicionamento no palco59
Como posicionar objetos na grade62
Como utilizar Property Inspector do sprite65
Como exibir um filme do Director69
Capítulo 3 - É hora do show: a animação no Director73
Visão geral74
Como criar um novo filme no Director74
Como importar membros do elenco79
Como utilizar a janela Paint para criar membros do elenco81
Como utilizar as ferramentas para criar membros do elenco84
Como criar textos87
Como colocar um membro do elenco no palco89
Como definir a amplitude do sprite no palco92
Como definir a amplitude do sprite no palco93
Como criar camadas no Director95
Como utilizar transições para animar objetos98
Animação por números100
Como criar camadas no Director101
Como utilizar transições para animar objetos103
Animação por números104
Como alterar a cor de um sprite104
Técnica um105

LEGENDAS Técnica dois .................................................................................................................. ...........107

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como testar o filme104
A animação em seqüência no Director104
Como mover o computador no palco,105
Como mover a caixa em frente ao computador107
Como diminuir a caixa108
Como substituir a imagem da caixa por sua imagem lateral110
Multimídia é a arte da ilusão1
Como test ar a animação final113
Como utilizar Auto Distort para fazer a animação114
Como adicionar profundidade a uma animação120
Como animar em um caminho circular125
Como preparar o filme126
Como criar a animação127
Como suavisar a animação129
Como acrescentar a escala131
Como colocar o planeta na posição correta133
Como finalizar a animação134
Capítulo 4 - Conhecimentos básicos sobre Lingo139
Visão geral140
A linguagem do Lingo140
Como criar um script141
A janela Script144
Os elementos do Lingo149

LEGENDAS Como funciona o Lingo ......................................................................................................... .......155

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como criar um script de membro do elenco158
Como criar um script de quadro160
Como criar um script de filme162
Como solucionar problemas de erros nos códigos166
Capítulo 5 - Como navegar no Director169
Conhecimentos básicos170
Como utilizar marcadores para a navegação170
Como utilizar Library Palette no Lingo173
Como criar comportamentos personalizados177
Um loop de quadro178
Como fazer a movimentação para frente180
Como fazer a movimentação para trás183
Como trocart sprites e navegar184
Como utilizar o Lingo para a movimentação190
Como codificar um loop de quadro190
Como codificar a troca de sprite e a navegação191
Como codificar o botão Back193
Como codificar o botão Home195
Como codificar uma memória temporária196
Como navegar pelos filmes do Director19 9
Como navegar a apartir de um quadro20 2
Como criar um "Hot S pot"204

LEGENDAS Como colocar na Web............................................................................................................ ....206

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Capitulo 1 - A interface do Director

Capítulo 6 - Som209
Dispositivo um: controle de volume e balanço210
Como preparar o som210
Como adicionar os comportamentos212
Como criar um indicador personalizado2 15
Como começar216
Como criar um sprite invisível218
Como acrescentar o som219
Como utilizar a janela Message224
Um controlador da Web226
Como preparar o palco226
Como preparar a Web para a reprodução do som[DR1]231
Como evitar "gargalos"235
Como fazer o pré-carregamento236
Como testar o som237
Capítulo 7 - Vídeo2 39
Como importar vídeo digital240
Como definir as propriedades de vídeo241
Como criar um controle para o vídeo244
Como criar um botão Rewind247
Como criar um botão Fast Forward249
Método um: aumentar a velocidade de movieRate250

LEGENDAS Método dois: definição de movieTime................................................................................251

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Capitulo 1 - A interface do Director

Método três: utilização de quadros-chave251
Variáveis globais240
Como adicionar variáveis globais aos botões254
Como reproduzir o vídeo em tela cheia257
Como criar a seta para cima257
Como expandir o vídeo259
Como reduzir o vídeo262
Como exorcizar um fantasma263
Como criar um dispositivo de rol agem264
Como fazer com que a barra movimente o vídeo266
Como arrast ar269
Capítulo 8 - Filmes do Shockwave e a Web273
Como criar um filme do Shockwave274
A preparação para a compactação275
Como visualizar no browser279
Como finalizar p ara disponibilizar para o browser279
Como selecionar um browser da Web28 0
Como inicializar um browser283
Como testar o link do browser no Director285
Comno navergar na Net287
Como forneecer um feedback ao usuário28 8

LEGENDAS Como voltar com a mensagem para o estado original......................................................................290

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Capitulo 1 - A interface do Director

Capítulo 9 - Como criar um filme em um quadro293
Como crar um loop de filme294
Como preparar os sprites294
Como utilizar “S pace to Time”297
Como criar o loop de filme298
Como colocá-los juntos300
Como utilizar manipuladores e variáveis personalizados302
Como criar um script de filme302
Como transformar diversos sprites em puppets304
Como criar um manipulador personalizado306
Como adicionar ações utilizando manipuladores personalizados307
Como criar um cronômetro313
Como executar uma tarefa quando o usuário está parado315
Como fazer um script de um evento ocioso316
O movimento de um pixel319
Como alinhar sprites321
Como codificar o movimento de um pixel e um controlado r On/Off322
Animação controlada do Lingo325
Como codificar um controlador de movimentação325

LEGENDAS Como codificar o sprite de movimentação................................................................331

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como codificar o botão Reset334
Como reunir tudo e disponibilizar na Web336
Como criar o filme do Shockwave339
Capítulo 10 - Efeitos especiais no Director343
Como aplicar a técnica de desaparecimento344
Muitas cores para o texto349
Como criar um "aplicativo" do Shockwave356
Como adicionar o parâmetro de alvo364
Como codificar as memórias temporárias365
Como reutilizar o código367
Como finalizar37 0
Como testar o browser371
Como criar hyperlinks no Director372
Como codificar os links376
Capítulo 1 - Como criar um projetor379
Como preparar o filme curto380
Como criar o projetor383
Como exibir o projetor385
Como criar um projetor de inicialização rápida386
Como adicionar os Xtras removidos392

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Capitulo 1 - A interface do Director

Introdução

Tendo utilizado o Macromedia Director desde a Versão 1 - que, na verdade, era chamado de MacroMind

Director, antes do VideoWorks - comecei a ensinar o aplicativo quando a Versão 3 foi apresentada. Naquela época, havia alguns livros como este que apresentavam os conceitos básicós, aos iniciantes. Descobri que o Director era realmente fácil de aprender mas muito difícil de controlar. Isso me levou a criar meu próprio curso em um esforço para fornecer aos alunos as técnicas básicas necessárias para gerenciar o aplicativo. O curso foi revisado cinco vezes para que ficasse em condições de igualdade com o cicio de upgrade da Macromedia.

Aprendi que o Director é melhor apresentado no contexto real dos projetos e técnicas. Uma vez aprendido o básico, o conselho é o mesmo para os alunos do meu curso: "Agora que você já sabe como fazer, não economize esforços."

Não é possível aprender o Director sem aprender a linguagem de programação do aplicativo - Lingo, O Lingo começa a ser abordado no Capítulo 4 e permeia o restante do livro. Não sou um expert em Lingo, mas tenho experiência com a linguagem e apresento os procedimentos básicos. Grande parte do que é apresentado sobre Lingo deve ser digitado conforme mostramos. Fazemos um acompanhamento com linguagem clara e traduções sobre o que está acontecendo ou vai acontecer. Entretanto, não utilizo a sintaxe do Lingo neste livro, mas a versão mais prolixa. A sintaxe de ponto é uma versão resumida da linguagem. Para a maioria dos iniciantes, ficaria extremamente difícil entender os conceitos importantes se a sintaxe de ponto fosse utilizada. Felizmente, o Director 8 utiliza ambas as versões.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Qual e o público-alvo deste livro?

Se o Director é algo novo para você, este livro apresenta a interface e mostra os pontos importantes para executar alguns projetos interessantes. Caso você já conheça o Director mas acha o Lingo difícil, talvez seja interessante executar alguns dos projetos.

Este livro também serve como referência. Cada técnica responde uma pergunta "Como...

Cada capítulo utiliza as técnicas apresentadas no capítulo anterior. Se você não conhece muito bem o aplicativo, sugerimos que inicie com o Capítulo 1 e siga trabalhando até o final. Caso já o conheça, mas tem problemas com Lingo, consulte principalmente os últimos capítulos e siga os códigos. Se você deseja algo realmente inovador na Web, cada projeto explica como criar o filme do Shockwave e apresenta as armadilhas a serem evitadas.

Convenções utilizadas no livro

O Director está disponível nas versões para PC e Macintosh. É absolutamente transparente nas plataformas, isto é, se você estiver trabalhando com a versão para Macintosh, estará vendo a versão para PC, e vice-versa. As combinações são apresentadas no livro e sempre mostram as versões lado a lado.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Capítulo 1

A interface do Director

Macromedia Director 8 uma das ferramentas que se tornam indispensáveis depois de serem experimentadas. Utilizado para produzir desde CDs interativos de empresas a jogos excitantes na Web,o Director merece o título de "suite". As ferramentas deste aplicativo são completas e robustas. Aprincípio, adiversidade de palhetas e janelas pode ser assustadora ou, até mesmo, ameaçadora. Este capítulo apresenta as palhetas principais e as áreas do aplicativo em que serão utilizadas no fluxo de trabalho diário.

Este capítulo, aprenda sobre:

• Stage(Palco) • Score

• Cast(Elenco)

• PropertyInspector(Inspetor de Propriedade)

• Control Panel (Painel de Controle)

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como brir o aplicativo

É possível inicializar o aplicativo do Director de diversas formas. Amais comum é abrindo um documento. 1.Insira o CD que acompanha este livro no driver. 2.Abra-o e acesse a pasta Interface em Chapter One (Capítulo 1). 3. Clique duas vezes no arquivo do Director denominado Interface.dir. Aprimeira tela será a de abertura do Director.

4. Feche todas as palhetas flutuantes que possam estar na tela. 5. Caso haja uma barra de ferramentas abaixo dos menus, selecione Window (Janela), Toolbar (Barra de Ferramentas) para fechá-Ia.

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Capitulo 1 - A interface do Director

O palco

É onde tudo acontece. Como digo aos meus clientes e alunos, "se não estiver no palco, ninguém vê". Para visualizar o palco na tela, selecione Window, Stage a partir do menu ou utilize os atalhos pelo teclado (Command-1 no Macintosh out Control-1 no PC).

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Capitulo 1 - A interface do Director

Score

O coração e a alma do Director. Permite saber o que está no palco, os sons e os scripts que estão sendo executados, as transições processadas e outros.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como controlar a aparência do score

Uma mudança importante nessa versão do Director é a possibilidade de aplicar zoom nopalco, o que permite posicionar objetos com precisão.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como utilizar o cabeçote de reprodução

Quando um filme do Director é executado, o cabeçote se move da esquerda para a direita. Tudo que for lido por ele aparece na tela. A linha vermelha fina informa exatamente a posição do cabeçote. A técnica de movimentação do cabeçote é denominada "esfregamento" um termo utilizado por editores de vídeo conforme a fita é movimentada pelo cabeçote de um videocassete para editar os quadros de um filme.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como selecionar objetos

Uma das regras da mídia digital é: "Se não estiver selecionado, não pode ser alterado". Esta seção mostra como selecionar objetos utilizando o score.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como utilizar SpriteToolbar

Esta barra de ferramentas é uma das áreas mais importantes da janela score. Sprite TooIbar énormalmente usada para manipular o número de quadros que um sprite, em um canal sprite, apresenta no palco. A barra de ferramentas também pode ser utilizada para acrescentar alguns efeitos especiais interessantes. Utilize os recursos regularmente e tenha cuidado ao utilizá los na Internet, pois podem deixar o browser lento.

Como manipular a cor de um sprite

Cor é uma propriedade. No Director, a cor pode ser manipulada para mudar as cores do primeiro plano e do plano de fundo.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como manipular o efeito opaco de um sprite

É possível utilizar este recurso para retirar a cor de um objeto ou torná lo transparente. Tenha cuidado com este recurso na Internet, pois necessita de muita potência de processamento e pode “atolar” o browser. Utilize o apenas para apresentações que utilizem CID ou o disco rígido.

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Capitulo 1 - A interface do Director

Como manipular a amplitude de um sprite

Uma fileira de sprites é denominada Sprite Span (Amplitude do Sprite). Quando você insere qualquer objeto no palco, o Director utilizará a amplitude padrão de 28 quadros. A marcação circular indica o quadro chave onde é iniciada a amplitude e o quadrado, onde termina.

(Parte 1 de 2)

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