Aprender a Aprender

Aprender a Aprender

(Parte 1 de 2)

Arte de Estudar

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Aprender a Aprender

Guia rápido para eficácia nos Estudos

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Aguarde! Este projeto deverá ser acompanhado de um CD-Rom

Oficinarte - Dicas, links e Apostilas sobre arte de ilustrar

Retrospectiva123 Este é o mundo pós-modernista. ArtedeBarros Proposta e portfolium

ECONOMIA E HUMANISMO Padre Louis-Joseph Lebret

Vários autores

Arte de Estudar

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

De Barros Arte de Estudar

Guia rápido para eficácia nos Estudos

Empreendimento

Prof. De Barros Ilustrador e Arte-Educador

Revisão técnica Alice Cabilo

Cópia não autorizada é crime. Respeite o direito autoral. Lei 5.988

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Notório por ser um precursores em que preocupou-se e foi a busca de e desenvolvimento de técnicas de estudo. Este psicólogo passou pela experiência de reitor em uma universidade americana e percebeu a enorme defazagem dos alunos ingressos do colegial para universidade em sua época.

Algumas fontes imprescindíveis na 'mochila' do concursando ou pesquisador:

“Foi professor de Filosofia e de Metodologia no I.E.E. "Cardoso de Almeida", de Botucatu (1954- 1957), no I.E.E. "Ernesto Monte", de Bauru (1957-1961), e no I.E.E. "Américo Brasiliense", de Santo André (1962-1969). É hoje professor titular de Metodolgia das Ciências no Instituto de Ensino Superior "Senador Fláquer" e chefe de seu Departamento de Geografia e História; é professor titular de História das Doutrinas Morais e de Fundamentos Filosóficos da Educação Moral, na Federação das Faculdades "Braz Cubas", de Mogi das Cruzes.”

Jacks Grinberg Santo André, janeiro de 1976.

Um apanhado de vários autores a cerca deste assunto tão relevante para quem deseja ter uma noção de se programar e organizar em seus estudos e pesquisa.

THOMAS J. GREEN eJAMES DEESE JOÃO ÁLVARO RUIZPLANEJAR É

ECONOMIA E HUMANISMO Abordagem interessante de como levar um empreendimento denominado Economia e Humanismo. Um verdadeiro ‘manual do escoteiro’ para o empreendedor de todos os tempos em qualquer área de atuação. Foi através desta obra que inspirou grandes estudiosos e tecnocratas em nosso tempo desde a década de seu lançamento.

Padre Louis-Joseph Lebret

Arte de Estudar

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Para todos os estudantes, brasileiros que desistiram da escalada cansativa de conteúdos teóricos, porém decidiram tomar outros rumos na vida prática e reconhecendo que a experimentação é o melhor.

Para que os responsáveis da cultura interajem para uma mudança favorável e eficaz a toda juventude.

Esta é a missão proposta deste brevíssimo e contextualizado resumo. Por isto é que torcemos que nas escolas e universidades haja mais oficinas e laboratórios que salas de aulas estéreis.

Arte de Estudar

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Agradecimentos

A Deus e aqueles poucos mestres, dos quais não consigo esquecer, que tiveram boa vontade ao longo de meu percurso acadêmico.

Arte de Estudar

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

O autor

Exupéry, autor do Pequeno Principe, refletiu e escreveu que “Aquele que acredita no que faz jamais se encontra perdido, nem morto de fadiga, nem morto de fome, de sede ou de medo”. Não me deixa surpreso porque é uma mensagem adequada para cada homem, seja ele vencedor ou vencido, pragmático ou sonhador, tenha chegado ou esteja a caminho. A caminho me encontro eu - Vim para Brasília em tenrra idade . Aqui fui crescendo como centenas de jovens pioneiros. O fundamental frequentei escolas particulares e segundo grau iniciei em colegio do governo e terminei em ensino particular.

Leciono cursos de desenho e pintura e, inadvertidamente, realizo alguns jobs corporativos ou privados.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Introdução09
COMO LER UM LIVRO COM EFICÁCIA1 1
A Arte de Estudar – Suspiro, Inspiração ou Superação1
Suspiro, Inspiração ou Superação3
Ainda Superação12
Use a Cabeça! (Head First)13
COMO ESTUDAR LINGUAS ESTRANGEIRAS19
Bibliografias Indicadas20

Sumário ÚLTIMO CONSELHO ............................................................................................................... ....21

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Introdução

Output „» Tudo que está fora. Aulas, palestras, material didático em geral, vídeos, internet, exercícios ou lições, tutoriais, livros, documentários, etc. Input „» O que se retém definitivamente na memória.

O meio para se alcançar um bom input está na técnica que você escolhe e executa. Em seguida você tem um esquema resumido de como assimilar o conteúdo de determinado livro ou apostila. Em minha opinião para reter definitivamente a massa de informações é necessário trabalhá-las de forma intensa e estar intimamente ligado a elas. Veja o que se segue...

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

COMO LER UM LIVRO COM EFICÁCIA Estudo Trabalhado

I - Conhecer o livro (Capa, lombada, índice, apresentação)

I - PERGUNTAS OU LEITURA ANALÍTICA (Nosso cérebro adora formular perguntas; Se ele fica só nas respostas, começa a ‘dormir’. As perguntas são elementos acidentais que o empertigam, o incomoda na busca de uma solução)

Conteúdo

Z Hierarquizar Z Apanhar pontos de interesse Z Sintetizar ou Resumir ? Separar Z Leitura mais Aprofundada

ZFazer diagramas

I - LEITURA DE CONTROLE Para ver se não falta nada

Z Análise profunda e demorada Z Marcar e comparar conceitos, idéias e conclusões Z Fazer análise crítica Z Selecionar idéias e pormenores importantes - Z Anotá-los, recitá-los e soletrá-los Z Aplicação e reflexão

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

A Arte de Estudar – Inspiração ou Superação

Depende. Para chegar a uma SUPERAÇÃO depende da estratégia que e o estudante tomar.

Que lamentavelmente nas escolas e universidades brasileiras pouco se tem feito para orientar e estimular o aluno ao estudo de forma adequada.

Não é verdade que o ato de simplesmente ir a escola não é indicador de aprendizado pleno.

Para desenvolver um trabalho sério de forma solitária, é necessário empregar algumas estratégias.

Apreende-se sim em casa ou numa biblioteca nas quais ocorre o maior fenômeno de aprendizado.

Quanto aos cursinhos, é sabido que a finalidade de existir não é a formação integral do estudante. É daí que se oferecem conteúdos voltados para REVISÃO ou RECICLAGEM. Não é possível colocar a vida acadêmica de alguém formado por vários anos, fundamental e segundo grau, em apenas alguns meses, devido o processo de aprendizagem e o volume de informações. O papel do cursinho é o de apenas revisar todo o conteúdo sintetizado por vários anos. – Aqui subtende que o aluno ao longo de todos os seus anos de vida acadêmica realizou milhares e milhares de resumos por conta própria. Do contrário o indivíduo fica em defazagem já que o cérebro não consegue reter quantidades favoráveis de informações por muito tempo.

É urgente aprender colocando ‘mão à massa’. Ou seja, precisamos nos condicionar a praticar o ato de estudar com o Método Trabalhado. Do contrário haverá pouco resultado.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Ainda Superação

diversão em vez de apenas dor. É um trabalho individual e solitárioComo o pianista e arranjador.

Voltando ao assunto do estudo, o ato de estudar muitas vezes nos leva a uma superação de nós A tarefa de estudar surge muitas vezes mesmo alheio a nossa própria vontade. É um trabalho extra, uma tarefa que facilmente pode ser tornar chata, enfadonha ou, em última análise, uma Em seu instrumento afina-se com uma partitura da qual lhe é desconhecida, estranha. Para uma apresentação que lhe foi solicitada em menos de três meses ou uma semana.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

COMO LER UM LIVRO COM EFICÁCIA Estudo Trabalhado

Cont. Esquema de Estudo Trabalhado

V - REPETIÇÃO OU REPETIÇÃO ATIVA H Repetir diagramas ou resumos

H Reconstruir esquema temático a partir do resumo Interrupções e rememorizações. Reprodução de substâncias

H Anotações de omissões e erros

Z Fazer diagramas

Para ver se não falta nada

H 1a Revisão a) Recitar pontos mais importantes ::: dar ênfase b) Recitar

H Intercalada (s) a) Reler ::: Mais ênfase b) Recitar

H Revisão Final a) Voz alta (mais atenção no material antigo) ::: mais ênfase b) Reler ‘RECICLAR == > Retirar a erva daninha do esquecimento do jardim mental’

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

‘REVIZAR == > Retirar a erva daninha do esquecimento do jardim mental’

‘RECICLAR == > Aparar ramificações pesadas e incrementar o jardim mental’

Os antigos afirmam que 'o único tesouro que ladrão nenhum rouba é o conhecimento'Isto

é um engano terrível.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Se. Apenas se para isto não houver um ambiente adequado ‘a vaca pode ir pro brejo’...

Outra coisa é o cérebro. Ele fica ‘raivoso’ quando exige muito dele. Empaca! Aparece o branco, as vistas também entram em greve – começam a embaralhar - embaçar. E mesmo, que já é constatação científica. Longas horas de estudo tornam contraproducentes. A retenção de conteúdos pela memória decaiu seu nível. O grande macete é de vinte em vinte minutos dar uma paradinha. Estirar as mãos, as costas, as pernas. De quarenta em quarenta minutos levantar e dar uma volta. Neste momento não pensar de nenhuma forma do assunto estudado ou lido. De preferência envolver-se com algo bem diferente.

É hábito de quem estuda bem procurar roupas e calçados confortáveis, que não sejam apertados. Tomar água; Muita mesmo. Seu cérebro funciona melhor em um belo banho de fluídos. A desidratação (que pode acontecer antes de você sentir sede) diminui a função cognitiva. (Use a Cabeça) - Pág. V

Pequenas atitudes auxiliam fortemente do desempenhoPor exemplo, a postura física correta

E ainda tem quem gosta de estudar ouvindo um som baixinho ‘meio punk’ para estimular a serotonina e outros homônios como a adrenalina que dão o ânimo e o prazer. num acento adequado é de fundamental importância, procurar não cruzar as pernas, dar pequenas pausas para um relax, etc. etc.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Duas coisas ainda são o inimigo número 1 do estudante. Algum problema pessoal mal resolvido que fica zoando na sua cabeça e o sono. Se o problema não puder esperar e não for de imediato sanado ou contornado, o melhor é parar tudo e resolvê-lo primeiro. Depois de sanado retomar as atividades desligando completamente o celular. Manter o FOCO de algo é dizer não, é renunciar muitas coisas que venham afetar o seu objetivo final.

Muitas pessoas não conseguem fazer este item anterior bem feito. No decurso dos seus estudos desempenham mal uma tarefa por estarem divididas ou viverem se questionando.

Quanto ao sono, é facílima a soluçãoSe este vier pesado e persistente é só procurar tirar

um breve repouso reparador.

É tão verdade que não esqueço o depoimento de um grande ilustrador de quadrinhos e mangás, Fábio Yabu - O criador dos Combo Rangers. Ele disse em depoimento para certa revista de informática que o maior hobby dele em sua adolescência - mais do que namorar - era dormir nos intervalos quando tinha uma grande empreitada a ser resolvida.

E por falar em estratégia do estudo aqui vai um pedaçinho do livro ‘Use a Cabeça’ (Heard

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Este controle permite virar o sprite no eixo horizontal. É uma forma de obter atenção no palco como uma

Isso deve ser importante! Não esqueça!

Imagine que você está em casa, ou em uma biblioteca. É uma zona segura, quentinha, livre de tigres. Você está estudando, preparando-se para

Portanto, o que o seu cérebro faz com todas as coisas rotineiras, comuns e normais que você encontra? Qualquer coisa que possa fazer para evitar que elas interfiram na função real do cérebro – gravar as coisas que interessam. Ele não se incomoda em salvar as coisas entediantes; elas nunca passam pelo filtro ”isso obviamente não é importante”.

First) Uma magnífica coleção de guias programação para Web. “E também sabemos o que o seu cérebro está pensando

Seu cérebro adora uma novidade. Está sempre buscando, examinando, esperando por algo pouco usual. Ele foi criado dessa maneira, e isso ajuda você a manter vivo.

Hoje, é bem pouco provável que você vire um lanchinho para um tigre. Mas seu cérebro continua vigilante. Nunca se sabe.

Como o seu cérebro sabe o que é importante? Imagine que você saia um dia para fazer uma caminhada ao ar livre e um tigre pule na sua frente, o que acontecerá dentro da sua cabeça e de seu corpo?

Os neurônios pegam fogo. As emoções enlouquecem. Surgem os elementos químicos. E é assim que o seu cérebro sabe...

Use a Cabeça! (Head First)

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche uma prova. Ou tentando aprender algum tópico técnico muito difícil que o seu chefe acha que levará uma semana, dez dias no máximo.

Apenas um problema. Seu cérebro está tentando lhe fazer um grande favor. Ele está tentando garantir que esse conteúdo obviamente pouco importante não encha os recursos escassos. Os recursos que seriam mais bem gastos armazenando as coisas realmente grandes. Como tigres. Como o perigo do fogo. Como o fato de que você nunca mais deve esquiar usando shorts.

E não há uma maneira simples de dizer isso a seu cérebro, “e, cérebro, muito obrigada, mas mesmo esse livro sendo muito chato, e embora eu esteja registrando um índice mínimo na escala emocional Richter neste momento, eu realmente quero armazenar esse negócio.”

Use a Cabeça! (Head First) HTML com CSS & XHTML

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Técnicas de Memorização

Do livro A ARTE DE PENSAR (Tony Buzan) Do mesmo americano que criou a ‘Mapa Mental’ - Confira no YouTobe Dicas da internauta Fabíola

O segredo: Áudio, Contexto, Repetição

Associação de palavras difíceis de lembrar. Fazendo ligações... Criar situações com as palavras e coisas ridículas - REGRA DOURADA 1 - Ouça muito; 2 - Ouça sempre; 3 - Ouça com atenção;

“Seja um pescador” - Um pescador amador quando começa sempre deixa o peixe fugir, mas com o tempo fisga na primeira e puxa o peixe. E isto vai se tornando rotineiro. Evitar procurar dicionários ==> Use sempre a dedução

REVISÃO 1 - Aprendizagem sensorial 2 - Repetição Programada (Quando você apanha o seu esquema o resumo reveja nas pausas seguintes. Após um mês mesmo que você queira não esquecerá mais o que não apague da memória. Virá uma tatuagem permanente;))

10 mints - 24hs - 1 semana - 1 mês 3 - Aprendizagens com Cenas de Contexto

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

Bibliografias Indicadas

Metodologia Científica (Existem vários livros sobre este assunto. É só ‘goolgar’) Como Estudar (Morgan e Clifford) Use a Cabeça! (Head First) w.inglesja.com Atenciosamente, De Barros

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

FecheFeche

( * ) Foto de autor desconhecido ( ** ) Exemplos de excelência de ensino no Rio, o Colégio de São Bento e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) chegaram por caminhos distintos aos lugares mais altos do pódio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 no estado. O primeiro – considerado o melhor do país - é particular, só para meninos, com ingresso por meio de prova. O segundo é público, com estudantes de todas as regiões do estado, que entram ali por sorteio. (Vide G1.Globo)

Levando em conta que a automação veio para tirar o homem de atividades chatas e repetitivas para dar mais tempo para atividades mais complexas como o estudo, arte e pesquisas, você pode dar evasão a este recurso sem nenhuma reserva. Poderá gravar textos em mp3 e carregar consigo no seu pendrive ou ipod, por exemplo. E daí fica confortável para revisão dos conteúdos abordados.

Aprender a Aprender

Projeto Estudo Trabalhado

(Parte 1 de 2)

Comentários