Desenho Mecanico - 05 cotagem

Desenho Mecanico - 05 cotagem

Prof. Márcio Valério de Araújo

-Durante o desenho técnico de qualquer objeto um dos passos importantes é a sua cotagem, pois é ela quem especifica as dimensões e tolerâncias da mesma.

-A mesma é realizada utilizando quatro elementos básicos, a linha auxiliar, a linha de cota, a cota e o limite da linha de cota.

-As linhas dos elementos de cotagem devem ser estreitas e contínuas.

-A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota e um pequeno espaço deve ser deixado entre ela e o ponto cotado.

-As linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, porém, se for necessário, ela pode se desenhada obliquamente (60).

-Deve-se evitar, sempre que possível, cruzar as linhas do elemento de cotagem com outras linhas.

-A linha de cota não deve ser interrompida, mesmo que o elemento seja.

-As linhas de centro e de contorno, não devem ser usadas como linhas de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. Caso se utilize a linha de centro como linha auxiliar ela só deve ser representada como linha contínua após sair do contorno do objeto.

-Os limites da linha de cota devem ser feitos de uma das três formas mostradas abaixo.

-Tanto a linha de cota quanto os seus limites devem ser apresentados preferencialmente na parte interna, porém quando o espaço interno for pequeno pode-se fazer a representação na parte externa a cota.

-As cotas (número) podem ser apresentadas acima da linha de cota ou a interrompendo, caso seja utilizada este último, as cotas serão apresentadas sempre na horizontal.

-As cotas de ângulo devem ser feitas de um dos modos relacionados abaixo.

-Os dois desenhos da direita serão usados com cotas de dimensões lineares que interceptam a linha de cota e o desenho da esquerda será usado quando a cota de elementos lineares onde a cota é apresentada em cima do desenho.

-Além do valor numérico da cota se pode fazer uso de símbolos para melhor representar o elemento cotado, os símbolos mais comuns são:

-Existem dois tipos principais de cota a cotagem em cadeia e a cotagem em paralelo. Além dessas duas outro tipo que pode ser utilizado é a cotagem por ponto de referência. É possivel a combinação dessas cotagens no mesmo desenho.

Cotagem em Cadeia Cotagem em Paralelo

Cotagem por ponto de referência

-Uma outra classificação que pode ser feita para as cotas considera as mesmas como funcionais (F), não-funcionais (NF) e auxiliares (A).

- É permitido e, às vezes, desejável se fazer algumas simplificações na cotagem de desenho técnico.

Exercícios Desenhar as 6 vistas e cota-las

Comentários