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Guias e Dicas
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musica parte 1 - curso de teclado, Notas de estudo de Música

MUSICA PARTE 1

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 23/06/2011

marcio-da-silva-santos-12
marcio-da-silva-santos-12 🇧🇷

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Baixe musica parte 1 - curso de teclado e outras Notas de estudo em PDF para Música, somente na Docsity! COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 1 Índice ÍNDICE............................................................................................................................................................................2 HISTÓRIA DO TECLADO E SINTETIZADOR.......................................................................................................3 INICIAÇÃO AO TECLADO........................................................................................................................................7 ACORDES E SUA SIMBOLOGIA............................................................................................................................15 INTERVALOS..............................................................................................................................................................16 PARTITURA, FIGURAS OU VALORES.................................................................................................................18 DURAÇÃO....................................................................................................................................................................23 NOTAS DE MEIO TEMPO........................................................................................................................................26 LIGADURA..................................................................................................................................................................27 PONTO DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO...............................................................................................................28 SISTEMA DE NOTAÇÃO UNIVERSAL..................................................................................................................30 COMPASSOS...............................................................................................................................................................32 ANDAMENTO MUSICAL..........................................................................................................................................36 ESTUDOS DAS ESCALAS.........................................................................................................................................36 FORMAÇÃO DE ACORDES NO TECLADO.........................................................................................................39 TOCANDO COM AS DUAS MÃOS..........................................................................................................................43 ACORDES MAIORES E MENORES........................................................................................................................46 ACORDES COM BAIXO EM OUTRA NOTA........................................................................................................52 A IMPORTÂNCIA DO ENCORE NO TECLADO..................................................................................................54 FUNÇÕES DO TECLADO.........................................................................................................................................56 EQUIPAMENTOS PARA TRABALHAR COM O TECLADO.............................................................................58 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU APRENDIZADO......................................................................................59 TABELAS DOS ACORDES MAIS USADOS...........................................................................................................62 LIGANDO SEU TECLADO NO COMPUTADOR..................................................................................................66 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TECLADO.......................................................................................67 USANDO SUA TÉCNICA NO TECLADO...............................................................................................................69 MÉTODO RÁPIDO E FÁCIL PARA SAIR TOCANDO........................................................................................71 MÚSICAS CIFRADAS PARA TECLADO...............................................................................................................73 COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 2 Os Moog mais sofisticados eram os "modulares". Os módulos de criação de sons podiam ser adquiridos conforme a necessidade, contudo o preço era muito alto, acima dos U$ 10.000,00 , e muito complicado de se operar. Podiam chegar ao tamanho de uma parede e os módulos eram interligados com cabos , como os de uma telefonista. A Moog Music resolveu lançar um sintetizador mais barato e fácil de se operar , certamente sacrificando sua flexibilidade. Surgia o "Minimoog" que foi provavelmente o sintetizador mais importante pela sua popularidade. Na realidade o sintetizador foi criado em 1955 pela RCA (Radio Corporation of America). Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel nesse ano, este sintetizador era um instrumento que somente podia ser operado por técnicos. Engenheiros especializados precisavam de horas para criar algum som útil. Conhecido como RCA MkII, tinha mais de 2 metros de altura e 5 metros de comprimento. Custava U$ 175.000,00. Os poucos músicos capazes de operá-lo eram obrigados a revezar-se em turnos e fazer uma reserva no estúdio da Universidade de Columbia/Princeton em Nova York. Robert Moog, por ser músico (teve aulas de piano por 12 anos), além de engenheiro e físico, teve um approach COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 5 diferente, desenvolvendo um instrumento mais acessível e orientado para músicos, e não para técnicos. Foi com a sua invenção que o sintetizador começou a se popularizar. Por esse motivo eele é considerado o "Pai do Sintetizador". Atualmente Bob Moog não trabalha mais na empresa que tem o seu nome (Moog Music). Fundou a "Big Em 1962, Robert Moog apresentou o seu sintetizador. Seu primeiro comprador foi Alwin Nikolais, um famoso coreógrafo. Seu segundo foi Eric Siday, um compositor de comerciais (jingles). Havia dinheiro o bastante para manter-se no negócio, mas não existiam muitos compradores, de fato só se ouvia sons de sintetizador em jingles. Moog procurou encontrar-se com o maior numero de músicos que podia para divulgar o sintetizador. Dentre eles conheceu a Wendy Carlos, que com o álbum "Switched-On Bach" divulgou o instrumento para o mundo. Carlos chegou a colaborar com Robert Moog no aperfeiçoamento do instrumento. Briar", onde produz dispositivos para seus antigos instrumentos e theremins (um instrumento musical eletrônico que é executado movendo- se as mãos perto de uma antena - muito usado em filmes de ficção científica e horror). Talvez por ser um cientista, e não um negociador, vendeu os direitos do seu nome e criação, ironicamente perdendo o direito de usar seu próprio nome. No final dos anos 90 voltou à mídia, em comemoração dos 30 anos do sintetizador Moog, juntamente com o músico Keith Emerson. O inglês Keith Emerson (nascido em 02/nov/1944) pode ser considerado um dos mais importantes tecladistas do rock, se não for o mais importante. Pianista, organista, show man, Emerson fez pelos teclados o que Jimmy Hendrix fez pela guitarra: exibições virtuosísticas, destruição de instrumentos, utilizando inclusive elementos pirotécnicos. A efervescência das suas apresentações perdia somente para a sua musicalidade. Emerson conseguiu levar a música clássica ao rock, sendo também um dos pais do rock progressivo. Começou com o grupo "the Nice" e posteriormente consagrou-se com o trio "Emerson, Lake & Palmer" (ELP), alem de compor diversas trilhas sonoras para filmes. Foi o primeiro a usar um sintetizador num palco , ao vivo. O sintetizador foi descoberto por Emerson em 1968, através do álbum "Switched-On Bach" de Wendy Carlos. Ficou fascinado pelo aspecto do instrumento que constava na capa, bem como a sua sonoridade. Na época descobriu que em toda a Inglaterra havia apenas um destes instrumentos, o qual conseguiu emprestado para um dos seus shows (ainda com o "the Nice"). O público ficou intrigado com o som estranho e não conseguia compreender o que estava fazendo aquele som. Decidiu comprar um Moog modular, o qual pagou 13.000 libras (cerca de US$ 21.000 dólares). Teve muito trabalho com o sintetizador no início: recebeu-o COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 6 desmontado em diversas caixas, não havia qualquer manual (montagem ou operação) e sempre desafinava nas turnês Emerson entrou em contato com Robert Moog e viajou até o seu centro de desenvolvimento em Nova York. A principio o Dr. Moog por acreditar que sua invenção deveria ser usada somente em estúdios, desaconselhou Emerson a usar o instrumento ao vivo, num palco. Emerson conseguiu convencer Robert Moog do contrário, que acabou aperfeiçoando o sintetizador e posteriormente desenvolveu novos instrumentos ( como o Minimoog), para apresentações ao vivo. Certamente Emerson influenciou a forma em que evoluiu o sintetizador. Bob Moog e Emerson se reencontraram em 1999, em Los Angeles, comemorando os 30 anos da música eletrônica. Com o aparecimento do álbum "Switched-on Bach" em 1968, Wendy Carlos tornou-se instantaneamente uma celebridade e o álbum tornou-se um dos maiores best- sellers clássicos de todos os tempos. Desde o início de sua juventude, Wendy Carlos (nascida em Pawtucket, Rhode Island, E.U.A. - 1939) demonstrou um forte interesse em música e tecnologia científica. Precocemente, aos 10 anos de idade ela compôs um Trio para Clarinete, Acordeão e Piano, e quatro anos mais tarde construiu um pequeno computador. Quando tinha 17 anos de idade montou um estúdio de música eletrônica e produziu sua primeira composição a qual utilizava sons criados e manipulados em gravadores de rolo. Estudou música e física. Em 1965 Wendy Carlos, na época engenheira de som do estúdio Gotham Recording (Nova York), comprou uma das máquinas de Robert Moog e em 1966 ela construiu seu próprio estúdio de gravação (8 pistas) em casa. Ainda em 1966 ela iniciou a gravação do hoje lendário "Switched-on Bach" onde Carlos executava no sintetizador Moog obras de J.S.Bach ( houve um cuidado musicológico de sua parte com relação ao estilo barroco), gravando cada timbre pista por pista, pois o instrumento era monofônico (emitia somente uma nota por vez). Um trabalho insano que foi consagrado como o primeiro álbum clássico a receber o "disco de platina". Após aperfeiçoar sua técnica no álbum "The Well-Tempered Synthesizer", Wendy apresentou o uso do vocoder (processador de voz - fabricado por Moog) para vocalizações sintetizadas para a trilha sonora do filme "A Laranja Mecânica" do diretor Stanley Kubrick, desta vez usando basicamente obras de Beethoven e composições próprias. Sua obra seguinte, "Sonic Seasonings", apresentou o COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 7 - NOTAS MUSICAIS Antes de aprendermos como escrever as notas na pauta, veremos os seus nomes e a sua ordem .Como qualquer instrumento musical as notas básicas (ou naturais) são: dó ré mi fá sol lá si Vamos agora entender como as 7 notas musicais Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si se encontram dispostas no teclado olhando a figura abaixo: A seqüência Dó, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si é repetida várias vezes no teclado. Cada vez que se repete a mesma nota na seqüência, ex: de Dó a Dó essa repetição é chamada de Oitava, portanto um Teclado de 61 teclas possui 5 Oitavas, que começam com sons Graves e terminam com sons Agudos. Nos teclados arranjadores as 2 primeiras oitavas são destinadas para uso dos Styles, e as demais 3 oitavas são destinadas para o uso dos Songs, isso se o equipamento estiver operando no modo Single ou Fingered (Consulte o manual do seu teclado para maiores informações). Existem duas maneiras de identificarmos as teclas. Uma é tomando como base as teclas Pretas, ou acidentes. Ao olharmos as teclas pretas iremos identificar que elas possuem um intervalo de 2 e 3 teclas. Assim, o Dó será sempre a tecla branca que vem antes do Intervalo de 2 Pretas, o branca que vem antes do Intervalo de 2 Pretas, o Ré vai ser a tecla branca localizada entre o intervalo de 2 pretas e o Mi a tecla branca localizada após o intervalo de 2 prestas. Pronto, já identificamos 3 notas Do, Re e Mi. Agora vamos as demais. EX Dó: A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre será a nota dó. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 10 O Fá será a tecla branca localizada antes do intervalo de 3 teclas pretas, o Sol e Lá estarão entre o intervalo de 3 teclas pretas, em sua ordem respectiva e o Si estará após o intervalo de 3 teclas pretas. EX Fá: A primeira tecla branca antes das três teclas pretas sempre será a nota fá. Assim aprendemos a localizar todas as notas, mas existe outra maneira ainda, pelo formato das teclas, atentem à figura abaixo. O Re, Sol e Lá possuem formas diferenciadas. Já o Dó e o Fá, possuem formas iguais, semelhantes a um L. E o Mi e Si, também, mas como se fosse um L invertido. Agora que já sabemos identificar as teclas vamos numerar os dedos de nossa mão para fazermos um exercício. Tanto na mão esquerda quanto na direita os dedos terão atribuídas a seguinte numeração: Polegar = 1 COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 11 Indicador = 2 Médio = 3 Anelar = 4 Mínimo = 5 OBS: As mãos devem trabalhar como se fossem conchas, sendo que o que toca a tecla é a ponta e não a "barriga" dos dedos, ok?  Exercícios Vamos realizar agora um exercício para que você pratique tudo que abordamos a cima, combinado? Coloque seu dedo Mínimo (5) da mão esquerda no primeiro Dó do teclado. Vá com sua mão direita até o 3 º Dó do teclado, que será chamado Dó Central e coloque sobre esta tecla o Polegar (1) da mão direita, conforme a figura identificada abaixo: Agora execute o exercício conforme exemplificado na figura abaixo ,usando o dedo determinado para a tecla especificada, conforme a figura abaixo. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 12 Bemol Diminui a nota em meio (1/2) tom, (da direita para a esquerda). sol sol b OBS: Chama-se sol bemol (nota sol diminuída meio (1/2) tom). Com as demais notas repete-se o mesmo processo: fá aumentando meio (1/2) tom = fá# (fá sustenido) lá aumentando meio (1/2) tom = lá# (lá sustenido) ré diminuindo meio (1/2) tom = réb (ré bemol) lá diminuindo meio (1/2) tom = láb (lá bemol) Como você pôde notar, existem notas com o mesmo som, mas com nomes diferentes como, por exemplo, nesse caso onde dó# = réb (dó sustenido é igual a ré bemol) Isto ocorre porque aumentando meio (1/2) de dó será igual a diminuirmos meio (1/2) tom de ré. Nota: Futuramente estudaremos a Classificação dos intervalos. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 15 Capítulo 2 – SISTEMA DE CIFRAS Assim como já foi falado nas apostilas de violão e guitarra, temos que, antes de tudo, lembrarmos de um assunto de vital importância para nosso aprendizado: O sistema de cifras. Sistema de cifras, muito conhecido como sistema musical americano, é um sistema universal, no qual as sete primeiras letras do alfabeto, associadas a sinais, representa não só as notas musicais como também os acordes. Existem sete notas musicais: Dó Ré Mi Fá Sol Lá e Si, que representadas no sistema de cifras aparecem desta forma: A = Lá -> Am = Lá menor B = Si -> D# = Ré sustenido C = Dó -> Gb = Sol bemol D = Ré -> B7 = Si com sétima E = Mi -> C#m = Dó sustenido menor F = Fá -> F7 = Fá com sétima G = Sol -> Caum7 = Dó aumentado com sétima m = Menor -> Cdim7 = Dó diminuto com sétima b = Bemol -> Bb = Si bemol # = Sustenido -> A7 = Lá com sétima 7 = Com sétima -> Gbm = Sol bemol menor + ou Aum = aumentado -> A7+ = Lá com sétima aumentada - ou Dim = diminuto -> C7- = Dó com sétima diminuta Resolvemos destacar isso, apesar de pequeno, num único capítulo, para que você fixe mais em sua mente esse assunto. No decorrer de nossa apostila, iremos abordar muitos conceitos e esta lição servirá como base primordial em nosso aprendizado. Capítulo 3 – ACORDES E SUA SIMBOLOGIA Neste capítulo vamos posicionar a você, que está aprendendo a arte das teclas, tudo sobre a interpretação dos acordes. É importante você dominar esse assunto para que não torne seus estudos mais complicados. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 16 Os acordes nada mais são que a combinação de notas de uma determinada escala, dividida em graus, empilhadas em intervalos de 3º e 5º graus. Temos basicamente três tipos de acordes, que são:  Tríades: Acordes formados por três notas. Entre estes estão os acordes básicos, Do – Re – Mi – Fá – Sol – La – Si, tanto Maiores, como Menores e também Sustenidos (#) e Bemois (b), além dos Diminutos.  Tétrades: Acordes formados por quatro notas. Entre estes estão todas as tríades, acrescidas de um 4 nota, que pode ser por exemplo Sétima (7), Nona (9), Sétima Maior (+7) e uma infinidade, que também abordaremos no futuro.  Tétrades Acrescentadas: Acordes formados por cinco ou mais notas. Entres estes estão todas as tétrades, acrescidas de uma ou mais notas, como por exemplo, Sétima Maior e Nona, ficaria +7, 9. Os acordes possuem uma nomenclatura diferente das notas, onde para representa-los são usadas letras do alfabeto. A figura abaixo exemplifica a nomenclatura dos 7 primeiros acordes que iremos aprender. Fique atento para o quadro abaixo e deixe ele bem presente em sua mente: Para que esta lição fique bem explicada, vamos definir os Acordes Maiores, Menores e Diminutos que vocês já devem ter ouvido falar: Maiores - Um acorde será maior quando a distância entre o 1º grau e o 3º grau for igual à dois tons (Dó+Dó#+Ré+Ré#+Mi) e a distância entre o 3º e 5º grau for um tom e meio (Mi+Fá+Fá#+Sol); Menores - Um acorde será menor quando a distância entre o 1º grau e o 3º grau for igual à 1 tom e meio (Dó+Dó#+Ré+Ré#) e a distância entre o 3º e 5º grau for dois tons (Mi+Fá+Fá#+Sol); Diminutos - Um acorde será diminuto quando a distância entre o 1º grau e o 3º grau for igual à 1 tom e meio e a distância entre o 3º e 5º grau for um tom e meio (Dó+Dó#+Ré+Ré#); COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 17 8º Justa: diferença de seis tons Ex: 8ºJ de SOL=SOL uma oitava acima. Não é comum cifrar oitava também. Capítulo 5 – PARTITURA, FIGURAS OU VALORES Para que possamos falar mais sobre as figuras e valores usada numa partitura é necessário que você fique mais por dentro do que ela realmente é e representa. A partitura serve para transferirmos uma música para o papel. Em outras palavras, podemos tocar uma música, sem nunca ter ouvido-a, apenas com a sua partitura. Isso porque na partitura estão escritos os solos e os acordes. A partitura nada mais é que o conjunto de sinais usados para simbolizar os sons quanto à textura, duração, modo, timbre, etc... Ela é composta por: Pentagrama, Compasso, Ritmo, Claves e outros acessórios. Bom, visto isso vamos agora falar sobre Figuras ou Valores. Nem todas as notas tem a mesma duração. Para representar as várias durações dos sons musicais as notas são escritas sob formas diferentes. Essas diversas formadas das notas é que são chamadas figuras ou valores. Para representar os sons e a duração deles, usamos figuras e para cada valor temos uma figura musical. O valor máximo de uma nota é de 4 tempos (quatro batidas com igual valor de distância entre si) e o menor valor é 1/16 (dezesseis avos, ou 1 tempo dividido em dezesseis partes iguais). Abaixo, listaremos as figuras mais usadas nas partituras com seus respectivos valores. Preste bastante atenção, pois quando você se deparar com uma partitura será muito comum presenciar esses símbolos. Fig 2 COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 20 OBS: Essas figuras representam os sons; são chamadas valores ou ainda, figuras de som. * PAUSAS Já as pausas são figuras que indicam duração de silêncio entre os sons. Alguns tecladistas dão às pausas a denominação de figuras negativas ou valores negativos, mas eu definitivamente não concordo. As pausas têm função rítmica e função estética definidas no sentido musical. Logo, não podem ser consideradas como figuras negativas, o que vem dar sentido de ausência de valor. A figura da pausa é, na construção musical, tão importante e significativa quanto a figura do som. Abaixo podemos ver um exemplo de Pausa. Essa seria considerada uma grande pausa já que aparecem contagens na partitura, equivalentes a um tempo. * Semi Breve COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 21 * Mínima * Semínima * Colcheia * Semi-colcheia * Fusa * Semi-fusa OBS: Lembre-se que cada figura de som tem sua respectiva pausa que lhe corresponde ao tempo de duração. Vale lembrar que o que determina a métrica (fórmula de divisão) das notas escritas em um pentagrama é o Ritmo, que pode ser: - Quaternário - quando se divide o tempo em de 4 em 4 células. Exemplo: | * * * * | * * * * | * * * * | * * * * | * * * * | * * * * | * * * * | * * * * | etc... - Ternário - quando se divide o tempo em de 3 em 3 células. Exemplo: COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 22 No capítulo acima falamos das figuras, dos valores, porém não aprofundamos sobre um item de suma importância e que envolve esses assuntos: A duração. A duração nada mais é do que um intervalo de tempo. É o tempo entre o início e o final do evento sonoro. Poderíamos medir esse tempo em termos de segundos. Um maestro poderia dizer ao primeiro violino: toque um Si por 4.56 segundos. Essa não é, no entanto, a maneira pela qual os músicos representam a duração de um evento sonoro. A duração de uma nota é representada, em uma partitura, por meio de uma convenção de sinais que já dura alguns séculos. Nesse tipo de notação usual, não se especifica a duração em termos absolutos. Os símbolos contidos em uma partitura jamais dizem para um músico: "toque uma nota tal durante tantos segundos". Uma partitura diz ao músico: "toque uma nota longa" ou "toque uma nota com duração igual a metade da duração de uma nota longa" ou "um quarto da duração" e assim por diante. Os símbolos e as durações representadas por eles estão na Figura 1.2 no capítulo anterior. Note que esta notação representa a duração relativa entre as notas. A partir da tabela da Figura 1.2 podemos deduzir não só as relações entre a semibreve e as outras figuras mas entre as figuras entre si. Por exemplo: qual a relação entre a duração da colcheia e a da mínima? Ora, se as duas mínimas eqüivalem a uma semibreve e oito colcheias eqüivalem a uma semibreve, então quatro colcheias eqüivalem a uma mínima. O que é importante é que na notação tradicional da partitura, não se exprime tempo absoluto mas tempo relativo. Cada figura exprime um tempo que não tem sentido isolado mas somente em conjunto com as outras. Por isso uma partitura pode ser tocada mais lenta ou mais rapidamente. Quando uma partitura é tocada em uma velocidade diferente, a relação entre as durações das notas não muda. A notação de duração é conhecida habitualmente pelos músicos como notação rítmica. Uma combinação de diversas notas de diferentes durações sempre denota um ritmo ou padrão rítmico. Podemos representar um padrão rítmico combinando vários símbolos de duração. Veja o padrão rítmico da Figura 1.2, por exemplo. Nela estão quatro figuras rítmicas: uma semibreve seguida de duas semínimas e uma mínima. Qual a duração que cada uma dessas quatro figuras representa? COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 25 Em termos de duração relativa à semibreve, as semínimas valem um quarto da duração desta e a mínima vale metade. Vamos supor que a primeira figura (a semibreve) durasse um segundo. A segunda figura (a semínimas) duraria um quarto de segundo, pois ela vale sempre um quarto do que vale a semibreve. A terceira figura também duraria uma quarto de segundo. A quarta (a mínima) duraria meio segundo, pois sempre vale a metade da semibreve. Imagine, por outro lado, que resolvêssemos fazer a semibreve durar dois segundos. A duração das outras três figuras seria, respectivamente: meio segundo, meio segundo e um segundo. É claro que um músico, para tocar, não fica pensando no valor das durações em termos de segundos. O que ele pode fazer é, por exemplo, bater com o pé uma marcação fixa de tempo e pensar: o "TOC-TOC-TOC" do meu pé está tocando uma porção de semínimas, uma após a outra. Tendo uma marcação rítmica fixa no pé, ele pode bater com a mão o padrão rítmico, usando o pé (as semínimas constantes) como guia. Vamos supor que o músico tenha de tocar uma semibreve com a mão. Ele sabe que cada semibreve tem uma duração igual à duração de quatro semínimas. Se ele está batendo com o pé uma porção de semínimas e a semibreve vale quatro semínimas, ele sabe que, para tocar uma semibreve com a mão, terá de tocar durante um tempo igual a quatro batidas do seu pé (as semínimas). Escrever a divisão rítmica de uma dada melodia na notação habitual de partituras não é uma tarefa trivial. Também não é trivial o contrario, ou seja, ler uma dada divisão rítmica numa partitura e tocá-la com precisão. Essas tarefas são chamadas, respectivamente, de "Ditado Rítmico" e "Solfejo Rítmico". Elas tomam boa parte do tempo de estudo do músico. Como dizia anteriormente, a partitura exprime a relação de duração entre as diversas notas e não as durações absolutas. Suponhamos que haja centenas de notas em uma partitura. As durações relativas de todas elas já estão especificadas e basta que apenas UMA das durações absolutas das figuras seja especificada para que todas as outras também o sejam. Numa partitura tradicional, o valor absoluto da duração de uma figura é indicado colocando-se no alto da partitura uma marcação como a da figura acima. A figura mostra uma semínima sendo igualada ao número 60. Isto significa que, nesta partitura, a semínima vale "1/60 de minuto"ou um segundo. Se o número fosse igual a 80, a semínima valeria 1/80 de minuto ou 0,75 segundos. Esta marcação é conhecida como marcação de tempo ou andamento. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 26 Ora, se a semínima vale um segundo, podemos deduzir quanto valem todas as outras figuras rítmicas: a semibreve valerá 4 segundos (a semínima vale sempre um quarto dela), a mínima valerá 2 segundos etc. Na verdade, esta marcação, que aparece no alto das partituras, normalmente é usada em conjunto com um aparelho chamado Metrônomo. Este aparelho é uma espécie de "pé automático". Ele faz uma porção de ruídos semelhantes a estalidos, igualmente espaçados. A duração do intervalo entre os estalos é regulável por um marcador. Sob o marcador existem números escritos. Se o instrumentista vai iniciar o estudo de uma peça que tem uma marcação de tempo como a apresentada na figura anterior, ele regula o metrônomo para o número correspondente à marcação da partitura. Ele sabe que as batidas do aparelho serão figuras iguais à figura que está sendo igualada ao número. No exemplo da figura, o instrumentista regularia o metrônomo para 60 e saberia que cada batida deste estaria representando uma semínima. Se ele quisesse tocar uma semínima, bastaria ele tocar uma duração igual à batida do metrônomo. Se quisesse tocar uma mínima, tocaria uma duração igual a duas batidas do metrônomo etc. Capítulo 7 – NOTAS DE MEIO TEMPO Neste capítulo daremos uma pincelada rápida no que se refere às Notas de Meio Tempo. Quando houver uma seqüência de duas ou mais notas de meio tempo, as mesmas serão ligadas por um traço horizontal, mais ou menos dessa maneira: COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 27 vocal, determinando que entre o primeiro e o último som compreendidos dentro da ligadura não deve haver interrupção e sim, que tais sons se executam ligadamente. Capítulo 9 – PONTO DE AUMENTO & PONTO DE DIMINUIÇÃO Duas definições de suma importância no que diz respeito à partitura ! Vamos a elas: O ponto de aumento nada mais é que um ponto colocado à direita de uma figura e que serve para aumentar a metade do valor de duração dela. Veja um exemplo abaixo: Dois ou mais pontos podem ser colocados à direita da nota ou da pausa, tendo neste caso, o primeiro, o valor já conhecido e os seguintes, cada qual a metade do valor antecedente: Veja abaixo: COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 30 Conclusão: O ponto de aumento é o sinal colocado ao lado de uma nota ou pausa para indicar o aumento da metade em sua duração: || Esta nota DO vale 2 tempos ||. Pontuada: DO, vale 2 tempos mais 1 tempo do ponto = 3 tempos | Esta nota: DO, vale 1 tempo |. Pontuada: DO, vale 1 tempo, mais meio tempo do ponto = 1 tempo e meio Observe que o ponto aumenta a metade do valor da nota que antecede: ||||. DO = 6 Tempos ||. DO = 3 Tempos |. DO = 1 Tempo e meio |`. DO = ½ tempo + ¼ de tempo do ponto. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 31 Já o ponto de diminuição vem colocado acima ou abaixo da nota. Por essa razão, o compasso quartenário se transforma em binário. O símbolo do compasso também muda. As colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas tem seu símbolo ligeiramente modificado, por estarem próximas uma das outras. Veja um exemplo, abaixo para ilustrar o que dissemos: Capítulo 10 – SISTEMA DE NOTAÇÃO UNIVERSAL Antes de entrarmos especificamente no assunto ligado a leitura das partituras e a identificação de seus símbolos vamos falar sobre a Pauta Musical, pois sem ela não seria possível a execução das músicas. Primeiramente vamos nos lembrar dos nomes da Sete notas musicais. São elas, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Inicialmente podemos dizer que pauta musical é o conjunto de linhas que é usado para se transcrever as notas musicais. Veja a pauta musical padrão abaixo. Como vimos a Pauta ou Pentagrama é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços agrupadas, podendo vir a ter linhas suplementares adicionadas. Embora na representação acima hajam apenas 5 linhas suplementares inferiores e superiores, esse número pode ser maior, visto a Pauta ou Pentagrama não ter inicio nem fim. Também serão encontradas divisões na Pauta. Estes são chamados Compassos. Vamos analisar agora como as Sete notas musicais estão dispostas na Pauta ou Pentagrama. Atente como no inicio da Pauta ou Pentagrama existe um COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 32 Na terminação de um trecho musical usa-se colocar dois travessões denominados: travessão duplo (ou travessão dobrado) ou pausa final (se a terminação for absoluta, isto é na finalização do trecho) Em qualquer compasso a figura que preenche um tempo chama-se unidade de tempo e a figura que preenche um compasso chama-se unidade de compasso. Os compassos se dividem em duas categorias: simples e compostos. São representados por uma fração ordinária colocada no princípio da pauta, depois da clave. - Compassos Simples Compassos Simples são aqueles cuja unidade de tempo é representada por uma figura divisível por 2. Tais figuras são chamadas simples, isto é, são figuras não pontuadas. Vejamos por exemplo, um compasso qualquer (binário, ternário ou quartenário) no qual a unidade de tempo seja semínima ou a colcheia. A semínima vale 2 colcheias, e a colcheia vale 2 semicolcheias, logo ambas são divisíveis por 2. Por conseguinte os compassos que tiverem a semínima ou a colcheia como unidade de tempo serão compassos simples. Vamos analisar agora os termos das frações que representam os compassos simples O numerador determina o número de tempos do compasso. Os algarismos que servem para numerador dos compassos simples são: 2 (para binário), 3 (para o ternário) e 4 (para o quartenário). O denominador indica a figura que representa a unidade do tempo. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 35 Os números que servem como denominador são os seguintes: 1 - representando a semibreve (considerada como unidade) 2 - representando a mínima (metade da semibreve) 4 - representando a semínima (quarta parte da semibreve) 8 - representando a colcheia (oitava parte da semibreve) 16 - representando a semicolcheia (décima sexta parte da semibreve) 32 - representando a fusa (trigésima segunda parte da semibreve) 64 - representando a semifusa (sexagésima quarta parte da semibreve) QUADRO DE TODOS OS COMPASSOS SIMPLES COM SUAS UNIDADES DE TEMPO E COMPASSO BINÁRIOS COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 36 TERNÁRIOS Unid. de tempo Unid. de comp. Unid de tempo Unid. de comp. QUARTERNÁRIOS Unid. de tempo Unid, de comp Unid, de tempo Unid. de comp COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 37 dó maior e lá menor dó# maior e lá# menor ré maior e si menor ré# maior e dó menor mi maior e dó# menor fá maior e ré menor fá# maior e ré# menor sol maior e mi menor sol# maior e fá menor lá maior e Fá# menor lá# maior e sol menor si maior e sol# menor É importante frisar que toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.  Escala Cromática O conjunto de uma oitava com as notas brancas e pretas é chamado de Escala Cromática. Em outras palavras podemos dizer que a escala cromática nada mais é do que uma varredura de todas as notas existentes no sistema de música ocidental até que se percorra uma oitava. Uma oitava consiste num intervalo entre uma nota e a mesma nota só que mais aguda ou mais grave. No caso de uma nota mais aguda tem-se o dobro da freqüência da anterior. No desenho abaixo fica fácil visualizar quais as notas existentes na escala cromática. A escala cromática, diferentemente da natural, divide uma oitava em doze sons. Para isso são adicionados semitons entre as notas que distam um tom entre si. Portanto entre dó e ré; ré e mi; fá e sol; sol e lá; lá e si, será adicionado um som. Esses novos sons serão representados por meio dos sinais de alteração, que já vimos nos capítulos anteriores. Portanto a escala cromática terá todas as distâncias entre as notas iguais a um semitom. Veja na figura abaixo a escala cromática na ascendente escrita COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 40 com sustenidos e na descendente escrita com bemóis. Reparem que as alterações são escritas à esquerda da nota: Capítulo 14 – FORMAÇÃO DE ACORDES NO TECLADO Aqui vamos começar a entrar num assunto de vital importância para os nossos estudos: a formação dos acordes no teclado. Antes de mais nada fixe bem a informação abaixo para que possamos começar a entrar no assunto com exemplos concretos: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó Graus => 1º -- 2º -- 3º - 4º -- 5º - 6º - -7º- -8º Bom, vamos tentar agora agrupar, para demonstrar pra vocês, todas as notas da Escala de Dó (somente notas que pertencem à escala de Dó) Seqüência Maior natural de Dó I II III IV V VI VII VIII Começando pelo 1º grau - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó Começando pelo 3º grau - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi Começando pelo 5º grau - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá – Sol GRAUS 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º ESCALA Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si NOME Tônic a Segunda Maior Terça Maior Quarta Maior Quarta Maior Sexta Justa Sétima Maior COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 41 Temos a seqüência: I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII, que é usada para representar os graus harmônicos. Essa seqüência é chamada também JÔNIO - que é uma escala grega. Nesse agrupamento harmônico temos então: I - Acorde Maior - Tônica da Harmonia; II - Acorde menor; III - Acorde menor; IV - Acorde Maior; V - Acorde Maior; VI - Acorde menor Relativo; VII - Acorde menor com 5º grau diminuto; VIII - Repetição da Tônica. Vamos facilitar as coisas. Preste atenção nessa regrinha básica: T-m-m-M- M-r-a, onde: T - Tônica; m - menor; M - Maior; r - relativa; a - alterada. O que podemos notar no exemplo acima é que: - É relativa porque é a harmonia que mais se aproxima da Tônica, Ex: Am é Relativa de Dó maior, porque: C = Dó - Mi - Sol Am = Lá - Mi – Dó - É alterada porque é um acorde (maior ou menor), cuja estrutura foi alterada, mas que continua com o mesmo nome por causa da Tônica. Ex: Bm5- (ou Bm5mejor) - Si menor com Quinta Menor. B = Si - Ré# - Fá# Bm = Si - Ré - Fá# Bm5- = Si - Ré – Fá Por isso, podemos dizer que temos então o primeiro agrupamento (JÔNIO) de Dó Maior. Veja como ficou: I – C (O agrupamento definido por I - é um acorde maior) II – Dm (O agrupamento definido por II - é um acorde menor) III – Em (O agrupamento definido por III - é um acorde menor) IV – F (O agrupamento definido por IV - é um acorde maior) V – G (O agrupamento definido por V - é um acorde maior) COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 42 O processo prático para se achar a relativa maior é o mesmo da relativa menor, só que ao invés de contarmos 1 tom e 1/2 para baixo, contamos para cima. Ex.: Relativa maior de Dm. D -> E -> F R: O acorde é F. Capítulo 15 –TOCANDO COM AS DUAS MÃOS Você já deve ter reparado alguns cantores se apresentando tocando e cantando teclado com as duas mãos como num piano né mesmo? Isso é possível sim e vamos te ensinar como proceder para que você possa fazer o mesmo. Logicamente é fundamental destacar que a maioria das pessoas usa o teclado apenas para tocar uma melodia com a mão esquerda e com a mão direita fazer os acordes, mas você também pode fazer o acorde com as duas mãos. Seguindo essa regra, nunca se esqueça que: Na mão esquerda toque com acordes abertos Na mão direita toque com acordes na 1a inversão. - Mão Esquerda (acorde aberto) Um acorde aberto é necessário na mão esquerda pois com esta mão geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posição fundamental soará de maneira ofuscada. Quanto mais grave for um acorde, mais aberto deverá ser sua formação Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C até C: é formado por: a) Nota fundamental do acorde C; b) Quinta G; c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C; Acorde de C: COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 45 C G C E isto serve para todos os demais acorde da escala e também para outras escalas - Mão Direita (acorde na 1a inversão) A mão direita tocará o mesmo acorde, no caso C, na primeira inversão, arpejado ou batido. a) Segunda nota do acorde (E) b) Terceira nota do acorde (G) c) Nota fundamental uma oitava acima (C) E G C Conclusão (Veja o gráfico abaixo e analise como ficou o que explicamos acima) Ex: Acorde C COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 46 mão esquerda mão direita C G C E G C Acorde aberto Acorde normal  Inversão de Acordes (Observação) No presente capítulo abordarmos algo relacionado à inversão de um acorde, mas não exemplificamos bem. Para que não reste dúvidas, vamos tentar ser mais objetivo e mostrarmos na prática como funciona uma inversão. Bom, os acordes vistos acima estão em sua posição fundamental, ou seja, estão formados a partir na nota fundamental do acorde (1a nota da escala). Mas eles não precisam seguir essa regra. Podemos também começar a formar os acordes a partir da segunda nota (3a) ou da terceira nota do acorde (5a). E é aí que entra o sistema da inversão dos acordes. Tomamos por exemplo o acorde de C. Posição fundamental C E G * Primeira inversão E, G C COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 47 G A B C D E F G 1 a 2a 3 a 4a 5 a 6a 7a 8a a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (G no caso) b) Uma terça menor (Bb), diminuindo meio (1/2) tom de B c) Uma quinta (D) Gm (sol menor) G Bb D  Acorde Maior Com Sétima (7) É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde. Tomando por exemplo a escala de C: C D E F G A B C 1 a 2a 3 a 4a 5 a 6a 7 a 8a Um acorde de C7 (dó com sétima) tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma terça (E), c) Uma quinta (G) d) Uma sétima (Bb), a sétima nota diminuindo meio tom. C7 (dó com sétima) C E G Bb  Acorde Menor Com Sétima (m7) É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde menor. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 50 Esta nota (Bb) Tomando por exemplo a escala de C: C D E F G A B C 1 a 2a 3 a 4a 5 a 6a 7 a 8a Um acorde de Cm7 (dó menor com sétima) tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma terça menor (Eb), diminuindo meio tom da terça. c) Uma quinta (G) d) Uma sétima (Bb), a sétima nota diminuindo meio tom. Cm7 (dó menor com sétima) C Eb G Bb O que diferencia um acorde maior de um acorde menor é a terça (3a nota do acorde), no acorde menor ela é diminuída meio tom.  Acorde Sustenido Maior (#) e Acorde Bemol Maior (b) Acorde Sustenido É um acorde normal apenas elevando-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde. C (dó natural) C# (dó sustenido) C E G C# F G# F (fá natural) F# (fá sustenido) COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 51 Esta nota (Bb) é a sétima F A C F# Bb C# Acorde Bemol É um acorde normal apenas diminuindo-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde. G (sol natural) Gb (sol bemol) G B D Gb Bb Db A (lá natural) Ab (lá bemol) A C# E Ab C Eb  Acordes Com Sétima Maior (7M) A sétima maior (7M ou maj7) é a sétima nota da escala, distante da oitava nota apenas um semitom: Tomando com exemplo a escala de C: Temos: C D E F G A B C 1 a 2a 3 a 4a 5 a 6a 7 a 8a Sua formação a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma terça (E) c) Uma quinta (G) d) Uma sétima maior (B) COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 52 A/C# mão esquerda mão direita C# C# A C# E Acorde aberto Acorde normal ou na 1a inversão Bem como muitos outros: D/E ré com baixo em mi E/G# mi com baixo em sol sustenido D/F# ré com baixo em fá sustenido Am/G lá menor com baixo em sol G/A sol com baixo em lá C/G dó com baixo em sol Bb/D si bemol com baixo em ré F/A fá com baixo em lá Dm/Fré menor com baixo em fá D/A ré com baixo em lá C/G dó com baixo em sol F#m/E fá sustenido menor com baixo em mi Capítulo 18 – A IMPORTÂNCIA DO ENCORE NO TECLADO O Encore, sem dúvida alguma, é um dos melhores editores de partituras que conheço na Internet. Há quem preferira o Finale, porém é no Encore que encontro opções completas para editar minhas partituras, seja de violão, guitarra, bateria, teclado e por aí vai. O Encore é um dos programas de notação mais interessantes. Ele atende facilmente às nossas necessidades; Aqui vai algumas dicas básicas que facilitam a utilização do Encore. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 55 Acorde de C#, aberto, somente a 1a e a 8a nota do acorde Acorde de A na sua posição fundament al Você pode utilizar comandos de teclado em algumas funções básicas específicas, sem a obrigação de utilizar os menus. Se você não conhece o Encore aproveite para conhecer alguns procedimentos básicos, além de aprender a usar o teclado.  Obter partitura a partir de um arquivo MIDI. Voce deve usar um sequenciador para gravar suas seqüências prediletas. Primeiro é necessário sequenciar (gravar)a música com seu teclado conectado em sua interface MIDI usando o CAKEWALK PROFESSIONAL para Windows. Depois de salvar na extensão do Cakewalk (*.wrk), salva-se o arquivo em *.mid (Standard Midi File,que a maioria dos programas aceitam)no diretório do ENCORE. Após este procedimento, feche o Cakewalk e abra o Encore. Em seguida escolha FILE/OPEN para abrir o arquivo que foi salvo em *.mid no Cakewalk. A utilização de certos comandos de teclado facilitam na rapidez da edição básica das suas composições no Encore no que se refere ao acesso de alguns comandos utilizados.Com isso não é preciso tirar as mãos no teclado, sem precisar caçar tantos comandos nos menus.  Dica Importante Depois de alterar alguma nota, seja a altura, duração, etc peça Ctrl+A (selecionar tudo) e depois Ctrl+J-Measures/Align Spacing (Alinhar as notas quanto à sua posição, Quantize ao gráfico do Encore). Depois use de novo Ctrl+J (selecionar tudo) e o comando Measures/Align Playback (Quantize sonoro) para que a reprodução obedeça aos novos critérios adotados.  Atalhos mais Usados Alteração da a altura e duração das notas. 1=Breve 2=Semibreve 3=Mínima 4=Semínima 5=Colcheia 6=Semicolcheia 7=Fusa 8=Semifusa Colocação e eliminação de sinais de alteração como sustenidos, bemois, bequadros ,notas pontuadas. S= Sustenido F= Bemol N= Bequadro Schift+S= Dobrado Sustenido Schift+F= Dobrado Bemol COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 56 Schift+N= Bequadro D= Ponto Schift+D= Duplo Ponto T= Quiáltera Transformação de notas em pausa e vice versa. R Inversão das hastes(para cima ou para baixo) Ctrl+U= Para cima Ctrl+D= Para baixo Colocação de Ligaduras(Tie)e frazeados(Slur) Ctrl+T= Ligar notas iguais(aumentando sua duração) Ctrl+L= Frazeados(ligar notas diferentes) Unir bandeirolas Ctrl+M= Une as bandeirolas das notas Ctrl+B= Une as bandeirolas das notas por tempo Editar número de vozes (polifonia) Ctrl+1=Voice 1 Ctrl+2=Voice 2 Ctrl+3=Voice 3 Ctrl+4=Voice 4 Ctrl+5=Voice 5 Ctrl+6=Voice 6 Ctrl+7=Voice 7 Ctrl+8=Voice 8 Ajuste do espaço entre as notas(Measures/Align Spacing-Quantize gráfico) Ctrl+J Selecionar tudo(Edit/Select all) Ctrl+A COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 57 No presente capítulo iremos posicionar você a respeito dos equipamentos necessários para acompanhar o Teclado durante as apresentações em público. Vale lembrar que a maioria dos teclados sintetizadores possuem amplificação própria. Seus auto-falantes trabalham com uma potência de saída em torno de 10 a 15 watts RMS, equivalente ao som de uma TV de 14". Esta potência de saída é insuficiente para ambientes maiores, onde se encontram um grande número de pessoas reunidas: festas, bailes, shows, casamentos, etc.. Portanto a dica é que se aumente o volume do som do teclado através de caixas amplificadas ou amplificadores de áudio, os chamados P.A.- potências de som e caixas acústicas. Caso você queira amplificar seu teclado, há duas maneiras: - Utilizando duas caixas amplificadas mono: Conecta-se o canal de saída (out) direita em das caixas e o canal da esquerda na outra. Os níveis de volume, grave, médio e agudo de ambas as caixas amplificadas devem ser iguais, caso contrário, o som do teclado amplificado não fica balanceado fielmente. Utilizando um sistema de amplificação de áudio: Um sistema básico de som estéreo é composto de: mixer ou mesa de som potência de som (PA) e equalizador. Mixer ou mesa de som: Equipamento que serve para receber, em diferentes entradas (canais), os sinais de áudio não amplificados de vários instrumentos eletrônicos e microfones, mescla-los, transformando em dois canais de saída estereofônica para amplificação. Temos no mercado, mesas de 4, 8, 16, 32, etc., canais de entrada, nacionais e importadas de excelente qualidade. Há, para cada canal de entrada, controles independentes de volume, grave, médio, e agudo. Potência de som: A função deste equipamento é amplificar o sinal de áudio que recebe direto da mesa de som ou equalizador. Uma característica importante deste equipamento é sua potência de saída medida em RMS. As potências profissionais variam de 200 a 1200 watts. Equalizador: Este aparelho recebe os sinais de áudio que saem da mesa de som e , possibilita a regulagem das diferentes freqüências, do mais grave ao mais agudo. É fundamental nos estúdios de gravação. Se você possuir uma mesa de qualidade, este equipamento pode ser dispensável. Caixas Acústicas e o Teclado COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 60 Para acompanhar o teclado é necessário caixas acústicas de grande potência. A função das caixas acústicas é através dos auto-falantes, transformar os sinais de áudio amplificados em vibrações sonoras. Geralmente, as caixas acústicas possuem um distribuídos de freqüência e três alto-falantes: woofer: 18, 15 ou 12 polegadas - reproduzem os graves. loud drive: - reproduzem os médios tweeter: - reproduzem os agudos. A capacidade (em watts) das caixas acústicas tem que ser, obrigatoriamente igual ou maior que a potência de saída da PA. Se você tem como objetivo se apresentar em festas para 200/300 pessoas, uma mesa de som com 6 canais, PA de 200w RMS por canal e caixas acústicas também de 200w, é suficiente. Capítulo 21 – DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU APRENDIZADO Agora, que estamos chegando já ao final de nossa apostila, está na hora de você ficar por dentro das principais dicas que te vão te auxiliar em todo seu aprendizado e servirá para que você tenha uma boa interação com o teclado. Irei dividir em tópicos, para que fique mais fácil de você ler e interpretar tudo que vamos escrever aqui. Lembre-se que não somos o dono da verdade, porém seguindo essas dicas você terá meio caminho andado. Leia com bastante atenção mesmo. Você pode até achar que é uma coisa simples, mas no fundo no fundo colherá frutos com isso no futuro. * Principais elementos na hora de tocar: Os principais são: - Ser capaz de tocar o material escolhido com facilidade - Ser capaz de tocar o material escolhido com percepção, interpretação e sentimento. - Ser capaz de tocar (quando requisitado) de maneira a se integrar com outros músicos, instrumentos e sons na mesma peça musical. OBS: É possível tocar com "sentimento" ao ir aprimorando a técnica necessária para tocar uma música. Quando você estiver familiarizado com a partitura e puder tocá-la facilmente, você poderá se concentrar em tocá-la com perfeição e expressividade. É possível aprender partituras que demandem uma grande expressividade de sentimentos e que ao mesmo tempo não requerem tanta habilidade técnica. A única maneira de ser bom tocando com outros, é tocando com outros. Quando fizer isso, assegure-se de ouvir o que os outros estão tocando e à música como um todo. Não concentre-se só na sua parte ! * O começo de tudo COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 61 Para tocar bem um instrumento, é importante começar a aprender com uma técnica correta. Isso envolverá postura, e, de acordo com o instrumento, alguns itens como posição das mãos, respiração, curvatura do arco, etc. Por exemplo, se você quer tocar teclados, você deve ter conhecimento de como posicionar suas mãos e pressionar as teclas; se você quer tocar guitarra você deve saber como os dedos devem ser posicionados no braço e as maneiras de pressionar as cordas. Por isto você deve ter um bom professor. Se você começar da maneira correta, não terá que corrigir maus hábitos ou tocar mais exaustivamente do que o necessário. Além disso, se você já tiver aprendido corretamente um instrumento musical, você achará mais fácil aprender um segundo, um terceiro e, assim por diante. Quanto à melhor hora para começar, da criança à terceira idade, a música proporcionará inúmeras vantagens: do estímulo à inteligência, criatividade e realização pessoal no caso de crianças, até o uso da música como terapia nas pessoas da terceira idade. * Comprando um Teclado É importante comprar um instrumento do nível e qualidade de acordo com suas necessidades. Se você é iniciante, não deve gastar milhares de reais em um instrumento "top de linha", que você ainda não sabe tocar. A não ser que você tenha absoluta certeza de seguir adiante com o estudo. Por outro lado, você também não deve escolher o mais barato ou o de pior qualidade. Isso pode diminuir o seu prazer de tocar. Muitas pessoas preferem comprar um instrumento mais barato primeiro. Uma vez assegurado que gostam do instrumento e podem conseguir tocar bem o suficiente para se beneficiarem de um instrumento melhor, adquirem um outro. Aconselho teclados da marca Yamaha e Roland. Esses, sem dúvida alguma, são os melhores e mais úteis para seu aprendizado, visto que, por possuírem diversos tipos, há a possibilidade de você encontrar um que faça jus às suas características. * Como praticar: Primeiro, você deve aprender a tocar com perfeição, devagar. Evite tocar depressa nas primeiras vezes. Aprenda repetindo as técnicas e exercícios no instrumento. Por exemplo: como tocar uma escala, mover suavemente de um acorde para outro, etc. Repetir a técnica, aumentando a velocidade de acordo com o que você conseguir, tocando corretamente. Aumente lentamente a velocidade até que você fique confortável com a velocidade requerida pela música. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 62 - Acordes Dó e derivados C Cm C7 Cm7 C# ou Db C#m ou Dbm - Acordes Ré e derivados D Dm D7 Dm7 D# ou Eb D#m ou Ebm COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 65 - Acordes Mi e derivados E Em E7 Em7 - Acordes Fá e derivados F Fm F7 Fm7 F# ou Gb F#m ou Gbm COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 66 - Acordes Sol e derivados G Gm G7 Gm7 G# ou Ab G#m ou Abm - Acordes Lá e derivados A Am A7 Am7 A# ou Bb A#m ou Bbm COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 67 3) Qual procedimento devo adotar para guardar os acordes na cabeça? Bom, isso requer bastante treinamento com a mão esquerda. Antes de tocar uma música, se concentre somente na mão esquerda. Vá tocando os acordes juntamente com o ritmo e esqueça a mão direita por enquanto, ok? Com um tempo você nem vai mais precisar recorrer a ``colinha``. 4) No teclado existe Oitava. O que é isso ? Para responder a esta pergunta, concentre-se na figura do teclado. Ele começa com uma nota Fá. Então se contarmos Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, estamos identificando uma oitava (no caso a primeira), desta forma medimos o tamanho do teclado (número de oitavas) que neste caso possui três oitavas e meia. 5) Quando é que começamos a executar as melodias? A partir do Dó Central é que começamos a executar as melodias (mão direita) e abaixo dele, encontra-se a oitava de acompanhamento (mão esquerda). 6) O que precisa ser feito para eu ser um bom tecladista? Para ser um bom tecladista você precisa, acima de tudo, muita prática. Leia cada lição dessa apostila, dos livros, que por ventura tiver em casa, e pratique sempre que puder! A pressa é inimiga da perfeição. Não tente ser apressadinho, pois você pode complicar tudo e achar o Teclado, um bicho de 7 cabeças. Às vezes a complicação está na pessoa, e não no instrumento. 7) Em quanto tempo pode-se considerar que uma pessoa já está tocando bem Teclado ? Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder, pois trabalhamos em cima de previsões. Pela minha experiência, posso arriscar que, se uma pessoa praticar, diariamente, pelo menos durante 2 horas, pode-se sair tocando Teclado de forma satisfatória em 2 a 3 meses. Mas isso não é para qualquer um ! É necessário você praticar muito, mas muito mesmo. Caso contrário, você esquece os acordes, perde a agilidade das mãos e dedos e seus estudos vão por água abaixo! COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 70 8) Quais cuidados que devo ter com meu Teclado ? Lembre-se que tudo que você tem sob seu poder deve ser tratado com todo carinho a fim de permanecer muito tempo com ele em perfeito estado. A dica que dou é que diariamente passe uma flanela (seca) nas Teclas para que não as torne empoeiradas e logo em seguida um pano (um pouco úmido) no corpo de seu Teclado, visto que muitas sujeiras se acumulam ali com o tempo. Evite passar produtos como limpa-móveis e inclusive álcool, pois existem materiais (Teclados)que mancham com alguma dessas fórmulas. Quando terminar de tocar seu instrumento, cubra-o com um plástico ou uma capa protetora que pode ser adquirida em qualquer loja do ramo. 9) Convém usar os efeitos do Teclado, durante as músicas que eu vier a tocar ? Use, mas só quando estiver bastante entrosado com seu instrumento. Aconselho você não ir fazendo essas firulas por enquanto e somente se concentrar em seu aprendizado para que você possa adquirir mais agilidade. Os efeitos dos Teclados são bastante interessante, porém você tem que saber a hora e o momento certo de usá-los. Se você usá-los quando ainda estiver verde, pode se atrapalhar todo e pagar ``mico`` nas apresentações ao público. Não queira passar por isso! 10) Alguma dica a mais para eu poder encontrar um entrosamento perfeito com o Teclado ? Claro ! Aproveite o seu ouvido para treiná-lo e ir tirando músicas com ele. Tente ir tirando músicas somente com a mão direita. Esqueça a esquerda, até porque em nosso site já existem as cifras ! Isso é um ótimo treinamento para você poder improvisar em cima de certas apresentações ao vivo. Portanto pegue as cifras no MVHP, aproveite-as e tire quantas músicas quiser no Teclado. Um instrumento ajuda ao outro. Com um tempo você vai notar que não pode deixar de aprender Violão e nem Teclado. Eles serão fundamentais para seu aprendizado musical. Capítulo 26 – USANDO SUA TÉCNICA NO TECLADO Abordaremos aqui um conjunto de dicas e técnicas para uma boa sincronia com seu teclado. Se você usa a técnica correta, automaticamente você está economizando vários movimentos que são desnecessários, ganhando assim em velocidade, limpeza sonora, terá uma "pegada" mais correta e obviamente se cansará menos. O problema é que a maioria dos músicos autodidatas desconhecem a primordial necessidade de uma técnica apurada e muitos se metem a dar aula sem cuidados nessa área tonando-se então fazedores de músicos COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 71 defeituosos. Não seja um deles. Antes de assumir algum compromisso, veja se está apto mesmo ! Um aluno que não tem um alicerce de técnica demora muito mais para fazer proezas em seu instrumento, enquanto que o aluno preocupado em desenvolver e manter uma técnica apurada logo será um virtuoso. Por isso é comum ver alguém que faz aula há um ano tocar melhor do que outro que faz aula há dois.  QUAL A TÉCNICA CORRETA ? Os nossos dedos são por natureza despreparados e sem a coordenação motora necessária, por isso são desobedientes ao comando do cérebro. Por exemplo: determinado exercício pode pedir que você movimente apenas um dedo mantendo os demais fixos em outras posições mas você não consegue fazer com que eles obedeçam apesar de ter entendido como fazê-lo. Para corrigir essa falha existem exercícios especiais que só terão validade se seguidos à risca, são os chamados exercícios de digitação. Neles não importa a melodia e sim os movimentos, portanto não são para fazer música e sim para fazer um bom músico. Imagine que você seja um empresário que está precisando de uma secretária e apareçam duas candidatas ao cargo: uma sabe datilografar com destreza, usando todos os dedos e uma sincronia perfeita. Já a outra, despreparada, só sabe bater à máquina com dois dedos, fica procurando a letra no teclado e demora uma eternidade para acabar com o texto, pois bem, qual das duas você empregaria? As duas sabem escrever, mas o que fez a diferença? A técnica! Assim também é com os músicos. Para ter uma técnica correta é necessário  DISCIPLINA: Mais vale meia hora ao dia praticando do que só pegar no instrumento no domingo e passar o dia inteiro. O mínimo ideal seria de duas horas por dia que podem ser divididos pelo decorrer do mesmo. Você deverá estar relaxado, atento apenas para o seu estudo, livre de interrupções, numa postura correta e confortável. Perceba se você toca encurvando-se sobre o instrumento, cuidado com sua coluna! Seja crítico e exigente com você mesmo, só mude para o próximo exercício após dominar o anterior e preste atenção nos detalhes e nas manias erradas que devem ser tiradas. Deixe de lado toda preguiça, faça dessas horas uma obrigação, aprenda a sentir falta de praticar. Faça os exercícios exatamente como é pedido, não dê "jeitinhos" para facilitá-los, somente a prática constante irá facilitar a tornar menos cansativo qualquer exercício. COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 72 Veja na próxima página uma seleção de 30 músicas cifradas. São as canções mais interessantes para se tocar no Teclado e foram escolhidas a dedo também pelo grau de importância no cenário musical nacional e internacional. Já temos à venda no site, mais outras 31 músicas cifradas para teclado, sendo algumas atuais e outras que marcaram época e estão presentes até os dias de hoje ! Aproveite e pratique bastante ! MÚSICAS CIFRADAS PARA TECLADO COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 75 COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 76 COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 77 MÚSICA 1: THEME FROM DYING YOUNG ARTISTA: KENNY G GÊNERO: INSTRUMENTAL TOM: Bb Bb F7 Bb F7 INTRODUÇÃO: La# Fa | Do La# La Sol Fa | La# Fa | Fa Do Fa | PARTE 1 Bb F7 Bb Gm D7 La# Fa Fa | Fa Do Fa Fa | La Sol Fa | Re# Re Re# Fa | Sol Re Re | Sol La Re Re Eb F7 | La# La Sol Fa | Re# Re Do || PARTE 2 Bb F7 Bb Gm D7 La# Fa Fa | Fa Do Fa Fa | La La# Do La Fa | Sol Re Re | Sol La Re Re | Eb F7 Bb Eb F7 La# La Sol Fa | Re Re# Fa | Re# Re Do | Fa Fa | Re Re# Fa | Re# Re Do | Gm Eb F7 Bb La# Do Re | La# Do Re | Do Re Re# | Re Do La# Do | Sol Re Fa | Sol Re Fa | Eb F7 Bb Gm Eb F7 Bb Re Re# Fa | Re# Re Do | La# Do Re | Sol Fa | Re Do La# | Do Re Do | La# La La# | F7 Sol Sol Fa || PARTE 3 Bb F7 Bb Gm La# Fa Fa | Fa Do Fa Fa | La La# La | Sol Re Fa | Re Re# Fa Re La# | Sol Re Re | D7 Eb F7 Bb Eb | Re Sol La | Re Re La# La Sol Fa | Sol La# Do | Re Re# Fa | Re Re# Fa | Re Re# Fa | F7 Gm Eb F7 Bb | Re# Re Do | La# Do Re | La# Do Re | Do Re Re# | Re Do La# Do | Sol Re Fa | Eb F7 Gm Eb F7 | Sol Re Fa | Re Re# Fa | Re# Re Do | La# Do Re | Sol Fa | Re Do La# | Do Re Do || PARTE 4 Eb Bb Eb Bb Re Fa Re Sol | La La# | Sol Sol Re F | Re Fa Re Sol | La La# Do | La# Sol Fa | Re Fa | C# Ab F7 | La# Do# Re# Fa | Sol Sol# La# | Sol# La# Sol# | Re# Do# Re# Do | Re Do Fa | | Do Re Do La# || MÚSICA 2: LOVE IS BLUE ARTISTA: PAUL MAURIAT GÊNERO: INSTRUMENTAL TOM: EM PARTE 1 Em A7 D G Em C D G Em A7 D Si | La Sol | Fa# Mi | Re | Mi Sol Fa# | Sol Mi | Re Mi Re | Si | Si | La Sol | Fa# Mi | G Em C B7 Em | Re | Mi Sol Fa# | Sol Mi | Re# Do# Re# | Mi || PARTE 2 E F#m E A E G#m A B7 E Sol# La | Si | Sol# Mi | Mi Do# | Si | Sol# Si | Fa# Sol# La | La Re# | Mi || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 80 MÚSICA 6: EMOÇÕES ARTISTA: ROBERTO CARLOS GÊNERO: MPB/JOVEM GUARDA TOM: C PARTE 1 C Em G7 Re# | Mi Re# Mi Re# Mi Re# | Re Do Re Do | Re La Do La Do# Do | Si Do# | Dm G7 C | Re Do# Re Do# Do | La Do La Si Sol | Si Sol | Si La | Mi Sol Mi Sol Mi Sol Mi | Em Ebo Dm Dm | Sol La Si Sol Si Sol Si La# | La Do# Do Si | G7 Re Fa Re Fa Re Fa Re | Fa La Fa La G7 C Fa La Si | Si Re Si Sol | PARTE 2 C Em Ebo Dm Dm | Re# Mi Re# Mi Re# Mi | Re# Re Do Re Do Re La | Do La | G7 Do# | Re Do# Re Do# G7 C7 F Bb7 Do | La Do La Si Sol Si Mi | Mi Mi | La# La Sol | Do Mi Re Mi Re | Do Re Mi Re Mi C Bb7 A7 D7 G7 Re Sol | Fa Mi Fa | Mi Re# Mi | Fa Mi Fa Mi | La Si Do La Do La Do | Do Re Mi Re# C Mi Re# Mi Mi Mi | Mi Do || OBS: Ebo = Do La Fa# Re# MÚSICA 7: AQUARELA BRASILEIRA ARTISTA: ARY BARROSO GÊNERO: BOSSA NOVA TOM: D PARTE 1 D D La Si | D 3 x | La Si Do# Si La Si | D 3 x | La Si Do# Si La Si | D 3 x | La Si | Do# Re B7 Mi Fa# | Sol Fa# || PARTE 2 A7 Em A7 Em A7 Em La Fa# La | Fa# Mi Do# | Si | La Fa# La | Fa# Mi Do# | Si | La Fa# La | Fa# Mi Em A7 D Em D Em D Do# | Si | La Fa# La | Fa# Mi e | Fa# Do# Si | Do# Fa# | Do# Si Do# Fa# | Fa# Fa Mi PARTE 3 F#m F#m B7 F#m B7 La | B7 | La La Sol# | Sol Fa# Fa Fa# | La La | B7 | F#m La La Sol# | Sol Fa# Fa Fa# F#m B7 Em | La La | B7 | F#m La La Sol# | Sol Fa# Mi Fa# | Sol | F#m F#m B7 F#m B7 La | B7 | La La Sol# | Sol Fa# Fa Fa# | La La | B7 | F#m La La Sol# | Sol Fa# Fa Fa# F#m B7 Em | La La | B7 | F#m La La Sol# | Sol Fa# Mi Fa# | Sol | PARTE 4 G Gm F#m F#m E7 | Sol Sol | Sol Sol Fa# | Fa# Mi Re Do# | Mi Mi | D Re Mi Fa# La Fa# Re | Re Re Em A7 D Em D Em D Mi Mi Mi | Mi Mi Re | Fa# Fa# | Do# Si | Do# Fa# | Do# Si | Do# | Fa# || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 81 MÚSICA 8: MY AWAY ARTISTA: FRANK SINATRA GÊNERO: INTERNACIONAL TOM: C PARTE 1 C Em Gm A7 Dm Sol Mi | Sol Mi Re | Mi Sol Mi Re | Mi Re Mi Re | Re Do# La | Fa La Fa Mi | Fa La G7 C C7 F Fm Fa Mi | Fa Sol Re RF | Fa Mi Fa# Sol | Fa# Sol La | Sol La Mi Sol | Fa Fa Fa Mi | Sol C G7 F C Fa Fa | Mi Sol Fa Mi | Re Si Do Re | Re | Do || C Em Gm A7 Dm Sol Mi | Sol Mi Re | Mi Sol Mi Re | Mi Re Mi Re | Re Do# La | Fa La Fa Mi | Fa La G7 C C7 F Fm Fa Mi | Fa Sol Re Re | Fa Mi Fa# Sol | Fa# Sol La | Sol La Mi Sol | Fa Fa Fa Mi | Sol C G7 F C Fa Fa | Mi Sol Fa Mi | Re Si Do Re | Re | Do || PARTE 2 C7 F Dm Mi Fa Sol Sol | La Sol Fa# | Sol Fa# Sol La | La Sol Sol La | Sol La La Si | Do Do La G7 C Em Gm A7 Do | La Si Si Si Do Re Re | Do Sol Mi Sol Mi Re | Mi Sol Mi Re | Mi Re Mi Re | Re C G7 C Do# La | Fa La Fa Mi | Fa la Fa Mi | Fa Sol Re | Fa Mi Fa# Sol | Fa# Sol La Sol | La F Fm C G7 F C Mi Sol | Fa Fa Mi Sol Fa Fa Mi | Sol Fa Mi Re Si Do Re Re Do Mi Mi Fa Sol | Sol La C7 F Dm G7 Em Sol Fa# Sol | Fa# Sol La La | Sol La Sol La | La Si Do | Do La Do La | Si Si Do | Re Re Am Dm G7 F C Mi Si | Re Do La | Si Do Do La | Do La Si Si | Do Re Re Do || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 82 MÚSICA 9: BEM QUE SE QUIS ARTISTA: MARISA MONTE GÊNERO: MPB TOM: F PARTE 1 F Bb F Bb Do Fa Sol | La Do La Do | La# La Sol Fa Re# | Do Do La Do | La# La Sol Fa La Sol | Dm Cm F7 Bb Am D7 Gm | Fa La Fa La | Sol Fa Re# Re | Do Sol | Sol Fa Re Mi Fa | Fa Mi Re | Do La Do | La# F Bb F Bb Do Fa Sol | La Do La Do | La# La Sol Fa Re# | Do Do La Do | La# La Sol Fa La Sol | Dm Cm F7 Bb Am D7 Gm | Fa La Fa La | Sol Fa Re# Re | Do Sol | Sol Fa Re Mi Fa | Fa Mi Re | Do La Do | La# PARTE 2 F Cm F7 Bb Am Gm Do Re Do | La Do Do Mi | Fa Re Fa | Sol Fa Sol Fa | La | Sol Sol Sol Sol Fa | Fa Fa Fa F# F Cm F7 Bb | Fa Do Do Do Re Do | La Do Do Mi | Fa Do Do Do | La Fa Fa Sol Fa | La Sol Sol Fa Am Gm F# F | Fa Mi | Fa Fa Fa | Fa Fa Fa | Fa || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 85 MÚSICA 12: ROMARIA ARTISTA: RENATO TEIXEIRA GÊNERO: SERTANEJO TOM: F PARTE 1 F Dm F Dm F Fa Sol | La Sol Fa | Fa Re | Fa Sol | La Sol Fa | Fa Re | Fa Sol | La Re Do La Sol Fa | Dm Em Dm Go F Gm Fa Re Fa Re Fa Re | Sol La | A Re Mi | Fa Mi Re | Sol Fa Sol | La Sol Fa | Sol Fa Mi | Dm A7 Dm | Fa Mi Re | Mi Re Do# | Re || PARTE 2 Gm C7 F A Dm D7 Sol La | La# La# La Sol Sol Fa | Mi Do | Re Do La# | La La# La Sol | Fa Re | Sol Gm C7 F La | La# La# La Sol Sol Mi | Mi Mi Mi Mi Fa Sol | La La || Gm C7 F A Dm D7 Sol La | La# La# La Sol Sol Fa | Mi Do | Re Do La# | La La# La Sol | Fa Re | Sol Gm C7 F La | La# La# La Sol Sol Mi | Mi Mi Mi Mi Fa Sol Fa Fa MÚSICA 13: ÚLTIMO ROMÂNTICO ARTISTA: LULU SANTOS GÊNERO: POP/ROCK TOM: E PARTE 1 E G#7 C#m E Si Si | Sol# Sol# Sol# Sol# | Fa# Fa# Fa# Sol# | Fa# Mi Do# | G#m Si | Sol# Sol# Sol# G#7 C#m Bm F#m Sol# | Fa# Sol# La Si | Sol# | Mi | E7 Do# | La La La La | Sol# Sol# | Sol# La Sol# Fa# D Do# | La Fa# Fa# | Do# La La La La | La La La La | La La Sol# Fa# | G#7 Sol# Fa# | E Sol# | Mi || Am E E G#7 C#m E Si Si | Sol# Sol# Sol# Sol# | Fa# Fa# Fa# Sol# | Fa# Mi Do# | G#m Si | Sol# Sol# Sol# G#7 C#m Bm F#m Sol# | Fa# Sol# La Si | Sol# | Mi | E7 Do# | La La La La | Sol# Sol# | Sol# La Sol# Fa# D Do# | La Fa# Fa# | Do# La La La La | La La La La | La La Sol# Fa# | G#7 Sol# Fa# | E Sol# | Mi || Am E PARTE 2 C#m F#7 Fa# | Mi Mi Fa# Sol# Mi | Mi Mi Do# Re# Mi Re# | Do# Sol# | F#m Do# Do# Re# G#m G#7 F#m B7 Do# Sol# Fa# | Do# Re# Do# | La La La La Si | Sol# Fa# Sol# Fa# | La Sol# | Fa# Mi E G# A G#7 C#m Fa# Mi | Sol# Fa# Mi | F#m Do# Re# | Do# Sol# Fa# Fa# | Sol# Fa# Mi Mi | Mi Fa Fa B7 G#7 A | C#7 Fa# Sol# | F#m La Sol# | Fa# Fa# Mi | Sol# Fa# | Mi Fa# COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 86 MÚSICA 14: NÃO OLHE ASSIM ARTISTA: LEANDRO & LEONARDO GÊNERO: SERTANEJO TOM: G PARTE 1 G Bm C D7 G Bm Si Si Si | Si Do Re | Mi Re | Mi Mi Mi Mi | Mi Fa# Sol | La | Si Si Si | Si Do Re | Mi D7 Re | Mi Mi Mi Mi | Mi Mi Fa# Sol | La || PARTE 2 Em Bm C G Sol Sol Sol Sol | Si Si | Fa# Fa# Fa# Fa# | Si | Mi Mi Mi Mi Sol Sol | Si | B7 | Si Em Bm C D7 Sol Sol Sol Sol | Si Si | Fa# Fa# Fa# Fa# | Si | Mi Mi Mi Mi | Mi Fa# Sol | La || PARTE 3 G Bm G Re Sol Fa# | Sol Si | Em Sol La Si | Si La Sol Fa# | C Mi Fa# Sol | Re Re Re Re | Re D7 G Mi Fa# | Do Do Do Do Si La | Si || D7 G Bm G Re Sol Fa# | Sol Si | Em Sol La Si | Si La Sol Fa# | C Mi Fa# Sol | Re Re Re Re | Re D7 G Mi Fa# | Do Do Do Do Si La | Sol || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 87 MÚSICA 15: SAIGON ARTISTA: EMÍLIO SANTIAGO GÊNERO: MPB TOM: G PARTE 1 G G6 Bm E7 Si Do Re | Do Si | G5+ Si Do Re | Do Si | G5+ Si Do Re Si | Re Si Sol Fa | Mi Re Re Do Am D7 G | Re Do Do Do | Do Mi Mi | Re Re Do Do | Si || D7 G G6 Bm E7 Si Do Re | Do Si | G5+ Si Do Re | Do Si | G5+ Si Do Re Si | Re Si Sol Fa | Mi Re Re Do Am D7 B7 | Re Do Do Do | Do Mi Mi | Re Re Do Do | Si || G7 PARTE 2 Cm F7 Bb Eb D7 Am Re | Re# Re# Sol Sol | Fa Re# Re# Re | Fa | Re | Re Re# Re Do La# | Do | Do Do Do | D7 G Cm F7 Bb Eb Am Do Si | Re | G7 Re | Re# Re# Sol Sol | Fa Re# Re# Re | Fa Re | Re# Re Do La# | Do | D7 G | Do Do Do Do Si | Re || PARTE 3 G Am Bm C C#m F#7 F E7 Si | Do | Re | Mi | Mi Mi Mi Sol Sol | Fa# Mi Mi Re Mi | Re | Re Re Re Fa Fa | Mi Re Am C Am G Do | Si Sol Sol | Re Do Si La Sol | La | D7 Mi Sol | Si || OBS 1: G5+ = Re# Si Sol OBS 2: G6 = Mi Si Sol COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 90 MÚSICA 18: PLANETA ÁGUA ARTISTA: GUILHERME ARANTES GÊNERO: MPB TOM: C PARTE 1 C Am Dm G7 C Sol Sol Sol | Sol Fa Mi | Mi Mi Mi | La Sol Fa | Fa Fa Fa | Fa Mi Re | Re Do Re | Mi | Sol Sol Sol | C Am Dm G7 C Sol Sol Sol | Sol Fa Mi | Mi Mi Mi | La Sol Fa | Fa Fa Fa | Fa Mi Re | Re Do Re | Mi | Am E7 G7 F La La La | La Sol Mi | Mi Re Re | Re Mi Fa | Sol Sol Sol | Sol Fa Mi Do PARTE 2 C Dm G7 C E7 Do Do Do | Do Re Mi | Re Re Re | Re Do Si | Si Si Si | Si Do Re | Do | Si Si Si | Si Do Am F F C G7 F Re | Do La La | La Sol Mi | Re | G7 La | La Sol Mi | Re | Do | Do Si Si La Sol | La | C G7 F C | Sol | Do Si | La Sol Mi | Re | Do || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 91 MÚSICA 19: ME LEVA ARTISTA: AGEPÊ GÊNERO: SAMBA & PAGODE TOM: C PARTE 1 G7 E7 C Mi Mi Fa Sol Sol La Sol | Sol Re | Am Do Do Re Mi Fa Mi | Mi | F La La Si Do Do C G7 Re Do | Do Sol | D7 La La Si Do La Re Do | Sol || G7 E7 C Mi Mi Fa Sol Sol La Sol | Sol Re | Am Do Do Re Mi Fa Mi | Mi | F La La Si Do Do C G7 Re Do | Do Sol | D7 La La Si Do La Re Do | Sol || PARTE 2 C C F La La Si do Do Re Do | Mi Sol | G7 Re Re Mi Fa Mi Re La Sol | Sol | C7 | F La La C C Si Do Do Re Do | Mi Sol | G7 Re Re Mi Fa Re La Sol | Do || G7 PARTE 3 C E7 Am Mi | Mi Do Sol | Mi MI | Mi Mi Mi Re Do | Re Si Sol# | Do | Do La Mi | Do Do | Do E7 F G7 Em A7 Do Do Si La | Si Sol# Mi | Fa Fa Fa | La Do | Mi Re | Mi | Mi Mi Mi Mi Re Do | La D7 G7 C La | Mi Re Do | Mi Re Do | Mi Re Do | Mi Re Do | Do || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 92 MÚSICA 20: DE VOLTA PRO ACONCHEGO ARTISTA: ELBA RAMALHO GÊNERO: MPB TOM: G PARTE 1 G Am Bm G D E7 Am Si | Sol Sol Si La Sol | Fa# Mi Si | Re Re | D Si | Sol Sol Sol Si La Sol | Fa# Mi | Si | Mi Am E7 Am E7 Am Mi | E7 Si La La La Do Si La | Sol# Fa Mi | La La La Do Si La | Sol# Fa | Mi Mi La D G Do Si La | Fa# Mi Re | Re Re || D G Am Bm G G7 C Si | Sol Sol Si La Sol | Fa# Mi Si | Re Re | D Si | Sol Sol Sol Si La Sol | Fa Re Si | Sol Am D Bm Em Am | E7 Si | La La Do Si La | Fa# Mi Re | Si Si Re Si La Sol | Fa# Mi Re | La La Fa# La D Em Fa# Re | Do La Si | Sol | E7 || PARTE 2 Am D Bm Am F#m B7 Em Si | La La La Mi Mi Mi | Re Re Do | Si Si Si | La La La Mi Mi Mi | Re# Do | La | Si | Am D G G7 C E7 Si | La La La Mi Mi Mi | Re Re Fa# | Sol Sol Si Si Si | La La Sol | Sol Sol Do Do E7 A7 Bm E7 A7 Bm C F7 Do | Si Sol# Fa | Mi | D Do Si La | Re | Do Si | Mi | D Si La Fa# | Re | Re Do | Re | E7 A7 Am G A7 D G Do Si Mi | La | Si La Re | Sol | Gm La Sol Mi | Sol Fa# | Mi Fa# | Sol || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 95 MÚSICA 23: RÁDIO PIRATA ARTISTA: RPM GÊNERO: POP/ROCK TOM: B INTRO B E Re# Si || 8 X Mi Si || 8 X { Repetir 3 X Tudo PARTE 1 B E B E Fa# Si Si | Re# Re# Do# Si | Si Sol# | Fa# Si Si | Si Si | Re# Re# Do# Si | Si Sol# F# E F# | Si | Si Do# Do# | Re# Mi Re# Do# | Do# Si | Si | Si Do# Do# Do# Do# Re# Mi Re# E Do# | Si || INTRO B E Re# Si || 8 X Mi Si || 8 X { Repetir 2 X Tudo B E B E F# Fa# Si Si | Re# Re# Do# Si | Sol# | Fa# Si Si Si Si Si | Re# Re# Do# Si | Sol# Si | Si E F# Do# Do# | Do# Re# Mi Re# Do# | Do# Si | Si | Si Do# Do# Do# Do# | Re# Mi Re# E Do# | Do# Si || PARTE 2 B E B E Re# Si | Re | Fa# Mi Re# Si | Re# Si | Re | Fa# Mi Re# Si F# E B Si | Si Do# Do# | Re# Mi Re# Do# | Do# Si | Re# Re# Do# Re Do# | Si || CORO B E Re# Si | Fa# Mi Re# | Mi Si | BIS => Tocar Refrão / Parte 1 / Parte 2 (2X) FINAL B E B E Re# Si | Re | Fa# Mi Re# Si | Re# Si | Re | Fa# Mi Re# Si F# E B Fa# | Fa# Fa# Fa# | Sol# Fa# Fa# Fa# | Fa# Mi | BIS Sol# (6 X) Fa# | Si || COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 96 MÚSICA 24: LOVE OF MY LIFE ARTISTA: QUEEN GÊNERO: INTERNACIONAL TOM: BM INTRO D Bm G D E7 Do {4 X Si {4X La { 6 X Re Do# Re Fa# | Re Do# Re Fa# | Re | Si La Re | Si La Re || PARTE 1 A F#m Bm E7 A7 La Sol# La Mi | La Sol# Fa# | Re Do# Re Fa# | Mi Mi | Mi Mi Re | Do# Si La Fa# | D Bm F#m G D Bm | Mi Fa# Fa# | Re Do# Re | Re Si Do# | Do# Re Do# Si Si | La Fa# Mi | Re | La Re Fa# Em A7 D Mi | Si La Si | Re Re || A F#m Bm E7 A7 La Sol# La Mi | La Sol# Fa# | Re Do# Re Fa# | Mi Mi | Mi Mi Re | Do# Si La Fa# | D Bm F#m G D Bm | Mi Fa# Fa# | Re Do# Re | Re Si Do# | Do# Re Do# Si Si | La Fa# Mi | Re | La Re Fa# Em A7 D Mi | Si La Si | Re Re || PARTE 2 Bm F#m G D Bm Re Re Re Re Re | Re Do# Do# Fa# Do# La | Sol La Si Re Re Fa# | Re Re Re Re Fa# F#m Ao Em A7 D Do# Do# Do# Do# Si La Do# Si La Do Si | La Sol Mi Mi | Mi Fa# Sol Mi Fa# || Bm F#m G D Bm | Re Do# Re | Re Si Do# | Do# Re Do# Si Si | La Fa# Mi | Re | La Re Fa# Em A7 D Mi | Si La Si | Re Re || FINAL Bm F#m G D Re Do# Si Re | Do# Si La Do# | Re | Fa# Mi Re || OBS: Ao = Fa# Re# Do La COMO TOCAR TECLADO - Rafael Harduim 97 MÚSICA 26: MENTIRAS ARTISTA: ADRIANA CALCANHOTO GÊNERO: MPB TOM: A PARTE 1 A7+ D7+ A La Si Do# | Re Do# Si Si | Si | D | La La Si Do# | Re Do# La Si Do# La | A | La A7+ Dm E La Si Do# | Re Do# Si Si La | D La La Si Do# Re La La La Sol# || A7+ D7+ A La Si Do# | Re Do# Si Si | Si | D | La La Si Do# | Re Do# La Si Do# La | A | La A7+ Dm E La Si Do# | Re Do# Si Si La | D La La Si Do# Re La La La Sol# || A – A7+ PARTE 2 Dm A D La Fa# Mi Re Do# | Re Do# | Si La Si | La Si La | Do# Re Do# | D La Fa# Mi Re Dm Re Do# | Si Do# | La La | Do# Mi Sol# Si | OBS 1: A7+ = Sol# Mi Do# La OBS 2: D7+ = Do# La Fa# Re MÚSICA 25: WE ARE THE CHAMPIONS ARTISTA: QUEEN GÊNERO: INTERNACIONAL TOM: C#M PARTE 1 C#m C#m C#m Sol# Si Do# | Do# | G#m Sol# Si Do# | Do# | G#m Sol# Si Do# | Do# | G#m Sol# Sol# C#m E E E G#m Re# Do# Si | Do# | G#m Si Re# Mi | Mi | A Si Re# Mi | Mi | A Si Re# Mi | Mi | Fa# C#m F#7 B C# Sol# | Sol# | La# | Si | Si | Si Do# Re# Fa# Sol# Do# Si | Do# Si Do# Si | Do# || PARTE 2 F# Bbm Ebm F# Bbm Fa# Fa Fa# | Fa Do# | La# | Re# La# | B C# Do# | Fa# Sol# La# | Do# La# | Re# Fa | B G#m C# B Bo F# F#7 Re# | Go | Re# Do# Re# | Do# Si | Si La# Si | La# Sol# | La# Fa# Si | La# Fa# | Si | B7 F# La Fa# | Si La Fa# | Mi Do# | Fa# || OBS 1: Bo = Re Si Sol# Fa OBS 2: Go = Mi Do# La# Sol
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