O papel da auditoria interna nas instituicoes publicas - Monografia

O papel da auditoria interna nas instituicoes publicas - Monografia

(Parte 1 de 5)

13

Índice

LISTA DE TABELAS

TABELA I: Tipo de auditoria interna 26

TABELA II: Diferença entre auditoria interna e auditoria externa 32

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 - Fases do processo de auditoria interna 24

FIGURA 2 - Nível hierárquico de auditores 28

FIGURA 3 - Organograma adequado à auditoria interna 30

LISTA DE GRAFICOS

GRÁFICO I: Grau de importância de auditoria interna 39

GRÁFICO II: Nível de dependência da auditoria interna 40

GRÁFICO III: Benefícios da auditoria interna 40

GRÁFICO IV: Acesso irrestrito do departamento de auditoria interna 41

Nome: Sérgio Alfredo Macore / 22.02.1992

Naturalidade: Cabo Delgado – Pemba – Moçambique

Contactos: +258 826677547 ou +258 846458829

Formado em: Gestão de Empresas / Gestão Financeira

E-mail: Sergio.macore@gmail.com / helldriverrapper@hotmail.com

Facebook: Helldriver Rapper Rapper, Sergio Alfredo Macore

Twitter: @HelldriverTLG

Instituição de ensino: Universidade Pedagogica Nampula – Faculdade = ESCOG.

Boa sorte para você…….

LISTA DE ABREVIATURAS

IIA- Instituto de Auditores internos

AICPA- American Institute of Certified Public Accountant: Comité de procedimentos de Auditoria do Instituto Norte Americano de Contadores Públicos.

INE- Instituto Nacional de Estatísticas

DECLARAÇÃO

Declaro por minha honra que este trabalho é da minha autoria, resulta da minha investigação e sob orientação do meu Supervisor. Esta é a primeira vez que submeto numa instituição Académica para obter o grau Académico de Licenciatura em Contabilidade com habilitação em Auditoria.

Nampula, aos ______ de Abril de 2015

Nome do Autor

______________________________________________

(Sergio Alfredo Macore)

Nome do Supervisor

_____________________________________________

(--------------------------------)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho à minha mãe e meu irmão, por acreditarem na minha capacidade profissional e me dar todo o apoio emocional para o desenvolvimento e conclusão deste curso.

AGRADECIMENTO

Em primeiro lugar agradeço à Deus por me dar o dom de vida e a capacidade de superar todas as dificuldades e barreiras encontradas.

Aos meus pais, pela dedicação e confiança durante toda a caminhada.

Aos meus irmãos, cunhados tios e sobrinhos e primos que de uma forma ou outra me transmitiram força e confiança em todos os momentos.

Aos meus parentes, amigos e colegas que lutamos juntos durante todo o percurso sempre com o mesmo objectivo.

Ao meu supervisor pela sua orientação e todos os professores que contribuíram para que o meu objectivo fosse atingido.

A todos que deram o seu contributo, respondendo os questionários.

RESUMO

A auditoria interna é uma actividade independente ancorada à administração da empresa, com vista a acrescentar valor à organização nela inserida, observando o funcionamento dos controlos internos existentes. É uma actividade importante para qualquer empresa, por ser a única que tem acesso a todas as outras áreas da empresa.

Cada vez ela torna-se mais importante, pois o mundo encontra-se em constante desenvolvimento e as empresas acompanham esse desenvolvimento ampliando as suas actividades, ou dimensão.

O objectivo do estudo foi analisar o papel da auditoria interna nas instituições públicas, identificando os seus benefícios e importância.

Realizou-se um estudo bibliográfico e estudo de caso no gabinete do Governador de Nampula, através de questionários que foram distribuídos aos responsáveis de cada departamento.

Palavras-chaves: Auditoria interna, Acrescentar valor, Instituições públicas.

CAPITULO 1: INTRODUÇÃO

1.1 Introdução

O trabalho que ora se desenvolve enquadra-se no âmbito do trabalho de fim de curso complemento de licenciatura em Contabilidade e Auditoria, promovido pela Universidade Pedagógica, Departamento de Contabilidade de Gestão, cujo tema é “Papel da Auditoria Interna nas Instituições públicas”.

A escolha do tema deve-se ao facto da Auditoria Interna ser um conceito moderno, apesar de que já existiam actividades parecidas com o da auditoria interna ou com a mesma finalidade, ela merece uma atenção especial pois muitas empresas ainda não conseguiram detectar a suas vantagens. Também, é um tema que me despertou bastante interesse no meu percurso académico.

De facto, a auditoria interna é uma actividade independente e objectiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objectivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controlo e governança.

A globalização da economia e o surgimento de mercados comuns fazem com que a Auditoria Interna deixe de ter uma função com conotação Policialesca e Repressiva para ter uma função de acessoramento à alta Administração e Gestores para o cumprimento da missão empresarial e, para isso a Auditoria Interna precisa estar preparada e com suporte adequado para que possa cumprir sua missão com eficácia e eficiência. Empregada como ferramenta de Controlo e Gestão de Riscos Empresariais, a Auditoria Interna estará contribuindo com seu trabalho de forma eficaz na condução dos negócios pelos Gestores.

Os resultados do trabalho da Auditoria Interna, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos Gestores do alto comando, fornecem recomendações correctivas e preventivas à exposição da organização face aos riscos empresariais que podem ser de natureza; sistémica, operacional, financeira, tecnologia da informação, recursos humanos, mercadológicas e de factores externos que podem impactar os resultados e estratégias globais da empresa.

1.2 Objectivos do Trabalho

A presente pesquisa procura alcançar os objectivos traçados, isto é, geral e os específicos de modo que se materialize a questão acima colocada acerca do Papel da Auditoria Interna nas Instituições Públicas, caso Gabinete do governador da Cidade de Nampula.

1.2.1 Objectivo geral

  • Analisar o papel da auditoria interna nas instituições públicas, em particular no gabinete do governador na cidade de Nampula.

1.2.2 Objectivos específicos

Baseado nos esclarecimentos feitos, pode-se ainda destacar como objectivos específicos:

  • Relatar conceitos e definições sobre auditoria;

  • Ressaltar a importância da auditoria interna nas organizações;

  • Mostrar como a auditoria interna pode contribuir para o processo decisório;

  • Levantar se a instituição em estudo possui Auditoria Interna;

  • Levantar, caso possua, porque se decidiu em implantá-la;

  • Levantar, na opinião da instituição, se a Auditoria lhe trouxe benefícios e quais foram os reflexos para a mesma.

1.3 Justificativas

Em uma organização moderna, em que se exige que seus vários sectores façam parte de um único todo, reunindo esforços colectivos para alcançar melhores resultados, torna-se inconcebível a inexistência de um sector atento às oportunidades de melhorias que possam, eventualmente, surgir. Os administradores responsáveis pelos seus sectores, porém, sem tempo disponível ou mesmo condições técnicas para verificar in loco o que se passa com as pessoas, procedimentos e valores sob sua supervisão, necessitam se certificar de que tudo funciona de acordo com o planejado. Por estas razões, a actividade de auditoria interna passou a fazer parte de uma organização moderna.

No contexto actual, o movimento da economia mundial vem modificando os factores determinantes da competitividade. Além disso, a busca por novos clientes está mais disputada e cada vez mais surgem novas organizações de sucesso, tornando obsoletas aquelas incapazes de se adaptar a este novo ambiente.

(Parte 1 de 5)

Comentários