Baixe Curso de violão - segredo do braço do violão e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity!
Ao Leitor
Este é o sétimo trabalho por nós publicado em apenas
3 anos. É evidente que se tanto já conseguimos realizar foi
porque não nos sentimos sózinhos em nossa luta. O nosso
arquivo particular registra um sem número de correspon-
dências que recebemos dos mais distantes rincões da nossa
pátria, sempre com uma palavra de estímulo e uma de-
monstração de carinho que tanto nos tem impulsionado ao
prosseguimento de nossas atividades. Egsa aceitação amiga
tem feito com que cs nossos trabalhos ultrapassem os li-
mites da dificuldade e consigam penetrar nas cidades bra-
sileiras alcançando uma boa acolhida entre aquêles que se
dedicam ao sublime labor do ensino violonístico. O “Método
de Violão Fernando Azevedo” em suas 34 e 44 edições
procurou transmitir a êsses professores uma pálida home-
nagem. Entretanto a simples publicação dos nomes e en-
dereços dêsses amigos, em suas páginas, representa apenas
um nada em favor de quem tanto merece. Por outro lado
sempre ocorremos na omissão de nomes, pois quase que
diâriamente nos chega mais uma carta aumentando a lista
dos professores que nos apoiam em suas atividades de en-
sino. Eis porque somos obrigados a iniciar êste trabalho
enviando indistintamente, sem citar nomes, o nosso teste-
munho de gratidão a todos os amigos que têm sido os ver-
dadeiros construtores da nossa vitória. A êles o nosso
carinho e o nosso reconhecimento.
FERNANDO AZEVEDO
Segredo do Braço do Violão
Fernando Azevedo
O conhecimento dêsses ensinamentos dará àquele que o
possuir, um total domínio do braço do violão. Exercitando-se |
todos êsses acordes e conseguindo fazê-los com desembaraço, ||
nenhuma barreira se apresentará mais ao estudante. Até mes- '
mo àqueles que não tendo estudado música e pretendam solar, |
estarão áptos a isso. Mesmo sôzinhos, com um pouco de per-
tinácia e o indispensável auxílio do ouvido, conseguirão tocar |
as músicas de seu gôsto, independente de partituras musicais. |
O entendimento da segunda parte dêste trabalho é de
muita importância. Ali, ficam esclarecidas tôdas as dúvidas
quanto a formação dos acordes e mesmo sem auxílio de ne-
nhum método, o próprio estudante poderá fazer um mesmo |
acorde de tôdas as formas possíveis.
Muitos talvez se surpreendam de não ser denominada de
“inversão”, a feitura de um mesmo acorde em casas diferentes.
'O simples fato de se fazer um determinado acorde em mais de,
uma casa, no braço do violão, não importa obrigatoriamente
na substituição dos baixos. Os baixos continuam os mesmos,
embora tocados em outras casas. Logo, não há inversão. É
Chamaremos de “esquema” os desenhos que determinar
a altura das casas do braço do violão, onde deverá ser ;
1º ESQUEMA
c G1 AT
4 p 2/3
2
1 1 rr tr
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA Mi
2º ESQUEMA
G7 AT
ais
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
3º ESQUEMA
c q AT
BsfejaTsTa BIcCTATSTA] gas fatal
44 +1TI% 444 es
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: C, G7, C, A7, Dm, G1, €.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior
formam com os acordes C7 e F (pág 26).
a gas
LÁ MENOR RELATIVO DE DÓ MAIOR -
1º ESQUEMA
Am E7 AT Dm
F x 4
a
ro
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
2º ESQUEMA
Am EI AT Dm
alsla |ssjeja ls |s sela |sla
2
54 LEA
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
3º ESQUEMA
E7 AT
ejais is Votjc la Sy
4
900 é
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
E Faça o seguinte exercício, utilize
O mas: Am, ET, Am, AT, Dm, El,
RÉ MAIOR RELATIVO DE SI MENOR
1º ESQUEMA
D AT B7
246 Edo
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
2º ESQUEMA
TERCEIRA MENOR
D AT B7
Cc si4 ecljals|á
SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA ME
3º ESQUEMA
D AT B7
ci4 ejais
PRIMEIRA
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando- cada um dos esque-
mas: D, A7, D, B7, Em, AT, O:
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes DT e G& (pág. 6).
1º ESQUEMA
Gb7 BT
Q 4
$?+
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
2º ESQUEMA
Gb? BT
7º/0| 4 sa
34
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
3º ESQUEMA
Gb7 BT
ejalsja
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um,
mas: Bm, Gb7, Bm, B7, Em, Gb7, Bm.
— 08
Á M a oR RELATIVO DE SOL BEMOL MENOR
(Fá sustenido menor)
1º ESQUEMA
A ET Gb7
elals|a
3 4
q
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
2º ESQUEMA
A EI Gb7 Bm
st| cla e pejc|s pá
2 4
2 Oi ly
H +
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
3º ESQUEMA
ET Gb7 Bm
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: A, E7, A, Gb7, Bm, E7, A.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes AT e D (pág. 8). Í
ER
RELATIVO DE MI MAIOR
1º ESQUEMA
AbT Db7
| y o |s J2g clals
É
e
34
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
; 2º ESQUEMA
Dbm AbT Db7 Gbm
dclsisty
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
3º ESQUEMA
Dbm Ab7 Db7T
elals aqejalsj siejais
5
f PRIMEIRA da PREPARAÇÃO
Faça o seguinte exercício, utilizando cada
mas: Dbm, Ab7, Dbm, Db7, Gbm, Ab, Dbm.
— 13 —
SI MAIOR * aearnvo DE LA BEMOL MENOR
(Sol sustenido menor)
1º ESQUEMA
Gb7 AbT Dbm
eljaisia y
4
+%9
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
2º ESQUEMA
B Gb7 AbT Dbm
Pelejalsia Teclals 7
3
e
$46
: PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
3º ESQUEMA
B Gb? AbT Dbm
elais elalsiá delalsia
e
&
+ 45%
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: B, Gb”, B, Ab7, Dbm, Gb”, B.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes B7 e E (pág. 12).
Eos
RELATIVO DE SI MAIOR
] 1º ESQUEMA
Eb7 AbT Dbm
siclals|a cjajsja
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
2º ESQUEMA
Abm Eb7
Ab7 Dbm
4
SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
3º ESQUEMA
Abm Eb7 Ab7 Dbm
ejalsig Es pjejalsjal. Pale
/ PRIMEIRA SEGUNDA ! sl. R e
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um
mas: Abm, Eb7, Abm, Ab7, Dbm, Eb, Abm. E
)
—5—
desc Sd Ea Ema Sos ed -
BÉ BEMOL MAIOR RELATIVO DE SI BEMOL MENOR
(Dó sustenido maior) (Lá sustenido menor)
1º ESQUEMA
AbT Bb7 Ebm
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
2º ESQUEMA
Db Ab7T Bb7 Ebm
Ss, ciais
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
3º ESQUEMA
AbT Bb7 Ebm
Pfejeleçe] uejcTa |sja
2 £
OE, OI 14
E) * 66% 4%*
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: Db, Ab7, Db, Bb7, Ebm, Ab7, Db.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes Db7 e Gb .(pag. 16).
E
Pa ; R
RELATIVO DE RÉ BEMOL
(Dó sustenido
1º ESQUEMA
Bbm Bb7
PRIMEIRA SEGUNDA - PREPARAÇÃO TERCEIRA
2º ESQUEMA
Bbm F7 Bb7
clalsta 16º] cja TSj4 ecjais
3
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
3º ESQUEMA
Bbm F7 Bb7 Ebm
4 Wela Sp ae RI
3) 3
PRIMEIRA SEGUNDA A PREPARAÇÃO TERCEIRA
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: Bbm, F7, Bbm, Bb7, Ebm, F7, Bbm.
o —
LÁ BEMOL MAIOR RELATIVO DE A a
(Sol sustenido maior)
1º ESQUEMA
Eb F Bbm
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
2º ESQUEMA
Ab Eb7 F7 Bbm
ejajsfº PRPe Jeseljalsia
3
=
? x y a
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
3º ESQUEMA
Ab Eb7 F7 Bbm
eJclals|a clal|s
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: Ab, Eb7, Ab, F7, Bbm, Eb7, Ab.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes Ab7 e Db (pág. 18).
Ra
RELATIVO DE MI BEMOL |
(Ré sustenido
1º ESQUEMA
GT cr
(
)
5?
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
2º ESQUEMA
Cm G& cr
lesjeja Rd ejalsja
q
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
3º ESQUEMA
Cm G7 cr
ejaisiáa
4
EX
| PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos |
mas: Cm, G7, Cm, C7, Fm, G7, Cm
is
BEMOL MAIOR
(Lá sustenido maior)
RELATIVO DE SOL MENOR
& 1º ESQUEMA
Bb F7 q
[pp a EEE
2
aj
27? ed Tr
PREPARAÇÃO
PRIMEIRA SEGUNDA
2º ESQUEMA
F7 q
deja a 69 cla q
2
3 93
84 * 89
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
3º ESQUEMA
Bb Ps q cm
e sja áisia
y 3
+4 ++$
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA MENOR
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um dos esque-
mas: Bb, F7, Bb, GT, Cm, F7, Bb.
NOTA — A preparação para a terceira maior e a terceira maior se
formam com os acordes Bb7 e Eb (pág. 22).
aci ar
É al
“g,
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
. 2º ESQUEMA
Gm DT q
ETeTa[sp] ESSA
$
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO TERCEIRA
3º ESQUEMA
Gm D7 GT
1
PRIMEIRA SEGUNDA PREPARAÇÃO
Faça o seguinte exercício, utilizando cada um
“» mas: Gm, D7, Gm, G7, Cm, D7, Gm.
— 25 —
SEGUNDA PARTE
O BRAÇO DO VIOLÃO
Os vários acordes nele formados
EXPLICAÇÕES INDISPENSÁVEIS. — Para perfeito en-
tendimento das explicações que se seguem, é absolutamente
indispensável saber a ordem em que se sucedem as notas.
Começando pela nota lá (A), teremos a seguinte sequência:
A (lá), Bb (si bemol), B (si), C (dó), Db (ré bemol), D (ré),
Eb (Mi bemol), E (mi), F (fá), Gb (sol bemol), G (sol), Ab
(lá bemol).
O braço do violão é dividido pelos trastos. Trastos são os
filetes de metal. O espaço compreendido entre dois filetes de
metal (trastos), chama-se casa.
De uma casa para outra imediata, existe uma diferença
de semiton. Como também existe a diferença de semiton de
uma nota para outra imediata. Da forma que estão dispostas
as notas, dizemos que estão por semitons. De dó (C) para ré
bemol (Db) temos um semiton. De ré bemol (Db) para ré (D),
outro semiton. De ré (D) para mi bemol (Eb), mais um semi-
ton. De mi bemol (Eb) para mi (E) outro semiton. E assim
iríamos até o fim, sempre encontrando de uma nota-para outra,
imediata, um semiton. Poderíamos continuar até encontrar
| Outra vez a nota dó (C) e teríamos sempre um semiton, de
à para outra nota imediata.
' “que saibamos fazer qualquer posição no braço “do
violão, precisamos inicialmente saber as posições base. Cha-
maremos de posições base, aquelas que são feitas sem pestana
e formadas na 1.2 casa do braço do violão. Chamaremos de
posições origiríadas àquelas que mantêm o mesmo desenho da
posição base, com o acréscimo da, pestana.
Comecemos pois, o estudo das posições base e das posições
Posição Base C e suas Originadas
Observem bem a gravura 1. Nessa posição base, reparamos
que as cordas que não estão prêsas pelo dedo 1 (22 corda,
12 casa), dedo 2 (42 corda, 22 casa) e dedo 3 (5.2 corda, 3.º
casa), estão apoiadas no final do braço do violão, num trasto
de metal ou num cavalete de osso, dependendo da fabricação
do instrumento. Esse trasto ou cavalete, funciona como se
fôsse uma pestana. Para conseguirmos a primeira posição ori-
ginada é só passarmos a prender as mesmas cordas da posição
base, uma casa abaixo: 2º corda na 22 casa, 4.2 corda na
3. casa e 52 corda na 42 casa. Na primeira casa, faremos a
Pestana com o dedo 1 (veja gravura 2). Obteremos aí a primeira
de ré bemol maior (Db), porque na ordem em que se suci a
as notas, ré bemol é a nota imediatamente seguinte ao dó (
As outras posições originadas serão encontradas
da mesma maneira. Descendo-se sempre uma casa e n
a mesma disposição dos dedos, teremos respectivam
"28 5
ir (Primeira de mi bemol maior),
de mi maior) e assim por diante. (Veja gravuras
=.
DE
Í , c Db D
Y Rselatsfa
: ro +9
Gravura 1 Gravura 2 Gravura 3
.
Eb E F
SJelals|a
Gravura 6
E + uma casa no braço do violão, obteremos os acordes Gb
), & (72 casa), Ab (82 casa), e assim por diante.
— 30 — F
— Obede o- ma ist :
descer uma casa no braço do violão, obteremos os acordes:
G7 (3.º casa), AbT (4.º casa), AT (5.º casa), e assim por diante.
EXERCÍCIO
4
y Fazer em rítmo de valsa as posições base Am, E7, Am.
Lcgo em seguida as posições delas originadas Bbm, FT, Bbm;
Bm, Gb7, Bm; Cm, GY, Cm, e continuar assim até o final do
braço do violão.
Posição Base G e suas Originadas
O estudo das posições originadas de G, é de difícil exe-
cução. Se o estudante resolver estudá-las, mesmo sabendo da
dificuldade, só poderá lucrar com isso. Enfim, elas aqui apare-:
cem mais para seguir a lógica dêste trabalho. Sendo G uma
posição base, não poderia deixar de ser apresentada, junta-
mente com suas originadas.
G
4%
Obedecendo-se a mesma regra, isto é, se continuarmos
descer uma casa no braço do violão, obteremos os a
Bb (3.º casa), B (4º casa), C (5.º casa), ete.
e suas Otiginadas
D7 Eb7
+6
Obedecendo-se a mesma regra, isto é, se continuarmos a
descer uma casa no braço do violão, obteremos os acordes
F7 (3.º casa), Gb7 (4º casa), G7 (5.º casa), etc.
EXERCÍCIO
Fazer em rítmo de valsa, as posições G, DT, G. Logo em
seguida fazer as posições delas originadas Ab, Eb7, Ab; A, E7,A;
Bb, F7, Bb; e continuar assim até o final do braço do violão.
Posição Base Em e suas Originadas
Em E Fm Gbm
É des cjaisja
43
2
44% +46
Se continuarmos a descer uma casa, obteremos respecti-
'vamente os acordes Gm (3.º casa), Abm (4º casa), Am (5?
a), etc.
a
Observação: Para evitar o uso da pestana e a tremenda
dificuldade que isso causaria, as posições originadas de B7 so-
frem uma pequena modificação quanto a disposição de coladas
ção dos dedos.
( B7 c7 Db7
I =
4 o
: j 1
x $ 41|
Se continuarmos a descer uma casa, obteremos respectiva-
merte os acordes D7, Eb7, ET, F7, etc.
EXERCÍCIO
Já
Fazer em rítmo de valsa, as posições
à fazer as posições delas originadas
» Gm, D7, Gm; Abm, Eb,
Na 4 Re 35 à
Re
Posição Base E7 e suas Originadas
(Vide página 32)
EXERCÍCIO
Fazer em rítmo de valsa, as posições A, E7, A. Em seguida
fazer as posições delas originadas: Bb, F7, Bb; B, Gb7, BE
G7, C, etc.
Posição Base E e suas Originadas
E F cb
cijaisja
23 2
3
46 Só
Se continuarmos a descer uma casa, obteremos respecti-
vamente os acordes G, Ab, A, etc.
Posição Base B7 e suas Originadas
(Vide página 35)
EXERCÍCIO
Fazer em rítmo de valsa, as posições E, B7, E, e suas origi-
nadas F, C7, F; Gb, Db7, Gb; G, DT, G: etc.
Acordes Dissonantes
| Todos os acordes que passaremos a estudar, fazem
4 do capítulo “ACORDES DISSONANTES” do “METODO DE
| VIOLÃO FERNANDO AZEVEDO”. Portanto não há necessi-
dade de aqui falar sôbre seu emprêgo ou sua cifragem. Seo -
( estudante tem alguma dúvida, consulte o referido Método,
t para esclarecer completamente o assunto.
Observação: Como vínhamos fazendo até aqui, daremos
a posição base e as duas originadas que se encontram em casas
imediatamente seguidas. O aluno poderá continuar a descer
uma casa, até o final do braço do violão e terá assim tôdas as
+ demais pcsições originadas. Para nomeá-las, já sabemos que é
| só obedecer a ordem em que se sucedem as notas.
L- [es
Acordes de Sétima e Nona | 4 +
." O apémos Nota A
E :
Nona Maior NE eo |
Posição Base B9 (Si com nona maior) E)
Ei s
e suas Originadas er
bo
a perto
B9 cs. Dão ee
/
34 9
“e suas Originadas
Eb9 E9 F9
Tala
7 X
Posição Base E9 (Mi com nona maior)
e suas Originadas
Gb9
E9
X
Posição Base À , 5 7 (Lá com sétima e quinta
aumentada) e suas Originadas
o
de) Er
4 sl:
Aa
WA
Gt
o 8 Cy > g pi t+ À
Acordes de Sétima Diminuta
E E neeilb
Posição Base Do (Ré com sétima diminuta) ' pi
e suas Originadas
Dº Eb? Eº
Aiii 48 — Ê
il Ee: a 4 g ES jo
Posição Base Fo (Fá com sétima diminuta)
e suas Originadas
E Gbº
:
C7M (Dó com sétima maior)
| Originadas
| ,
| A a
* Posição Base DIM (Ré com sétima maior)
( e suas Originadas
DIM Eb7M
nr
* Observação: Nessas posições originadas, aparecem duas
-Pestanas. Rd maior é feita com o primeiro dedo; a menor com
IO.
micos
sição Base Bm9 (Si menor com nona)
e suas Originadas
Bm9 Cm9 Dbm9 f
Posição Base Em9 (Mi menor com nona)
e suas Originadas
Em9 Fm9 Gbm9
da e
TR Posição Base Cm6 (Dó menor com sexta)
* e suas Originadas
] Cm6 Dbm6 Dm6 gu
<= SSD ;
$ ?
314 eo
( $|
CORO TitA +9 *é
| Posição Base Fm6 (Fá menor com sexta) nm
e suas Originadas Es
| Fm6 Gbm6 Gm6
|
| RR
4
À Fa
r*4 *x4 *%6 4
Posição Base Am6 (Lá menor com sexta)
e suas Originadas 5
Am6 Bbm6 Bm6
E y
L
Fe
Base C . é? (Dó com quinta aúmentada o 4
e nona) e suas Originadas | SI
e Ri Db ii E D a (
Fqcjalsja
E /
o Iy p
3 3
*4 * x4
bo
ê 9 a 1 (H
Posição base E . 5 (Mi com quinta aumentada |
e E
e nona) e suas Originadas a didoasse
b
VER ça
? PEA Un a Ék
ne a x g
6, Es Fis Gb
1 2
ay
REC EP n/DAC! DAE |
CE do
1 »
Aumentada
Posição Base Bbll + (Si bemol com décima
primeira aumentada) e suas Originadas
Bbll+ - B11+ cii+
GITES Y
EE 54 ! f
Posição Base FIl + (Fá com décima primeira
aumentada) e suas Originadas
Fil+ Gbil+ Gil+
? / k
: 4
* 4% s x
“Maiores com Décima Primeira. £o
E
ge
|
.
,
,
osição Base Al3 (Lá com décima terceira)
e suas Originadas
AI Bb13 B13 4
osição Base El3 (Mi com décima terceira)
e suas Originadas
E 13
Daio aa
peste
ção dos dedos.
Temulrado um outro acorde.
desde que se tenha cite citas atenção as Beplá
apurecerão na ordem em que se sucedem
Os acord:
Mantida essa aa
aço do violão, geralmente com 0 auxílio ds pest;
Portanto "posição o:
a mosma disposição dos dedos da posição baso,feita em outra Casa.
o acorde,a cgsa onde
da qual é Como já foi oxplicado posição be-
Quo feita na primeira caia do Braço do ViGião, date
Re senbora falta om on$ra om
feito Sposa
ter-se-a como
* 6 aquela que
A indicação da cass onde devera ser feito o acorde procurado, vem
repre em cima pas cifra (3%c., 68c.-48
a
(2te.)
A
ape
fogos)
(tg. )
Am
Am6
(4te.)
Am6
À
à (98e.)
Sto.
e )
(98o.)
A
fiaes) (Tte.)
Am
Eae) (1o%c.)
AT
(Ste. ) fizhos) Ras.
A BE... d0
Posição base G ...... 33
Posição base C sec... 30
Posição base FO ..... 44
Fosição base Eº...... 44
Posição base DO ..... 43
cosessenca 5
nes cccrcoronca 49
Posição base Fm6 .... 49
Posição base Cm6 .... 49
47
Posição base Em7 .... 47
na Ge A
cesesseenacenasanasos B
coscscscrororerceccro 46
Posição base ETH .... 46
Posição base DI4 .... 45
e-etc.)
(9tc.)
AM
Fosição
7
A+5
eia
A45 Posição
(Tte.)
1 E
AS Fosição
(5te.)
2 a
A+5 Posição
(10%6.)
92 E
A+5 Posição
(5te.)
Ag
Posição
(Ilte.) a
As Posição
(5tc.) E
Amy Fosição
(10%c.) E
Am9 | Posição
(5te.) o
À-9 * Posição
(1lte.)
A-9 — Posição
(5te.) É
A9+ Posição
(3te.) a
Amil Posição
(108e.)
Amll Fosição
base CTH
E
base E+5 ....
7
base D+5 «eva
9
dase E45 ese
9
dase C+5 ces
base E9 ....
base B9 .eves
base Em9 ....
base Bm9 ....
base E-9 ....
base Bb-9 ...
base EM ev.
base Gbmll ..
base Bmll ..«
42
50
a
a
51
(Btc.)
cg
Cm9
(Bic.)
Cm9
(Btc.)
e-9
Ação base DT5 .....45
ia 7
Posição buse 445 .....435
E 7
Posição busc E+5 .....42
vg
Posição base D+5 .....42
cesenaranas cocnsnsoa o. 5O
9
Posição base E+5 .....50
consacerae cce rer res. 59
Posição base E9 ......40
concenerecccrna rc cosas 4B
Posição base Em9 .....48
Posição base E-9 .....41
cncormenasssenerena sas DL
Posição basc E9+ .....51
coceceseea score career sD2
Fosição base Gbmll ...52
cosecsnsesa case ras aaa D5
Fosição base Fll+ ....53
Posição base Al3 .....54
Fosição base k15 .
(6tc.) E
Db Posição base G .......
(82e.)
DO
(108e.) E
Dbº Posição base Eº ..... 44
(11%e.) at
Dbº Posição base Dº ..... 43
(eo (98e.)
Posição base FO,......44
Dom Db cescorces 13
Donb O ada vo comes ao nmsa seno AO
(48c.) á
Dbmó Posição base Am6 .... 49
(Bsc.) e
Dbm6 Posição base Fmó .... 49
(48c.)
Dbm7 Fosição base Am7 .... 47
(grc.) a
Dbm7T | Fosição base Em7 .... 47
(28c.) (4%0.) (G%c.)
DHT - DT, DbT .eccececo. 13
(68c.)
Db7 Posição base 67 ..... 31
(118%e.) a
DbT Posição base DT ..... 34
DOM ascessnascaness cervo. 45
(4tc.) A
DbTii Posição base ATM .... 46
(9ºc.) ne
Dbi Fosição base ET! .... 46
(1180,) a
DbTH Posição base DIE .... 45
(48c,)
7 ad 7
Db+5 Fosição base A+5 .....43
(98c.)
7 É il
Db+5 Posição base E+5 .... 42
(11t%e.)
7 je 7
Db+5 Posição base D+5 .... 42
9
Db+5 e... SO
cenmensesnrass
Posição base E9 e...
Posição base Em9 ....
Posição base Bb-9 ...
Fosição basc E-9 ...
Posição base A
Posição base E9M ....
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