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Guias e Dicas
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Avaliação de Física 2º ano- Termometria e Calorimetria, Provas de Física

Prova de Física do 2º ano

Tipologia: Provas

2015
Em oferta
30 Pontos
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Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 02/08/2015

warlle-almeida-esteves-5
warlle-almeida-esteves-5 🇧🇷

4.7

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Baixe Avaliação de Física 2º ano- Termometria e Calorimetria e outras Provas em PDF para Física, somente na Docsity! ESCOLA RURAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. SANTIAGO DANTAS AVALIAÇÃO DE FÍSICA 2º BIMESTRE PROFESSOR WARLLE ALMEIDA Aluno (a): Nº: Série: TURMA: Data: / / 1. Atualmente, é comum vermos, em grandes cidades, edifícios cujas fachadas são compostas por placas de vidro, formando imensos painéis. Um dos cuidados que se deve ter nessas edificações é o dimensionamento das placas, porque, em dias quentes, principalmente se o Sol incide diretamente sobre elas, o vidro se dilata e pode causar acidentes. Desde criança, possuímos uma noção (embora imprecisa) de Temperatura. Normalmente, para exemplificarmos essa grandeza física, empregamos os termos “quente e frio”. As moléculas ou íons que constituem qualquer substância estão em constante agitação e, em decorrência, possuem uma energia cinética associada a esse movimento. Marque a alternativa que corresponde a definição mais correta de Temperatura: a. É uma medida do nível energético da agitação das partículas de uma substância, comumente chamada de agitação térmica. b. É uma medida do nível energético da agitação do calor dos corpos estáticos, comumente chamada de agitação térmica. c. É uma medida do nível energético da agitação das partículas de uma substância, comumente chamada de agitação termocalorica. d. É uma medida média do calor especifico dos corpos em repouso, uma vez que eles recebem ou transferem calor em seu estado de fusão molecular. e. É uma medida média da agitação do calor e da temperatura dos corpos. Acompanhe a história em quadrinhos para poder responder as questões 2 e 3: SOUSA, Mauricio de. Cascão e Nimbus: Celsius ou Fahrenheit? Almanaque do Cascão nº1. São Paulo: Panini Comics, 2007, p. 62-61. 2. O espanto do Cascão deve-se ao fato de que mediu a Temperatura corporal e obteve “77 graus”. Ele associou esse valor à unidade grau Celsius, que é usada nos termômetros clínicos que dispomos em nossas casas. Nimbus, então, esclareceu o engano e explicou que, como o termômetro fora produzido nos Estados Unidos, ele empregava a escala Fahrenheit. Diante disso, marque a alternativa que corresponde ao uso físico do termômetro: a. Esse instrumento deve ficar em contato com o corpo por certo intervalo de tempo para que ocorra o equilíbrio térmico entre os dois, isso ocorre porque ambos atingiram a mesma temperatura. b. Esse instrumento deve ficar em contato com o corpo indefinidamente para que ocorra a variação térmica e ambos possuam temperaturas diferentes. c. Esse instrumento deve ficar em contato com o corpo até que ambos adquiram a mesma temperatura apenas em graus Celsius, uma vez que a escala Fahrenheit é desprezível aqui no Brasil. d. Esse instrumento deve ficar em contato com o corpo por certo intervalo de tempo para que ocorra o equilíbrio químico entre os dois corpos, isso ocorre porque ambos atingiram a mesma temperatura. e. Esse instrumento deve ficar em contato com o corpo por certo intervalo de tempo para que ocorra o equilíbrio térmico entre os dois corpos, isso ocorre porque ambos atingiram temperaturas diferentes. 3. Na história em quadrinhos Cascão sua temperatura corporal e obteve 77 graus em Fahrenheit, essa escala de Temperatura é adotada em países de língua inglesa. Qual seria a Temperatura corporal do Cascão se fosse medido em graus Celsius? 4. Quando colocamos dois corpos de temperaturas diferentes — um quente e outro frio — em um sistema termicamente isolado, ambos tendem a atingir uma mesma temperatura denominada Temperatura de Equilíbrio térmico. Essa é uma lei da natureza denominada Lei Zero da Termodinâmica. Observe a imagem abaixo e partir dela defina como funciona essa lei. 5. Considere o gráfico a seguir, que representa a relação entre a escala Fahrenheit e uma escala arbitraria Z. para a variação na escala Fahrenheit de 20 °F, a correspondente variação na escala °Z é: 6. No século XIX, o calor era considerado, pela maioria dos cientistas, uma propriedade da matéria que continha uma substancia fluida e sem peso denominada calórico. A concentração de calórico era maior no corpo de temperatura mais elevada; assim quando dois corpos, sob temperaturas diferentes, eram colocados em contato, o corpo quente perdia calórico para o corpo frio. Conclui-se que o Calor é: a. É a energia térmica em transito, que se transfere de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura até que ambos atinjam o equilíbrio térmico. b. É a energia média de transferência das moléculas de suor que passam de um corpo com menor temperatura para um corpo de maior temperatura. c. É a energia térmica em transito, que se transfere de um corpo de menor temperatura para outro de maior temperatura até que ambos atinjam o equilíbrio térmico. d. É a energia térmica em trânsito, que se transfere entre corpos de mesma temperatura para que haja uma variação térmica entre eles. e. Nenhuma das alternativas acima. 7. Um bloco de alumínio de massa 500 g encontra- se inicialmente a 20 °C. Se o calor específico do alumínio vale 0,22 cal/g .°C, determine: a. A capacidade térmica do bloco; b. A quantidade de calor absorvida pelo bloco quando a temperatura chega a 80 °C.
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