01 - QSMS ok

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QSMS

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SISTEMA FIES

CONSELHO REGIONAL DE SERGIPE

Eduardo Prado de Oliveira

Presidente

SUPERINTENDENTE CORPORATIVO

Paulo Sérgio de Andrade Bergamini

SENAI – DEPARTAMENTO REGIONAL

Paulo Sérgio de Andrade Bergamini

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - GEP

Silvia Regina Delmondes Freitas Dantas

NÚCLEO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Vanessa Alves Oliveira

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SERGIPE

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SERGIPE

QSMS

2011

©2011.SENAI.DR.SE

Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida, desde que citada a fonte

SENAI.DR.SE

Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos

Este trabalho foi elaborado por uma equipe cujos nomes estão relacionados na folha de crédito

Ficha Catalográfica

SMS. Aracaju: SENAI-SE, 2011. 48p.il.

1. Acidentes no Trabalho. 2. Segurança no Trabalho. 3. Primeiros Socorros. 4. Higiene Industrial. I. Título.

CDU: 614.8

SENAI.DR.SE

CETCC – AJU - Centro de Educação e Tecnologia “Coelho e Campos” – Aracaju

Rua Propriá, 201 - Centro

49.010-020 – Aracaju – SE

Tel.: 0800-728-0303

E-mail: materialdidatico@se.senai.br

SUMÁRIO

1 QUALIDADE 7

1.1 DEFINIÇÃO 7

1.2 NORMAS DA QUALIDADE 8

1.3 PROCEDIMENTOS 9

2 NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO 21

2.1 INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DO TRABALHO-LEGISLAÇÃO 21

2.2 ACIDENTE DE TRABALHO 22

2.3 ANALISE PRELIMINAR DE RISCOS Error: Reference source not found

2.4 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO (EPI, EPC, EPR) 28

2.5 PREVENÇÃO DE ACIDENTES-CONCEITOS 31

2.6 ERGONOMIA Error: Reference source not found

EPI (Equipamento de Proteção Individual) 16

REFERÊNCIAS 25

1 QUALIDADE

E você, sabe o que é Qualidade? Vamos buscar entender melhor o termo através do seu conceito.

1.1 DEFINIÇÃO

Qualidade é o conjunto de propriedades de um bem ou de um serviço que satisfaça as necessidades dos seus clientes e esteja devidamente associado aos cuidados com a segurança de todos e com o meio ambiente.

Em outras palavras, qualidade é fazer o trabalho correto da 1ª vez, sabendo o que ele precisa e atendendo às exigências do mercado e das leis e normas.

É possível implantar a qualidade em qualquer setor produtivo, seja relacionado a bens ou a serviços.

A qualidade nas obras, por exemplo, envolve bons projetos, que descrevam corretamente as características da construção, com bons equipamentos e materiais, processos padronizados de trabalho e pessoal devidamente treinado para executar cada tarefa.

Bons materiais e mão de obra qualificada buscam garantir a qualidade da obra

Fonte: TÉCHNE, 2010.

1.2 NORMAS DA QUALIDADE

São os documentos que formalizam o nível de consenso a respeito dos processos referentes a qualidade. Estas normas são estabelecidas como base para a realização ou avaliação da gestão da qualidade nas empresas.

Normas ISSO - As normas ISO constituem um padrão internacional para a gestão de qualidade, sendo um dos requisitos básicos a implementação bem sucedida de um processo de qualidade total. Elas são aplicáveis a qualquer organização, de todos os setores e atividades econômicas.

• Normas ISO 9000 (ISO 9000 a ISO 9004): tratam do sistema de gestão da qualidade de uma empresa.

• Normas ISO 14000: tratam do Sistema de Gestão Ambiental de uma organização e o gerenciamento do desempenho ambiental.

• Normas OHSAS 18001(Occupational Health and Safety Assessment Series): estabelecem requisitos relacionados a gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Normas “ISO” de qualidade - A “ISO” (International Organization for Standardization) e uma organização não-governamental que coordena a elaboração e a divulgação de normas técnicas internacionais.

1.3 PROCEDIMENTOS

O Planejamento das atividades dá início a uma série de procedimentos que a empresa deve realizar para obter produtos com qualidade. Junto a este planejamento, deve haver uma análise das atividades, como a análise das etapas e os processos de treinamentos da mão de obra.

O planejamento é essencial para a qualidade

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