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Guias e Dicas
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Como estudar, Notas de estudo de Medicina

Dicas para melhorar aproveitamento nos estudos

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 09/06/2013

diego-vitor-8
diego-vitor-8 🇧🇷

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Baixe Como estudar e outras Notas de estudo em PDF para Medicina, somente na Docsity! TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br TÉCNICAS DE ESTUDO TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 2 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO Você já passou por aquela horrível experiência de ter estudado e depois esquecer tudo na hora da prova? Então conheça técnicas de memorização para estudantes que vão ajudar você a estudar e não esquecer a matéria estudada. Não é truque e não é milagre. Só funciona se você estudar e, simultaneamente, utilizar as técnicas adequadamente. Você sabia que, quase 50% do conteúdo memorizado por leituras repetidas é perdido depois de apenas 2 horas? Então, adicione e combine aos seus estudos rotineiros as melhores técnicas de estudo. Você pode conseguir resultados incríveis nos seus estudos, utilizando-se do método da associação, em que você une o que lhe é conhecido, com aquilo que você quer reter na memória. Experimente! MÉTODO DE ESTUDO As dificuldades que um aluno ou profissional enfrentam na aquisição de novas informações não são decorrentes de incapacidade, e sim do uso de métodos inadequados, sacrificando as vantagens de um método científico, racional e organizado. A metodologia da aprendizagem desenvolve a concentração e a capacidade de análise, interpretação e síntese de um texto ou de um livro inteiro, através de técnicas de diagramação. TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO Tão incoerente quanto se usar carroças na era em que o homem viaja regularmente até a Lua é o fato de estudantes e profissionais desconhecerem métodos de estudo e técnicas de memorização eficientes na assimilação de informações. Da mesma forma enquanto se desenvolvem máquinas de aprendizagem e instrução subliminar, alguns ainda passam por longos períodos de estafante leitura repetitiva para gravar informações que serão em breve esquecidas. As técnicas de memorização permitem ao estudante, professor ou profissional liberal, reter e evocar instantaneamente qualquer informação com rapidez, eficiência, sem desgaste físico e mental. “DESPERTE O GÊNIO QUE EXISTE DENTO DE VOCÊ!” Todas nossas ações e pensamentos nada mais são que fruto da memória, são apenas lembranças. Aprendemos a andar e depois o fazemos porque memorizamos seu mecanismo. A nossa comunicação depende da memória, pois, repetimos sons que fazem sentido e têm algum significado para nós. Normalmente, utilizamos muito TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 5 VANTAGENS: Permite maior rendimento, organiza as atividades, evita o “stress” e a tensão da prova. Quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Avalie a motivação deste objetivo, se for o caso, altere-os. Avalie seu compromisso, auto disciplina, organização e acuidade, procurando adquirir e exercitar estas atitudes e comportamentos. “QUERER RESPONSAVELMENTE É PODER” 2 - PLANEJAMENTO DE ESTUDO. Liste 03 qualidades e 03 defeitos seus: Liste o que atrapalha você nos estudos: Se você conseguir eliminar dificuldades poderá duplicar seu rendimento. Existem mais pessoas com sucesso no grupo dos que têm dificuldades, do que no grupo dos que não lutaram contra tantas dificuldades. Quem tem maior dificuldade, em geral, leva o estudo mais a sério. Se você definir seus planos, organizar, planejar e executar com vontade e dedicação, fará um preparo e terá resultados excelentes quaisquer que sejam as circunstâncias!! “As coisas sempre terminam bem. Se ainda não estão bem é porque não chegaram ao fim” Fernando Pessoa. 3 - SUA INTELIGÊNCIA Você é inteligente? INTELIGÊNCIA - é a capacidade de adaptação. É também a capacidade de buscar felicidade. Você não precisa ser um gênio para passar no vestibular. Use seus defeitos. Liste tudo que você deixa de fazer e que com isso te faz mal. Porém é importante para o seu sucesso. Inverta hábitos - Estudar é um costume. Durante o período de preparação para provas ou testes, substitua esse costume pelo estudo. Assim você estará criando outro costume. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 6 4 - FORMAS DE CAPTAÇÃO. VISUAL: Ver para aprender. Atente o quadro. Faça esquemas visuais, mentalize- os, use marcadores de texto, cores. AUDITIVO: Precisa ouvir. Concentre-se na aula. Repita para si próprio e grave as matérias em fitas e ouça. CINESTÉSICO: Procure a sensação. Estude em lugares arejados, perfumados, manuseie uma bola de borracha ou metal para estudar. DIGITAL ou POLIVALENTE: Captação equilibrada. Prepare aulas, fale, ouça, faça resumos. Segundo Cérebro - Direito. Sistema límbico. Cérebro emotivo. Quanto mais se gosta de algo, mais sistema límbico se envolve e aumenta a fixação. O interesse é reconhecido pelo sistema límbico como indicação de que é importante, e portanto, do que deve ser aprendido e memorizado.(Motivação).Por isso emita ordens verbais claras e positivas para seu cérebro, emita ordens com imagens (som, luz, emoções, etc..) Mentalize o que você quer e visualize acontecendo. a) Procuração Neuro Lingüística- Para obter sucesso deve-se: 1) Ter uma idéia a ser alcançada em qualquer situação. 2) Estar em alerta e receptivo para observar o que está conseguindo. 3) Ter flexibilidade para continuar mudando até conseguir o que quer. b) Sua memória - Há três tipos de memórias: a de curtíssimo prazo (dura apenas alguns segundos), curto prazo (quando o cérebro considera os dados não merecedores de armazenamento) e longo prazo (trabalha com informações estruturadas, com interesse e motivação – fazer resumos e revisões reforça esse tipo de memória). A utilização de um tipo de memória é exclusivamente da nossa vontade. Métodos de memorização: 1- Por relações e associações (esquemas). 2- Por identificação da aplicação (Para que serve, mesmo que a única utilidade seja passar no vestibular). 3-Execução e utilização (Dê aulas e associe o estudo com a prática.). 4- Processo Mnemônico (Memorizar o essencial e a partir daí, raciocinar.). N= m.x “ não mexe”-formula de química. * A revisão diminui a possibilidade de esquecimento. Devido ao acúmulo de matérias. * Faça bons resumos que permitam a revisão dos principais pontos. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 7 5- TÉCNICAS DE ESTUDO. Em geral o aluno pensa que atividades essenciais significam” perder tempo” e que” ganhar tempo” é estudar o tempo todo. Saber estudar é muito mais do que definir horas de estudo, é definir qualidade do estudo. É o equilíbrio adequado entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, etc... Fórmula do tempo real de estudo: TRE =THE. NC. QE. TRE= tempo real de estudo. THE= tempo horário de estudo. NC= nível de concentração. QE= qualidade de estudo. Logo estudar muito não é uma questão de números de horas, mas de números de horas realmente aproveitadas. Sugestões para ganhar tempo: Faça um quadro de horários. Mantenha o local de estudo arrumado. Busque e junte antecipadamente todo o material necessário e o mantenha próximo a você. Diga não quando for preciso. Estude de porta fechada. Use o horário das refeições para relaxamento. Quadro geral de estudo: Uma das maiores vantagens em ter um quadro de horários, é a liberdade e a paz de espírito que decorrem de se fazer aquilo que decidiu. Quadro de horário geral: Conscientize-se que, para fechar um resultado favorável, é preciso uma conduta diferente. Divida o tempo e preencha o quadro nas horas livres, divida em 3 estudos para 1 lazer e 1 atividade esportiva. Quadro horário de estudo: Defina o que vai fazer nos horários quebrados e defina o tempo que sobrou, multiplique o numero de horas nas matérias de maior peso e também nas de maior dificuldade. Defina horas de sono, descanso, lazer, atividade física, etc... Esquema de estudo: S Q 3 R Survey questions Read, read, review, TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 10 2- Concentração: A falta de concentração faz com que o estudante se desligue do seu objeto de estudo, ocupando a mente com outras questões. Ela pode resultar de vários fatores, tais como a falta de qualidade do material que se está estudando, ou o fato do seu conteúdo não ser dos mais interessantes, assim como as preocupações particulares do aluno, as interrupções causadas por fatores externos, ou mesmo o stress. A concentração deve ser treinada. O estudante deve disciplinar a sua atenção. É mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa atenção voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente. A estabilidade emocional é o principal alicerce de um bom estudo. 3 - Motivação: Algumas pessoas desconhecem que o estudante precisa estar motivado para que dirija sua atenção à tarefa de estudar. A desmotivação pode estar relacionada ao assunto que está sendo utilizado (este pode não ser interessante, ou de necessidade reduzida). Um estudante desmotivado estará fortemente propenso a se distrair, o que faz com que ele frequentemente tenha que retornar ao início de um trecho já lido. É necessário estabelecer uma finalidade (objetivo) para o estudo, e organizá-lo através de um cronograma. Defina claramente qual é o seu objetivo (o que você quer), e em que prazo, traçando um plano de ação. Suponha que um estudante deseje reforçar os seus estudos em Direito Civil e, para isto, adquirisse um bom livro e fosse lendo-o, do começo ao fim; em determinado momento, ele se sentiria desmotivado e a sua atenção se reduziria consideravelmente; porém se, ao contrário, ele fizesse um planejamento diário, dividindo o trabalho em módulos (pontos a serem estudados), de modo a centralizar a sua atenção naquilo que ele estivesse estudando naquele momento, seu rendimento seria maior. Ele não mais iria encarar os estudos com o pensamento de que "hoje vou estudar Direito Civil", mas sim, "hoje vou estudar a Teoria dos Bens", por exemplo (com o objetivo de, ao final, elaborar um resumo ou um fichamento). Seu foco não mais estaria em todo o Direito Civil (por demais extenso e cansativo), mas sim em um ponto por vez. Ter em mente o foco (objetivo do estudo) faz com que mantenhamos a atenção e, consequentemente, a motivação. O estudante tem que ter em mente o que ele pretende, de uma forma objetiva e precisa. É importante também, além de estabelecer um objetivo, organizar-se no sentido de estabelecer como (através de quais metodos) e quando (em quanto tempo) ele será atingido. Lembre-se: é impossível fazer com que todo o estudo seja interessante, mas é importante que o estudante mantenha-se sempre interessado. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 11 4 - Organização Ao sentar-se, tenha à mão tudo o que vai precisar. Estude sempre as matérias que você tem maior dificuldade, nos horários mais produtivos. 5 - Estudo Constante: Importante: faça do estudo um hábito. O maratonista não treina somente antes das competições, para ele o reino é um hábito. E preciso adquirir a habilidade de se analisar fatos do cotidiano. Ou seja, não se preocupar em decorar, mais sim em saber. Por isso, você deve criar o hábito de leitura. É preciso ler tudo: revistas, jornais, livros. Informe-se e procure discutir os fatos com os amigos, para entender o contexto em que estão inseridos. 6 - Leitura: Durante a leitura devemos buscar a velocidade adequada, sem compromenter a compreensão do texto. A velocidade da leitura varia segundo a natureza do texto, mas ela não deverá ser baixa demais (lendo-se palavra por palavra), de modo a comprometer a atenção e a concentração. Durante a leitura, evite acompanhar o texto com os dedos, caneta, lápis ou régua. Isto reduz a velocidade da leitura e também a capacidade de assimilação do conteúdo. Evite também movimentar a cabeça lateralmente para acompanhar o texto. Movimente somente os olhos. Isto faz com que saltemos os olhos para a linha errada, interrompendo a linha de raciocínio (quando então seremos forçados a retornar a leitura até o início do trecho). Aliás, é comum que, durante a leitura, regredir durante a leitura. Porém, se isto constituir um hábito, comprometerá a qualidade e, consequentemente, a velocidade da leitura. Concentre-se! Evite a vocalização (repetição sonora do texto que está sendo lido) e a subvocalização (voz mental que acompanha o texto). Elas também reduzem a velocidade da leitura. Além disso, o hábito da vocalização não é compatível com certos lugares, tais como uma biblioteca ou uma sala de aula. Sempre antes de realizar a primeira leitura de um texto, realize uma pré-leitura, com a finalidade de obter uma visão global (embora superficial) do assunto abordado. Com isto, o estudante poderá identificar, além dos pontos que serão abordados, o grau de dificuldade do mesmo e o tempo que será necessário para a sua leitura, dados importantes para a organização seus estudos. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 12 7 - Boa Saúde: "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de saúde, não estaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter um alimentação balanceada, respeitando o horário certo de dormir. Faça seus horários de tal modo a não sacrificar suas noites de sono. Insisto que isto é muito importante para manter sua saúde em bom estado. Evite medicamento para aumentar o rendimento. Opte por alimentos naturais que combatam o “stress”. Faça uma dieta balanceada. Evite gordura. Evite tomar café em excesso ou outras bebidas excitantes para ficar mais tempo acordado e "render mais". Isso é um armadilha que provoca estresse, fadiga e problemas gástricos. Durante os estudos dias, você precisa de tranqüilidade. Estudar tudo o que não estudou durante o ano não vai adiantar e só aumenta a ansiedade. 8 - Ambiente Adequado: Estude em local arejado, organizado e silencioso. Só num ambiente adequado, onde nos sentimos bem e nada nos perturba, poderemos ter concentração suficiente para estudarmos. O ambiente deve ser organizado. Um local onde você se sinta à vontade, encontrando silêncio, onde você possa deixar seu material de estudo sem que ninguém o atrapalhe. Se você não dispuser de um ambiente assim onde você mora, por falta de espaço ou excesso de pessoas, aconselhamos que faça seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente é propício. A organização do ambiente reflete-se em nossa mente. Não se esqueça disso. Deve-se adotar um posicionamento corporal no qual o estudante mantenha a coluna ereta (apoiando desde as nádegas até o pescoço) sem, no entanto, mantê-la excessivamente tensa. Sente-se sempre em cadeiras duras, evitando poltronas macias. O apoio dos braços poderá existir na cadeira (se esta possuir braços reguláveis) ou na própria mesa. Procure manter cotovelos (e joelhos) em um ângulo de 90 graus, e evite debruçar- se sobre a mesa. Os pés devem se apoiar completamente no solo. Caso não seja possível, utilize um apoio para os pés, que ajuda a manter a postura, relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea nos membros inferiores. Evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prática pode dificultar a circulação do sangue, causando formigamento e incômodo. A iluminação não deve atingir diretamente os olhos, e também não deve provocar sombras no material de estudo. O ideal é que o foco de luz seja colocado atrás do estudante, por cima do ombro. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 15 Analisando uma curva do esquecimento, podemos ver que determinado conhecimento, adquirido pelo método da repetição, não chega a ser 20% do original, ao cabo de uma semana. Adiante começaremos a ver uma série de métodos mnemônicos com altíssimos índices de eficiência. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 16 MÉTODO DA ASSOCIAÇÃO Consiste em associar algo que está sendo estudado (nova informação) a uma coisa com a qual o estudante já esteja familiarizado. Associa-se, desta forma, algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar. Podemos associar o que queremos memorizar com uma rima, com a palavra de origem, com uma associação de fonemas, ou transformar a informação numa imagem mental, associado-a com outra imagem. Desta forma, neste método nós associaremos algo que queremos lembrar, e que é para nós desconhecido, com alguma coisa que nos é familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar, de modo que tenham uma relação entre si. Podemos fazer associação por uma fusão de duas imagens mentais, por semelhança entre fonemas. Vejamos alguns exemplos esclarecedores: queremos lembrar que a capital da Austrália é Camberra, então fazemos uma frase associada: AUSTRÁLIA CAMBERRA na estrada ali o cão berra Dessa forma ligamos algo desconhecido a uma frase de apoio, através da semelhança de fonemas, que nos faz lembrar o que queremos. Outro exemplo: se quisermos memorizar a maior obra literária do escritor Júlio Ribeiro - "A Carne" - da época do realismo brasileiro, podemos associar com a frase: JÚLIO RIBEIRO A CARNE Engoliu primeiro a carne Podemos utilizar esse método e recordar fórmulas matemáticas, por exemplo: a fórmula do trabalho realizado, na física, é: TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 17 t =F.x.cos a onde t é a letra grega "tal". Olhando a figura, podemos imaginar o rapazinho que faz a força para arrastar a caixa, dizendo: "Tal flecha coça", onde os sons consonantais nos lembram: t =F.x.cos a Ou ainda, o conhecido Que MaCeTe e que que exprime a fórmula do calor sensível da termologia: Q = M.C.T Aqui cabe ressaltar, amigo leitor, que alguns estudantes mais desavisados acham que não precisam de frases mnemônicas, pois, por verem repetidas vezes determinada fórmula, na prática dos exercícios diários, acham que nunca mais vão esquecer ou ter dúvidas sobre a composição das variáveis da fórmula. Ledo engano. Afirmamos que aquele que estiver se preparando para um vestibular, ao final de meses de estudo, com a cabeça cheia de informações, na hora da prova, terá dificuldades para se lembrar de fórmulas. Aí é que as frases mnemônicas nos auxiliam a tirar dúvidas sobre a composição de determinadas variáveis numa fórmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de fórmulas inteiras. Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e até isso nos auxiliará a clarear a nossa memória. Toda frase mnemônica serve como a isca do anzol para agarrar um peixe. Você até pode pegar um peixe sem isca, mas é bem mais difícil. Agora, não tenha dúvidas que, com a devida isca, a pesca será mais proveitosa. Não se preocupe em ter que lembrar da fórmula e da frase. A fórmula você deve conhecer e ter na mente tão clara quanto possível, e você consegue isto através da indispensável prática dos exercícios. Já a frase ou palavra mnemônica, você deve memorizá-la por associação, de tal forma que, na hora da prova, a lembrança da fórmula e a lembrança da frase se somam. O efeito é surpreendente. Algumas vezes, dependendo da técnica usada ou mesmo da habilidade em formar as fórmulas mnemônicas, você lembrará instantaneamente da frase e dela tirará uma fórmula ou outra informação como datas e nomes, e verá que seria impossível ter lembrado sem o auxílio das técnicas mnemônicas. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 20 imaginamos um índio segurando um relógio (que só marca cinco minutos) e sobre o relógio muitas moedas de prata. Sentada sobre as moedas uma mulher iluminada, de braços dados com uma índia nua que toma chimarrão e sobre a cuia uma gazela com a pata enterrada no chá. Sobre a galhada da gazela um tronco de ipê e florescendo no ipê botões dourados, que têm pousado no seu pólem, como borboleta, um til. Deitado no til, um índio sonhando com uma senhora que tem um sertanejo segurando sua sombrinha. Evidente que toda essa explicação é muito demorada e mais complicada que a realização da técnica elaborada com suas próprias idéias, e o leitor verificará logo, com um pouco mais de prática, como é simples e eficiente o método. A grande vantagem é que essas informações estão agora inseridas nos arquivos de sua memória, de maneira sólida, à sua disposição. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 21 MÉTODO DO ALFABETO FONÉTICO Trata-se de um poderoso método mnemônico, que consiste em associar números a fonemas. Primeiro teremos que aprender o alfabeto fonético, que consiste de dez sons consonantais: Destina-se, portanto, à memorização de valores. O som correspondente ao n. 1 será o T ou o D O som correspondente ao n. 2 será o N ou NH O som correspondente ao n. 3 será o M O som correspondente ao n. 4 será o R ou RR O som correspondente ao n. 5 será o L ou LH O som correspondente ao n. 6 será o J, CH, X ou G brando (com som de j, como em giz, gelo) O som correspondente ao n. 7 será o K, QU, C forte (como em cão, copo) ou G forte (galo, gole, gula) O som correspondente ao n. 8 será o F ou V O som correspondente ao n. 9 será o P ou B O som correspondente ao n. 0 será o Z, Ç, S, SS, C brando (como em saci, cebola) ou SC Agora, veja o quadro geral e memorize através das dicas: 1 = T, D (o t tem uma vertical) 2 = N, NH (o n tem duas verticais) 3 = M ( o m tem três verticais) 4 = R, RR (o rr tem quatro perninhas) 5 = L, LH (cinqüenta em romanos é L) 6 = J, CH, X, G brando (o j ao contrário parece o 6) 7 = K, C forte, G forte, Q (lembre-se de fita "K-7") 8 = F, V (o f manuscrito é parecido com o oito) 9 = P, B (o P ao contrário parece o nove) 0 = Z, S, SS, SC, C brando, Ç (a palavra zero inicia pela letra z) É preciso estarmos acostumados com esse alfabeto para podermos continuar nossos estudos. Utilizaremos esses conceitos nos capítulos seguintes. Veja, agora, como podemos utilizar esse método: Reportemo-nos à geografia. Se estivessemos estudando os oceanos, precisaríamos, com certeza, saber a área de cada um deles: TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 22 Oceano Pacífico: 164.316.900 km² Oceano Atlântico: 85.555.200 km² Oceano Índico: 72.577.280 km² Ora, memorizar isso, significa memorizar um número com 25 algarismos: 1643169008555520072577280. Você diria: impossível memorizar esse número! (e quando falo em memorizar significa lembrar não apenas agora, mas, também, daqui a meses). Com o alfabeto fonético isto se torna tarefa simples, cada número terá um correspondente fonema, com o que poderemos formar palavras ou frases: Oceano Pacífico: 1 6 4 3 1 6 9 0 0 fonemas correspondentes escolhidos T CH R M D CH P S S Agora, com o acréscimo de vogais, formaremos palavras: ToCHa RaMo DuCHa PeSoS Oceano Atlântico: 8 5 5 5 5 2 0 0 F L L L L N S C brando FiLa LuLa LoNa Saci Palavras que podem ser facilmente memorizadas através de uma das técnicas já vistas, como o empilhamento. Ou podemos, ainda, como no caso adiante (oceano índico), formar uma única frase. Será uma única frase, com certo sentido, o que bastará para nós a memorizarmos: 7 2 5 7 7 2 8 0 C N L C C N V S Colocando vogais, vem: CaNeLa e CôCo No VaSo "Canela e côco no vaso" é uma frase que por si só nos mostra um único quadro mental. Você pode, então, optar pela técnica que mais lhe agradar. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 25 em que o número vai lhe lembrar uma palavra, através do alfabeto fonético, e a palavra lhe traz à lembrança um quadro mental, onde se funde aquilo que você quer lembrar. Fascinante, não! Adiante temos algumas sugestões para palavras-chave até o número trinta: 11- TaTu 12- TiNa 13- DaMa 14- TeRRa 15- TeLa 16- DuCHa 17- TaCo 18- TuFão 19- Tubo 20- NoZ 21- NoTa 22- NeNê 23- NeMo 24- NeRo 26- NaJa 27- NuCa 28- NaVe 29- NaiPe 30- Moça Palavra-Chave Rimada Funciona da mesma forma que o método anterior (7.1), porém, aqui não utilizamos nenhum conhecimento sobre o alfabeto fonético, ma sim, fazemos o vínculo, entre o número e a palavra-chave, através da rima. Veja algumas sugestões para trinta palavras-chave: 1- Bum( estouro, explosão) 2- Bois 3- Reis 4- Quadro 5- Trinco 6- Leis 7- Cheque 8- Porto 9- Chove 10- Pés TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 26 11- Monge 12- Pose (fotografia) 13- Tese (trabalho científico, livro) 14- Foice 15- Lince (animal) 16- Freguês 17- Patinete 18- Biscoito 19- Automóvel 20- Ouvinte 21- Atum 22- Arroz 23- Chinês 24- Pato 25- Cinto 26- Camponês 27- Marionete 28- Doido 29- Prove(do verbo provar) 30- Tinta Agora, você já tem condições de bolar os seus próprios quadros-mentais, sem o menor problema, mas, aí vão algumas dicas para os dez primeiros: 1 - Bum: pense num estouro, numa explosão, aí você inclui aquilo que vai memorizar neste quadro mental. Aqui, você pode fazer, também, que o próprio objeto de memorização exploda, trazendo com isso um riquíssimo quadro-mental. 2 - Bois: imagine um boi cravando seus chifres naquilo que você quer memorizar. 3-Reis: pense num quadro-mental com os três reis magos. 4 - Quadro: imagine um quadro, com bela moldura, assinado por um pintor de renome, que contém o que você quer memorizar nele. 5 - Trinco: pense que aquilo que você quer memoriza pode fazer parte de uma porta, ou mesmo, ser a própria porta, e você, com a mão no trinco, abre e fecha essa porta. Imagine o que aconteceria. 6 - Leis: pense num tribunal como quadro-mental, com júri, assistência, advogados, réu, juiz, etc. O objeto de memorização pode estar na cadeira do réu, na mesa do juiz (imagine o juiz batendo o martelinho no objeto) ou, então, ser o próprio juiz. 7 - Cheque: imagine você assinando seu cheque com o que você quer memorizar. 8 - Porto: Agora, você pode pensar que aquilo que você quer se lembrar está atracando no porto como se fosse um navio. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br TÉCNICAS DE ESTUDO TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 2 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO Você já passou por aquela horrível experiência de ter estudado e depois esquecer tudo na hora da prova? Então conheça técnicas de memorização para estudantes que vão ajudar você a estudar e não esquecer a matéria estudada. Não é truque e não é milagre. Só funciona se você estudar e, simultaneamente, utilizar as técnicas adequadamente. Você sabia que, quase 50% do conteúdo memorizado por leituras repetidas é perdido depois de apenas 2 horas? Então, adicione e combine aos seus estudos rotineiros as melhores técnicas de estudo. Você pode conseguir resultados incríveis nos seus estudos, utilizando-se do método da associação, em que você une o que lhe é conhecido, com aquilo que você quer reter na memória. Experimente! MÉTODO DE ESTUDO As dificuldades que um aluno ou profissional enfrentam na aquisição de novas informações não são decorrentes de incapacidade, e sim do uso de métodos inadequados, sacrificando as vantagens de um método científico, racional e organizado. A metodologia da aprendizagem desenvolve a concentração e a capacidade de análise, interpretação e síntese de um texto ou de um livro inteiro, através de técnicas de diagramação. TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO Tão incoerente quanto se usar carroças na era em que o homem viaja regularmente até a Lua é o fato de estudantes e profissionais desconhecerem métodos de estudo e técnicas de memorização eficientes na assimilação de informações. Da mesma forma enquanto se desenvolvem máquinas de aprendizagem e instrução subliminar, alguns ainda passam por longos períodos de estafante leitura repetitiva para gravar informações que serão em breve esquecidas. As técnicas de memorização permitem ao estudante, professor ou profissional liberal, reter e evocar instantaneamente qualquer informação com rapidez, eficiência, sem desgaste físico e mental. “DESPERTE O GÊNIO QUE EXISTE DENTO DE VOCÊ!” Todas nossas ações e pensamentos nada mais são que fruto da memória, são apenas lembranças. Aprendemos a andar e depois o fazemos porque memorizamos seu mecanismo. A nossa comunicação depende da memória, pois, repetimos sons que fazem sentido e têm algum significado para nós. Normalmente, utilizamos muito TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 5 VANTAGENS: Permite maior rendimento, organiza as atividades, evita o “stress” e a tensão da prova. Quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Avalie a motivação deste objetivo, se for o caso, altere-os. Avalie seu compromisso, auto disciplina, organização e acuidade, procurando adquirir e exercitar estas atitudes e comportamentos. “QUERER RESPONSAVELMENTE É PODER” 2 - PLANEJAMENTO DE ESTUDO. Liste 03 qualidades e 03 defeitos seus: Liste o que atrapalha você nos estudos: Se você conseguir eliminar dificuldades poderá duplicar seu rendimento. Existem mais pessoas com sucesso no grupo dos que têm dificuldades, do que no grupo dos que não lutaram contra tantas dificuldades. Quem tem maior dificuldade, em geral, leva o estudo mais a sério. Se você definir seus planos, organizar, planejar e executar com vontade e dedicação, fará um preparo e terá resultados excelentes quaisquer que sejam as circunstâncias!! “As coisas sempre terminam bem. Se ainda não estão bem é porque não chegaram ao fim” Fernando Pessoa. 3 - SUA INTELIGÊNCIA Você é inteligente? INTELIGÊNCIA - é a capacidade de adaptação. É também a capacidade de buscar felicidade. Você não precisa ser um gênio para passar no vestibular. Use seus defeitos. Liste tudo que você deixa de fazer e que com isso te faz mal. Porém é importante para o seu sucesso. Inverta hábitos - Estudar é um costume. Durante o período de preparação para provas ou testes, substitua esse costume pelo estudo. Assim você estará criando outro costume. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 6 4 - FORMAS DE CAPTAÇÃO. VISUAL: Ver para aprender. Atente o quadro. Faça esquemas visuais, mentalize- os, use marcadores de texto, cores. AUDITIVO: Precisa ouvir. Concentre-se na aula. Repita para si próprio e grave as matérias em fitas e ouça. CINESTÉSICO: Procure a sensação. Estude em lugares arejados, perfumados, manuseie uma bola de borracha ou metal para estudar. DIGITAL ou POLIVALENTE: Captação equilibrada. Prepare aulas, fale, ouça, faça resumos. Segundo Cérebro - Direito. Sistema límbico. Cérebro emotivo. Quanto mais se gosta de algo, mais sistema límbico se envolve e aumenta a fixação. O interesse é reconhecido pelo sistema límbico como indicação de que é importante, e portanto, do que deve ser aprendido e memorizado.(Motivação).Por isso emita ordens verbais claras e positivas para seu cérebro, emita ordens com imagens (som, luz, emoções, etc..) Mentalize o que você quer e visualize acontecendo. a) Procuração Neuro Lingüística- Para obter sucesso deve-se: 1) Ter uma idéia a ser alcançada em qualquer situação. 2) Estar em alerta e receptivo para observar o que está conseguindo. 3) Ter flexibilidade para continuar mudando até conseguir o que quer. b) Sua memória - Há três tipos de memórias: a de curtíssimo prazo (dura apenas alguns segundos), curto prazo (quando o cérebro considera os dados não merecedores de armazenamento) e longo prazo (trabalha com informações estruturadas, com interesse e motivação – fazer resumos e revisões reforça esse tipo de memória). A utilização de um tipo de memória é exclusivamente da nossa vontade. Métodos de memorização: 1- Por relações e associações (esquemas). 2- Por identificação da aplicação (Para que serve, mesmo que a única utilidade seja passar no vestibular). 3-Execução e utilização (Dê aulas e associe o estudo com a prática.). 4- Processo Mnemônico (Memorizar o essencial e a partir daí, raciocinar.). N= m.x “ não mexe”-formula de química. * A revisão diminui a possibilidade de esquecimento. Devido ao acúmulo de matérias. * Faça bons resumos que permitam a revisão dos principais pontos. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 7 5- TÉCNICAS DE ESTUDO. Em geral o aluno pensa que atividades essenciais significam” perder tempo” e que” ganhar tempo” é estudar o tempo todo. Saber estudar é muito mais do que definir horas de estudo, é definir qualidade do estudo. É o equilíbrio adequado entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, etc... Fórmula do tempo real de estudo: TRE =THE. NC. QE. TRE= tempo real de estudo. THE= tempo horário de estudo. NC= nível de concentração. QE= qualidade de estudo. Logo estudar muito não é uma questão de números de horas, mas de números de horas realmente aproveitadas. Sugestões para ganhar tempo: Faça um quadro de horários. Mantenha o local de estudo arrumado. Busque e junte antecipadamente todo o material necessário e o mantenha próximo a você. Diga não quando for preciso. Estude de porta fechada. Use o horário das refeições para relaxamento. Quadro geral de estudo: Uma das maiores vantagens em ter um quadro de horários, é a liberdade e a paz de espírito que decorrem de se fazer aquilo que decidiu. Quadro de horário geral: Conscientize-se que, para fechar um resultado favorável, é preciso uma conduta diferente. Divida o tempo e preencha o quadro nas horas livres, divida em 3 estudos para 1 lazer e 1 atividade esportiva. Quadro horário de estudo: Defina o que vai fazer nos horários quebrados e defina o tempo que sobrou, multiplique o numero de horas nas matérias de maior peso e também nas de maior dificuldade. Defina horas de sono, descanso, lazer, atividade física, etc... Esquema de estudo: S Q 3 R Survey questions Read, read, review, TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 10 2- Concentração: A falta de concentração faz com que o estudante se desligue do seu objeto de estudo, ocupando a mente com outras questões. Ela pode resultar de vários fatores, tais como a falta de qualidade do material que se está estudando, ou o fato do seu conteúdo não ser dos mais interessantes, assim como as preocupações particulares do aluno, as interrupções causadas por fatores externos, ou mesmo o stress. A concentração deve ser treinada. O estudante deve disciplinar a sua atenção. É mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa atenção voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente. A estabilidade emocional é o principal alicerce de um bom estudo. 3 - Motivação: Algumas pessoas desconhecem que o estudante precisa estar motivado para que dirija sua atenção à tarefa de estudar. A desmotivação pode estar relacionada ao assunto que está sendo utilizado (este pode não ser interessante, ou de necessidade reduzida). Um estudante desmotivado estará fortemente propenso a se distrair, o que faz com que ele frequentemente tenha que retornar ao início de um trecho já lido. É necessário estabelecer uma finalidade (objetivo) para o estudo, e organizá-lo através de um cronograma. Defina claramente qual é o seu objetivo (o que você quer), e em que prazo, traçando um plano de ação. Suponha que um estudante deseje reforçar os seus estudos em Direito Civil e, para isto, adquirisse um bom livro e fosse lendo-o, do começo ao fim; em determinado momento, ele se sentiria desmotivado e a sua atenção se reduziria consideravelmente; porém se, ao contrário, ele fizesse um planejamento diário, dividindo o trabalho em módulos (pontos a serem estudados), de modo a centralizar a sua atenção naquilo que ele estivesse estudando naquele momento, seu rendimento seria maior. Ele não mais iria encarar os estudos com o pensamento de que "hoje vou estudar Direito Civil", mas sim, "hoje vou estudar a Teoria dos Bens", por exemplo (com o objetivo de, ao final, elaborar um resumo ou um fichamento). Seu foco não mais estaria em todo o Direito Civil (por demais extenso e cansativo), mas sim em um ponto por vez. Ter em mente o foco (objetivo do estudo) faz com que mantenhamos a atenção e, consequentemente, a motivação. O estudante tem que ter em mente o que ele pretende, de uma forma objetiva e precisa. É importante também, além de estabelecer um objetivo, organizar-se no sentido de estabelecer como (através de quais metodos) e quando (em quanto tempo) ele será atingido. Lembre-se: é impossível fazer com que todo o estudo seja interessante, mas é importante que o estudante mantenha-se sempre interessado. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 11 4 - Organização Ao sentar-se, tenha à mão tudo o que vai precisar. Estude sempre as matérias que você tem maior dificuldade, nos horários mais produtivos. 5 - Estudo Constante: Importante: faça do estudo um hábito. O maratonista não treina somente antes das competições, para ele o reino é um hábito. E preciso adquirir a habilidade de se analisar fatos do cotidiano. Ou seja, não se preocupar em decorar, mais sim em saber. Por isso, você deve criar o hábito de leitura. É preciso ler tudo: revistas, jornais, livros. Informe-se e procure discutir os fatos com os amigos, para entender o contexto em que estão inseridos. 6 - Leitura: Durante a leitura devemos buscar a velocidade adequada, sem compromenter a compreensão do texto. A velocidade da leitura varia segundo a natureza do texto, mas ela não deverá ser baixa demais (lendo-se palavra por palavra), de modo a comprometer a atenção e a concentração. Durante a leitura, evite acompanhar o texto com os dedos, caneta, lápis ou régua. Isto reduz a velocidade da leitura e também a capacidade de assimilação do conteúdo. Evite também movimentar a cabeça lateralmente para acompanhar o texto. Movimente somente os olhos. Isto faz com que saltemos os olhos para a linha errada, interrompendo a linha de raciocínio (quando então seremos forçados a retornar a leitura até o início do trecho). Aliás, é comum que, durante a leitura, regredir durante a leitura. Porém, se isto constituir um hábito, comprometerá a qualidade e, consequentemente, a velocidade da leitura. Concentre-se! Evite a vocalização (repetição sonora do texto que está sendo lido) e a subvocalização (voz mental que acompanha o texto). Elas também reduzem a velocidade da leitura. Além disso, o hábito da vocalização não é compatível com certos lugares, tais como uma biblioteca ou uma sala de aula. Sempre antes de realizar a primeira leitura de um texto, realize uma pré-leitura, com a finalidade de obter uma visão global (embora superficial) do assunto abordado. Com isto, o estudante poderá identificar, além dos pontos que serão abordados, o grau de dificuldade do mesmo e o tempo que será necessário para a sua leitura, dados importantes para a organização seus estudos. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 12 7 - Boa Saúde: "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de saúde, não estaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter um alimentação balanceada, respeitando o horário certo de dormir. Faça seus horários de tal modo a não sacrificar suas noites de sono. Insisto que isto é muito importante para manter sua saúde em bom estado. Evite medicamento para aumentar o rendimento. Opte por alimentos naturais que combatam o “stress”. Faça uma dieta balanceada. Evite gordura. Evite tomar café em excesso ou outras bebidas excitantes para ficar mais tempo acordado e "render mais". Isso é um armadilha que provoca estresse, fadiga e problemas gástricos. Durante os estudos dias, você precisa de tranqüilidade. Estudar tudo o que não estudou durante o ano não vai adiantar e só aumenta a ansiedade. 8 - Ambiente Adequado: Estude em local arejado, organizado e silencioso. Só num ambiente adequado, onde nos sentimos bem e nada nos perturba, poderemos ter concentração suficiente para estudarmos. O ambiente deve ser organizado. Um local onde você se sinta à vontade, encontrando silêncio, onde você possa deixar seu material de estudo sem que ninguém o atrapalhe. Se você não dispuser de um ambiente assim onde você mora, por falta de espaço ou excesso de pessoas, aconselhamos que faça seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente é propício. A organização do ambiente reflete-se em nossa mente. Não se esqueça disso. Deve-se adotar um posicionamento corporal no qual o estudante mantenha a coluna ereta (apoiando desde as nádegas até o pescoço) sem, no entanto, mantê-la excessivamente tensa. Sente-se sempre em cadeiras duras, evitando poltronas macias. O apoio dos braços poderá existir na cadeira (se esta possuir braços reguláveis) ou na própria mesa. Procure manter cotovelos (e joelhos) em um ângulo de 90 graus, e evite debruçar- se sobre a mesa. Os pés devem se apoiar completamente no solo. Caso não seja possível, utilize um apoio para os pés, que ajuda a manter a postura, relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea nos membros inferiores. Evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prática pode dificultar a circulação do sangue, causando formigamento e incômodo. A iluminação não deve atingir diretamente os olhos, e também não deve provocar sombras no material de estudo. O ideal é que o foco de luz seja colocado atrás do estudante, por cima do ombro. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 15 Analisando uma curva do esquecimento, podemos ver que determinado conhecimento, adquirido pelo método da repetição, não chega a ser 20% do original, ao cabo de uma semana. Adiante começaremos a ver uma série de métodos mnemônicos com altíssimos índices de eficiência. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 16 MÉTODO DA ASSOCIAÇÃO Consiste em associar algo que está sendo estudado (nova informação) a uma coisa com a qual o estudante já esteja familiarizado. Associa-se, desta forma, algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar. Podemos associar o que queremos memorizar com uma rima, com a palavra de origem, com uma associação de fonemas, ou transformar a informação numa imagem mental, associado-a com outra imagem. Desta forma, neste método nós associaremos algo que queremos lembrar, e que é para nós desconhecido, com alguma coisa que nos é familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar, de modo que tenham uma relação entre si. Podemos fazer associação por uma fusão de duas imagens mentais, por semelhança entre fonemas. Vejamos alguns exemplos esclarecedores: queremos lembrar que a capital da Austrália é Camberra, então fazemos uma frase associada: AUSTRÁLIA CAMBERRA na estrada ali o cão berra Dessa forma ligamos algo desconhecido a uma frase de apoio, através da semelhança de fonemas, que nos faz lembrar o que queremos. Outro exemplo: se quisermos memorizar a maior obra literária do escritor Júlio Ribeiro - "A Carne" - da época do realismo brasileiro, podemos associar com a frase: JÚLIO RIBEIRO A CARNE Engoliu primeiro a carne Podemos utilizar esse método e recordar fórmulas matemáticas, por exemplo: a fórmula do trabalho realizado, na física, é: TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 17 t =F.x.cos a onde t é a letra grega "tal". Olhando a figura, podemos imaginar o rapazinho que faz a força para arrastar a caixa, dizendo: "Tal flecha coça", onde os sons consonantais nos lembram: t =F.x.cos a Ou ainda, o conhecido Que MaCeTe e que que exprime a fórmula do calor sensível da termologia: Q = M.C.T Aqui cabe ressaltar, amigo leitor, que alguns estudantes mais desavisados acham que não precisam de frases mnemônicas, pois, por verem repetidas vezes determinada fórmula, na prática dos exercícios diários, acham que nunca mais vão esquecer ou ter dúvidas sobre a composição das variáveis da fórmula. Ledo engano. Afirmamos que aquele que estiver se preparando para um vestibular, ao final de meses de estudo, com a cabeça cheia de informações, na hora da prova, terá dificuldades para se lembrar de fórmulas. Aí é que as frases mnemônicas nos auxiliam a tirar dúvidas sobre a composição de determinadas variáveis numa fórmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de fórmulas inteiras. Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e até isso nos auxiliará a clarear a nossa memória. Toda frase mnemônica serve como a isca do anzol para agarrar um peixe. Você até pode pegar um peixe sem isca, mas é bem mais difícil. Agora, não tenha dúvidas que, com a devida isca, a pesca será mais proveitosa. Não se preocupe em ter que lembrar da fórmula e da frase. A fórmula você deve conhecer e ter na mente tão clara quanto possível, e você consegue isto através da indispensável prática dos exercícios. Já a frase ou palavra mnemônica, você deve memorizá-la por associação, de tal forma que, na hora da prova, a lembrança da fórmula e a lembrança da frase se somam. O efeito é surpreendente. Algumas vezes, dependendo da técnica usada ou mesmo da habilidade em formar as fórmulas mnemônicas, você lembrará instantaneamente da frase e dela tirará uma fórmula ou outra informação como datas e nomes, e verá que seria impossível ter lembrado sem o auxílio das técnicas mnemônicas. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 20 imaginamos um índio segurando um relógio (que só marca cinco minutos) e sobre o relógio muitas moedas de prata. Sentada sobre as moedas uma mulher iluminada, de braços dados com uma índia nua que toma chimarrão e sobre a cuia uma gazela com a pata enterrada no chá. Sobre a galhada da gazela um tronco de ipê e florescendo no ipê botões dourados, que têm pousado no seu pólem, como borboleta, um til. Deitado no til, um índio sonhando com uma senhora que tem um sertanejo segurando sua sombrinha. Evidente que toda essa explicação é muito demorada e mais complicada que a realização da técnica elaborada com suas próprias idéias, e o leitor verificará logo, com um pouco mais de prática, como é simples e eficiente o método. A grande vantagem é que essas informações estão agora inseridas nos arquivos de sua memória, de maneira sólida, à sua disposição. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 21 MÉTODO DO ALFABETO FONÉTICO Trata-se de um poderoso método mnemônico, que consiste em associar números a fonemas. Primeiro teremos que aprender o alfabeto fonético, que consiste de dez sons consonantais: Destina-se, portanto, à memorização de valores. O som correspondente ao n. 1 será o T ou o D O som correspondente ao n. 2 será o N ou NH O som correspondente ao n. 3 será o M O som correspondente ao n. 4 será o R ou RR O som correspondente ao n. 5 será o L ou LH O som correspondente ao n. 6 será o J, CH, X ou G brando (com som de j, como em giz, gelo) O som correspondente ao n. 7 será o K, QU, C forte (como em cão, copo) ou G forte (galo, gole, gula) O som correspondente ao n. 8 será o F ou V O som correspondente ao n. 9 será o P ou B O som correspondente ao n. 0 será o Z, Ç, S, SS, C brando (como em saci, cebola) ou SC Agora, veja o quadro geral e memorize através das dicas: 1 = T, D (o t tem uma vertical) 2 = N, NH (o n tem duas verticais) 3 = M ( o m tem três verticais) 4 = R, RR (o rr tem quatro perninhas) 5 = L, LH (cinqüenta em romanos é L) 6 = J, CH, X, G brando (o j ao contrário parece o 6) 7 = K, C forte, G forte, Q (lembre-se de fita "K-7") 8 = F, V (o f manuscrito é parecido com o oito) 9 = P, B (o P ao contrário parece o nove) 0 = Z, S, SS, SC, C brando, Ç (a palavra zero inicia pela letra z) É preciso estarmos acostumados com esse alfabeto para podermos continuar nossos estudos. Utilizaremos esses conceitos nos capítulos seguintes. Veja, agora, como podemos utilizar esse método: Reportemo-nos à geografia. Se estivessemos estudando os oceanos, precisaríamos, com certeza, saber a área de cada um deles: TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 22 Oceano Pacífico: 164.316.900 km² Oceano Atlântico: 85.555.200 km² Oceano Índico: 72.577.280 km² Ora, memorizar isso, significa memorizar um número com 25 algarismos: 1643169008555520072577280. Você diria: impossível memorizar esse número! (e quando falo em memorizar significa lembrar não apenas agora, mas, também, daqui a meses). Com o alfabeto fonético isto se torna tarefa simples, cada número terá um correspondente fonema, com o que poderemos formar palavras ou frases: Oceano Pacífico: 1 6 4 3 1 6 9 0 0 fonemas correspondentes escolhidos T CH R M D CH P S S Agora, com o acréscimo de vogais, formaremos palavras: ToCHa RaMo DuCHa PeSoS Oceano Atlântico: 8 5 5 5 5 2 0 0 F L L L L N S C brando FiLa LuLa LoNa Saci Palavras que podem ser facilmente memorizadas através de uma das técnicas já vistas, como o empilhamento. Ou podemos, ainda, como no caso adiante (oceano índico), formar uma única frase. Será uma única frase, com certo sentido, o que bastará para nós a memorizarmos: 7 2 5 7 7 2 8 0 C N L C C N V S Colocando vogais, vem: CaNeLa e CôCo No VaSo "Canela e côco no vaso" é uma frase que por si só nos mostra um único quadro mental. Você pode, então, optar pela técnica que mais lhe agradar. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 25 em que o número vai lhe lembrar uma palavra, através do alfabeto fonético, e a palavra lhe traz à lembrança um quadro mental, onde se funde aquilo que você quer lembrar. Fascinante, não! Adiante temos algumas sugestões para palavras-chave até o número trinta: 11- TaTu 12- TiNa 13- DaMa 14- TeRRa 15- TeLa 16- DuCHa 17- TaCo 18- TuFão 19- Tubo 20- NoZ 21- NoTa 22- NeNê 23- NeMo 24- NeRo 26- NaJa 27- NuCa 28- NaVe 29- NaiPe 30- Moça Palavra-Chave Rimada Funciona da mesma forma que o método anterior (7.1), porém, aqui não utilizamos nenhum conhecimento sobre o alfabeto fonético, ma sim, fazemos o vínculo, entre o número e a palavra-chave, através da rima. Veja algumas sugestões para trinta palavras-chave: 1- Bum( estouro, explosão) 2- Bois 3- Reis 4- Quadro 5- Trinco 6- Leis 7- Cheque 8- Porto 9- Chove 10- Pés TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 26 11- Monge 12- Pose (fotografia) 13- Tese (trabalho científico, livro) 14- Foice 15- Lince (animal) 16- Freguês 17- Patinete 18- Biscoito 19- Automóvel 20- Ouvinte 21- Atum 22- Arroz 23- Chinês 24- Pato 25- Cinto 26- Camponês 27- Marionete 28- Doido 29- Prove(do verbo provar) 30- Tinta Agora, você já tem condições de bolar os seus próprios quadros-mentais, sem o menor problema, mas, aí vão algumas dicas para os dez primeiros: 1 - Bum: pense num estouro, numa explosão, aí você inclui aquilo que vai memorizar neste quadro mental. Aqui, você pode fazer, também, que o próprio objeto de memorização exploda, trazendo com isso um riquíssimo quadro-mental. 2 - Bois: imagine um boi cravando seus chifres naquilo que você quer memorizar. 3-Reis: pense num quadro-mental com os três reis magos. 4 - Quadro: imagine um quadro, com bela moldura, assinado por um pintor de renome, que contém o que você quer memorizar nele. 5 - Trinco: pense que aquilo que você quer memoriza pode fazer parte de uma porta, ou mesmo, ser a própria porta, e você, com a mão no trinco, abre e fecha essa porta. Imagine o que aconteceria. 6 - Leis: pense num tribunal como quadro-mental, com júri, assistência, advogados, réu, juiz, etc. O objeto de memorização pode estar na cadeira do réu, na mesa do juiz (imagine o juiz batendo o martelinho no objeto) ou, então, ser o próprio juiz. 7 - Cheque: imagine você assinando seu cheque com o que você quer memorizar. 8 - Porto: Agora, você pode pensar que aquilo que você quer se lembrar está atracando no porto como se fosse um navio. TÉCNICAS DE ESTUDO http://www.idiomas.xpg.com.br 27 9 - Chove: aqui, o seu próprio tema de memorização - aquilo que você quer memorizar - chove como se fosse água, imagine, então, o que acontece quando o objeto se espatifa no chão, ou cai na sua cabeça. 10 - Pés: agora, o seu pé, ou outro qualquer, pisa o que você está memorizando, aí então, você terá determinados reações, dependendo do que seja. É uma forma eficaz de memorizar. Nos casos em que não é necessária a memorização literal do texto (palavra por palavra), podem ser utilizadas técnicas diversas: falar em voz alta, elaborar resumos e esquemas gráficos (diagramas), reescrever o texto com as suas próprias palavras, resumir o texto sem olhar para o original, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega, etc. As possibilidades são infinitas. Como orientação, podemos sugerir que, após a pré-leitura e a primeira leitura, seja realizada uma terceira leitura acompanhada da marcação do texto (grifo), de modo a sinalizar as idéias centrais e os tópicos a serem memorizados. Após isto, podem ser realizadas anotações ou esquemas gráficos, sintetizando a matéria estudada. Com a finalidade de verificar se a retenção se realizou, o estudante pode, inicialmente com o resumo ou o esquema gráfico em mãos, tentar reconstruir o texto estudado (mental ou oralmente). Posteriormente, ele poderá aferir se consegue reconstruir o texto sem as suas anotações.
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