Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

curso de desenho 1 parte, Manuais, Projetos, Pesquisas de Desenho Técnico

Livro para quem deseja aprender noções básicas de desenho

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2013

Compartilhado em 05/06/2013

eduardo-alves-medina-1
eduardo-alves-medina-1 🇧🇷

1 documento

Pré-visualização parcial do texto

Baixe curso de desenho 1 parte e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Desenho Técnico, somente na Docsity! FORMAS BÁSICAS * PERSPECTIVA PAISAGENS ANATOMIA BÁSICA PROPORÇÃO E MOVIMENTO PP — REAIS AD = E RAE Para começor, aprenda q BE um quadredo, a E nu Us o iápis paro "tirar as redidas! e, assim, Fazem com que 9 quaorado sejo ven mente um quadrado om iodo os lados de reco tama-ho. fo o ár s como nefenêne a para tomar meoivas Exercitando com figuras geométricas MEDO om a oulpa mão, marque no ossenho as med das fo tas com o lápis abjezos e [er o uti ure semgre começar pelo modo mais sims es. Escolha motivos mais simples mencs olabonados, texturas mais evioentes. E uma compos çã bem o essaço. E even dp dinelose o acabamento, gracua e ben plareiado não pense que q simplicioads é olgo paro kaei itar o iniciante. Através dela, podemos Eg.ir excelentes resu tacos e muitos grances ovtistas já o provaram em várias épocas ErVE ADAXO, COMO Ecsa Imagem com poucos elementos 4 «ico em contrastes de lons, Lex 1 e comora, sendo também romantica e sugestiva Esteja ate * asvenda à perce- dos = escejo sempre exper mentando | | | ia ma a belezo om suaiquer lugar Jeilize maceriois adequo - avordagene com os naleriais que já conhece e também com outros coves, a imagen acimo Foram Doado ápis atado uados B, 25. aB, se e é gp o Depois d de um faço bem definido, o so breado roi feito com traços parale 03, 0€ parade as foras dos jetos reconçados, ara ente, até co consegu tons desejados O O Material e suas Possibilidades path temos alguns efeitos de trocejaous, sembreados set uz aplicad cam borracha maleável sobre combrsados ie e explo e você também as muitos po sibilidades que cs várias Lipos de ápis podom nos 0/6 em Lembre See imo saber Pi Las ro decesho, a textura correla do motivo oue está sendo etratado,) gsm como suo Forra e seu volume, & 504 icação correta danse ceitira racejado curvo é 'preg Lidicad paro efeitos Den etc. nos dosenhos Efeito com borracha maledy para arte erraram Somarsádo com verioção He tons através da press mãa sobre o papel, ad movimentos de vaivém traceja única E limeção Baro ae grafite ut lizod levemente inclinada Um ffeito Interessante! a Es ha “ai traçado com o cabo as um sincel Fino, marcando assim o papel det o E am aaa uma barra e grafite paro o sombreado. s nt nde O papel co marca cce) a o E o cabo do pincel ficaram claros, representando os veios da esenho toi graduada HB, Sombreanos gradati- vamento obtém so várias tona idades alim esse Lipo dé la pia Ola se uzilizom, para retorçar a guns tors, um lópis mais macio come o 36 ou 58, au deixar v desenho claro Es Boservar o efeito E [ole sombreado com a barra oe Brahite sobre o pop “marcado com a ponta oo pince Perspectiva básica B Dr a E aro representar c espaço Leidimens onol e as figuras À vue apar A |] pectiva Asordondo rasidamente esse tema, que é com 1 precisamos utilizar as regras da pe plexo e deve cer sstudado em sesarade i : Da om e que é uma inha imaginória situada ois comecemos s tanze, mas 00 nível dos sous a hos (desde que você esteja RE ds nive) do abro com cabeça imóvel, o mo para a Ennio) Sa a E izorte coinc ndinde com da Dot usa cloro eo nel cce olhos o ponto de fuga Já as figuras que você verá, poderão estar em À diceventes posições e rel ações com a linho do hori zonte Jeil zamos contos oe Lugo" para gue pos PF samos de co pictórico, ou seja, o cesso ssa Di nhar essas Figuras correlamente no esp utilizar a perspect vo com um ponto de Ega, com Ain ata bre, colar vemos nesta póqina e na ! NEN 5 E | seguinte (serve tamaém que veremos as Figura: de a fome Em rot dr "a Neste primeiro caso, uma cosa, no mesmo rívsl em que esta : modos, 5º ros movimenlarmos. gura, mos. tilizanão agui dois pontos de Tuga; pocemos mostrar ias fo oa casa ecra, mostramos o que aconteceria bissemos numa colina: a linha do horizanis continua no mesmo níve. dos nossos olhos, mas vemos a ei alabaiso desta linlia. JE quanta a | ; mais a Lo estivermos mais abaixo da linha do komizonte as Eguras aparecerão BN Es INseo vaso, a casa está acima da inha la eat sro: uma visão alla debaixo para ciria (bcente que a inha do horizonte: cam pre cencios com o níve das olhos as observodor Dara qu não techa dúvidas sobre vome determinar essa inha imaginária c utilizá-la, coloque diante dos olhos um lápis no posição horizontal e a Sfcoulraniddol naneo para tente "O a sulvas maneiras de utilizar as muilas regras do perspectiva Escero que vecê e adquira obras especializados no assunto, estugs c pratique nactante. i-aça esboços simplifi vagos 095 temas que encolhe Ea extente utilizam o que aprendeu alé agoro. A sam tr oeste ponto, passaremos a abordar q desenho ca caisagem & dos elementos da natureza Desenhando árvores HD Cormeçanco com q dasenho de árvores, o RR] é Fazer um esboço vem ráz Elo e simpli ficado, nensando na Formo go tronco e no tipo de copa, alem ol qas aa teriR cos da árvore tais como Liso de folhagens etc O [é um dos mel oc d (O oo notuval é um dos mel=oves meios de aprenoizago. PB Doncan as folhagens encobrem elgues galhos, aproximam-se em Jo agora na copo dessa árvore lembre-se do que certos contos do observados e distonelanda cem iBUtRdS A ; Além aissa, encobrem circularmenle o trence e os galhos E maertante notar que isso não conseguirá dar q idéia de Crlaiiieniiona idade ac desenho da cuga No gesenho ao Eder precurel fazer uma numeração Rali nando esse! rúmeres às posições das Folhagers no que oiz respeito à eroximicade é ao arastamento destas do observador A, regra é quanto ma or o númere, mais distante. "o Aqui, temos um exemplo EE perspecLiva. so a2m isco até sem tir-ce capaz de fazê-lansem precisa” E como licor À as formos georrétricas simples nos esboços dos desenhos as árvores e também do uti lização dessas Corrras em d versos tipos T muito utilizar esses esquemas "2 Nestas páginas temos alguns tipos de divntes e 0 modo ] como Coram esboçadas até chegar na faco Enal oa de enho y Bo Nolumes, textura c detalhes Segu ndo esse mesrio esquema / = 2- Delimitação 8 ; de trabalho, você conseguirá das Cantar bons resultados. — ds vegelais para Desenhos coreto NE ság na, apresertamos Eis axemplee do quanto pogem se al-erencior e as como é preciso ater-se às zequenas difenenços entre e as Bh escola de toss — do prezo ao branco — para sor usada -o sombreamento. É muito importante, quando se traba ha com messos de sembras = tons ntem mediár as, a utilização os uma escala tonal fam ela, possrio: tepresenLor cs diversos tons de cinza pesultontes os un dese-ho em preto c orasco que não ceja de "alte-contracte! HD sima PIE esplamo e aceumo [Enlue O À preto lcamora intensa) e o amance (uz intensa) ex ste umo infisiogos de toss, mos osvemes sim- Area RN A plific etiravalar com quaspro ou seis que é o idea. No exemplo ao l409, Edram «tlizodos A ) asenas quatro. (bien Ee forom aplicados, cequirido afinação das vetos (O) desenhe to E , rea izado com u 5 SB, as ponta grossa. Construindo imagens de flores serve como Foram vilizadas ovais no essoço para, a partir SEE Ei gradual mente a forma e o detalhes nas figs e? No Es 3, é importante notar como as f to 4 "BD Nosta ilustração, como sempre, por Liu-se de um esboço simpli icado ondh EE as Formas gs pedras ren del mi- tados, e o caimento do àguo definia Na imagem seguinte, na finalização note que a àgua não Fo contornado. Seus limites oram definidos pelo sombreamento nas pedras. Com um tracejado Fina e suave, o caimento das águas fo representado grafica mente e, em elgunis pontos, com uso da borracho Eoi conseguido 0 efe to de uavian e desejado. (Bicas Lar inata RR deserho h ge cinza que tornam o desenho harm nioso e agracável de ser visto BE E Jofloxos na égua voriam muito. Depende dos condições de luz ambience e da mov mentação =p desca água Ao lado, um exomoo de ilum nação por trás do pedra e pouca ondulação da água K ; fe Neat imagem, a luz incide aiveta. mente score as pedras eos reflexos 4 É A A - na água Ficam mais n RPE EN ted mais ME exemplos se ilemin reflexos, sendo que em um, às águas estão calmas & os mel aros, inalie- vados; no outro, à dive ta, como as águas têm um certo movimento, o perspectiva eo distercida sugerindo amplitude 19 cenário. | embre-se cem | Vesla página, temos o desenho do mar com ondas gue chegam até as pedros numa | Rue y A pro de aplicam as vários técnicas que aprendeu & todos vs elementos, Lois como composição, pefspêctiva, escala de tons, luz e somara, volumes, assim terá um belo é harmonioso desenho de aaisagem. + Também no ossenho de podras racras, mostanhas começamos utiliza-do formos geométricas simples sara EE LeniiTo Ralf CARNE IRD COiOs anncom NrSAr ; mento squa usljuarE a es Este Rms Escala estos RS ma | | ” No desenho ao ado, ccompanharos ETêS, Fases de defir Ição onlesenta uma pedra, com iluminação do alto à esquer ca. Depois da primeira Fase (1), once a orma [os del inicia, a luz é aplicado a partir de tons mécios (2) e Finolmente, os somoras são aslicadas (3). À, textu- noi cor ceguilalcom ua Apis ve ponta grossa e graf te macio, tipo ab, num capel de grão Eno, colecado sobre uma superlície áspera Nosto página, temos mais alguns exemplos de conslmus ção dos EEE os de peando gssdo os esboços básicos alé a finalização com utilização de texturas diversos Es E: ã | ” =D) utilizada uma barra de grafite puro, bem larga, um page! de grão fino cobre susenfe e éspera Sombreado | E à "O Dora dar o acabamento a esse desenho, ulilizei um lápis E E i arafite puro 93 “om ele, consegui tons escuros intensos no primeiro plano. ro Re em um lápis 5B. sombreci as ONE a nas do cequne o | Leão à Ro por diante com relação às cutras figuras, clareando f' a cada vez mais. |sso é também uma Torma de perspectiva, chamada perspectiva alimos[érica ) céu deve ser sombreado com suavidade, e depois esfutiio Ma tun cróprio dedo ou com o esfuminho paro efeitos suaves 2 var HHoso "O Nesse Eca o Eéu Cai con Rea em movimen tos suavos e circulanes, “ de fr com um lápis as grarite puro 6B de ponta grossa. É) lãs oB os gra-ize puro Fo uti : É HO No deiso i izado pora reforçor os detalhes das asixe de al esuia Eno 4 Finais ao desenho acertanos melhor a tonal aa doa cuidadosamente air enian lmlilzar a estam nça de ters "O Nesta imagem você poge ver com mais detalhes os Lone da escala aplicados no desenho da paisagem. OL ao (Ubserve como é impor NE E Lante esses recursos da variação tonal Neste desenna, Fai uti izado um sapel de grão médio Para que as texturas ficassem rrais evigenciados. [E "O Na mei o He va explore materiais de desenho Os lápis graduados ofe sibilidads. Ao lado eos amostras de alguns diterentes greus de dureza desce lo se abono um exemplo do gm lápis de gro le suro óB HD O) secenha foi nda inbonec Ee E 26 no esboço gera; ho trogodo das “olhagess, s de paris : do erdiica; um outro 26 em traça. dos e leves sombrsados e tex turas no trenco da ár de grab te puro finalma-te, um ló 6B — cor a ponta ahi ada para algutis Abaixo, uma amostra cus Lons obiinas com lápis grof te una [Esse jacanE ápis apresenta excelentes mesul iados tanto para dese-hos c traço, como pora som- areados diversos P Gralito puro Progresso êcil 6% ecerm multa ces zada de sua ut lização juntomente cons mais Fomtos, A | 4 DA ORE la 48) r grarite insegral o rest tage dg um estunado com o dedo: "a 1) "8 "o Retratos Desenho da cabeça humana Para começar, temos que dominar aem b cesenho da cabeço humena. "Bo v lo em três partes s meia, Daio um retângulo horizontalmente E vida º retângulo ventica mente ao meio é Pre ne's um Cedo e meio Al isa espaços entre esa Figura & as lishae verticais do limite do relâsgulo. AI E Ea] x A yoOservo as marcoções dE cobeça 2 Eience: olvige-se em três pares e mela, end que pare de cima vai do topo da caboço até a air das cavslos: a segunda parte va. oté a linha das sobrancelhas. Na terceira parle, será naçada aMlinhas da basesdol quit e, por Dios a Ea o queixo. DA a | E fágora clvisimos a cabeça nen em |? partes iguais Bono alrente vamos dividir Ro apenas a parte gue vai da até a bose oo queixo em Erês portes iguais e no [e : espaço que vai da base de nar'z ao primeiro Pp == É E Lenço, será desenhada o boca. A Lirguna 99 ç ] cho ocupa q divisão 3-5 (e 7-9) N E ha E 7 Nata que a largura do nariz (oivisão 5:7) equi- vale à largura Ae alia Mr | À E | está entre a linho das sobzanca has ea da base do nariz. NE Ê MA cabeça a a Md em irês unidades e meia, Lanto vertical, como horizontalmenLe. qual He Nete que consideramos essa dido a) N desac a ponta o que ni q o resto ocupa três partes — verticalmente - da E ê Cs : primeira enicado. Sendo que o mnamiz ecupa é VER primeira deli bo segunda c o olho, ts a Lenceira Po / as orelha é 'igeiramente | gola para trás é He: ecupa o esvaço ques compreende a distêncio da | fo obranes hão até a linsa da base do N | naniz, como no Beco oa cabeça de Eronto. E ESSA: mesmas prosorções são usadas ne desonho da cabega em nina, porém em “amanho menor. A cabeça Doro Renteria |inhuA mais angulosas, principalmente as og testa, nariz é queixo As sobrancelhas são mais próximas dos olhos e as ovelhas maiores. la a da ti gerolmente | ostesenta | nhas mais suavas o arredondadas, orelhas menores, lálias mais carnudos, nariz pegueno, queixo Foo as sobrancelhas mais oroveadas e distantes dos olhos "DA. regras e-sinadas nas póginas anteriore: não são rígidas. Ha uma inf tada tipos ' É A de rostos Bltenando assim essas croporções. Agi, temos alguns axemplos E cs d Lorong HD(> | Ê ando Í Eozon seu desenho o mais nabural possível. posemve as oifensaças relacio-adas à idade, raço e características individuais, procu- BD Na se E sênc'a de desenhos, assenvo Es as paries esturas moscram cs gon cos ande há achatamentos e reentran- cias que ormam os plaras ah Asrenda o det les e lembre-se PR ce apresento de Forma ccculiar, variardo com relação à evantidave de gordura; confor mação ósseo e muscula» raciol e ctc. -Jmocure não | | “ n di ara que se possa sombrea» c desento dk cabeça -umana, cando "volume", é preciso com- Ereerde» que esta é cvinir a em «ma parte coa o crânio, abnt nas [aca e 5 canta do rasto, mas ovolado e opresentando "olanos! muilo marcantes nos dosenhos de vos. tos de mulheres. Emo Bm a cabeça homen em várias posições Encontre alguém para pasar paro você quando estiver e do seus estudos O) Agni oe observação de um mode- lo vivo é o melhor meis as asverdes. JE [Es Fotos com iluminação que lero Formas do rosto. Iluminação : [E ' ' = ao ade j RE utilizar umo rante de iluminação ampla, mas não tão intensa a ponto ds nã ' : E | A . perm lir oque hajo uma certo variação de ten: no sombreado. À luz natural vinoa de uma ja-ela SRA DR creia que c modelo Fique numa sesição confortável natural, = que posso movimentar-se um ceuce paro descansar Boca um esboço "BB Ttilico uma placa de iso pr dado para que a tb fio colinitando | granoe 09 lado do as áreos des luz B as eo para que a luz ponto de projetor sem- minação não seja Traca NE EO incida Nela e reflita ne Bo Eiede escuras, a com que você não veja bem determinados parl o Posio Es Bode o O Para tonor Ra ie E íris cemo referência, ou até mesmo uma régua Pigs. A e B). Lembre-se de que, a ém de persona idade, as d Femenças de proporções no rosto ca esivan cada pes soa, por isso é importantíssi ma que sejam bem retratados ' i f ê lidade é imporianlíssino que você consiga coptar o personalidade va cessoa que está reiratan o Nlciaas exemplos, daria onlever o mais provável Lp | jo de temperamento a cade uma das pessoas retratadas.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved