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Por Edinei Messias - COMO ADAPTAR O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO COTIDIANO ESCOLAR, Notas de estudo de Pedagogia

Idéias de adaptação do aluno com síndrome de Down na escola.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 05/03/2013

edinei-messias-12
edinei-messias-12 🇧🇷

4.6

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Baixe Por Edinei Messias - COMO ADAPTAR O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO COTIDIANO ESCOLAR e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! COMO ADAPTAR O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA? Por Edinei Messias ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA O QUE PRETENDO COM ESTE ENCONTRO? • I - orientar aos profissionais da educação sobre os recursos existentes para construir o processo de adaptação dos alunos com síndrome de Down na escola; • II - informar os pais e/ou responsáveis de alunos sobre os aspectos da adaptação escolar, aos quais seus filhos têm direito. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Perguntas que devem ser levadas em conta na hora de formular estratégias de adaptação... ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA O que é o que o aluno não consegue fazer? OBJETIVO. Quais conteúdos são necessários para alcançar esse objetivo e o que o aluno já possui? AVALIAÇÃO INICIAL. Qual é a seqüência das aprendizagens? Qual é o passo mais estratégico para ajudar o aluno? SEQÜÊNCIA, ORDEM, TEMPORALIZAÇÃO. Como vou ensinar tudo isto? METODOLOGIA. A ajuda tem sido eficaz? Tem alcançado o objetivo? AVALIAÇÃO CONTINUA. Pensemos então numa adaptação curricular individual O objetivo de criar uma adaptação curricular de modo individualizado, pretende otimizar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Não se centra no problema da criança e sim na ajuda que essa necessita para alcançar os objetivos que se propõe. A avaliação é feita para identificar suas necessidades e determinar a ajuda necessária. Deve levar em conta: • Uma valorização multidisciplinar do aluno e do contexto. • Uma proposta curricular baseada nas necessidades detectadas em referência ao currículo ordinário. • Critérios e procedimentos para tomar decisões sobre a promoção do aluno. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA A Adaptação Curricular Individual deve ser feita por um conjunto de profissionais (coord. Pedagógico, psicopedagogo da rede, professor da SRM , professor da sala regular e será posta em um Documento Individual de Adaptação Curricular, que deve constar de: I. • Dados de identificação do aluno. II. • Dados de identificação do documento: data de elaboração/duração, pessoas implicadas e função que desempenham,… III. • Informação sobre a história pessoal e educativa do aluno. IV. • Nível de competência curricular. V. • Estilo de aprendizagem e motivação para aprender. VI. • Contexto escolar e sócio-familiar. VII.• Proposta curricular adaptada. VIII.• Concretização de recursos humanos e materiais. IX. • Acompanhamento e avaliação: Modificações sobre as decisões curriculares, mudanças na modalidade de apoio, colaboração com a família, possíveis decisões sobre sua promoção… ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Funcionais. O que para umas crianças é funcional, nem sempre é para todas. Por exemplo, na hora de fazer a pinça digital, alguns meninos com síndrome de Down mostram mais precisão com os dedos polegares e médios. O professor deve perguntar-se o que é o que se pretende: que a criança seja capaz de agarrar objetos pequenos ou escrever funcionalmente com uma pinça “incorreta”, ou conseguir uma pinça perfeita a custo de que esta seja menos funcional. Ou, por outro lado, o que é mais funcional: que a criança aprenda a comer por si só, que seja mais autônomo e tenha mais habilidades sociais, ou que seja capaz de comunicar-se em inglês. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Os objetivos têm que ser: Seqüenciais e estruturados. Devemos escolher aqueles objetivos que são base para futuras aquisições necessárias e dividir os objetivos gerais em objetivos específicos. Avaliáveis, operativos e mensuráveis. Se nos colocarmos como objetivo “que melhore sua atenção”, isso não é operacional já que é muito relativo. É bastante previsível que melhore a atenção de uma criança, mas não sabemos quanto melhorou. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Os objetivos têm que ser: Avaliação A avaliação das aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiais, naquelas áreas que tenham sido objeto de adaptações curriculares, deve ser feita tomando como referência os objetivos e critérios de avaliação fixados para eles. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA A TRANQUILIDADE Estará presente no professor que encara este aluno como mais um, naquele que segue uma abordagem individualizada de ensino, que tem informações atualizadas sobre a Síndrome, ou que simplesmente acredita que todas as crianças, devidamente orientadas e mediadas, aprendem. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA A INDIFERENÇA Talvez seja o sentimento que traz mais riscos à aprendizagem do aluno. O professor que encara seus alunos de modo indiferente e superficial, colocar-se em um papel passivo na inclusão da criança com qualquer tipo de dificuldade, ou que optar em não enfrentar ou reconhecer a situação de aprendizagem de seu aluno, terá poucas chances de sucesso. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA UM PASSO IMPORTANTE DIAGNOSTICO DAS CONDIÇÕES DO ALUNO O que significa receber um aluno com SD na sua sala? Seria, antes de tudo, outro aluno. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Quando se deve apoiar? •Os conteúdos podem ser trabalhados antes, durante e depois da aula; •Uma vez determinados os objetivos para o aluno, se faz uma sequenciação, distribuindo os conteúdos por sessões; •Cada sessão de aula deverá ter, portanto um plano de trabalho claro e conteúdos definidos, que podem ser explicados a criança antes da aula, de modo que chegue a classe com noções básicas do que vai ser visto. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA •O aluno com SD pode receber reforço depois da explicação ao grupo, depois da aula, de maneira que em outro horário reveja os aspectos que não entendeu ou que não teve tempo suficiente para assimilar; •Pode também receber reforço durante a aula, como a ajuda de um outro professor, de um colega ou do próprio professor regente, logo após a explanação para toda a turma; •De acordo com a situação de cada escola, pode-se apoiar o aluno com SD antes e depois da aula, preparando-o previamente e reforçando posteriormente o trabalho feito na classe. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Quando se deve apoiar? AÇÕES DE ACOLHIMENTO •Os coleguinhas da sala podem receber uma breve explicação sobre a Síndrome de Down; •A forma de interação do aluno com SD com os demais colegas, terá como modelo a interação entre este aluno e seu professor(a); •Realizar atividades com diversos tipos de agrupamentos (pares, pequenos e grandes grupos), oportunizando a socialização. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA •Limitar exposições orais, complementando- as sempre que possível com outras formas de atividades, mais práticas e funcionais; •Revisar com freqüência o que foi trabalhado anteriormente, para verificar que as capacidades adquiridas não tenham sido esquecidas. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA AÇÕES DE ACOLHIMENTO Realizando exercícios e provas •Empregar o ensino baseado em imagens e objetos, com apoio visual para facilitar a memorização e aplicação prática em situações reais. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA •A aprendizagem por meio de modelos ou por observação pode ser mais destacada nas crianças com SD. Permitir que o aluno tome seus colegas como referência antes ou durante a atividade; •Levar em conta também seus pontos fracos, por exemplo, limitando as exposições verbais em sala de aula, ou adaptando as explicações e tarefas à sua capacidade de atenção. ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Realizando exercícios e provas
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