Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Brincadeiras Tradicionais: Morto-Vivo, A Paquera, Casa, Morador, Terremoto, Gato e Raposa, Notas de estudo de Pedagogia

Neste documento, encontram-se as instruções e histórias de cinco brincadeiras tradicionais: morto-vivo, a paquera, casa, morador e terremoto, e a história de o gato e a raposa. Essas brincadeiras são descritas em detalhes, incluindo as regras de desenvolvimento e as importâncias de atenção e agilidade. Além disso, a história de o gato e a raposa é apresentada em forma de texto.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 04/03/2013

edinei-messias-12
edinei-messias-12 🇧🇷

4.6

(77)

315 documentos

1 / 4

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Brincadeiras Tradicionais: Morto-Vivo, A Paquera, Casa, Morador, Terremoto, Gato e Raposa e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! Tiara Dourado, aluna de Psicopedagogia, turma II Irecê. Brincadeiras Nome da brincadeira: Morto – vivo Recolhido por / transmitido pó: Tiara Naiene Gonçalves Dourado Souza Procedência: Lapão – Ba Texto: Morto - vivo Formação: Os participantes ficaram em pé e durante a brincadeira iram em alguns momentos se agachar. Desenvolvimento: Para inicio da brincadeira os participantes ficaram todos em pé, em frente de uma pessoa que ficará dando os comandos, deve-se deixar bem claro como se dar procedimento da brincadeira, onde os participantes deverão se movimentar com base nos comandos dados pela pessoa que estiver na frente, onde quando gritar a palavra vivo deverá ficar em pé e quando gritar morto deverá se agacha. É necessário deixar bem claro que ao longo da brincadeira essas palavras (morto - vivo) poderão se alternar ou até mesmo se repetirem, sendo assim o participante será eliminado quando ele estiver em uma posição física oposta ao comando dado, por exemplo: foi gritada a palavra morto e ele estava em pé consecutivamente ele deixa a brincadeira. É importante ressaltar para os participantes que o saber ouvir, atenção e agilidade são fundamentais durante essa brincadeira, principalmente aos comandos dados para não serem eliminados. E assim a brincadeira vai se desenrolando eliminando os participantes que errarem, chegando ao fim quando somente sobrar uma pessoa. Nome da brincadeira: A paquera Recolhido por / transmitido por: Tiara Naiene Gonçalves Dourado Souza Procedência: Lapão - Ba Formação: Os participantes ficaram em pé, em pares formando uma grande roda. Desenvolvimento: Para iniciar a brincadeira os participantes deverão formar seus pares (homem e mulher), formado os casais uma pessoa deverá ficar livre (tem que ser um menino), esse pessoa vai ser o paquerador. Em seguida forma-se a grande roda onde os casais se posicionam de uma forma em que as mulheres ficaram na frente e os homens atrás. A brincadeira se dar da seguinte forma: o paquerador em uma certa posição na roda vai piscar para uma menina, o menino que estiver detrás deverá prestar atenção porque se ele não segurar a menina, ela sai e vai para o menino que estava solteiro, onde esse menino que perdeu a sua parceira passa a ser o paquerador e dessa forma a brincadeira vai rolando.O termino se dar quando o paquerador piscar par muitas meninas e não consegue formar seu par . É importante salientar aos participantes que atenção e agilidade são muito importantes para se obter sucesso na brincadeira. Nome da brincadeira: Casa, morador e terremoto. Recolhido por / transmitido por: Tira Naiene Gonçalves Dourado Souza Procedência: Lapão - Ba Formação: Os participantes ficaram em pé, formando pares com os braços levantados juntando para formar um telhado de uma casa. Texto: Casa! Morador! Terremoto! Desenvolvimento: Os participantes terão que formarem duplas e deverá ficar uma pessoa solta, essas duplas elevarão os braços juntando para formar um suposto telhado de uma casa, dentro dessa casa formada pela dupla estará uma pessoa que será o morador. A pessoa que irá ficar solta dar um comando, então ela grita: Casa! Quem for casa (nesse caso a dupla) vai ter quer se deslocar à procura de um morador (a pessoa que for moradora, não sai do seu lugar), quem ficar sem casa passa a dar o outro comando que pode ser o mesmo ou outro. Quando o comando for morador as casa ficam em seu lugar e os moradores se locomovem à procura de uma casa e quando for terremoto, as casas se desfazem, ou seja, as duplas se separam e iram buscar de um morador (que também se desloca no grupo à procura de uma casa), e assim formarem novas casas com outra pessoa, ou seja, novos parceiros. O participante que for fiando solto será o responsável em gritar o próximo comando (Casa! Morador! Terremoto!), que pode ser pronunciada de forma aleatória. E assim a brincadeira vai rolando. É importante lembrar aos participantes que agilidade e atenção são elementos fundamentais nessa brincadeira.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved