Dicionário da educação profissional em saúde

Dicionário da educação profissional em saúde

(Parte 1 de 5)

DicionÆrio daEducaçªo Profissional

Saœdeem

Presidente Paulo Ernani Gadelha Vieira

Diretor AndrØ Malhªo

Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional Sergio Munck

Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Isabel Brasil

Coordenadora do Laboratório de Trabalho e Educaçªo Profissional em Saœde Monica Vieira

Isabel Brasil Pereira

Jœlio CØsar França Lima Organizadores

2.ed.rev.ampl.

DicionÆrio Educaçªo

Profissional

Saœdeem

Todos os direitos desta ediçªo reservados à Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio, Fundaçªo Oswaldo Cruz

Revisªo e copidesque Maria Cecília G. B. Moreira (1“ ediçªo)

Itamar JosØ de Oliveira (2“ ediçªo)

Revisªo TØcnica:

Isabel Brasil Pereira Jœlio CØsar França Lima

Projeto GrÆfico, Capa Carlota Rios

Editoraçªo Marcelo Paixªo

Catalogaçªo na fonte Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio Biblioteca Emília Bustamante

P436dPereira, Isabel Brasil
DicionÆrio da educaçªo profissional em saœde / Isabel Brasil Pereira
e Jœlio CØsar França Lima. – 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.
478 p.
1. Educaçªo. 2. DicionÆrio. 3. Educaçªo Profissionalizante. 4. Saœde.
I. Título. I. Lima, Jœlio CØsar França.
CDD 370.3

ISBN: 978-85-987-36-6

A primeira ediçªo do DicionÆrio de Educaçªo Profissional em Saœde foi financiada com recursos do MinistØrio da Saœde, no âmbito do Plano Diretor para o biŒnio2004-2006 da Rede Observatório deRecursos Humanos em Saœde, com tiragem de 1.500 exemplares.

Alcindo Antônio Ferla MØdico, doutor em Educaçªo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Consultor da Hospital Nossa Senhora da Conceiçªo S/A, professor visitante/colaborador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

Ana Margarida de Mello Barreto Campello Pedagoga, doutora em Educaçªo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Laboratório de Trabalho e Educaçªo Profissional em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)

AndrØ Mota Historiador, doutor em História pela Universidade de Sªo Paulo (USP) e pós-doutorando bolsista Fapesp em História da Medicina e Saœde Pœblica paulistas junto ao Depto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

AndrØ Silva Martins Doutor em Educaçªo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor do Programa de Pós-Graduaçªo em Educaçªo da UFJF, pesquisador do Coletivo de Estudos sobre Política Educacional da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/ Fiocruz) e do Nœcleo Educaçªo, Trabalho e Tecnologia da UFJF.

AngØlica Ferreira Fonseca Psicóloga-sanitarista, mestre em Saœde Pœblica pela Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), professora e pesquisadora da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)

Aparecida de FÆtima Tiradentes dos Santos Pedagoga, doutora em Educaçªo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora e pesquisadora da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Arlinda Moreno Psicóloga, doutora em Saœde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), professora e pesquisadora do Laboratório de Educaçªo Profissional em Informaçıes e Registros em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Carlos Batistella Odontólogo, especialista em Educaçªo Profissional em Saœde pela Fundaçªo Oswaldo Cruz e professor-pesquisador do Laboratório de Educaçªo Profissional em Vigilância em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)

Carmen Sylvia Vidigal Moraes Psicóloga, pós-doutorado pela Laboratoire Travail et MobilitØs e professora da Faculdade de Educaçªo da Universidade de Sªo Paulo (USP).

Claudia Medina Coeli MØdica, doutora em Saœde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saœde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ).

Denise Elvira Pires Enfermeira-sanitarista, pós-doutorado em CiŒncias Sociais pela University of Amsterdam, professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduaçªo em Enfermagem, do Centro de CiŒncias da Saœde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Domingos Leite Lima Filho Engenheiro elØtrico, doutor em Educaçªo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduaçªo da Universidade Tecnológica Federal do ParanÆ (UTFPR).

Eduardo Henrique Passos Pereira Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Eduardo Navarro Stotz Sociólogo, doutor em Saœde Pœblica, pesquisador e professor da Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).

Emerson Elias Merhy MØdico-sanitarista, doutor em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Curso de Pós-Graduaçªo em Clínica MØdica da linha: Micropolítica do Trabalho e Cuidado em Saœde.

Gustavo CorrŒa Matta Psicólogo, doutor em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pesquisador do Laboratório de Educaçªo Profissional em Atençªo à Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)

Hillegonda Maria Dutilh Novaes MØdica pediatra, doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de Sªo Paulo (USP), professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenadora do Nœcleo de Informaçıes em Saœde/NIS do Hospital das Clínicas da FM-USP.

Inesita Soares de Araœjo Comunicóloga, doutora em Comunicaçªo e Cultura pela Escola de Comunicaçªo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicaçªo e Saœde do Instituto de Comunicaçªo e Informaçªo Científica e Tecnológica em Saœde da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

Isabel Brasil Pereira (Coordenadora) Bióloga, doutora em Educaçªo pela Pontifícia Universidade Católica de Sªo Paulo (PUC-SP), vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FEBF/Uerj).

Francisco Javier Uribe Rivera MØdicosanitarista, doutor em Saœde Pœblica, pesquisador titular do Departamento de Administraçªo e Planejamento de Saœde da Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).

Gastªo Wagner de Sousa Campos MØdico, doutor em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor titular da Universidade Estadual de Campinas, membro de corpo editorial da Trabalho, Educaçªo e Saœde e da Revista CiŒncia & Saœde Coletiva.

GaudŒncio Frigotto Filósofo e educador, doutor em CiŒncias Humanas (Educaçªo) pela Pontifícia Universidade Católica de Sªo Paulo, professor titular do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduaçªo em Políticas Pœblicas e Formaçªo Humana na Faculdade de Educaçªo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e membro do ComitŒ Diretivo do Conselho Latino-Americano de CiŒncias Sociais (Clacso).

GrÆcia Maria Gondin Arquiteta e Urbanista, mestre em Saneamento Ambiental e doutoranda em Saœde Pœblica pela Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), e pesquisadora do Laboratório de Vigilância em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Janine Miranda Cardoso Cientista social, doutoranda em Comunicaçªo e Cultura pela Escola de Comunicaçªo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tecnologista do Laboratório de Pesquisa em Comunicaçªo e Saœde do Instituto de Comunicaçªo e Informaçªo Científica e Tecnológica em Saœde da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

JosØ Rodrigues Professor, doutor em Educaçªo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), vice-coordenador do Nœcleo de Estudos, Documentaçªo e Dados sobre Trabalho e Educaçªo (NEDDATE-UFF), membro de Conselho Editorial das revistas Trabalho, Educaçªo e Saœde (da Fundaçªo Oswaldo Cruz) e Trabalho NecessÆrio (NEDDATE-UFF) e assessor da Faperj.

Jœlio CØsar França Lima (Coordenador) Enfermeiro-sanitarista, mestre em Educaçªo pelo Instituto de Estudos Avançados em Educaçªo da Fundaçªo Getœlio Vargas (FGV), doutorando do Programa de Pós-Graduaçªo em Políticas Pœblicas e Formaçªo Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pesquisador do Laboratório de Trabalho e Educaçªo Profissional em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Jussara Cruz de Brito Engenheira, pósdoutorado em Ergologia pela UniversitØ de Provence Aix Marseille I e coorde- nadora do Grupo de Pesquisas e Intervençªo em Atividade de Trabalho, Saœde e Relaçıes de GŒnero (Pistas) do Centro de Estudos da Saœde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ Ensp/Fiocruz).

(Parte 1 de 5)

Comentários