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Guias e Dicas
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Glossário de Publicidade, Notas de estudo de Publicidade e Propaganda

659 verbetes organizados por Pamela Lima

Tipologia: Notas de estudo

2013
Em oferta
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Compartilhado em 20/01/2013

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Baixe Glossário de Publicidade e outras Notas de estudo em PDF para Publicidade e Propaganda, somente na Docsity! Glossário de Publicidade 2013 ORGANIZADO POR: PAMELA LIMA Glossário de Publicidade 2013 Página 1 Organizado por Pamela Lima Índice Introdução Pág. 02 A Pág. 03 B Pág. 05 C Pág. 08 D Pág. 14 E Pág. 15 F Pág. 17 G Pág. 19 H Pág. 20 I Pág. 21 J Pág. 22 K Pág. 23 L Pág. 23 M Pág. 24 N Pág. 27 O Pág. 27 P Pág. 28 Q Pág. 32 R Pág. 32 S Pág. 34 T Pág. 37 U Pág. 39 V Pág. 39 W Pág. 40 Z Pág. 41 Referências Pág. 42 Glossário de Publicidade 2013 Página 4 Organizado por Pamela Lima banners e links colocados no seu site. Em troca recebe uma percentagem dos resultados gerados com este envio de tráfego. - ADVERTISING MÍDIA (MÉDIA): meios publicitários – recursos utilizados para levar uma mensagem a um público objetivado ou em geral. - AEPAL: associação brasileira das empresas de propaganda ao ar livre, entidade que congrega as principais empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis, luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assemelhados. - AGÊNCIA: Empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar modelos e intérpretes. - ALCANCE: (REACH) (mídia): É a percentagem ou número de pessoas/famílias atingidas pela programação de mídia, pelo menos uma vez, em determinado período. O seu limite é 100%. - ALL-TYPE: (criação): Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração. - ALTO-CONTRASTE: efeito empregado em fotografia (estática ou cinematográfica) para eliminar os meios-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores dominantes. - AMPLIFIER: amplificador de som. - AMPRO: Associação de Marketing Promocional. - ANÁLISE DE PATHS: Análise dos caminhos feitos pelos usuários dentro de um website, fornecendo informação sobre os hábitos dos usuários e sobre a navegação e organização do site. - ANER: Associação Brasileira de Editores de Revistas – entidade que congrega as principais editoras de revistas do país. - ANIMATIC: esboço de um comercial de televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais. - ANJ: Associação Nacional de Jornais – entidade que congrega os principais jornais do país. - ANNOUNCER: anunciante - ANSWER PRINT: cópia final do positivo de uma filmagem de cinema ou televisão. (ver copião) - ANUNCIANTE: Ver Cliente. - ANÚNCIO: Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda. - ANÚNCIO COOPERATIVO OU COOPERADO: Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes. - APP: Associação dos Profissionais de Propaganda – entidade, sediada em São Paulo, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda. Glossário de Publicidade 2013 Página 5 Organizado por Pamela Lima - APPROACH: Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda. - ARTE: (criação): Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária. - ARTE-FINAL: (criação): Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito. Anúncio pronto para ser veiculado. - ATENDIMENTO: 1. Área da agência (do veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele. - ATINGIMENTO: 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação. - ATTITUDE TEST: pesquisa de opinião pública – que determina o comportamento do consumidor referente a um produto ou serviço. - ATWORK: Trabalho de arte. Ilustração, montagem de um anúncio. - AUDIÊNCIA: (mídia): Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou leem determinado título de jornal ou revista. Divide-se em diversos tipos: AUDIÊNCIA ACUMULADA, AUDIÊNCIA BRUTA, AUDIÊNCIA LÍQUIDA, AUDIÊNCIA MÉDIA, AUDIÊNCIA PRIMÁRIA, AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA. - AUTORIZAÇÃO: (mídia): Documento entregue pela agência ou anunciante autorizando a veiculação de mensagem publicitária em um veículo de comunicação. - AVALIAÇÃO: (mídia): Na área de mídia, tanto pode ser o trabalho inicial de análise do que as marcas concorrentes estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação entre os objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados. B – 42 verbetes registrados - B2B: (Business to Business) São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens. - B2C: (Business to Consumer) E-commerce realizado entre empresas e consumidores. - B2G: (Business to Governement) Relações entre governo e empresas recorrendo às tecnologias digitais. - BACKBUS: Publicidade realizada parte traseira do ônibus, de forma que toda a parte traseira seja coberta por anúncio. Glossário de Publicidade 2013 Página 6 Organizado por Pamela Lima - BACK-LIGHT: Peça retro iluminada apresentando mensagem e/ou imagem. - BACK PROJECTION: técnica de cinema que consiste em projetar por trás de uma cena outra imagem já existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa falando em um estúdio com imagens de uma paisagem correndo por trás. - BACK GROUND: Ver BG. - BG: - 1. Música que fica ao fundo de uma locução falada em um comercial de rádio. 2. Locução feita por baixo da cena que se vê no comercial, ou seja, sem que a pessoa que fala apareça. - BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO: Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador. - BANDA MAGNÉTICA: espaço nos filmes cinematográficos (à margem das imagens) no qual é gravada a trilha sonora. - BANDA SONORA: (ver banda magnética) - BANNER: 1. Peça em material rígido ou flexível para ser fixada em palestras, exposições ou Ponto-de-venda. 2. Tipo de anúncio animado veiculado na internet. - BEHAVIOR: comportamento - BEHAVIORAL TARGETING: Identifica os hábitos de navegação e consumo de grupos de usuários, mapeando o perfil deles. Ferramenta muito usada por varejistas para determinar estratégias de venda para cada cliente. - BELLOW THE LINE: expressão que quer dizer abaixo da linha dos olhos e se refere a tudo que não está na mídia de massa, como ações promocionais, merchandising em pontos-de-venda, eventos, marketing direto. - BENDAY: aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e- branco) ou colorida. Também pode ser usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em percentagens de 5 a 95% - BENCHMARKING: Estratégia adotada por uma empresa que parte para o encontro de soluções junto às pesquisas de pontos negativos e positivos dos concorrentes, observando e analisando as formas de comunicação, para adequação (customização) ou readaptação. - BILLBOARD: painéis – armação em lugar destacado de uma estrada ou via pública de trânsito intenso. - BIOMBO: Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda. - BLIND TEST: prova simultânea de produtos na identificados – tem a finalidade de obter opiniões imparciais, livres de juízo antecipado. - BLIMP: Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio. Glossário de Publicidade 2013 Página 9 Organizado por Pamela Lima - CASE-HISTORY: Histórico de um caso – relato de um evento que pode ser usado para discussão, debate, análise em cursos, palestras, escolas e universidades, ilustrando situações, normalmente reais. - CASTING: elenco de artistas ou modelos para um programa, anúncio comercial, fotografias. - CATÁLOGO: Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes - CATEGORIAS DE SITES: Grupo de sites com o mesmo tema e que atingem um público-alvo específico e segmentado. - CAVALETE: Elemento de sinalização onde podem ser pregados cartazes. - CENTIMETRAGEM: Tamanho de um anúncio de jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. - CENTÍMETRO / COLUNA: Espaço-padrão de um jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma coluna de largura. - CENTRAL DE MÍDIA: Unidade – localizada no anunciante ou na agência – que centraliza as operações de planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um determinado cliente. - CEO: Chief Executive Officer – É o principal executivo, presidente, superintendente ou diretor de uma empresa. As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois: CEO e presidente. Nesse caso a função do segundo é mais representativa. - CFO: Chief Financial Officer – Principal executivo de finanças. - CHAMADA: 1.Comercial de rádio ou televisão promovendo sua própria programação. 2. Título de um anúncio impresso. - CHANNEL OF DISTRIBUTION: canal ou meio de distribuição por onde um produto e ou serviço é comercializado. - CHAPA: (prod. Gráfica): Lâmina de metal que serve como matriz para impressão. - CHAPADO: Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor. - CHECKING / CHECK-LIST: Conferindo, em inglês. Trabalho de conferência da efetividade da veiculação das mensagens autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e a precisão de horário ou posição. - CHROMA KEY: (produção): - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra de fundo, ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo gravada em estúdio. (Ver Back Projection) - CIRCUITO ABERTO: Em rádio ou televisão, serve para definir as emissões de caráter aberto, que qualquer aparelho sintonizador pode pegar. - CIRCUITO FECHADO: Em rádio ou televisão, serve para definir as emissões de caráter fechado destinadas apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da transmissão ou estejam diretamente ou fisicamente ligadas à fonte emissora. Também usado para definir esforço publicitário ou promocional dirigido a pequenos segmentos de públicos. Glossário de Publicidade 2013 Página 10 Organizado por Pamela Lima - CIRCULAÇÃO: (mídia): Total dos exemplares de um jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados pelos eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem) - CIRCULAÇÃO CONTROLADA: Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou grupos profissionais. - CIRCULAÇÃO DIRIGIDA: o mesmo que circulação controlada. - CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL: Total da circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião. - CLAQUETE: Tela de identificação de um comercial (com título, duração, nome do anunciante, agência, produtora, etc.) colocada antes de seu começo e que jamais é exibida ao público. - CIRCULAÇÃO PAGA: Total da circulação efetivamente paga pelos leitores, através de assinaturas ou compra em bancas. - CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA: Parcela da população agrupada por suas características de renda, arbitradas pelas entidades representativas do mercado publicitário. No Brasil, foram definidas cinco classes: A, B, C, D e E. - CLASSIFICADOS: Tipo de anúncio, geralmente de pequenas dimensões, publicados pelos jornais (e algumas revistas) agrupados por área de interesse (aluguel e venda imóveis, empregos, venda de automóveis, etc.). - CLAQUETE: Tela de identificação de um comercial (com título, duração, nome do anunciante, agência, produtora, etc.) Colocada antes de seu começo e que jamais é exibida ao público. - CLECS: Congresso Latino-americano dos Estudantes de Comunicação Social. Evento promovido pela Felecs que acontece em agosto ou setembro. - CLICHÊ: 1. Matriz para impressão em metal ou plástico, utilizada nos processos tipográficos mais primitivos. (Ver Tipografia) 2. Ideia comum, já bastante utilizada - CLIENTE: 1. Empresa anunciante que é uma usuária habitual da propaganda e do mercado publicitário. 2. Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela propaganda. - CLIPPING: Arquivo de material impresso, de rádio ou TV com notícias que foram veiculadas sobre determinado assunto, empresa ou marca. - CLOSE: (produção): Abreviação de Close Up. Fotografia ou tomada Vide cinematográfica em grande detalhe de um objeto, situação ou pessoa. - CLUBE DE CRIAÇÃO: Entidade que reúne profissionais de criação. O principal deles é o de São Paulo (CCSP), que edita um Anuário com o melhor da criação publicitária de cada ano, sendo seguido em importância pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro. - CLOSE: abreviação casual de close up. Fotografia ou tomada videocinematográfica em grande detalhe de um objeto, situação ou pessoa. - CLOSED CIRCUIT: Círculo fechado serve a um número reduzido de pessoas. - CLOSED-UP: Foto ou filmagem tomada de perto, do objeto mostrado. Glossário de Publicidade 2013 Página 11 Organizado por Pamela Lima - CLUBE DE CRIAÇÃO: Entidade que reúne profissionais de criação. O principal deles é o de São Paulo (ccsp), que edita um anuário com o melhor da criação publicitária de cada ano, sendo seguido em importância pelo clube de criação do Rio de Janeiro. - CLUTTER: Saturação – excesso de estímulos por grande volume de mensagens comerciais - COBERTURA: (mídia): Espectro geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo. Uma cobertura de uma emissora de TV, por exemplo, será representada pelas cidades e municípios que recebem o sinal da emissora. - COBRECOS: Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social. Evento deliberativo que acontece em janeiro. Participam dele estudantes eleitos como delegados em cada escola.. Os critérios desta eleição estão especificados no estatuto da ENECOS. - CÓDIGO BRASILEIRO DE AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA: Conjunto de normas auto definidas pelo mercado publicitário para garantir a honestidade da propaganda e a concorrência ética entre as empresas. (Ver CONAR) - COMERCIAL: Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão. - COMISSÃO: Remuneração paga pelos veículos às agências de propaganda pela propaganda a eles encaminhada. - COM: (Custo por Mil Impressões) – Os anunciantes pagam pelas impressões recebidas. - COMPENSAÇÃO: (mídia): - Veiculação adicional de comercial ou anúncio para compensar peça que não tenha sido veiculada ou que tenha sido exibida ou publicada em más condições técnicas ou em desacordo com a autorização do cliente / agência. (Ver Autorização) - COMPOSIÇÃO: (criação): Texto de anúncio, cartaz ou outro material gráfico composto na sua forma final (no tipo, corpo e medidas definidas) e pronto para montar o paste-up. (Ver Tipo, Corpo, Paste-up e Fotocomposição) - COMPROVANTE: Documento emitido pelas emissoras de rádio e televisão assegurando que o comercial foi veiculado conforme a autorização. - CONAR: Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. (Ver Código) - CONCEITO: Geralmente, o diferencial do produto ou serviço que vai definir o tema da campanha. - CONECOM: Conselho Nacional das Entidades de Comunicação. Reunião deliberativa de Cas e Das. (Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos) - CONSUMMER ATITUDE: Atitude do consumidor. - CONSUMER GOODS: Bens de consumo. - CONTA: Termo utilizado para designar o atendimento publicitário permanente da agência a determinado produto, serviço, marca ou empresa. (Ver Atendimento) Glossário de Publicidade 2013 Página 14 Organizado por Pamela Lima D – 24 verbetes registrados - DAY-AFTER-RECALL: Tipo de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de Tv para avaliar o nível de recall obtido junto ao target. - DEADLINE: Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária. - DECUPAGEM: (produção): Na produção de um comercial, a descrição pormenorizada de cada uma de suas cenas, com diálogos, cenografia, presença de intérpretes e figurantes, figurino, efeitos especiais, etc. - DESCONTO DE FREQUÊNCIA: Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de frequência de suas veiculações. - DESCONTO DE VOLUME: Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do volume total de suas veiculações. - DESCONTO PROGRESSIVO: Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, frequência e posição em suas veiculações. - DESIGN: Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores. - DESK RESEARCH: Pesquisa de mesa ou de gabinete; trabalho de pesquisa feita dentro de um local. - DETERMINADO: (mídia): Espaço publicitário determinado (o veículo deve publicar o anúncio ou veicular o comercial exatamente no espaço definido pelo anunciante). (Ver Indeterminado) - DIAGRAMAÇÃO: 1. Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos. 2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal. - DIAGRAMADOR: Profissional que faz a diagramação. (Ver Diagramação) - DIÁRIO: 1. Jornal que circula diariamente. 2. Em pesquisa, caderno em que a pessoa pesquisada de forma contínua faz as anotações a respeito do que está sendo pedido (como hábito de consumo de mídia, de produtos, etc.). - DIFERENCIAL: Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua. - DIRECT MAIL: Mala direta. - DIRETOR: (produção): Denominação do profissional encarregado da direção geral de um comercial, geralmente free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Free-lancer e Produtora) Dicionário da Propaganda - DIRETOR DE ARTE: - 1. Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peça publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc. (Ver Criação e Dupla) - DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Em produção, denominação do fotógrafo do comercial. Glossário de Publicidade 2013 Página 15 Organizado por Pamela Lima - DIRETOR DE PRODUÇÃO: Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral da parte de produção. - DISCUSSÃO EM GRUPO: (pesquisa): Técnica de pesquisa qualitativa que coloca um assunto, produto ou empresa em análise por um grupo de pessoas, sob a moderação de um profissional de pesquisa. - DISPLAY: (pdv) Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou um produto no ponto-de-venda. Pode ser usado em cima de um balcão ou no chão. - DRAFSTMAN: Desenhista, esboçador. - DTP: (prod. Gráfica): Desk Top Publishing, ou editoração eletrônica. Sistema, processo e equipamento informatizado capaz de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no computador, com o resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do trabalho em papel, fotolito pen drive e etc, para ser enviado aos fornecedores de fotolito. (Ver Diagramação, Composição, Arte-final, Fotolito) - DTPRINT – DESK TOP PRINTER: Sistema, processo e equipamento de dtr de maior potência recursos, capaz de produzir tanto artes-finais e fotolitos acabados como de controlar diretamente a operação de máquinas de impressão, enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos. - DUPLA: (criação): 1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma área ou outra e o auxílio do diretor e do compositor. (Ver Criação, Compositor, Diretor, Diretor de Arte e Redator) 2.Abreviação de Página Dupla. E – 32 verbetes registrados - E-AD: Anúncio digital. - E-BONUS: Bônus cuja existência apenas existe online. - E-COMMERCE: É a comercialização de bens e serviços, utilizando a Internet e outros meios digitais. - EDIÇÃO: (prod. Gráfica): Tarefa de editar as cenas gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e colocando-as na sequência adequada. Esse trabalho (que corresponde à montagem do cinema) geralmente é feito em duas etapas, a primeira para ter uma primeira edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda para fazer a edição final do comercial. (Ver Copião e Montagem) - EDITOR: (prod. Gráfica): Profissional que faz a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse trabalho. (Ver Edição) - EDITORA: Empresa que edita revistas ou jornais. - EFEITO ESPECIAL: (prod. Gráfica): Em produção, qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação), fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de gerar uma imagem Glossário de Publicidade 2013 Página 16 Organizado por Pamela Lima especialmente modificada da realidade, dramatizando a intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e Gravação). - EFEITO RESIDUAL: Aquilo que fica gravado como lembrança/percepção nas pessoas de uma peça ou campanha de propaganda. - EMBALAGEM PROMOCIONAL: Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, “leve 3 pague 2”, inclusão de brindes e bônus de volume). - E-MAIL-MARKETING: É uma ferramenta importante para a geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes. - ENCAIXE: 1. Em mídia, disponibilidade de tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3. Em artes gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz (fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio ou comercial. - ENCALHE: Diferença entre a circulação e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e distribuidores às editoras. - ENCARTE: Peça publicitária gráfica encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado. - ENECOM: Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. Evento de caráter lúdico-científico-cultural que acontece geralmente no mês de julho. - ENECOS: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Fundada em 1991, é a instância máxima do movimento estudantil de comunicação, um dos chamados movimentos de área. - ENQUETE: pesquisa de opinião rápida, sem preparação básica, no ato. - ENTRELINHA: Em artes gráficas, espaço entre as linhas de um título ou texto. - ENVELOPADO: Publicidade realizada no ônibus todo - ENVERNIZADO: (prod. Gráfica): Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes. - ERECOM: Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social. - ESCALA DE CORES: Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final. - ESPAÇO: (mídia): Todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema) publicitário. (Ver Tempo) - ESPACEJAMENTO: (prod. Gráfica): Em artes gráficas, espaço entre as letras de um título ou texto. - ESPELHADO: (mídia): Designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma mensagem publicitária). - ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing – entidade de ensino do mercado publicitário, com sede em São Paulo e unidades no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Glossário de Publicidade 2013 Página 19 Organizado por Pamela Lima - FOTOLITO: (prod. Gráfica): 1. Filme de artes gráficas, que serve como matriz de impressão offset e sobre o qual são reproduzidos textos, fotos e ilustrações originalmente em papel ou cromo. - FOTOLITOGRAFIA: A arte e técnica de fazer fotolitos. 2. Empresa que executa serviços de fotolito. (Ver Cromo, Off-set) - FOTOTRAÇO: Reprodução fotográfica de textos e imagens em alto- contraste, sem tonalidades cinza. - FRAME: Quadro, moldura – linguagem utilizada para apresentar as diversas partes de um todo de um filme. - FRANCHISING: Franquia – contrato entre partes para vendas de produtos e serviços. - FREELANCE: 1. Trabalho realizado de forma temporária, sem vínculos empregatícios. 2. Ato de fazer trabalho free-lancer. 3. Profissional que trabalha no regime de free-lancer. - FREQUÊNCIA: (mídia): Quantidade de vezes que uma pessoa é - FREQUÊNCIA MÉDIA: Quantidade média de vezes que a audiência total de uma campanha ou programação foi atingida por suas mensagens. Este valor é obtido pela divisão do número de audiência bruta pela audiência líquida.atingida por uma mensagem publicitária em um certo período de tempo. - FRONT LIGHT: Painel com iluminação frontal - FULL-SERVICE: Trabalho completo ou gama variada de serviços ofertados por qualquer empresa a seus clientes. - FUNIL DE CONVERSÃO: Caminho definido, pelo qual o usuário passa para completar o processo de conversão. - FUSÃO: (produção): Ação de fundir duas ou mais imagens em uma, seja em fotografias estáticas, cinematográficas (filmes) ou videográficas (videoteipe). G - 14 verbetes registrados - GARGALEIRA: Elementos de promoção colocado nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo. - GEOTARGETTING: É um mecanismo que permite ver de qual região/ país vem o visitante do seu site. - GIMMICK/ GIMMICKY: Truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção. - GÔNDOLA: Prateleira de supermercado, na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua seleção. (Ver Faixa e Ponta de Gôndola) - GOODWILL: Boa vontade, em inglês. Geração de boa-vontade para com empresas e marcas através da propaganda, RP e eventos promocionais. - GRAVAÇÃO: (produção): 1. Ação de gravar uma cena em videoteipe para produção de comercial para televisão ou cinema. A filmagem feita Glossário de Publicidade 2013 Página 20 Organizado por Pamela Lima em VT. 2. Ação de gravar locução, música ou canto para comerciais, jingles, spots e trilhas. (Ver Filmagem, Jingle, Spot e Trilha) - GRID: Grade ou grelha ou planilha – tem relação com a programação de veiculação emitida por uma agência a um cliente para aprovação em veículos. - GRIFO: (prod. gráfica): O mesmo que itálico. (Ver Itálico) - GROCERY: Mercearia. - GROCERIES: Alimentos, comestíveis. - GROSS PROFIT: Diferença entre o custo e preço de venda de uma operação comercial, não considerando demais gastos. - GROSS RAITING POINTS/ GRP: Índice bruto de audiência – 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 grp equivale a 1% de audiência). O mesmo que audiência bruta. - GRP: (mídia): Abreviação de Gross Rating Point. 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP equivale a 1% de audiência). O mesmo que audiência bruta. (Ver Audiência Bruta e Programação) - GRUPO DE MÍDIA: Entidade que reúne os profissionais de mídia das agências. H - 08 verbetes registrados - HARD SELL: Venda pesada, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e varejo. (Ver Soft) - HD: Abreviação corrente de High Definition - Alta Definição. (Ver LD) - HEAD LINE: Título ou cabeçalho de um anúncio. - HEAVY USER: Consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto. - HELIOGRÁFICA: (prod. gráfica): Tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em preto-e-branco. - HONORÁRIOS: (financ): 1. Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao cliente, com exceção da veiculação, paga através da comissão concedida pelos veículos. 2. Remuneração do profissional free-lancer ou contratado. (Ver Free-lancer e Comissão) - HOUSE AGENCY: Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante, que trabalha para seu proprietário e - eventualmente - para outros clientes. - HOUSE ORGAN: Jornal de circulação interna nas empresas. Tem por objetivo básico, manter os funcionários a par de todas as estratégias, projetos e conquistas da empresa. Glossário de Publicidade 2013 Página 21 Organizado por Pamela Lima I - 23 verbetes registrados - IAA: International Advertising Association (associação internacional de publicidade) - entidade que reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para defender a liberdade da propaganda e para desenvolvê-la enquanto técnica e atividade econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais em 49 países do mundo, inclusive no brasil. - IBOPE: 1. Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o maior instituto de pesquisa no Brasil. 2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular. - IDENTIDADE VISUAL: (criação): Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc. - ILHA DE EDIÇÃO: Centro tecnológico, cheio de luzes, monitores, comandos, onde se faz a edição de áudio e vídeo. - ILUSTRAÇÃO: (criação): - 1. Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em propaganda, promoção, etc. - IMAGEM CORPORATIVA: Conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços, volume de produção e de faturamento, rentabilidade, contemporaneidade, etc. - IMAGEM DE MARCA: O mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles. - IMPACTO: 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas. - IMPRESSÃO: Mede a quantidade de vezes que uma peça de mídia online é exibida a um usuário. - INCENTIVO: Ferramenta de comunicação utilizada para motivar o público interno (empregados) e intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) A cumprir determinados objetivos definidos pela empresa. - IN-COMPANY: dentro da empresa – atividades variadas realizadas dentro da empresa, cursos, palestras, treinamentos. - INDETERMINADO: Espaço publicitário não determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o comercial no local por achar mais conveniente). - INDOOR: Veículo de uso interno em qualquer estabelecimento. - INFLÁVEL: Peça feita de material plástico flexível e hermético que se pode encher de ar, onde pode ser impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens. Glossário de Publicidade 2013 Página 24 Organizado por Pamela Lima - LOGOMARCA: Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca) - LOGOTIPO: Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca) - LUMINOSO: Tipo de cartaz publicitário com iluminação interna. M - 51 verbetes registrados - MAILING: Abreviação de mailing list. - MAILING LIST: Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver Marketing Direto e Prospect) - MALA DIRETA: 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia) - MANAGER: Gerente e ou responsável por um setor. - MANCHA: Ilustração em rough, feita para dar uma ideia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada. - MANTA ADESIVA: Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira. - MAPA DE PROGRAMAÇÃO: Quadro utilizado no planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente quais as inserções que serão feitas. - MAQUETE: Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising. - MARCA: 1. Símbolo gráfico identificador de uma empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada para definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca) - MARK-UP: Porcentagem acrescida ao custo de uma mercadoria para determinar seu preço de venda. - MARKET PROFILE: Descrição analítica e um determinado mercado. - MARKET RESEARCH: – pesquisa de marketing – ou pesquisa de mercado (é a parte que demonstra a potencialidade de um mercado ou negócio, não inclui demais componentes do mix). - MARKET SHARE: Participação de vendas no mercado em eterminado período. - MARKETING: 1. Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing. “O Marketing é a entrega de satisfação ao consumidor (satisfação das necessidades do cliente), sob a forma de lucro. O seu objetivo é atrair Glossário de Publicidade 2013 Página 25 Organizado por Pamela Lima novos consumidores, prometendo lhes valor superior, e manter os atuais clientes, concedendo-lhes satisfação.” - Kotler - MARKETING DIRETO: Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospectos (tanto pessoas físicas quanto outras empresas). - MARKETING ONE TO ONE (O2O): Diálogo único que ocorre entre uma empresa e os consumidores individualmente, ou mais propriamente entre grupos de consumidores com necessidades semelhantes. - MARKETING MANAGER: Gerente de marketing. - MARKETING MIX: O conjunto das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de preço). - MARKETING PLAN: – plano mercadológico – combinação das políticas gerais da empresa em relação ao mercado, consumidor e concorrência. - MASS MEDIA: (mídia) Atingimento de um público considerável, através de veículos de comunicação. - MATCH-PRINT: Prova rápida obtida por processo fotográfico. - MATERIAL: Em mídia, as peças publicitárias em sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais, etc.) Que são encaminhadas aos veículos. - MATERIAL PERMANENTE: Peça produzida para ter um longo período de exposição no PDV. - MEDIA SELECTION: – seleção dos meios – veículos adequados a uma campanha publicitária. - MEIO DE COMUNICAÇÃO: (mídia) Os meios pelos quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc. (Ver Mídia) - MEIO-TOM: Graduação do preto. As partes cinza nas peças em preto- e-branco. - MERCADO: Segmento de pessoas, empresas ou área geográfica onde estão os consumidores e prospectos de uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercado-teste) - MERCADO-ALVO: Mercado objetivado pela empresa ou marca. - MERCADO-TESTE: Mercado escolhido pela empresa ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos elementos do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto ou serviço. - MERCHANDISER: Comercializador ou comercialização. - MERCHANDISING: Ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens publicitárias feitas Glossário de Publicidade 2013 Página 26 Organizado por Pamela Lima anteriormente (ou mesmo em substituição à propaganda, em alguns casos). - MÉTRICAS: Sistema de parâmetros ou maneiras de analisar quantitativamente um processo que precisa ser medido. - MÍDIA: (mídia) 1. Forma adaptada de média, que significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia. - MÍDIA DE APOIO: (mídia) Em um plano de mídia, os meios de comunicação (ou veículos) utilizados como complemento e apoio à mídia básica. - MÍDIA BÁSICA: Em um plano de mídia, o meio de comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação a ser feita. - MÍDIA ELETRÔNICA (mídia) Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão, a internet e até certos tipos de luminosos e outdoors eletrolisados. O cinema, apesar de não ser necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado. - MÍDIA IMPRESSA: Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso. - MÍDIA KIT: Uma apresentação com uma nomenclaura específica focado em veiculação de mídia. Os representantes comerciais dos veículos os utilizam para fazer apresentações para agências e clientes finais. - MÍDIA MIX: Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia. - MIOLO: Parte interna de um jornal, revista ou folheto. - MÓBILE: (PDV) Peça promocional aérea sustentada por fios. - MOCK-UP: (pronuncia: mocape) Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica. - MÓDULO: (mídia) Em um plano de mídia, conjunto de meios, veículos, formatos e posições com características semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados com outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. - MOK-UP: Montagem preliminar de uma embalagem. - MONTAGEM: (produção) Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e sequências dos filmes. (Ver Copião) - MOSTRUÁRIO: Conjunto de amostra de produtos. - MOTION OU TIMESTUDY: Coordenação do texto de um comercial filmado, medindo metragem ou tempo. - MOTOR DE BUSCA: Os motores de busca são ferramentas, que indexam as páginas de sites registrados. Glossário de Publicidade 2013 Página 29 Organizado por Pamela Lima - PDV: (prod. gráfica) Sigla para Ponto De Venda. - PENETRAÇÃO: Em mídia, termo utilizado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região geográfica. - PESQUISA: Técnica para se conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e prospectos. Pode ser regular (quando realizada de forma sistemática), ad hoc (quando realizada de forma específica para um cliente), quantitativa e qualitativa. - PESQUISA DE COMUNICAÇÃO: Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de marketing, como percepção da marca, índice de recall, compreensão da mensagem, etc. - PESQUISA DE MERCADO: Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes, etc. - PESQUISA QUALITATIVA: (pesquisa) Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos, motivações, etc. - PESQUISA QUANTITATIVA: (pesquisa) Tipo de pesquisa realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa qualitativa. (Ver demais definições de pesquisa). - PESQUISA DE MÍDIA: Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e perfil de audiência, hábitos de consumo de veículos e programas, relacionamento com os veículos, etc. - P.I.: Abreviação de pedido de inserção, que corresponde à autorização emitida pela agência ou anunciante para os veículos. - PILOT-STUDY: – estudo preliminar, teste preliminar, experimento inicial. - PILOT TEST: – prova ou ensaio – visa descobrir possíveis falhas, com antecedência. - PLAY BACK: Música de fundo. - PLANEJAMENTO: 1. Tarefa de realizar planos (de marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano. 3. Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver Briefing) - PLUS: Extra, em inglês. Termo utilizado em promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro, mas também é um plus). - POINT OF SALE MATERIAL: Material publicitário (cartazes, fotografias, folhetos) que se colocam nos lugares onde se realizam as vendas de produtos ou serviços em questão. - POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO: Estratégia básica de comunicação de uma empresa ou marca. Regras (poli-ces) que devem ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e mídia de todas as ferramentas de comunicação. - POLÍTICA DE PROPAGANDA: Estratégia básica de propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em consonância com a política de comunicação (quando esta existe). Regras (polices) que devem ser Glossário de Publicidade 2013 Página 30 Organizado por Pamela Lima seguidas no trabalho publicitário de planejamento, criação, produção e mídia. - PONTA DE GÔNDOLA: Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos. - PONTO-DE-VENDA: Local onde as vendas são efetivamente realizadas, como upermercados, lojas, pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de serviços e muitos outros. (Ver PV) - PONTO FOCAL: Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão a venda. - PORTFÓLIO: Ver Porta-Fólio. 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV. - POSICIONAMENTO: Técnica de marketing e comunicação que determina em que posição a marca deve ser colocada no mercado. Ou seja, com que qualidade, com que preço, para quais segmentos do mercado (prioritários e secundários), qual a imagem a ser construída, etc. É uma decisão básica do anunciante e uma informação muito importante para o briefing e o planejamento. (Ver Briefing e Planejamento) - PÔSTER: Tipo de cartaz publicitário, geralmente impresso. (Ver Cartaz) - PÓS-TESTE: Tipo de pesquisa qualitativa/quantitativa realizada após a veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau de atingimento dos objetivos). - POTENCIAL MARKET: Mercado potencial – possibilidade de venda de um produto em um determinado mercado, expresso em unidades ou valor monetário. - POTENCIAL DO MERCADO: Mensuração das possibilidades de venda de um determinado produto/serviço em um segmento de mercado ou região. - PPC: (Pague por Clique) É o modelo de campanha no qual o anunciante paga apenas pelo clique em suas peças. - PREÇO BRUTO: Em mídia, preço cobrado pelo veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os descontos obtidos nas negociações. - PREÇO LÍQUIDO: Em mídia, o preço cobrado pelo veículo das agências, que é o preço bruto menos sua comissão. - PREMIUM: 1. Produto/serviço de qualidade e preço superiores. 2. Palavra inglesa para designar brinde, bastante utilizada na área de promoção. É a materialização do plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que cumpra determinada condição da promoção. - PRESS-KIT: Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa. - PRESS-RELEASE: Texto com informações para a imprensa. (Ver Release) - PRÉ-TESTE: (pesquisa) Tipo de pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial, anúncio ou campanha para Glossário de Publicidade 2013 Página 31 Organizado por Pamela Lima saber qual as perspectivas da mensagem (nível de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu conteúdo e approach criativo. - PRICE-OFF: Desconto. - PRICING POLICE: Política de preços. - PRINT: Impresso, impressão, imprimir. - PRINTED: impresso. - PRODUÇÃO: (produção) 1. Tarefa de dar forma física às mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV) - PRODUÇÃO GRÁFICA: (prod. gráfica) 1. Tarefa de dar forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação. 2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV) - PRODUCT MANAGER: Gerente de produto. - PRODUCT-MIX: Composto de produto. - PRODUTOR: (produção) 1. Profissional que trabalha na área de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas que viabilizam a produção. - PROGRAMAÇÃO: (mídia) 1. Conjunto dos programas de uma emissora de rádio ou televisão, incluindo sua estratégia de transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um meio ou veículo. - PROJETO ESPECIAL: Formato de mensagem ou tipo de programação de mídia fora do habitual proposta pelos veículos para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências para atender a necessidades específicas de seus clientes. - PROMOÇÃO: Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem a função de motivar consumidores e prospectos. - PROMOTIONAL GRID: – grado ou grade promocional – cronograma de eventos promocionais em forma de planilha. - PROOF: Prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica (workstation dtp) da agência. - PROPAGANDISTA: Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias). (Ver Publicitário) - PROSPECT: Pessoa não-consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado Cliente Potencial. - PROVA: (prod. gráfica) 1. Impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão. 2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia criativa, letra e música e para servir de guia para a produção. (Ver Escala, Fotolito, Jingle e Spot). Glossário de Publicidade 2013 Página 34 Organizado por Pamela Lima - REVENUE SHARE: Comissão na qual os afiliados ganham uma porcentagem sobre as vendas geradas aos anunciantes através dos seus sites. - REVIEW: Revisão analítica das propostas de estratégia, táticas, criação, produção e mídia para ver se elas se encaixam na política e no plano de comunicação e se têm chance de atingir os objetivos propostos. - REVIEW BOARD: Comitê de revisão, em inglês. Grupo de profissionais da agência ou do anunciante (recrutado entre diretores, gerentes e pessoal operacional) que têm como missão fazer o review. - RICH MEDIA: Publicidade que oferece gráficos, áudios e vídeos mais elaborados. - RODAPÉ: Tipo de anúncio localizado no pé das páginas de jornal ou revista. - ROI: (Retorno sobre o investimento) Processo usado para determinar se os benefícios monetários a partir de uma despesa, como uma campanha publicitária, estão abaixo ou acima da quantidade de dinheiro gasto com a campanha. - ROTATIVA: (prod. gráfica) Máquina impressora do sistema de rotogravura. - ROTOFILME: Tipo de fotolito utilizado em rotogravura. - ROTOGRAVURA: Técnica de impressão que utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as mensagens. - ROUBA-PÁGINA: Anúncio que pega todas as colunas do jornal, menos uma , e menos 10cm acima dele. Vale por uma página, mas custa menos. - ROUGH: [proncia: raf] (criação) Palavra inglesa que significa rascunho. É o primeiro rascunho de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra como ficar no final do processo de criação e produção. (Ver Raff) - ROUGHT LAYOUT: Desenho ou esboço preliminar pouco acabado. - ROYALTIES: Direitos que se pagam a um autor; quantidade que paga uma empresa ou subsidiaria a matriz ou proprietária de uma marca pelo uso desta. - RP: Abreviação usual de relações públicas. - RTV/RTVC: 1. Departamento de produção eletrônica (rádio, televisão, cinema) de uma agência. 2. Profissional dessa área que trabalha na agência. S – 49 verbetes registrados - SBPM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA DE MERCADO: entidade que reúne os profissionais de pesquisa. - SCANNER: 1. Equipamento de artes gráficas, computadorizado, que faz a seleção de cores, os fotolitos e rotofilmes. 2. Acessório de computador ou workstation (de DTP, DTR e DTPRINT) que permite Glossário de Publicidade 2013 Página 35 Organizado por Pamela Lima gravar uma ilustração ou foto na memória do aparelho para iniciar o processo de diagramação. - SCHEDULE: Programa, programação, programar. - SCRIPT: Roteiro - SACOLA PROMOCIONAL: Peça em diversos materiais, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais. - SEGMENTO /SEGMENTAÇÃO: Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou - principalmente - em grupos de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes. Grupo de consumidores com perfil e comportamento de compra idêntico. 2. Pedaço do mercado total. - SELEÇÃO DE CORES: Em artes gráficas, processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e cores) para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia - SALE: Venda - SALES BUDGET: Estimativa de vendas, pode ser por zonas, produtos, vendedores. - SALES FORECAST: Prognóstico de vendas. - SALES PROMOTION: Promoção de vendas – conjunto de técnicas empregadas para promover as vendas. - SALESMAN: Vendedor. - SAMPLING / SAMPLE: Amostragem, em inglês. Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação. - SANGRADO: Anúncio ou cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja, o final da folha corta o fundo da mensagem. - SATURAÇÃO: (mídia) Veiculação excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando o target e sendo contraproducente. (Ver Target). - SELF LIQUIDATED: Autopagável, em inglês. Tipo de promoção onde o brinde ou premium entregue tem seu custo pago pelos consumidores. Esse valor sempre é mais baixo que o do brinde no mercado e, constantemente, esse premium é exclusivo, só podendo ser obtido através de participação na promoção. - SELLING POLICY: Política de vendas. - SEGMENTAÇÃO: O anunciante na rede de afiliação pode escolher em que categoria de sites sua campanha será veiculada e assim atingir mais precisamente o público-alvo que deseja. - SERIGRAFIA: Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz. (Ver Silk Screen) - SET: Cenário. - SEO: (Search Engine Optimization) Conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados dos sites de busca. Glossário de Publicidade 2013 Página 36 Organizado por Pamela Lima - SESSÃO: É quando o usuário clica no banner do site e, na seqüencia, realiza uma transação. Caso o usuário feche o browser e retorne em outro momento no site do anunciante, não será contabilizada a transação. - SHARE: Participação, em inglês. Forma abreviada que pode significar share-of-market, shareof-mind ou share-of-voice, dependendo do contexto no qual é utilizada. (Ver definições de Share, a seguir, e Segmento) - SHARE OF AUDIENCE: Porcentagem de receptores em uso que se encontram sintonizados em um programa especifico. - SHARE OF MARKET: Participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha. - SHARE-OF-MIND: Participação do produto na cabeça do consumidor, independente de ser lembrada em primeiro ou em último lugar. - SHARE OF VOICE: Participação no volume total de propaganda veiculada. Percentagem de toda a comunicação com o mercado ou segmento que uma empresa ou marca detenha. - SHELF-LIFE: Vida útil. - SHELF/SHELF-SPACE: Espaço de prateleira de loja e ou supermercado. - SHOP IN SHOP: Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios. - SHOW: Mostrar. - SHOW-ROOM: Loja ou escritório montado para exibir a linha de produtos e marcas de uma empresa, destinada a revendedores, distribuidores, varejistas e até consumidores finais (sendo que estes geralmente não podem comprar nada diretamente, uma vez que se trata de loja para exibição e promoção, mas não para a venda). Silk screen - o mesmo que serigrafia. - SHRINK: Processo de empacotamento através de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteção. - SIDEBUS: Publicidade realizada na parte horizontal do ônibus. - SILK SCREEN: O mesmo que serigrafia. (Ver Serigrafia) - SIMULAÇÃO: Processo de análise, feito em computador, de um plano de mídia e seus módulos, de forma. - SLOGAN: Frase tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. (Ver Marca e Posicionamento) - SOFT: Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e sutis. - SOLICITAÇÃO: Ato da solicitação pela agência da conta de um anunciante. - SPACE OR TIME BUYER: Comprador de espaço publicitário, impressos ou eletrônicos. - SPLASH: Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços. - SPOT: Mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo. (Ver Jingle) Glossário de Publicidade 2013 Página 39 Organizado por Pamela Lima - TRAÇO: 1. Em artes gráficas, definição de ilustração ou símbolo sem nenhum meio-tom, em PB ou cor chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir audiências de rádio e TV muito pequenas, quase inexpressivas. (Ver Audiência, Meio-tom e PB) - TRADE: Expressão em inglês para denominar o comércio (distribuidores, representantes, atacadistas, varejistas, etc.). - TRÁFEGO: Nas agências, departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa. - TRÁFEGO DE LEITURA: Em mídia, hábito de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam nos seus leitores. - TRAVELLING: (produção) Deslocamento da câmera, em qualquer direção (horizontal, vertical) ou sentido para se aproximar, se afastar ou acompanhar o objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica e Zum) - TRILHA: (produção) Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora. (Ver Trilha Sonora) - TRILHA SONORA: (produção) Música incidental ou de fundo do comercial - combinada ou não com ruídos descritivos. - TRUCA: 1. Aparelho que faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens. - TRUCAGEM: Técnica cinematográfica que permite a direção de fusão de imagens, inserção de letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura - nos equipamentos de vt. - TURN OVER: rotação e pessoal movimento de mercadoria. U – 1 verbete encontrado -URNA: Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional. V – 11 verbetes encontrados - VACUM FORMING: Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos. - VAZADO: (prod. gráfica) Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada. - VEÍCULO: (mídia)1. Nome genérico de qualquer empresa de comunicação, como editoras, emissoras, exibidoras de outdoor, etc. 2. Empresa individual de cada meio de comunicação, como o canal ou a rede de TV ou rádio, a editora de jornais e revistas, etc. 3. Título de jornal ou revista, emissora de rádio ou TV e qualquer outro instrumento de comunicação física, que leva as mensagens dos anunciantes aos consumidores. 4. Área da propaganda que agrupa os veículos de comunicação. (Ver Meio) Glossário de Publicidade 2013 Página 40 Organizado por Pamela Lima - VERBA: Montante em dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica (lançamento, sustentação, etc.). - VERNIZ U.V.: Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento. - VÍDEO: 1. Abreviação usual de videoteipe. 2. Nome genérico do aparelho ou tela de televisão. 3. Parte visual de uma produção audiovisual, inclusive comerciais em filme ou VT. 4. Unidade do computador em que se pode visualizar o trabalho que está sendo feito. (Ver Videoteipe) - VIDEOTEIPE: 1. Fita magnetizada na qual são gravadas imagens e sons. 2. Sistema de gravação, edição, manipulação (geração de efeitos) e reprodução de imagens usando fita magnetizada (que está gradativamente se transformando em gravação digitalizada). (Ver Edição e Gravação) - VINHETA: 1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical (acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio. - VINCO: Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento. - VOLANTE: Pequeno folheto, bem simples, de uma página, com baixa gramatura (Ver Folheto ) - VT: Abreviação de videoteipe. (Ver Videoteipe) W – 4 verbetes encontrados - WEB ANALYTICS: É a mensuração para análise dos dados de navegação do usuário em seu site. - WOOBLER: (pdv): Também conhecido como "pescador", é um material de pequeno porte que possui uma haste com fita adesiva em sua extremidade. Deve ser colocado na gôndola com a finalidade de chamar a atenção do consumidor para um novo produto, promoção ou preço. - WHOLESALE: Venda por atacado. - WORKSTATION: Conjunto de computador, vídeo, cpu, scanner e outros acessórios que operam programas gráficos de editoração eletrônica para a preparação de anúncios, cartazes e outros materiais gráficos pela agência, estúdio ou fornecedor de artes gráficas. Base operacional dos sistemas de dtp, dtr e dtprint. Glossário de Publicidade 2013 Página 41 Organizado por Pamela Lima Z – 3 verbete encontrado - ZOOM: (produção) Movimento de aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) da câmera de um objeto, pessoa ou cena que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica e Travelling) - ZOOM IN: Aproximar rapidamente a câmara. - ZOOMBACK: Afastar rapidamente a câmera.
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