Trabalho de Comportamento do Consumidor

Trabalho de Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor dos clientes do Espaço Unibanco Glauber Rocha

Sete perguntas essenciais

QUEM CONTITUI O MERCADO?

O mercado onde está inserido o Espaço Itaú Glauber Rocha é de pessoas amantes do cinema que buscam exibição de filmes alternativos ao que passam na sala de cinemas tradicionais. Este público é de ambos os gêneros, de idade entre 25 a 50 anos, classe C, B e A, que gostam de cinema com maior recurso da linguagem cinematográfica, normalmente são profissionais e/ou estudantes da área.

Os consumidores deste serviço buscam fugir da agonia de shoppings centers, das filas do cinema, mordomia, calma (muitos apenas estão neste para local para tomar um café ou ler um jornal no almoço), segurança, alimentação de qualidade, status de grandiosidade e luxo (visto pelo preço, maior que outros cinemas deste segmento, seguranças, elevador e uma livraria), fácil localização, nostalgia (reviver momentos em que as salas de cinema eram nas ruas) e por fim a áurea de intelectualidade.

O QUE O MERCADO COMPRA?

O serviço principal seria oferecer filmes não comerciais, principalmente os premiados festivais do mundo, como o Cannes, Havana e festivais brasileiros como o de Gramado e Brasília. O Espeço Itaú – Glauber Rocha também tem na sua programação filmes comerciais como Amanhecer parte 2, mas em igualdade com os filmes citados acima, aliado ao conforto, luxo e status do local, obtém consumidores fieis.

POR QUE O MERCADO COMPRA?

Este público busca nestes filmes outra forma de se fazer cinema, não o que é imposto pelas salas de cinema que apenas exibem filmes hollywoodianos ou filmes nacionais da Globo filmes. Querem inovação no conteúdo dos filmes, na linguagem cinematográfica e querem fugir da forma de consumo de uma sala de cinema de shopping centers, mas querendo o conforto e a segurança que o mesmo propicia.

QUEM PARTICIPA DA COMPRA?

Na compra há um envolvimento de todos.

COMO O MERCADO COMPRA?

Eles compram a vista, por cartão de créditos (desconto de 50% para clientes Itaú) e há desconto de 50% para quem é professor.

QUANDO COMPRA?

Sempre quando há lançamento de filmes alternativos e comerciais e também em festivais de cinema resididos no Espaço Itaú – Glauber Rocha.

ONDE COMPRA O MERCADO ?

A distância, pelo site do Espaço Itaú – Glauber Rocha e presencial na bilheteria do cinema.

Comportamento de Compra

Normalmente, o estilo de compra é rotineiro, assim o serviço prestado é de custo relativamente baixo, a sua compra é relativamente frequente, se tem algum envolvimento (não com o serviço e sim com o espaço), os filmes são conhecidos e na compra não há muito tempo gasto.

Papéis e operações de compra

  • Iniciador, aquele que pensou na ideia e teve a consciência do problema, no caso Espaço Itaú - Glauber Rocha, normalmente é o próprio que vai consumir.

  • Influenciador, o que exerce influência na decisão final e nele se busca as informações neste caso são profissionais e estudantes da área de cinema, amigos ou sua experiência com aquele local.

  • Decisor é o que avalia as alternativas e escolhe o que, quando e onde comprar, neste caso o decisor normalmente é os próprios consumidores.

  • Comprador – O que efetiva a compra, normalmente o próprio consumidor.

  • Usuário – O que vai consumir normalmente o próprio consumidor

Busca de Informação e de envolvimento

Os consumidores do Espaço Itaú – Glauber Rocha é de uma busca de informação escassa e de alto envolvimento (lealdade à marca).

Papel da atividade do consumidor

  • A – Atenção despertada pelo local agradável e de várias alternativas de filmes.

  • I – Interesse despertado por estímulos, lançados pela própria marca Espaço Itaú Glauber Rocha.

  • D – O desejo pode surgir de duas formas racionais, como a de ver um filme alternativo e a Emocional, como por exemplo, de relembrar tempos nostálgicos do cinema de rua.

  • Ação – que é o ato da compra

Como o consumidor Compra

Serviço Genérico – Exibição de um vídeo cinematográfico

Serviço Esperado – O cinema tem uma tela de projeção grande, assentos confortáveis, local de compra de pipocas entre outros.

Serviço Ampliado – O cinema é localizado na rua, O local se encontra profissionais de cinema, se comercializa produtos relacionados à área de cinema entre outros.

Processo de Decisão de Compra do Consumidor

Reconhecimento da Necessidade

No caso dos consumidores do Espaço Itaú Glauber Rocha pode ser de dois tipos a Funcional, que é uma importância considerável para o consumidor, é uma solução de uma exigência específica mais importante, pois remete a tempos nostálgicos do cinema Glauber Rocha, e também dos filmes nostálgicos.

E o emocional, pois eles buscam as necessidades emocionais como senso de fazer parte.

BUSCA DE INFORMAÇÃO

Na sua busca de informação o consumidor procura estas informações internamente que é suas experiências que ele obteve com o local, a qualidade do serviço e a forma como os colaboradores o trataram e externamente como de amigos, profissionais e estudantes da área de cinema.

AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DO SERVIÇO

Neste quesito o a satisfação emocional é o maior critério de avaliação das alternativas, nisto o prestigio e status perante sua classe social que o consumidor obtêm ao se dirigir para salas de cinema do Espaço Itaú - Glauber Rocha.

AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DA COMPRA

O consumidor faz a sua compra por conveniência

DECISÃO DE COMPRA

Neste estágio o consumidor incorpora o conhecimento obtido com a busca de informação e faz a avaliação do produto das alternativas de compra e faz sua escolha.

PÓS COMPRA

No caso dos consumidores do Espaço Unibanco, quase não há grandes casos de Dissonância Cognitiva, pois o serviço prestado foi cumprido com que qualidade, se o vídeo cinematográfico não é de qualidade já não dependo do Espaço Itaú - Glauber Rocha.

Influências Psicológicas no Processo de Decisão de Compra

NECESSIDADE

Perante a hierarquia de Maslow as necessidades que são satisfeita são a de realização pessoal, pois um cinema com todo conforto, com salas, espaço e até livrarias do Gênero cinematográfico, não em shoppings centers, mas sim sendo na rua lembrando os bons tempos em que o cinema exibido em cinemas públicos.

APRENDIZADO

Nisto os consumidores aprenderam a comprar sempre o serviço prestado.

ESTIMULO

É o próprio serviço e recomendações de amigos e profissionais da área

REFORÇO

Está na relação custo X benefício que é um preço razoável a um custo alto com o benefício alto, de um bom desempenho e satisfação de uma necessidade desencadeando uma experiência muito boa que irá levar ele a repetir este comportamento.

ATITUDES

Seria afetiva pois tem emoções ligadas ao objeto e o comportamental porque o individuo tem uma atitude favorável em relação determinado objeto.

PERCEPÇÃO

O espaço é percebido como um lugar de encontro de uma classe social de profissionais de cinema que vão assistir filmes cults com todo conforto e segurança.

Influências Sociológicas no Processo de Decisão de Compra

CULTURAL

Os valores culturais de consumo são pessoas que está na contra mão da indústria cultural e busca a chamada High culture (alta cultura) que é a cultura mais educada e civilizada que os demais, sendo assim os filmes que passam no Espaço Itaú – é deste nível cultural como os filmes Lars Von Trier.

FAMÍLIA

A família constituída deste tipo de grupo é:

  • Estágio de Solteiro – Jovens e Solteiros

  • Casais Recém Casados – Jovens sem Filho

  • Ninho Vazio – Casais mais idosos com filhos independentes

CLASSE SOCIAL

Escolaridade – Ensino superior completo e incompleto

Ocupação profissional - qualquer profissão relacionado ao cinema

Área que reside – As áreas nobres de Salvador

GRUPO DE REFERÊNCIA

Os consumidores têm características comuns uns aos outros, utilizam de roupas incomuns, ingerem Heineken como bebida, gostam de tomar café, a conversa é exclusivamente de cinema entre outros.

SATISFAÇÃO

A satisfação é o produto final maior então, ele pode ser adquirido pelos consumidores do Espaço Itaú Glauber Rocha de duas formas:

Satisfação Funcional

Atributos tangíveis (qualidade dos filmes, das salas de cinema do espaço entre outros) que podem ser medidos de algum modo padronizado.

Satisfação Emocional

Status, Prestígio, Segurança (Benefícios intangíveis).

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