direção predominante do vento em Teresina

direção predominante do vento em Teresina

Alana COÊLHO MACIEL (1); Raimundo MAINAR DE MEDEIROS (2)

(1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Praça da Liberdade, nº. 1597, CEP: 64.0 – 020, Teresina-PI, (86) 3215-5212, email: alanacmaciel@gmail.com (2) Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, Rua 13 de Maio, nº. 307 Centro/Norte 5º Andar, CEP: 64001-150, Teresina-PI, (86) 3216-2038, email: mainarmedeiros@gmail.com

Este trabalho tem como objetivo uma análise das direções predominantes do vento mensais para a estação meteorológica de Teresina - Piauí localizada no bairro Buenos Ayres e de coordenadas geográficas (latitude 05º05’S, longitude 42º48’W e altitude de 72,0 metros). A direção predominante do vento foi descrita a partir da freqüência de ocorrência do vento em determinada direção, esta mesma metodologia foi empregada por GALVANI et al, (1999). A série de dados compreende os anos de janeiro de 1978 a maio de 2009, no ano de 2004 não foram observadas as direções do vento. Em trinta anos de observação as direções predominantes com maiores valores de freqüências de entrada foram: Sudeste com 269,6 vezes; a direção de Este (E) com 179,5 vezes e a direção Nordeste com 113,7 vezes, em relação às outras direções ocorre com uma menor intensidade quando comparada às citadas.

Palavra-Chave: Clima, direção vento predominante – Teresina - Piauí

1 INTRODUÇÃO

A direção do vento exprime a posição do horizonte aparente do observador a partir da qual o vento parece provir (ou seja: de onde o vento sopra) e nunca para onde o vento estaria indo, por mais óbvio que isso possa parecer VAREJÃO-SILVA (2005). Segundo VENDRAMINI (1986), a direção do vento é bastante variável no tempo e no espaço, em função da situação geográfica do local, da rugosidade da superfície, do relevo, da vegetação, do clima e da época do ano.

Dos elementos meteorológicos que interferem nas diferentes atividades humanas, a direção e a velocidade do vento certamente é o que menos foi estudado, até o momento, no Estado do Piauí. As determinações da direção predominante do vento bem como sua variabilidade são importantes na geração de energia eólica, na construção de quebra-ventos e para estudos de melhoria da qualidade do ar, nas construções de aeródromo e grandes projetos agrícolas visando minimizar os acamamentos das plantas, auxilia o corpo de bombeiro em seus trabalhos contra incêndios.

Este estudo tem como objetivo descrever o comportamento da direção predominante do vento na estação meteorológica do município de Teresina - Piauí a partir de dados mensais de freqüências da direção do vento, além de estabelecer as direções predominantes nos períodos secos e chuvosos.

2 METODOLOGIA

Utilizou-se dos dados de freqüências das entradas diárias da direção do vento para a estação meteorológica do município de Teresina – Piauí localizada no bairro Buenos Ayres e de coordenadas geográficas (latitude 05º05’S, longitude 42º48’W e altitude de 72,0 metros) no período de janeiro de 1978 a maio de 2009.

As direções predominantes do vento foi contabilizado para os três horários sinóticos local e gerou uma única soma por direções predominantes mensais nas seguintes posições N; S; E; O; NE; SE; NW; SW e C as quais foram descritas e adaptadas a partir da metodologia utilizada por GALVANI et.al.,(1999), que utiliza a expressão:

Onde: F(x) é a freqüência de ocorrência do vento em determinada direção (x); “n” o número de ocorrências de uma determinada direção; “N” o número total de observações. Para efeito de cálculo de percentagem de direção predominante foram consideradas as observações de calmaria e aquelas sem registro, visto que as mesmas influenciam no resultado final. As observações sem registro não foram incluídas nas contagens e as de calmaria neste período foram demarcadas como direção 0 (zero) e foram incluídas nas contagens.

Afim de simplicidade na hora de fazer as observações dos dados obtidos, utilizou-se das direções padrões da rosa-dos-ventos que são trabalhadas, coletadas ou registrada nas estações meteorológicas sinóticas ou climatológicas operantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) N; S; E; W; NE; SE; NW; SW e C Após analise de freqüências foi calculada a média de cada direção para cada mês do período estudado, assim como os cálculos dos desvios percentuais como mostram as Tabelas 1, 2 e as Figura 1, 2 e 3, demonstram os valores médios das direções predominantes mensais e dos períodos secos e chuvosos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As direções predominantes do vento para o município de Teresina – Piauí são apresentadas na Tabela 1, e a tabela 2 demonstram os valores dos desvios percentuais. Os resultados indicam que para os trinta e um anos de observações a direção Sudeste é a de maior freqüência com 269,6 e um desvio percentual de 161,6%, a segunda direção predominante e a de Este com 179,5 de entrada e um desvio de 17,5%, a direção de Nordeste com uma entrada de 113,7 e um desvio percentual de 29,5% e a terceira direção predominante, a direção Norte apresentou um desvio percentual de 27,2% com 94,1 entradas, a ocorrência de calmarias foram de 93,3 equivalente a 50,8% dos valores de entrada nesta direção e sentido, a direção Sul representa 59,7% com 64,8 entradas, a direção Noroeste é a sétima predominante com um desvio de 87,1% e as direções de Sudoeste e Oeste com entradas de 37,0 3 36,2 e seus respectivos desvios percentuais de 63,6% e 98,1%, respectivamente.

Na estação seca a velocidade do vento flui entre 1,6 a 1,8 metros por segundo e a velocidade na estação chuvosa oscila de 1,3 a 1,5 m/s.

Esclarecemos que falhas e posicionamentos equivocados por quem trabalhou na contabilidade destes dados não são descartáveis.

As maiores incidências de entrada das direções predominantes no período chuvoso são: Sudeste, seguidas das direções Nordeste; Este e Norte. Ao passos que as direções de Sudeste, Este, Nordeste e calmarias são as que mais predominam no período seco.

FONTE: Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí.2007. Figura 1: Direção média dos ventos predominante mensal ao longo dos anos de janeiro 1978 a maio de 2009.

a) b)

FONTE: Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí.2007.

Figura 2. Médias das direções dos ventos do período de janeiro de 1978 a maio de 2009 para o município de Teresina - Piauí. a) período seco (junho a novembro) b) período chuvoso (dezembro a maio).

FONTE: Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí.2007.

Figura 3, representação dos valores das velocidades médias mensais dos ventos para o período estudado. Na estação seca a velocidade do vento flui entre 1,6 a 1,8 metro por segundo e a velocidade na estação chuvosa oscila de 1,3 a 1,5 m/s.

Tabela 1: Valores das direções predominantes do vento mensal, no município de Teresina - Piauí para o período de janeiro de 1978 a maio de 2009.

OBS.: ( - ) sem observações

FONTE: Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí.2007.

Tabela 2: Valores dos percentuais mensais da direção predominante do vento, no município de Teresina - Piauí para o período de janeiro de 1978 a maio de 2009.

OBS.: ( - ) sem observações

FONTE: Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí.2007.

4 CONCLUSÕES

Para os trinta e um anos estudados podemos concluir que a direção de Sudeste é a mais significativa ou a de maior ocorrência para os anos e os períodos secos e chuvosos, seguidamente das direções Nordeste, Este,

Norte e calmarias que ocorrem com maiores freqüências. Em relação às outras direções ocorrem com uma menor intensidade quando comparada às citadas.

5 REFERÊNCIAS

GALVANI,E., KLOSOWSKIA, E. S. , CUNHA, A.R., MARTINS, D. Caracterização da direção predominante do vento em Maringá – PR. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 81-90, 1999.

VENDRAMINI, E.Z. Distribuições probabilísticas de velocidades do vento para avaliação do potencial energético eólico. Botucatu: UNESP, 1986. 110 p. Tese (Doutorado em Agronomia) – Curso de Pós- Graduação em Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, 1986.

VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia. Recife, 2005

MEDEIROS, R. MAINAR; Dal Poggetto L. R e Rocha, F.C. 2010. Estudo da direção predominante do vento na Lagoa do Portinho localizada entre os municípios de Luis Correia e Parnaiba – Piauí. No período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2010. Em exposição em postes em feiras de ciências dos colégios de Teresina e na sexta-feira culturais do Centro de Educação Ambiental da SEMAR-PI.

MEDEIROS, R. MAINAR. 2007. Estudo agrometeorológico para o Estado do Piauí. Pág.114.

Comentários