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Guias e Dicas
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Apostila de Autocad, Notas de estudo de Mecatrônica

Apostila de Autocad 2D

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 09/09/2008

delber-sousa-miranda-6
delber-sousa-miranda-6 🇧🇷

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Baixe Apostila de Autocad e outras Notas de estudo em PDF para Mecatrônica, somente na Docsity! UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura Curso de AutoCAD 2004 - módulo 2D Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Junho / 2003 Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 2 Curso de AutoCAD 2004 - Módulo 2D Apresentação: O AutoCAD é um programa de CADD (Computer Aided Draft and Design - Desenho e Projeto Auxiliado por Computador - ou somente CAD). A AutoDesk Inc. apresentou a Versão 1.0 do AutoCAD na COMDEX em Las Vegas em novembro de 1982. Por sua arquitetura aberta, torna- se um ambiente ideal para o desenvolvimento de aplicativos por terceiros, permitindo a utilização em praticamente qualquer área de desenho e projeto, tanto como engenharia, arquitetura, agrimensura, indústria, científico, design ou qualquer outra aplicação que necessite de desenho e projeto auxiliado por computador. 1. Equipamentos necessários: Para utilizar o AutoCAD 2004, é recomendada a configuração mínima abaixo: Computador PC baseado em processador Pentium III 500 MHz (mínimo). Sistema Operacional Windows XP, Windows 2000 ou Windows NT 4.0. O Programa roda em Windows 98 com o Internet Explorer 6.0 instalado. Microsoft Internet Explorer 6.0. 128 MB de memória RAM e 300 Mb em hard-disk disponível para a instalação. Placa de Vídeo de 1024x768 com true color e Monitor colorido (ou placa Open-GL) Unidade de CD-ROM para a instalação. Dispositivo Apontador: mouse, trackball ou mesa digitalizadora. 2. Um pouco de história: O que é CAD (Desenho e Projeto Auxiliado por Computador)? O desenho e projeto auxiliado por computador tiveram início com a indústria aeroespacial e automobilística, nos fins da década de 60. Até então, os projetos eram limitados a desenhos manuais, sujeitos a imprecisão humana. Com a evolução dos computadores, sistemas complexos de CAD eram desenvolvidos, mas limitados às grandes empresas. Com o advento dos computadores PCs, uma revolução teve início, basicamente pelo baixo custo dos equipamentos, e muitas opções de programas. Um destes programas é o AutoCAD, criado pela AutoDesk Inc., nos EUA. Inicialmente o programa era destinado a desenhos mecânico. Devido a sua arquitetura aberta, logo se tornou um padrão para desenvolvedores de sistemas, contando hoje com milhares de desenvolvedores por todo o mundo. Outros sistemas de CADD também se firmaram como padrão, como o Micro-Station e o Vector Works. Sistemas de CAD (projeto e desenho), CAM (Manufatura), CAE (Engenharia), GIS (Geoprocessamento) específicos tem sido criados, destinados à mecânica, agrimensura, engenharia, arquitetura, topografia, estradas, modelagem, tais como o AutoCAD, AutoSurf, AutoArchitect, AutoBuilding, Cad Overlay, Catia, GisPlus, EMS e Hiteck. 3. Evolução das versões do AutoCad: Desde o seu lançamento em 1982, o AutoCAD tem passado por diversas revisões e alterações, melhorando os recursos do programa, sendo: -Versão 1.0 R.1 (11/1982) -Versão 1.2 R.2 (04/1983) -Versão 1.3 R.3 (08/1983) -Versão 1.4 R.4 (10/1983) -Versão 2.0 R.5 (10/1984) -Versão 2.1 R.6 (05/1985) -Versão 2.5 R.7 (07/1986) -Versão 2.6 R.8 (04/1987) -Release 9 (09/1987) -Release 10 (07/1988) -Release 11 (10/1990) -Release 12 (06/1992) -Release 13 (11/1994) -Release 14 (02/1997) -R-2000 (R-15) (02/1999) -R-2002 (R-15) (02/2001) -R-2004 (R-16) (03/2003) Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 5 Menus em cascata: Nos itens de menu que tiveram uma seta à direita, tem-se a opção de abrir em menus tipo cascata, bastando para isso acompanhar o mouse sobre o texto, e quando o item desejado estiver destacado, click com o botão esquerdo do mouse para executar o comando. Neste tipo de comandos não é necessário completar outros tipos de alternativas para a sua execução. Menu de quadro de diálogo: Nos itens de menu que tiverem uma reticência à direita, tem-se a opção de abrir quadros de diálogos, bastando para isso acompanhar o mouse sobre o texto, e quando o item desejado estiver destacado, click com o botão esquerdo do mouse para chamar o quadro. Estes quadros devem ser preenchidos em sua grande variedade de opções para que a execução do comando seja realizada. Menu de tela (screen menu): Este é o maior e mais completo menu do AutoCAD. Ele permite uma compatibilidade de menus com as versões antigas do programa. Para deixa-lo visível vá à opção: Tools → Options → Display → Display Screen Menu. Tem-se ao topo deste menu a palavra AutoCAD. Quando se seleciona um item neste menu, pode-se abrir outro menu com itens relacionado ao anterior ou respostas possíveis ao comando acessado por este menu. Muitas vezes utilizando o menu pull- down, o menu de tela também será acessado para o comando especificado. Este menu pode ser posicionado em qualquer canto da tela gráfica. Linha de comando e Tela gráfica: Onde são visualizados e editados os comandos chama- se tela gráfica. Uma área de Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 6 Prompt na parte inferior do programa permite a visualização da digitação dos comandos e as respostas aos comandos feitos pelo AutoCAD. Para alternar entre a tela gráfica e a tela de texto pressione a tecla F2. Barra de status: Abaixo da linha de comando, encontra-se a barra de status, onde se visualiza as coordenadas, snap mode, grid display, ortho mode, polar tracking, object snap, object osnap tracking, show/hide lineweight e model ou paperspace e communication center. 7. Teclas de funções no AutoCad: Algumas teclas de funções têm uso específico no AutoCAD, sendo: F1 No Windows esta tecla é de Ajuda (help). F2 Alterna-se entre a tela gráfica e tela de texto. F3 Permite ligar e desligar o object snap e também quando todos os osnap estão desligados, o acesso ao quadro de diálogo Drafting Settings. F4 Alterna o acesso do cursor entre o menu pull-down e sobre a área de digitalização quando se utiliza uma mesa digitalizadora. F5 Alterna entre os planos isométricos (isoplane top, left, rigth). F6 Liga e desliga o contador de coordenadas. Dentro de um comando como por exemplo line, tem ainda três posições: -coordenadas absolutas, onde são mostrados apenas as coordenadas X e Y do cursor. -coordenadas relativas, onde são mostrados as coordenadas polares do cursor em relação a último ponto marcado na tela, isto é, indica a partir deste ponto, uma distância e um ângulo até o cursor. -desligado, último ponto do cursor na tela. F7 Liga e desliga o GRID, que são pontos visíveis na tela, utilizados apenas para a referência no desenho. F8 Liga e desliga o ORTHO, que permite somente o desenho de linhas ortogonais ao cursor X-hair. Obs: Por falta de conhecimento, muitos acham que o AutoCAD só pode desenhar ortogonalmente nos ângulos pré-definidos de 0º, 90º, 180º e 270º, o que não é verdade. Pode-se rotacionar o eixo ortogonal para qualquer ângulo desejado, bastando configurar o comando snapang, ou dentro do quadro Drafting Settings, em Snap and Grid, modifique o valor de Angle. F9 Liga e desliga o SNAP, que funciona como um tipo de imã - não permite manter o cursor fora do snap. F10 Liga e desliga a opção de POLAR, que permite que sejam desenhadas linhas dentro de outros eixos, além do ortogonal. F11 Liga e desliga o OBJECT SNAP TRACKING, permitindo uma busca acelerada do objeto snap. 8. Conceitos sobre a área gráfica: Para entender melhor o ambiente de desenho do AutoCAD, deve-se entender alguns conceitos básicos utilizados no programa (e praticamente em todos os tipos de programas de CAD). GRID: São pontos visíveis na tela, utilizados apenas para a referência no desenho. Os grids podem ser alterados de aspecto, podendo ter valores de espaçamentos diferentes, tanto no X, como no Y. Liga e desliga com a tecla F7 ou pela Barra de Status. SNAP: É uma espécie de malha, que não permite que o cursor ande fora dela. Funciona como um tipo de imã, prendendo o cursor a esta malha. É muito útil para um desenho com precisão e velocidade. Liga e desliga com a tecla F9 ou pela Barra de Status. UNIDADE DE TRABALHO: No AutoCAD a unidade de trabalho é admensional, isto é, Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 7 definida pelo usuário, não existe unidade fixa, pode ser, centímetros, metros, polegadas, milhas, ano-luz, etc. Ajusta-se com a opção de menu Format→ units. LIMITE DO DESENHO: Devido ao fato de não ter uma unidade de trabalho fixa, o limite do desenho, também não é fixo, portanto é praticamente infinito. Ajusta-se com a opção de menu Format→drawing limits. A grid somente aparecerá dentro destes limites do desenho. Existe uma outra opção do comando limits, que quando estiver ligado não permite desenhar fora dos limites definidos, portanto faça o comando limits ficar em off. ZOOM: A tela gráfica é apenas uma pequena janela que se movimenta sobre o desenho. Pode-se coloca-la sobre qualquer parte dele, com qualquer incremento de visualização. Pode-se desenhar com precisão um prédio com uma cidade ou estado em torno dele, ou mesmo desenhar uma bactéria na cozinha deste mesmo prédio. 9. Introdução ao editor gráfico: Menu File: New É apresentado o quadro Create New Drawing. Inicia um novo desenho a partir de um desenho template já configurado (normalmente é o desenho acad.dwt), ou permite a escolha de outro desenho template, onde já está definido o tipo de letras, layers, blocos, tipos de linhas, estilos de dimensionamento, etc. Outra opção, é começar pelo Wizard, que lhe permite configurar alguns parâmetros do desenho e no final é inserido um formato vazio. Open Abre um desenho já existente. Save Salva a edição corrente. Se não foi dado um nome ao desenho, o AutoCAD lhe pedirá um nome. Save As Salva um desenho sem nome em um arquivo ou renomeia o desenho corrente (ou também permite gravar o seu desenho como template .dwt). Export Permite exportar arquivos para outros programas CAD. O formato de arquivo mais comum em CAD é o DXF (Arquivo de Intercâmbio de Desenho), por exemplo, pode-se exportar os seus desenhos em arquivos no formato DXF para serem utilizados por um programa de cálculo de estrutura ou um programa artístico vetorial como o Corel Draw. Page Setup Abre o quadro de configuração page Setup, permitindo configurar a impressora a ser utilizada. Também permite configurar o espaço do modelo (model) ou o espaço do papel (layout). Plot Preview Mostra como o desenho será visto quando impresso ou plotado. Print (ou plot) Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora gráfica, plotter, ou que seja gravado em um arquivo de plotagem para ser levado a um bureal de serviço. Também permite gerar arquivos em formato .dwf para utilização em páginas de Internet. A opção de impressão será detalhada mais adiante. Drawing Utilities → Audit / Recover Verifica ou Recupera um arquivo de desenho danificado. Normalmente um erro no desenho do AutoCAD pode ocorrer durante a leitura ou escrita no disco Winchester ou diskette. Drawing Utilities → Purge Permite eliminar do desenho, elementos de blocos, tipos de Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 10 Hatch Preenche uma área com um padrão de Hachura. Estes padrões podem ser de quatro tipos: definido pelo usuário, que se consiste em linhas paralelas ou em uma malha quadrada; padrões armazenados, que são tipos complexos de hachura; padrões custom que são novos padrões acrescentados pelo usuário; e padrões gradiente. O processo de seleção das entidades pode variar de simples seleção, ou por pesquisa de fronteiras do espaço a ser hachurado. Também se pode adicionar ou remover o espaço selecionado. Na versão R-2004 existe a nova hachura com gradiente de cores, permitindo a criação de efeitos artísticos para a apresentação de plantas e fachadas. Mtext e Text Veja mais adiante na seção sobre Textos. Menu e Toolbar Modify: Está agrupado neste item do menu os comandos de construção, isto é, comandos que constroem uma nova entidade a partir de uma já existente, ex.: comando copy (diferente dos comandos do grupo MODIFY que apenas modificam as entidades, ex.: comando move). Erase Apaga uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Copy Copia uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas de um ponto base para um ponto final. A opção multiplus permite a cópia do mesmo objeto várias vezes. Mirror Espelha uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas por uma linha de espelho definida por dois pontos. A distância dos objetos a linha de espelho é igual. O comando pergunta se mantém ou apaga o objeto P1 ponto de base ponto final P2 P1 P2 linha de espelho original cópia Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 11 original. Offset Faz a cópia para o lado (offset) de linhas, polilinhas, arcos e círculos. O comando inicialmente pergunta pela distância do offset. Array Gera um arranjo com uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Tendo como opção o array retangular, onde as entidades se alinham em torno de colunas e linhas, ou o array polar, onde as entidades se organizam em torno de um eixo. O array polar ainda pode ser rotacionado ou não rotacionado. Move Altera a localização das entidades selecionadas. Para a execução do comando, selecione um grupo de entidades, dê um pick para o ponto início do movimento e um pick para o fim do movimento. Rotate Rotaciona uma entidade ou um grupo de entidades em torno de um ponto base. O comando tem a opção reference que permite a mudança da referência (o ângulo default é zero). x ponto de base seleção 45° rotate com reference seleçãox 3 2 1 A opção reference permite pegar uma nova referência para a rotação das entidades (já que o valor default é 0), permitindo utilizar um dos lados conhecido da entidade. 1-2- pega-se a referência no ângulo conhecido 3- leva-se ao novo ponto destino Scale Modifica a escala de uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. O valor de escala maior que 1 aumenta, e menor que 1 diminui. O comando pede um ponto de base para a partir dele executar a ação. (Apenas alguns objetos quando desenhados sofrerão escala, como Blocos de Simbologia e Formatos. Veja na mais adiante em Blocos). Stretch Estica as entidades selecionadas. Só podem ser utilizados os modos de seleção crossing e window (também WC e CP) para este comando. (Este comando também existe dentro da opção de edção por Grips. Veja mais adiante). Trim Corta linhas, polilinhas e arcos em relação a uma outra entidade (fronteira). As P1 ponto de base ponto final P2 seleçãoseleção lado do picklado do pick distânciadistância 42 2 1x ponto de base seleção scale=2 P1 P2 x x B1=ponto de base B1 B2 B2=ponto final 180° não rotacionado (5 cópias) 180° rotacionado (5 cópias) array polar ≡ (3) rows(linhas) colunas  (5) array retangular ←não pode ser cortado ↑ segmentos cortados, pick no lado a ser cortado fronteira x x x x Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 12 fronteiras devem estar cruzando as entidades. 1° - Seleciona-se as fronteiras 2° - Seleciona-se as entidades a serem cortadas dica: pode-se selecionar tudo como fronteira e depois ir cortando o que é desejado Extend Extende uma linha, polilinha ou arco em direção a uma outra entidade (fronteira). As fronteiras devem estar no alcance das entidades. 1° - Seleciona-se as fronteiras 2° - Seleciona-se as entidades a serm extendidas ↑seleção na metade mais próxima da fronteira ←fronteira ←não pode ser extendido x x x x obs.: a fronteira tem que estar dentro do diâmetro do arco. seleção na metade mais próxima da fronteira fronteira x Break Quebra linhas, polilinhas, círculo ou arco em um ou dois pontos. xxx S=1=2 S=1 2S 1 x 2xx selecionando objeto e o 2° ponto selecionando apenas 1 ponto selecionando objeto e 2 pontos Obs.: Se utilizar o comando break pelo teclado, será a opção objeto e 2° ponto. Chanfer Semelhante ao fillet, faz a união das pontas de duas linhas, polilinhas ou arcos. Também permite fazer a concordância de linhas através de um chanfro, com as distâncias definidas pelo comando. D=0 x S2S1 x pontas apagadas D2=2 D1=1 2 1 x S2S1 x Fillet Faz a união das pontas de duas linhas, polilinhas ou arcos. Também permite fazer a concordância de linhas através de um arco, com raio definido pelo comando. Explode Explode (desagrupa) as entidades como: blocos, polilinhas, hatch, dimensionamento, malhas e sólidos. Não se deve explodir dimensionamento (cotas). Pode existir no desenho blocos aninhados, isto é, blocos criados com outros blocos. Para explodi-los será necessário explodi-lo várias vezes, inicialmente o bloco principal, depois os outros demais blocos internos. Lengthen Modifica o comprimetro do objeto selecionado (Utilize a opção dynamic). Outros comandos de edição: U Desfaz os comandos executados, um por vez. Cuidado com este comando, pois uma vez feito o recuo na edição não pode mais ser desfeito. Undo Desfaz os comandos quantas vezes desejadas, até chegar no início da abertura da edição. Permite criar uma marca tipo “memória”. Redo Refaz apenas o último comando U ou Undo. Select Prepara um grupo de entidades que fica aguardando a ação de um comando. Pode- se utilizar para este comando qualquer modo de seleção dentro dele. (Pega-se o grupo de seleção feito com o comando select, utilizando a opção previous dentro de um comando qualquer). Properties Faz mudanças diversas sobre as entidades selecionadas, como: cor, layer, thickness, elevation, posição. (veja o Menu Tools). 10. Criação e edição de textos: Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 15 H DTEXT = H REGUA ∗ ESCALA se a unidade do desenho for centimetros: H REGUA ∗ ESCALA se a unidade do desenho for metros: H DTEXT = 100 Obs.: o item ESCALA, é o denominador da escala de trabalho. Ex.: Calcular a altura da letra no comando dtext para a régua CL-140 para desenhar em uma escala de desenho de 1/250, considerando que a unidade do desenho é centímetros. H = 0.35 ∗ 250 H = 87.5 unidades de desenho 11. Menu tools: No menu TOOLS localiza-se várias ferramentas e comandos de configuração do ambiente de trabalho. CAD Standard Associa o desenho corrente com arquivos de padrões. Spelling É o corretor ortográfico do AutoCAD. Quick Select... Abre o quadro Quick Select, permitindo utilizar filtros para seleção de objetos Display Order Permite mudar a ordem dos objetos como são mostrados na tela. Deve ser utilizado quando se faz um Hatch de sólido e este fica sobre as linhas do desenho. Inquiry Este menu e barra de ferramentas contém comandos que permite fazer verificações no desenho, como distância, área e a coordenadas de um ponto (id). Attribute Extraction... Permite a extração de atributos dos blocos selecionados. O comando gerará um arquivo que pode ser aberto no Microsoft Excel. Properties (veja a paleta de ferramentas adiante). Desing Center (veja a paleta de ferramentas adiante). Tool Palettes Windows (veja a paleta de ferramentas adiante). dbConect Permite configurar o AutoCAD para acessar e trocar informações do banco de dados dos seguintes programas: Microsoft Access, dBASE, Microsoft Excel, Oracle, Paradox, Microsoft Visual FoxPro, SQL Server utilizando os recursos ODBC e OLE do Windows. Load Aplication Carrega programas externos (Lisp, ADS e ARX) dentro do AutoCAD, criando novos comandos. Run Script Permite carregar Script (que são seqüência de comandos gravados em forma de texto ASCII) para execução de seqüências de comandos. Macro Carrega macros em Visual Basic, criando assim novos comandos ou automatizando tarefas dentro do AutoCAD. AutoLISP Inicializa o programa Visual Lisp para criação ou edição de programas em LISP. Display Image Visualizar imagens Raster dentro do AutoCAD. Este comando é ideal para inserir imagens de scanners dentro do AutoCAD, com por exemplo curvas de níveis ou uma imagem de satélite. Named, Ortographics, Move e New UCS Comandos para recursos 3D. Wizards Carrega os assistentes para a configuração de Plotters e Layouts do desenho. Tablet Permite configurar uma mesa digitalizadora no AutoCAD. Também permite alternar o Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 16 acesso do cursor entre o menu pull-down e sobre a área de digitalização. Customize Permite criar uma personalização dos menus, dos atalhos de teclados, barras e paletas de ferramentas. Options Abre o quadro de diálogo de configuração de todo o ambiente do AutoCAD. Permite a alteração de um grande número de recursos do programa. Para um uso inicial do programa alguns itens devem ser alterados para uma maior produtividade. Se você não tem conhecimento suficiente destas configurações, utilize com cautela esta opção para que o programa não apresentar uma forma estanha de trabalho. Ferramentas que merecem atenção: Properties Esta paleta de ferramenta permite que os objetos do AutoCAD sejam manipulados com grande facilidade, permitindo fazer mudanças diversas sobre as entidades selecionadas, como: cor, layer, thickness, elevation, posição Por exemplo, pode-se selecionar vários objetos com o grips e então filtrar para o objeto desejado. Se você selecionou vários objetos e deseja modificar apenas os textos, passe a seleção para Text e então no campo apropriado, escolha a alteração que deve ser executada. No caso do menu ao lado, foram filtradas 11 entidades texto e foi aplicada a altura (height) igual a 10 a todas elas. Quick Select Dentro desta mesma ferramenta existe um botão de filtro que abrirá o quadro Quick Select, permitindo uma seleção mais apurada das entidades selecionadas. Também pode chamar o comando pelo menu Options→Quick Select. Você pode aplicar a seleção a um grupo de objetos selecionado com os grips ou a todo o desenho. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 17 No quadro do comando ao lado, pode-se verificar que dentro de uma seleção de vários objetos por grips, fez uma filtragem para selecionar somente as entidades Text que tinham a altura igual a 10. O comando é extremamente poderoso, permitindo que sejam feitas a seleção com a combinação de propriedade, operadores e valores. Design Center Esta paleta de ferramenta permite um total controle dos desenhos existentes e o desenho que esta sendo editado, como pegar blocos, layers, textstyle, contido em um desenho que esta no disco rígido ou na internet e inseri-lo no desenho que esta sendo editado. Ou copiar blocos, layer etc de outro desenho aberto. Pode utilizar esta ferramenta para localizar mais rapidamente os seus blocos a serem inseridos. Você pode também criar, por exemplo, um desenho que contenha todos os seus blocos de cozinha e deixar o Design Center explorar o arquivo para retirar os blocos desejados. Tool Palettes Windows Este novo recurso existente no AutoCAD 2004, permite criar novas paletas de ferramentas que pode ser adaptada pelo usuário. No Exemplo ao lado, visualiza uma biblioteca de símbolos que foi adicionada à paleta. Para criar a sua própria paleta de símbolos, basta você abrir a paleta Design Center e arrastar os símbolos desejados para a sua paleta. Drafting Settings: Permite uma completa configuração do ambiente do desenho, utilizando várias configurações: - Snap Limita o movimento do cursor X-hair a uma malha invisível. Os valores podem ser alterados diferentemente tanto no X, como no Y, para trabalho com precisão. Por exemplo, em arquitetura utiliza-se normalmente o snap = 5. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 20 Units Controla como o AutoCAD apresenta as unidades e ângulos, sendo: -Length Define qual será o tipo de unidade a ser utilizada. Normalmente decimal. -Angle Define como será a apresentação dos ângulos. -Precisão Define a quantidade de casas decimais. Normalmente é configurado em duas casas decimais. -Direção Define como o AutoCAD mostra os ângulos. O usual é com o à direita (na posição de 3 horas) e o sentido é anti-horário. Somente em casos especiais, como em uso de engenharia de agrimensura, é que se deve modificar como o programa mostra os ângulos. Depois se deve reconfigurar o programa para o padrão normal. Rename Permite renomear entidades Blocks, Dimstyle, Layers, Linetype, Text Style, UCS, View, Vport. 13. Níveis de trabalho: Na barra de ferramentas LAYERS o primeiro ícone acessa o comando do quadro de diálogo Layer Properties Manager para a criação de layers (camadas). Todo o desenho deve-se ser feito em várias camadas. Cada camada pode ser utilizada por um tipo de informação do desenho, como camada para estrutura, paredes, cotas, símbolos, mobiliário, portas, janelas, detalhes, etc. Quanto mais camadas tiverem no desenho, mais fácil será editá-lo. Em arquitetura uma quantidade de camadas em torno de 20 é o usual, mas tem empresas que utilizam mais de 400 camadas (para vários projetos diferentes, como incêndio, estrutura, elétrico, hidráulico, paisagismo, etc.). O uso do recurso de Paper Space e de View Ports permite ter layer específicos para cada porta de visualização, podendo deixa-lo visível ou não em cada porta. Analisando o quadro de diálogo de layers, temos: 90° 180° 0° 270° Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 21 -New Cria-se um novo layer com o nome de layer1, permitindo entrar com um novo nome. -Delete Apaga um layer se ele não estiver sendo utilizado. -Current Faz do layer selecionado o layer ativo. -Named layer filters Permite selecionar que tipo de layer deseja visualizar. Na parte principal do quadro: -Name Exibe o nome do layer. -On Liga os layer selecionados. -Lock Trava os layer selecionados -Linetype Permite alterar o tipo de linha dos layer selecionados -Color Altera a cor da camada -Linetype Altera o tipo de linha da camada -Lineweigth Altera a espessura da linha da camada -Plot Style Define um estilo de plotagem para a camada -Plot Permite que a camada seja ou não impressa -Details Permite alterar mais detalhes do layer selecionado. Quando estiver dentro de um layout, aparecerão mais estas opções: - Active Viewports Freez Congela o layer somente das Viewport ativa. -New Viewports Freez Congela o layer somente das novas Viewport. O comando Layer também pode ser acessado pela linha de comando (digite -layer). Sub comandos do comando Layer aparecerão pedindo você escolher uma opção: [?/Make/Set/New/ON/OFF/Color/Ltype/LWeight/Plot/Freeze/Thaw/LOck/Unlock/stAte]: ? Mostra os layers existente Make Cria um novo layer que se torna corrente Set Muda o layer corrente New Cria um novo layer, mas não fica corrente ON Liga um layer OFF Desliga um layer, mas o computador mantém o seu processamento Color Muda a cor de um layer Ltype Muda o tipo de linha de um layer LWeight Muda a espessura da linha Plot Configura a camada para que seja ou não impressa Freeze Congela um layer, o computador não processa Thaw Descongela o layer LOck Trava um layer, não permitindo a sua edição. UNlock Destrava o layer. 14. Entrada de dados: Além do mouse, as informações de coordenadas podem ser passadas ao AutoCAD pelo teclado de maneira precisa, informando numericamente como o programa deve agir. Muitas vezes é necessário este procedimento, pois o mouse não permitirá que se chegue ao resultado desejado. Coordenadas absolutas: São coordenadas que utilizam informações de x,y,z para a localização de um ponto. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 22 Ex.: P1=10,9 P2=7,6,3 Coordenadas relativas: São coordenadas que utilizam as informações relativas a um ponto anterior para definir um novo ponto, com o acréscimo de valores para x,y,z. Ex.: @1,0 anda 1 unidade no x e 0 no y @0,1 anda 0 unidade no x e 1 no y @0,-1 anda 0 unidade no x e -1 no y Coordenadas polares: São coordenadas que utilizam as informações relativas a um ponto anterior para definir um novo ponto, mas com informações de direção de distância. Ex.: @3<0 anda 3 unidades no x e 0 no y @3<90 anda 0 unidade no x e 3 no y @3<30 anda 2.59 unidades no x e 1.50 no y P2 h=3 y=1.5 @=P1 x=3∗sen30° = 2.59 y=3∗cos30° = 1.5 obs: @ é o útimo ponto marcado na tela. 30° Também pode-se entrar com os dados relativo a um ponto no AutoCAD R2000 de maneira muito simples, bastando marcar o ponto na tela, indicar a direção e a distância numericamente. Filters: Permite filtrar informações das coordenadas, utilizando-os com outras informações, sendo: .x Filtra o valor x de uma coordenada e pede novos valores para yz .y Filtra o valor y de uma coordenada e pede novos valores para xz .z Filtra o valor z de uma coordenada e pede novos valores para xy .xy Filtra os valores xy de uma coordenada e pede um novo valor para z .xz Filtra os valores xz de uma coordenada e pede um novo valor para y .yz Filtra os valores yz de uma coordenada e pede um novo valor para x Desde a versão R-2000 o AutoCAD tem o comando OTRACK (Comando Object Snap Tracking na barra de status) que permite de uma maneira muito fácil capturar coordenadas de objetos existente para construir uma nova coordenada. Para utilizar o comando, ligue também o Object Snap desejado e dentro de um comando de desenho (por ex. o Line), leve o cursor sobre o ponto de onde deve recolher a coordenada X e espere (não dê nenhum click) até aparecer o nome do osnap na tela, e desça lentamente o cursor. Então aparecerá uma linha pontilhada passando pelo ponto escolhido e um pequeno sinal de + no local do ponto escolhido. Repita a operação para localizar a coordenada Y. Agora leve o cursor de modo este que passe sobre os dois pontos escolhidos (X e Y), criando assim um novo ponto no desenho. Aparecerá então duas linhas tracejadas pelos pontos escolhidos pelo o Otrack, e também aparecerá DOIS Object Snap simultaneamente. Neste momento já está configurado o Otrack para o comando, bastando dar um click e a linha começará exatamente na nova coordenada X,Y. 15. Comandos de visualização: Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 25 18. Blocos: A manipulação de blocos é uma das ferramentas mais poderosa do AutoCAD, permitindo a construção de bibliotecas de desenhos padrões para posterior utilização. Os blocos nada mais são que simples desenhos feitos normalmente no editor do AutoCAD. Eles devem ser salvos no disco rígido (HD) para posterior utilização. Um ponto importante a se observar na construção dos blocos é em relação ao seu ponto de inserção. Também se deve considerar o layer das entidades. Se for um bloco de símbolo que possa ser utilizado em qualquer camada (layer), deve-se faze-lo no layer 0, e quando inserido no desenho, este assumirá o layer corrente na inserção. Bmake Este comando cria uma entidade “bloco” com as entidades selecionadas. Este bloco criado existe somente no desenho em edição Ex.: Para fazer o bloco de uma porta de 80 cm, desenhe uma polilinha fechada e um arco. Entre com o comando Bmake e aparecerá o quadro de diálogo ao lado. De um nome ao bloco, por exemplo P-80, selecione o ponto de base, como indicado no desenho ao lado, este será o ponto de inserção do bloco, quando você utiliza-lo. Selecione os objetos que compõe o bloco, e click no OK. O seu bloco está pronto, mas lembre-se que ele existe somente neste seu desenho que esta sendo editado. Wblock: Entre com este comando no prompt para criar um bloco e grava-lo no H.D como um desenho DWG. O bloco criado com o comando bmake ou block também pode ser gravado com o comando wblock. O quadro de diálogo do Wblock e semelhante ao do Mblock, só que permite gravar o seu bloco no disco rígido (HD). Note que se você fez um bloco com o comando Mblock, selecione em Source a opção Block e escolha o bloco existente que você deseja gravar em disco. Insert block (ddinsert) Este comando insere no desenho os blocos existentes no desenho ou no disco rígido. Permite ainda a mudança de escalas no x, y, z e rotação. Selecione todas as três opções Specify on screen, senão o programa vai inserir o bloco no ponto, escala e rotação especificado dentro do quadro de diálogo. Também pode explodir um bloco, Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 26 desagrupando suas entidades, durante ou depois de sua inserção no desenho. É importante saber como utilizar a rotação e valores de inserção negativos. Veja o exemplo com um bloco de uma porta de 80 cm: x=1 y=1 x=1 y=-1 x=-1 y=1 x=-1 y=-1 0° 270° 90° 180° x=1 e y=1 90° 0° 180° 270° x=1 e y=-1 Redefinição de blocos: É possível redefinir um bloco no desenho, refazendo o bloco com o comando Bmake, ou inserindo um novo bloco com o comando insert block e respondendo sim para o prompt de redefinição. Base: Define ou altera o ponto de inserção de um bloco. Group Localizado no menu Tools→ Object Group, este comando é muito semelhante ao comando Block, o comando Group cria a partir de uma seleção um grupo de objetos, permitindo manipula-los muito facilmente. Veja o quadro de diálogo ao lado. Pode-se utilizar este comando quando não deseja criar blocos, já que o comando group permite que as entidades em seu interior sejam editadas com comandos como trim, break, etc. 19. Atributos: Menu : Draw→Block→Define.Attributes. Os atributos são blocos especiais, constituídos de um ou mais textos de atributos e desenhos. Estes textos podem ser preenchidos durante a inserção do bloco. Os atributos também permitem a extração de informações do AutoCAD para um programa de banco de dados como o Microsoft Access, já sendo este tópico parte de um curso mais avançado. No quadro de diálogo Attribute Definition, define o modo de apresentação do atributo, o rótulo Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 27 (tag), a pergunta (prompt) que o bloco lhe fará quando inserido e o valor de preenchimento (value) do campo quando inserido. O Ponto de inserção é o lugar onde o texto será localizado dentro do bloco. As opções de texto referem-se à altura de letras, fontes e justificativa. Lembre-se que quando faz um bloco de simbologia, como um símbolo de planta ou um carimbo de prefeitura, a altura do texto deverá estar na escala de 1/1, ou seja, um texto na régua 80, terá 0,2 cm. Acima vemos o quadro de dialogo durante a inserção de um bloco de atributos mais complexo como o carimbo de prefeitura. Como pode-se ver, este quadro tem vários campos a serem preenchidos (o botão Next). Ex.: Construção de um bloco de nível: NIVEL COMODO TAG: NIVEL PROMPT: Nivel do Comodo: DEFAULT: 0,00m TAG: COMODO PROMPT: Nome do Comodo: DEFAULT: SALA Exercício para treinar: Fazer o bloco com atributo chamado “PL.DWG”: 3 1 4 2 PLANTA ESCALA diâmetro=1.2 D01 A01 Solução: Desenha-se normalmente a parte gráfica do bloco na unidade real de medida do desenho (se você desenha em centímetros o bloco terá 1,2 unidades de diâmetro, correspondente a 1,2 cm). Depois se escrevem os atributos. Quando for executar o Wblock, selecione todos os objetos e por fim os textos de atributos na seqüência em que serão utilizados quando inseridos. Quadro com dicas para a execução deste bloco (guie pelos números do desenho): 1 2 3 4 TAG TITULO ESCALA DET PRANCHA PROMPT Titulo do desenho: Escala do Desenho: N° do detalhe: N° da prancha: DEFAULT planta tipo escala 1/50 - - LAYER 6 6 4 4 COR 12 12 bylayer bylayer REGUA CL175-0,4cm CL175-0,4cm CL80-0,2cm CL80-0,2cm JUSTIFICAR left left midpoint midpoint Como você pode observar, nos itens 3 e 4 foi utilizado a justificativa de texto midpoint, pois nesta parte do bloco, é interessante que o texto seja escrito do seu ponto médio para os lados, evitando que o texto seja inserido de modo errado. Neste tipo de bloco pode-se utilizar outros layer além do layer 0. Como sugestão, utilizaremos os layers 2, 4 e 6 para representar as espessuras de linha de 0,2mm, 0,4mm e 0,6 mm. Então, construiria o círculo e a linha no layer 0 ou 2, o texto de título e escala no layer 6 e finalmente o texto det e prancha no layer 4. Finalizava com o comando wblock para executar o bloco. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 30 Uma dica: como foi comentado antes, o dimensionamento é um objeto que deverá mudar de escala conforme a escala de trabalho. Por exemplo, para definir um estilo para a escala 1/50, inicialmente crie um estilo de dimensionamento chamado de BASE-50 e dentro da aba Text defina a altura da letra (text height) em 0,2 unidades (normalmente só faz a cota com a régua 80, ou seja, 0,2 cm de altura) e dentro da aba Fit, modifique o valor em Use overall scale of: para 50. O que você fez foi multiplicar todas as informações de dimensionamento por 50, inclusive o texto, que nesta escala terá uma altura de 0,2 x 50 = 10 unidades. Os quadros de diálogo de dimensionamento são muito complexos. Para estuda-los melhor, procure informação no Help on line do AutoCAD. No AutoCAD 2004 ainda existe o prompt especial de dimensionamento (DIM:) para manter compatibilidade com as versões anteriores do programa. Para entrar neste prompt digite Dim. Para sair deste prompt, digita-se Exit ou Crtl+C Ctr+C. 22. Paper space e model space: Até agora somente tem-se desenhado no Model Space, ou seja, no espaço do modelo. Este espaço tem um ícone com duas setas representando o X e Y (e na versão R2000 tem um W no eixo do Z), que indica o WCS, ou World Cordinate Sistem - Sistema de Coordenadas Global, normalmente utilizado para desenhos em duas e três dimensões. Pode-se criar vários Layouts para a visualização e organização do desenho a ser impresso, com ele é possível criar várias portas de visualização do modelo que está no Model Space. Com estas portas, pode-se controlar a escala e layers a ser visualizado. Quando se trabalha com apenas uma escala no desenho, é preferível utilizar somente o Model Space para desenhar, mas com várias escalas a opção mais simples é o uso do Layout (ou Paper Space). Verifique mais adiante o processo de impressão para as duas opções. Quando se está na opção Layout, o ícone do WCS transforma-se num esquadro. O comando Layout é acessado pela barra de Navegação e permite alternar entre o Model Space e os Layouts existentes. Estando no espaço do modelo e dando um click no botão Model ,você irá para o Layout e o comando de impressão será acionado. Pode-se cancelar o quadro de diálogo de configuração de página. Agora o comando Model existente na barra de Status permite alternar entre o Model Space e Paper Space . Note que estando no dentro da opção Layout e acionando o botão Paper você acessa a porta de visualização. Nota: dentro da opção Paper pode-se trabalhar na edição do modelo, mas não é usual – Normalmente entra nesta opção somente para o uso do Pan e do Zoom XP. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 31 Pode-se criar novos Layouts utilizando o Wizards disponível para esta função. (menu Tools→Wizards→Create layout) Para criar novas portas de visualização dentro dos novos layouts é necessário estar dentro da opção Paper . Vá ao menu View→Floating Viewports→Viewport 1 e crie as suas novas portas de visualização. Estas portas podem ser movidas, copiadas, apagadas ou editadas pelos grips, de modo a serem mais bem diagramadas dentro do formato de desenho. As portas podem ser de formato retangular, circular ou irregular. Deve-se criar estas portas dentro de um layer específico (por exemplo, VPORT), de modo que possa ser congelado antes da impressão. Fator ajuste de escala do desenho utilizando o comando o Zoom: Após a criação das portas de visualização, deve-se corrigir a escala que cada desenho é apresentado dentro de cada porta. Vá a opção Model e selecione a porta desejada com um click. Agora execute o comando Zoom digitando no teclado (Z) e complete com a escala desejada (e mais XP). Exemplo, para uma escala de: 1 / 50 → utiliza-se o zoom = 1/50 xp 1 / 100 → utiliza-se o zoom = 1/100 xp 1 / 331/3 → utiliza-se o zoom = 0.03 xp (onde 0.03 = 1/331/3). 2 / 1 → utiliza-se o zoom = 2 xp Atenção: O bloco de formato de papel quando inserido no Layout, deverá ter a escala =1. Se você desenha em unidade de metro, o bloco de formato de papel deve ser desenhado em metros. Portanto um formato A-1 inserido no Layout terá 0.84x0.594 unidades Se você desenha em unidade de centímetro, o bloco de formato de papel deve ser desenhado em centímetros. Portanto um formato A-1 inserido no Layout terá 84x59.4 unidades Ainda é possível criar e congelar layers específicos para cada porta de visualização, de modo que o mesmo desenho visualizado por duas portas diferentes, pode ter informações visíveis apenas nas portas desejadas, para isso, vá ao comando de Layer e na coluna Current VP Freeze congele os layers desejados. 23. Imprimindo um desenho: Inicialmente, estando no Paper Space, congele o layer VPORT das portas de visualização. Verifique e modifique o valor do Ltscale. Se você estiver imprimindo no Model ou Layout, siga a regra abaixo: Escala do desenho Trabalhando no Model Trabalhando no Layout Escala 1 / 50 Ltscale = 50 Escala 1 / 100 Ltscale = 100 Trabalhando em centímetros Escala 1 / 500 Ltscale = 500 Ltscale=1 Escala 1 / 50 Ltscale = 0.5 Escala 1 / 100 Ltscale = 1 Trabalhando em metros Escala 1 / 500 Ltscale = 5 Ltscale=0.01 Preview de impressão: Execute o comando Preview de impressão antes de imprimir. Faça-o também dentro do comando Plot. Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura 32 24. Dentro do comando plot: O comando Plot do AutoCAD 2004 está muito mais completo (e complexo) do que a versão R-14. Na versão R-2000 existe vários Helps em forma de vídeo disponível no programa. Estes helps dão uma visão clara dos novos comandos e seus usos. Sempre em caso de duvidas, consulte-os. Como imprimir no AutoCAD 2004: Primeiro verifique ou modifique o dispositivo de impressão (impressora ou plotter). Se não tiver o dispositivo de impressão apropriado, cancele o comando e vá ao menu Tolls→Options→Plotting, e no botão Add or Configure Plotters para instalar uma nova impressora. Ou também em Tolls→Wizards→Add Plotter. Vá ao menu Files e chame o comando Plot, que abrirá o quadro de diálogo mostrado acima. Verifique ou altere as penas e suas correspondências com as cores das entidades no AutoCAD. Isto só será possível dependendo do dispositivo de impressão instalado. Na opção Window, selecione os limites do formato a ser impresso. Se for imprimir uma parte apenas do desenho, tente manter a janela de window mais próxima da proporção do papel a ser impresso. Selecione ou crie um novo tamanho de papel a ser impresso. Note que o papel a ser impresso não pode ser maior que o máximo especificado pelo programa. Selecione ou altere a rotação do formato a ser impresso. Na opção Plot Scale, defina a escala a ser impressa o desenho, sendo: 1- Está-se trabalhando com o formato no LAYOUT e desenho no Model Space: Exemplos com desenhos na unidade de Metros: ESCALA → PLOTTED mm = DRAWING UNITS 1/ 10 → 1000 = 1  1/100 → 1000 = 1  SEMPRE 1/500 → 1000 = 1  Exemplos com desenhos na unidade de Centímetros: ESCALA → PLOTTED mm = DRAWING UNITS 1/ 10 → 10 = 1  1/100 → 10 = 1  SEMPRE 1/500 → 10 = 1 
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