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Guias e Dicas
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Motor monofásico, Notas de estudo de Engenharia Elétrica

Motor monofásico

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 15/12/2012

alex-gomes-ag-3
alex-gomes-ag-3 🇧🇷

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Baixe Motor monofásico e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! SENAI-PR 129 ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... Também chamado de motor de indução monofásico, é uma máquina de corrente alternada capaz de acionar máquinas em geral e bombas d’água a partir de uma rede elétrica monofásica. É composto, principalmente de um estator com um enrolamento principal ou de trabalho e um enrolamento auxiliar de partida; um rotor do tipo gaiola de esquilo, com eixo e rola- mentos que se encaixam nos mancais das tampas. Um sistema de partida ou de arranque que é composto de mecanismo cen- trífugo, interruptor e capacitor que agem sobre o enrolamento auxiliar. Em algumas aplicações dos motores monofásicos, es- tes partem sem carga, e dependendo de sua fabricação pode ser dispensado o capacitor, cuja função é aumentar o torque de partida. Como exemplos temos os ventiladores e esmerilhadoras. As várias partes são montadas e ajustadas por quatro parafu- sos longos que prendem as tampas. 18. MOTOR ELÉTRICO MONOFÁSICO Normalmente, o motor é acionado através de chaves, que podem ser de partida direta ou com reversão de giro. A chave de reversão manual permite ao motor monofásico girar em dois sentidos, horário e anti-horário, proporcionando o movimento da máquina ou de seus componentes para cima ou para baixo, para frente ou para o lado esquerdo ou direito, atendendo as necessidades do trabalho. SENAI-PR 130 ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... 18.1. COMO FUNCIONA O MOTOR MONOFÁSICO Os motores monofásicos de fase auxiliar podem ser de dois tipos: motores de partida sem capacitor e com capacitor. Nos motores de partida sem capacitor, durante a parti- da o enrolamento auxiliar fica ligado diretamente em paralelo com o enrolamento principal. Quando o motor atinge certa velocidade, cerca de 75% da velocidade normal, um interrup- tor automático desliga o enrolamento auxiliar, passando o motor a funcionar apenas com o enrolamento principal. Os motores de partida com capacitor têm funcionamen- to igual ao acima descrito, tendo apenas ligado em série com o enrolamento auxiliar um capacitor. SENAI-PR 133 ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... Vejamos os diagramas a seguir: trata-se de um motor de fase auxiliar com seis terminais, ligado com chave de re- versão em 110 V. Ilustração 1 - A chave está à esquerda, portanto, o mo- tor deverá girar no sentido anti-horário. Ilustração 2 - A chave está à direita, portanto, o motor deverá girar no sentido horário. Para a inversão do sentido de rotação do motor monofásico em rede de 200 V as ligações à chave serão as seguintes: Vamos agora estudar os diagramas unifilar e multifilar da instalação do motor monofásico com chave de reversão. SENAI-PR 134 ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... Vejamos, primeiramente, os símbolos: 18.4. DIAGRAMA UNIFILAR O diagrama unifilar é representado em elevação, pois dá uma visualização real do traçado do percurso e localiza- ção das peças. Por isso, é muito utilizado nas instalações de motores. Abaixo, temos um diagrama deste tipo, cujas repre- sentações gráficas são as seguintes: motor (1); voltas (2); chave de reversão (3); fusíveis (4); chave de proteção (5); caixa de passagem (6); rede (7) e condutores. SENAI-PR 135 ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... ............................................... 19.5. DIAGRAMA MULTIFILAR A rede (fase e neutro) está ligada à chave de proteção; dois condutores interligam a chave de operação (lado dos fusíveis) à chave de reversão, sendo esta interligada ao mo- tor por quatro condutores. Ao fazer as conexões dos conduto- res, siga rigorosamente o diagrama, pois a troca de posição de um simples condutor trará sérias conseqüências, até mes- mo a queima do motor.
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