Pós - Impressionismo

Pós - Impressionismo

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184

Pós-Impressionismo

Como o nome já menciona, o Pós-impressionismo foi a expressão utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do Impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do Cubismo, já no início do século X. A maioria de seus artistas iniciou-se como Impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas.

Edvard Munch (1863-1944) - Expressionismo

Pintor norueguês cujos quadros, tristes e angustiantes representações, baseadas em suas obsessões e frustrações pessoais, abriram o caminho para o desenvolvimento do Expressionismo. As cores fortes e pinceladas vigorosas são aspectos marcantes do estilo.

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184 Ernst Barlach (1870-1938) - Expressionismo

Escultor alemão principalmente conhecido por suas esculturas em protesto contra a guerra. Isso criou muitos conflitos durante a ascensão do partido nazista , quando a maioria de suas obras foram confiscadas como arte degenerada.

Käthe Kollwitz (1867-1945) – Expressionismo

Representou o expressionismo na pura forma de protesto social. Ela se concentrava nos temas trágicos da vida. Muitas de suas obras demonstravam um protesto com relação às condições de trabalho. Vários de seus melhores trabalhos tinham como tema as mães que protegem os filhos, inspirados na

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184 perda de seu segundo filho, durante a I Guerra Mundial, e alguns tinham intenções pacíficas.

Emil Nolde (1867 - 1956) – Expressionismo

Seus quadros possuíam cores extremamente fortes, que contrastavam umas com as outras, as personagens retratadas possuíam os rostos deformados e a perspectiva era distorcida. Em 1941, foi proibido pelo governo nazista de pintar, pois consideravam que a sua pintura era mundana e imoral, podendo incitar revoltas.

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184 Henri Matisse (1869 - 1954) – Fauvismo

No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional. A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista. Usou a cor como destaque principal de suas obras. Fez uso de formatos variados em suas obras sempre utilizando a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas. Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184

Pintor Bielorrusso que inflenciado pelo cubismo e fauvismo pintou seu mundo de sonhos.

Pintor Frances, sua obra é considerada como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século X. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de

Juan Oreste Braga de Oliveira - 21004184 um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.

Comentários