Baixe Direito constitucional positivo - josé afonso da silva e outras Notas de estudo em PDF para Direito, somente na Docsity! DIREITO CONSTITUCIONAL (José Afonso da Silva) 1ª Parte I - DO DIREITO CONSTITUCIONAL E DA CONSTITUIÇÃODIREITO CONSTITUCIONAL Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que expõe, interpreta es i s t e m a t i z a o s p r i n c í p i o s e n o r m a s f u n d a m e n t a i s d o E s t a d o ; é a c i ê n c i a p o s i t i v a d a s constituições; tem por Objeto a c o n s t i t u i ç ã o p o l í t i c a do E s t a d o , c a b e n d o a e l e o e s t u d o s i s t e m á t i c o da s n o r m a s q u e i n t e g r a m a c o n s t i t u i ç ã o . O conteúdo científico d o D i r e i t o Constitucional abrange à seguintes disciplinas: - Direito Constitucional Positivo ou Particular: é o que tem por objeto o estudo dosprincípios e normas de uma constituição concreta, de um Estado determinado; compreendea interpretação , sistematização e crítica das normas jurídico-constitucionais desse Estado,c o nf i g u r a d a s n a c o n s t i t u i ç ã o v i g e n t e , n o s s e u s l e g a d o s h i s t ó r i c o s e su a c o n e x ã o c o m a realidade sócio-cultural. - D i re i t o C o n s t i t u c i o n a l C o m p a ra d o : é o e s t u d o t e ó r i c o d a s n o r m a s j u r í d i c o - constitucionais positivas (não necessariamente vigentes) de vários Estados, preocupando-seem destacar as singularidades e os contrastes entre eles ou entre grupo deles.- Direito Constitucional Geral: delineia uma série de princípios, de conceitos e deinstituições que se acham em vários direitos positivos ou em grupos deles para clasificá-lose s i s t e m a t i z á - l o s n um a v i sã o un i t á r i a ; é um a c i ê n c i a , q u e v i sa g e n e r a l i z a r o s p r in c í p i o s t e ó r i c o s d o D i r e i t o C o n s t i t u c i o n a l pa r t i c u l a r e , a o m e sm o t em p o , c o n s t a t a r p on t o s d e contato e independência do Direito Constitucional Positivo dos vários Estados que adotamformas semelhantes do Governo. DA CONSTITUIÇÃO1)Conceito: considerada sua lei fundamental, seria, então, a organização dos seuselementos essenciais: um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula aforma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, oestabelecimento de seus órgãos, os limites de sua ação, os direitos fundamentais do homeme as respectivas garantias; em síntese, é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado. A c o n s t i t u i ç ã o é a l g o q u e t e m , c o m o fo rm a , u m c o m p l e x o d e n o r m a s ; comoconteúdo , a c o n du t a h um a n a m ot i v a d a d a s r e l a ç õ e s so c i a i s ; c o m o f i m , a r e a l i z a ç ã o d o s valores que apontam para o existir da comunidade; e, finalmente, c o m o c a u sa c r i a d o ra e recriadora , o poder que emana do povo; não podendo ser compreendida e interpretada, sen ã o t i v e r e m m e nt e e s sa e s t r u tu r a , c o n s i d e r a d a c o m o c o n e x ã o d e s e n t i d o , c o m o é t u d o aquilo que integra um conjunto de valores. instituição, outorga, impõe, concede aopovo. (Cfs 1824, 1937, 1967 e 1969). Rígida é a somente alterável mediante processos, solenidades e exigências formaise s p e c i a i s , d i f e r e n t e s e m a i s d i f í c e i s q u e o s d e f o r m a ç ã o d a s l e i s o r d i n á r i a s o u complementares. Flexível é a que pode ser livremente modificada pelo legislador segundo o mesmoprocesso de elaboração das leis ordinárias. Semi-rígida é a que contém uma parte rígida e uma flexível.3) Objeto: estabelecer a estrutura do Estado, a organização de seus órgãos, o modod e q u i s i ç ã o d o p o d e r e a f o r m a d e s e u e x e r c í c i o , l im i t e s d e su a a t u a ç ã o , a s se g u r a r o sd i r e i t o s e g a r a n t i a s d o s i nd i v í d u o s , f i x a r o r e g im e p o l í t i c o e d i s c i p l i n a r o s f i n s só c i o - e c o n ô m i c o s do E s t a d o , b em c o m o o s f un d a m e nt o s d o s d i r e i t o s e c o n ôm i c o s , so c i a i s e culturais.4) Conteúdo: é v a r i á v e l n o e sp a ç o e n o t e m p o , i n t e g r a n d o a mu l t ip l i c i d a d e n o “uno”das instituições econômicas, jurídicas, políticas e sociais na unidade múltipla da leifundamental do Estado. 3 5) Elementos: por sua generalidade, revela em sua estrutura normativa as seguintescategorias: a) elementos orgânicos: que se contêm nas normas que regulam a estrutura doE s t a d o e d o p od e r ; b) limitativos: qu e s e m a n i f e s t a m na s n o r m a s q u e c o n su b s t a n c i a m o elenco dos direitos e garantias fundamentais; limitam a ação dos poderes estatais e dão atônica do Estado de Direito (individuais e suas garantias, de nacionalidade, políticos); c) sócio-ideológicos: consubstanciados nas normas sócio-ideológicas, que revelam a caráterd e c o m p r o m i s so da s c o n s t i t u i ç õ e s m od e r n a s e nt r e o E s t a d o i n d i v i d u a l i s t a e o so c i a l intervencionista; d) de estabilização constitucional: consagrados nas normas destinadas aassegurar a solução dos conflitos constitucionais, a defesa da constituição, do Estado e dasinstituições democráticas; e ) f o r m a i s d e a p l i c a b i l i d a d e : s ã o o s q u e s e a c h a m consubstanciados nas normas que estatuem regras de aplicação das constituições, assim, op r e â m b u l o , o d i s p o s i t i v o q u e c o n t é m a s c l a ú s u l a s d e p r o m u l g a ç ã o e a s d i s p o s i ç õ e s t r an s i t ó r i a s , a s s i m , a s n o r m a s d e f in i d o r a s d o s d i r e i t o s e g a r a n t i a s f u nd a m e n t a i s t êm aplicação imediata. SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO6) Rigidez e supremacia constitucional: A rigidez decorre da maior dificuldadep a r a s u a m o d i f i c a ç ã o d o q u e a s d e m a i s ; d e l a e m a n a o p r i n c í p i o d a s u p r e m a c i a d a constituição, colocando-a no vértice do sistema jurídico. 7) Supremacia da Constituição Federal: por ser rígida, toda autoridade só nelaencontra fundamento e só ela confere poderes e competências governamentais; exerce, suasatribuições nos termos dela; sendo que todas as normas que integram a ordenação jurídicanacional só serão válidas se conformarem com as normas constitucionais federais. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE8) Inconstitucionalidade: as conformidades com os ditames constitucionais não sesa t i s f a z a p e n a s c o m a a t u a ç ã o p o s i t i v a ; e x i g e m a i s , p o i s om i t i r a a p l i c a ç ã o d a s n o r m a s , q u a nd o a C o n s t i t u i ç ã o d e t e r m in a , t a mb é m c o n s t i t u i c o nd u t a i n c o n s t i t u c i o n a l , s e n d o reconhecida as seguintes formas de inconsitucionalidade: - P o r a ç ã o : o c o r r e c o m a p r o d u ç ã o d e a t o s l e g i s l a t i v o s ou a dm i n i s t r a t i v o s qu e c o n t r a r i e m n o r m a s o u p r i n c í p i o s d a c o n s t i t u i ç ã o ; s e u f u n d a m e n t o r e s u l t a d a c o m p a t i b i l i d a d e v e r t i c a l d a s n o r m a s ( a s i n f e r i o r e s s ó v a l e m s e c o m p a t í v e i s c o m a s superiores); essa incompatibilidade é que se chama de inconstitucionalidades da lei ou dosatos do Poder Público; depende da solução sobre an at u r e z a do a t o i n c o n s t i t u c i o n a l : s e é i n e x i s t e n t e , n u l o o u a n u l á v e l . A d e c l a r a ç ã o d e i n sc o n s t i t u c i o n a l id a d e , n a v i a i n d i r e t a , n ã o an u l a a l e i n e m a r e v o g a ; t e o r i c a m e n t e a l e i c o n t i n u a e m v i g o r , e f i c a z e a p l i c á v e l , a t é q u e o S e n a d o F e d e r a l s u s p e n d a s u a executoriedade (art. 52, X). A declaração na via direta tem efeito diverso, importa suprimira eficácia e aplicabilidade da lei ou ato; distinções a seguir: - Qual a eficácia da sentença que decide a inconstitucionalidade na via de exceção: se r e so l v e p e l o s p r i n c í p i o s p r o c e s su a i s ; a a r g ü i ç ã o d e i n sc o n s t i tu c i o n a l i d a d e é q u e s t ã o prejudicial e gera um procedimento incidenter tantum , que busca a simples verificação da existência ou do vício alegado; a sentença é declaratória; faz coisa julgada somente no casoe e n t r e a s p a r t e s ; n o q u e ta n g e a o c a so c o n c r e t o , a d e c l a r a ç ã o su r t e e f e i t o s e x t u n c ; noe nt a n t o a l e i c o n t í nu a e f i c a z e a p l i c á v e l , a t é qu e se j a su sp e n sa su a e x e c ut o r i e d a d e p e l o Senado; ato que não revoga nem anula a lei, apenas lhe retira a eficácia, daí por diante exnunc . - Q u a l a e f i c á c i a d a s e n t e n ç a p r o f e r i d a n o p r o c e s s o d e a ç ã o d i r e t a d e inconstitucionalidade genérica?: tem por objeto a própria questão de inconstitucionalidade;qualquer decisão, que a decrete, deverá ter eficácia erga omnes (genérica) e obrigatória; asentença aí faz coisa julgada material, que vincula as autoridades aplicadoras da lei, que não 7 necessidades, a novos impulsos, a novas forças, sem que para tanto seja preciso recorrer àrevolução, sem que seja preciso recorrer ao poder constituinte originário”. 18) Limitações ao poder de reforma constitucional: é limitado, porque a próprianorma constitucional lhe impõe procedimento e modo de agir, dos quais não pode arredar s o b p e n a d e s u a o b r a s a i r v i c i a d a , f i c a n d o s u j e i t a a o s i s t e m a d e c o n t r o l e d e constitucionalidade, configura as limitações formais . A doutrina distribui as limitações em: Limitações temporais : não são comumente encontráveis na história constitucionalbrasileira; só a do Império estabeleceu esse tipo de limitação; visto que previa, que somenteapós um certo tempo estabelecido, é que ela poderia ser reformada ( no caso 4 anos). Limitações circunstanciais: desde 1934 estatui-se um tipo de limitação ao poder dereforma, qual seja a de que não se procederá à reforma na vigência do estado de sítio; a Cf vigente veda emendas na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou estado desítio (art. 60, § 1º). Limitações materiais: distingue, materiais explícitas ( c o m p r e e n d e - s e q u e o constituinte originário poderá, expressamente, excluir determinadas matérias ou conteúdosda incidência do poder de reforma) e implícitas (ocorre quando são enumeradas matérias dedireitos fundamentais, insuscetíveis de emendas) 1 9 ) C o n t r o l e d e c o n s t i t u c i o n a l i d a d e d a r e f o r m a c o n s t i t u c i o n a l : todamodificação, feita com desrespeito de procedimento especial estabelecido ou de preceitoque não possa ser objeto de emenda, padecerá de vício de inconstitucionalidade formal oumaterial, e assim ficará sujeita ao controle de constitucionalidade pelo Judiciário, tal comose dá com as leis ordinárias. II - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAISDOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS As normas são preceitos que tutelam situações subjetivas de vantagem ou dev í n c u l o , o u s e j a , r e c o n h e c e m a p e s s o a o u a e n t i d a d e , a f a c u l d a d e d e r e a l i z a r c e r t o s i n t e r e s se s p o r a t o p r ó p r i o o u e x i g i n d o a ç ã o o u a b s t e n ç ã o d e o ut r e m ; v i n c u l a m e l a s à obrigação de submeter-se às exigências de realizar uma prestação.O s p r in c í p i o s sã o o r d e n a ç õ e s q u e s e i r r a d i am e i m a nt a m o s s i s t e m a s a função ordenadora, bemc o m o su a a ç ã o i m e d i a t a , e n qu a n t o d i r e t am e n t e a p l i c á v e i s o u d i r e t am e n t e c a p a z e s d e conformarem as relações político-constitucionais; a ação imediata dos princípios consiste, em primeiro lugar, em funcionarem como critério de interpretação e de integração, pois sãoeles que dão coerência geral ao sistema. DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO ESTADO BRASILEIROREPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL24) O País e o Estado brasileiros: País se refere aos aspectos físicos, ao habitat, aotorrão nacional; manifesta a unidade geográfica, histórica, econômica e cultural das terrasocupadas pelos brasileiros. Estado é uma ordenação que tem por fim específico e essencial a r e g u l am e n t a ç ã o g l ob a l d a s r e l a ç õ e s so c i a i s e n t r e o s m em b r o s d e um a d a d a p op u l a ç ã o so b r e um d a d o t e r r i t ó r i o ; c o n s t i tu i - s e d e um p o d e r so b e r a n o d e um p o v o s i tu a d o n u m território com certas finalidades; a constituição organiza esses elementos. 9 25) Território e forma de Estado: território é o limite espacial dentro do qual oEstado exerce de modo efetivo o poder de império sobre pessoas e bens. Forma de Estado éo modo de exercício do poder político em função do território. 26) Estado Federal - forma do Estado brasileiro: o federalismo , refere-se a umaforma de Estado (federação ou Estado Federal) caracterizada pela união de coletividadespúblicas dotadas de autonomia político-constitucional, autonomia federativa; a federação c o n s i s t e n a u n i ã o d e c o l e t i v id a d e s r e g i o n a i s a u t ô n om a s ( e s t ad o s f e d e r a d o s , e s t a d o s - membros ou estado). Estado federal é o todo, dotado de personalidade jurídica de DireitoPúblico Internacional. A União é a e n t i d a d e f e d e r a l f o r m a d a p e l a r e u n i ã o d a s p a r t e s componentes, constituindo pessoa jurídica de Direito Público interno, autônoma em relaçãoa o s E s t a d o s e a q u e c a b e e x e r c e r a s p r e r r o g a t i v a s d a so b e r a n i a do E s t a d o b r a s i l e i r o . A a u t on o m i a f e d e ra t i v a a s s e n t a - s e e m d o i s e l e m e n t o s : a ) n a e x i s t ê n c i a d e ó r g ã o s g o v e r n a m e n t a i s p r ó p r i o s ; b ) n a p o s s e d e c o m p e t ê n c i a s e x c l u s i v a s . O E s t a d o f e d e r a l apresenta-se como um Estado que, embora parecendo único nas relações internacionais, éconstituído por Estados-membros dotados de autonomia, notadamente quanto ao exercíciode capacidade normativa sobre matérias reservadas à sua competência. 27) Forma de Governo - a República: Forma de governo é conceito que se refereà m a n e i r a c o m o se d á a in s t i t u i ç ã o d o p o d e r na so c i e d a d e e c om o se d á a r e l a ç ã o e nt r e g o v e r n a n t e s e g o v e r n a d o s . República é u m a f o r m a d e g o v e r n o q u e d e s i g n a u m a coletividade política com características da res pública , o u s e j a , c o i s a d o p o v o e p a r a o povo, que se opõe a toda forma de tirania. O princípio republicano (art. 1º) não instaura aRepública, recebe-a da evolução constitucional. Sistema de Governo é o m o d o c o m o s e r e l a c i o n a m o s po d e r e s , e sp e c i a l m e n t e o L e g i s l a t i v o e o E x e c u t i v o , q u e d á o r i g e m a o s sistemas parlamentarista, presidencialista e diretorial. 28) Fundamentos do Estado brasileiro: segundo o art. 1º, o Estado brasileiro tem c o m o f un d a m e nt o s a so b e r a n i a , a c i d a d a n i a , a d i g n i d a d e d a p e s so a hu m a n a , o s v a l o r e s sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. 29) Objetivos fundamentais do Estado brasileiro: a Constituição consigna comoobjetivos fundamentais (art. 3º): construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir odesenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização; reduzir as desigualdadessociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e de outras formas de discriminação. PODER E DIVISÃO DE PODERES a C o n s t i t u i ç ã o e s t a b e l e c e i n c om p a t ib i l i d a d e s relativamente ao exercício de funções e poderes (art. 54), e porque os limites e exceções aoprincípio decorrem de normas; Exemplos de exceção ao princípio: arts. 56, 62 (medidasprovisórias com força de lei) e 68 ( delegação de atribuições legislativas). O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO A d e m o c r a c i a , c o m o r e a l i z a ç ã o d e v a l o r e s d e c o n v i v ê n c i a h u m a n a , é c o n c e i t o ma i s ab r a n g e n t e d o qu e o d e E s t a d o d e D i r e i t o , qu e su r g i u c o m o e x p r e s sã o jurídica da democracia liberal. O Estado Democrático de Direito reúne os princípios doE s t a d o D e m o c r á t i c o e d o E s t a d o d e D i r e i t o , n ã o c o m o s i m p l e s r e u n i ã o f o r m a l d o s respectivos elemento, revela um conceito novo que os supera, na medida em que incorporaum componente revolucionário de transformação do status quo. 11 35) Estado de Direito: suas características básicas foram a submissão do império alei, a divisão de poderes e o enunciado e garantia dos direitos individuais. 3 6 ) E s t a d o S o c i a l d e D i r e i t o : t r a n s f o r m a ç ã o d o E s t a d o d e D i r e i t o , o n d e o qualitativo social refere-se à correção do individualismo clássico liberal pela afirmação dosc h am a d o s d i r e i t o s so c i a i s e r e a l i z a ç ã o d e o b j e t i v o s d e ju s t i ç a so c i a l ; c a r a c t e r i z a - se n op r o p ó s i t o d e c o m p a t ib i l i z a r , e m u m me sm o s i s t e m a , 2 e l e m e nt o s : o c a p i t a l i sm o , c om o f o r m a d e p r o d u ç ã o , e a c o n s e c u ç ã o d o b e m - e s t a r s o c i a l g e r a l , s e r v i n d o d e b a s e a o neocapitalismo. 37) Estado Democrático: se funda no princípio da soberania popular, que impõe aparticipação efetiva e operante do povo na coisa pública, participação que não se exaure, nasimples formação das instituições representativas, que constituem em estágio da evolução do Estado Democrático, mas não o seu completo desenvolvimento; visa, assim, a realizar oprincípio democrático como garantia real dos direitos fundamentais da pessoa humana. 38) Caracterização do Estado Democrático de Direito: não significa apenas unirf o r m a lm e n t e o s c o n c e i t o s d e E s t a d o d e D e m o c r á t i c o e E s t a d o d e D i r e i t o ; c o n s i s t e n a criação de um conceito novo, levando em conta os conceitos dos elementos componentes,m a s o s s u p e r a n a m e d i d a e m q u e i n c o r p o r a u m c o m p o n e n t e r e v o l u c i o n á r i o d e transformação do status quo ; é um tipo de Estado que tende a realizar a síntese do processocontraditório do mundo contemporâneo, superando o Estado capitalista para configurar umEstado promotor de justiça social que o personalismo e monismo político das democráciasp o p u l a r e s so b o i n f lu x o d o so c i a l i sm o r e a l n ã o f o r am c a p a z e s d e c o n s t r u i r ; a CF d e 8 8 apenas abre as perspectivas de realização social profunda pela prática dos direitos sociaisque ela inscreve e pelo exercício dos instrumentos que oferece à cidadania e que possibilitaconcretizar as exigências de um Estado de justiça social, fundado na dignidade da pessoahumana. 39) A lei no Estado Democrático de Direito: o princípio da legalidade é tambému m p r i n c í p i o b a s i l a r d e s s e E s t a d o ; é d a e s s ê n c i a d o s e u c o n c e i t o s u b o r d i n a r - s e à Constituição e fundar-se na legalidade democrática; sujeita-se ao império da lei, mas da leique realize o princípio da igualdade e da justiça não pela sua generalidade, mas pela buscada igualização das condições dos socialmente desiguais. 4 0 ) P r i n c í p i o s a t a r e f a do E s t a d o D e m o c r á t i c o d e D i r e i t o : sã o o s s e g u i n t e s : p r i n c í p i o d a c o n s t i t u c i o n a l i d a d e , d em o c r á t i c o , d o s i s t e m a d e d i r e i t o s fu n d am e n t a i s , d a justiça social, da igualdade, da divisão de poderes, da legalidade e da segurança jurídica;sua tarefa fundamental consiste em superar as desigualdades sociais e regionais e instaurarum regime democrático que realize a justiça social. PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAISREGIME POLÍTICO 12 41) Conceito de regime político: é um complexo estrutural de princípios e forçaspolíticas que configuram determinada concepção do Estado e da sociedade, e que inspirams e u o r d e n a m e n t o j u r í d i c o ; a n t e s d e t u d o , p r e s s u p õ e a e x i s t ê n c i a d e u m c o n j u n t o d e instituições e princípios fundamentais que informam determinada concepção política doE s t a d o e d a so c i e d a d e , aparecimento de qualificações da democracia para denotar- lhe uma nova faceta, ou seja, ademocracia política, a social e a econômica. 47) Exercício do poder democrático Democracia direta é a q u e l a e m q u e o p o v o e x e r c e , p o r s i , o s p o d e r e s governamentais, fazendo leis, administrando e julgando; Democracia indireta , chamada representativa, é aquela na qual o povo, fontep r im á r i a d o p o d e r , n ã o p o d e n d o d i r i g i r o s n e g ó c i o s d o E s t a d o d i r e t a m e nt e , em f a c e d a extensão territorial, da densidade demográfica e da complexidade dos problemas sociais,outorga as funções de governo aos seus representantes, que elege periodicamente; Democracia semidireta é, na verdade, democracia representativa com algunsi n s t i t u t o s d e p a rt i c i p a ç ã o d i r e t a d o p o v o n a s fu n ç õ e s d e g o v e r n o , i n s t i t u t o s q u e , e n t r e outros, integram a democracia participativa. 4 8 ) D e m o c r a c i a r e p r e se n t a t i v a : p r e s s u p õ e u m c o n j u n t o d e i n s t i t u i ç õ e s q u e d i sc i p l i n a m a p a r t i c i p a ç ã o p o p u l a r n o p r o c e s so p o l í t i c o , qu e v e m a fo r m a r o s d i r e i t o s políticos que qualificam a cidadania, tais como as eleições, o sistema eleitoral, etc., como constam nos arts. 14 a 17 da CF; a participação popular é indireta, periódica e formal, por v i a d a s i n s t i t u i ç õ e s e l e i t o r a i s q u e v i s a m a d i s c i p l i n a r a s t é c n i c a s d e e s c o l h a s d o representantes do povo. 4 9) O m a n d at o p o l í t i c o r e p r e se n t a t i v o : a e l e i ç ã o g e r a , e m f a v o r d o e l e i t o , o mandato político representativo; nele se consubstanciam os princípios da representação ed a au t o r i d a d e l e g í t i m a; o m a nd a d o se d i z p o l í t i c o r e p r e se n t a t i v o p o r q u e c o n s t i t u i u m a situação jurídico-política com base na qual alguém, designado por via eleitoral, desempenhauma função política na democracia representativa. 5 0 ) D e m o c r a c i a pa r t i c i p a t i v a : o p r i n c í p i o p a r t i c i p at i v o c a r a c t e r i z a - se p e l a participação direta e pessoal da cidadania na formação dos atos de governo; as primeirasm a n i f e s t a ç õ e s c o n s i s t i r a m n o s i n s t i t u t o s d e d e m o c r a c i a s e m i d i r e t a , q u e c o m b i n a m instituições de participação direta e indireta, tais como: a iniciativa popular (art. 14, III,regulado no art. 61, § 2º), o referendo popular (art. 14, II e 49, XV), o plebiscito (art. 14, I e18, §§ 3º e 4º) e a ação popular (art. 5º, LXXIII). 5 1 ) D e m o c r a c i a p l u r a l i s t a : a C F / 8 8 a s s e g u r a o s v a l o r e s d e u m a s o c i e d a d e pluralista (preâmbulo) e fundamenta-se no pluralismo político (art. 1º, V); a Constituiçãoopta, pois, pela sociedade pluralista que respeita a pessoa humana e sua liberdade; optar porisso significa acolher uma sociedade conflitiva, de interesses contraditórios e antinômicos;o papel político é inserido para satisfazer, pela edição de medidas adequadas o plurarismosocial, contendo seu efeito dissolvente pela unidade de fundamento da ordem jurídica. 52) Democracia e direito constitucional brasileiro: o regime assume uma formad e d em o c r a c i a p a r t i c i p at i v a , n o q u a l e n c o n t r a m o s pa r t i c i p a ç ã o po r v i a r e p r e se n t a t i v a e participação direta por via do cidadão. A esse modelo, a Constituição incorpora princípiosd a j u s t i ç a s o c i a l e d o p l u r a l i s m o ; a s s i m , o m o d e l o é o d e u m a d e m o c r a c i a s o c i a l , 14 p a r t i c i p a t i v a e p l u r a l i s t a ; n ã o é p o r é m , u m a d e m o c r a c i a s o c i a l i s t a , p o i s o m o d e l o econômico adotado é fundamentalmente capitalista. 2ª ParteDOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAISI - A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS1) A d e c l a r a ç ã o d o s d i r e i t o s n a s c o n s t i t u i ç õ e s b r a s i l e i r a s : a C o n s t i t u i ç ã o d o Império já os consignava quase integralmente, havendo, nesse aspecto, pouca inovação Descargar o imprimir Agregar a colección 52,0K Reads 350 Readcasts 19 Embed Views Buscar NOTA PrensaCtrl-F⌘F para buscar rápidamente en cualquier parte del documento. Secciones DIREITO CONSTITUCIONAL (José Afonso da Silva) 1ª Parte I - DO DIREITO CONSTITUCIONAL E DA CONSTITUIÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL DA CONSTITUIÇÃO SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE EMENDA À CONSTITUIÇÃO II - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO ESTADO BRASILEIRO REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER E DIVISÃO DE PODERES O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS REGIME POLÍTICO DEMOCRACIA 47) Exercício do poder democrático 2ª Parte DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS I - A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO HOMEM II - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO À VIDA E DO DIREITO À PRIVACIDADE DIREITO À VIDA DIREITO À PRIVACIDADE DIREITO DE IGUALDADE DIREITO DE LIBERDADE DIREITOS COLETIVOS Regime das Liberdades DIREITO DE PROPRIEDADE Direito de Propriedade em Geral PROPRIEDADES ESPECIAIS 57) Propriedade de inventos, de marcas e indústrias e de nome de empresas: LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE III - DIREITOS SOCIAIS DIREITOS SOCIAIS RELATIVOS AOS TRABALHADORES Questão de Ordem Direitos dos Trabalhadores DIREITOS COLETIVOS DOS TRABALHADORES DIREITOS SOCIAIS DO HOMEM CONSUMIDOR Direitos Sociais Relativos à Seguridade Direitos Sociais Relativos à Educação e à Cultura DIREITO AMBIENTAL DIREITOS SOCIAIS DA CRIANÇA E DOS IDOSOS IV - DIREITO DE NACIONALIDADE DIREITO DE NACIONALIDADE BRASILEIRA CONDIÇÃO JURÍDICA DO ESTRANGEIRO NO BRASIL 112) Não aquisição de direitos políticos: os estrangeiro não adquirem direitos V- DIREITO DE CIDADANIA DIREITOS POLÍTICOS DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS Direito de Sufrágio SISTEMAS ELEITORAIS PROCEDIMENTO ELEITORAL DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS PRIVAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS 146) Competência para decidir sobre a perda e suspensão de direitos políticos: REAQUISIÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES DOS PARTIDOS POLÍTICOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DE ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS SERVIDORES PÚBLICOS AGENTES ADMINISTRATIVOS SERVIDORES PÚBLICOS V - BASES CONSTITUCIONAIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL LIMITAÇÕES DO PODER DE TRIBUTAR DISCRIMINAÇÃO CONSTITUCIONAL DO PODER DE TRIBUTAR DISCRIMINAÇÃO DAS RENDAS POR FONTE DISCRIMINAÇÃO DAS RENDAS PELO PRODUTO DAS FINANÇAS PÚBLICAS E DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO ESTRUTURA DOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS ELABORAÇÃO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA TRIBUNAIS DE CONTAS VI - DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO ESTADO DE DEFESA E DO ESTADO DE SÍTIO ESTADO DE DEFESA ESTADO DE SÍTIO DAS FORÇAS ARMADAS 195) Componentes das Forças Armadas: são constituídas pela Marinha, pelo DA SEGURANÇA PÚBLICA I- DA ORDEM ECONÔMICA PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA E SEUS PRINCÍPIOS ATUAÇÃO ESTATAL NO DOMÍNIO ECONÔMICO DAS PROPRIEDADES NA ORDEM ECONÔMICA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL II - DA ORDEM SOCIAL INTRODUÇÃO À ORDEM SOCIAL DA SEGURIDADE SOCIAL DA ORDEM CONSTITUCIONAL DA CULTURA DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO DOS ÍNDIOS Información y calificaciones Categoría Sin categoría Calificación: (4 Ratings) Fecha de subida: 10/16/2008 Copyright: Attribution Non-commercial Etiquetas: El documento no contiene etiquetas. Marcar documento como inapropiado Download and print this document Choose a format to download in 5 5 false false 0 .PDF .TXT Descarga Más De Este Usuario 24 p. DORESDAALMA api_11797_criativide 3862 Reads Recommended 75 p. Jose Afonso da Silva - Direito Constitucional Karla Santiago 55719 Reads 57 p. RESUMO - Curso de Direito Constitucional Positivo (José Afonso da S... Régis Bezerra 77720 Reads 104 p. Apostila de Direito Constitucional - Jose Afonso Da Silva lisiadaniella1 13591 Reads Next Dejar un comentario Enviar Caracteres:400 Renato Araujo Ferreira Esta obra jurídca foi alterada em sua formulação estrutural, o que se reflete, diretamente, no sistema didático. 47441e1bee432f json