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Guias e Dicas
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História do Computador, Notas de estudo de Informática

Apostila da História do Computador

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 19/10/2012

Tapioca_1
Tapioca_1 🇧🇷

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Baixe História do Computador e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! PARTE I Introdução O que é computador? No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida." Os irônicos dizem: "Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta." Também podemos dizer: "Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado." Complicado? Vamos estudar a história da criação do computador e poderemos ter a nossa própria definição sobre o computador... Primeiras Máquinas de Calcular A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, não dava mais para fazer cálculos... Então foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia. Cerca de 200 a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes. Ábaco - Séc. III - d.C. com discos ou contas móveis para acelerar as operações matemáticas O próximo passo na história dos computadores (ano de 1642), ocorreu quando um francês de 18 anos de nome Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar: PASCALINA, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Pascalina - 1642 Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efetuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais. Calculadora de Leibniz - 1673 Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las. Computing Tabulation Recording Company vindo a se tornar, em 1924, a tão conhecida IBM - Internacional Business Machine. Em 1930, os cientístas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turing publica um artigo sobre "Numeros Computáveis" e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre lógica simbólica e circuítos elétricos. Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um "Somador Binário". Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de se projetar máquinas capazes de executar cálculos balísticos com rapidez e precisão para serem utilizadas na indústria bélica. Com isso surgiu, em 1944, o primeiro computador eletromecânico (construído na Universidade de Harvard, pela equipe do professor H. Aiken e com a ajuda financeira da IBM, que investiu US$ 500.000,00 no projeto), possuía o nome de MARK I, era controlado por programa e usava o sistema decimal. Tinha cerca de 15 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, era envolvido por uma caixa de vidro e de aço inoxidável brilhante e possuía as seguintes características: • 760.000 peças • 800 km de fios • 420 interruptores para controle • realizava uma soma em 0,3 s • realizava uma multiplicação em 0,4 s • e uma divisão em cerca de 10 s Mark I - 1943 com seus 420 interruptores que eram ajustados manualmente para que os valores fossem introduzidos O MARK I prestou seus serviços de matemática na Universidade de Harvard por 16 anos completos, apesar de não ter feito muito sucesso, pois já era obsoleto antes mesmo de ser construído, sendo que em 1941, Konrad Zuse, na Alemanha, já estava criando modelos de teste: Z1 e Z2, sendo que logo após completou um computador operacional (Z3), que consistia de um dispositivo controlado por programa e baseado no sistema binário e que era muito menor e de construção bem mais barata do que o MARK I. Os computadores Z3 e logo a seguir o Z4, eram utilizados na solução de problemas de engenharia de aeronaves e projetos de mísseis, sendo que Zuze também construiu vários outros computadores para fins especiais, mas não teve muito apoio do governo Alemão, pois Hitler, na época mandou embargar todas as pesquisas científicas, excetos as de curto prazo, sendo que o projeto de Zuze levaria cerca de 2 anos para ser concluído. Umas das principais aplicações da máquinas de Zuze era quebrar os códigos secretos que os ingleses usavam para se comunicar com os comandantes no campo. PARTE II Computadores de Primeira Geração Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver...). COLOSSUS - 1943 criado para quebrar códigos alemães ultra-secretos O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo. Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de computador. Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, "Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos contruiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis). ENIAC - 1946 primeiro computador digital eletrônico de grande escala O ENIAC tinhas as seguintes características: • totalmente eletrônico • 17.468 válvulas • 500.000 conexões de solda • 30 toneladas de peso • 180 m² de área construída • 5,5 m de altura • 25 m de comprimento • 2 vezes maior que MARK I • realizava uma soma em 0,0002 s • realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de chances a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de superaquecer-se. Pois as válvulas liberavam tanto calor, que mesmo com os ventiladores a temperatura ambiente subia, às vezs, até 67°C. Então Eckert, aproveitou a idéia utilizada em órgãos eletrônicos, fazendo com que as válvulas funcionassem sob uma tensão menor que a necessária, reduzindo assim as falhas a 1 ou 2 por semana. Nesta época, as válvulas representavam um grande avanço tecnológico, mas apresentavam os seguintes problemas: • aquecimento demasiado provocando queima constante • elevado consumo de energia • eram relativamente lentas O ENIAC foi desativado em 2 de outubro de 1955. O sucessor do ENIAC foi o EDVAC - Eletronic Discrete Variable Computer ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas". O EDVAC foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna. Os dados, então, eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert decobriu por acaso ao trabalhar com radar. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, reduzindo bastante o número de válvulas. No ano de 1947, John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain inventam o TRANSISTOR. Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a "Era do Computador"! EDSAC - 1949 e seu inventor, o cientista inglês - Maurice Wilkes o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas. E em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO TRADIC - 1955 Computadores de Terceira Geração De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do CI - Circuito Integrado. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, ou pastilhas, que ficaram conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos. E Steven Hofstein, descobriu, em 1961, o transistor de efeito de campo, usado nos circuitos integrados MOS. No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo. PDP-8 - 1965 primeiro minicomputador comercial Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pela Burroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500. 1968 - primeiro computador com circuito integrado Em 1971, Ted Hoff, planeja o microprocessador Intel 4004, o qual era um único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits. Já em1974, Ed Roberts, do MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) em Albuquerque - Novo México, constrói um microcomputador chamado ALTAIR 8800 (o nome "Altair" se deve a uma estrela, pois consideravam o lançamento da máquina um "evento estelar"), cuja máquina foi construída com base no processador da Intel o 8080, que já era um descendente do processador Intel 8008. O ALTAIR tornou-se o maior sucesso, marcando o início de uma indústria multibilionária, pois Roberts esperava vender uns oitocentos ALTAIR por ano e acabou tendo dificuldades para satisfazer 4.000 pedidos! Intel 4004 - 1971 Intel 8080 - 1974 MOS Technology 6502 - 1975 • primeiro microprocessador • 2.250 componentes • soma 2 números de 4 bits em 11 milionésimos de segundo • tornou-se padrão para a indústria dos microcomputadores • 4.500 componentes • soma 2 números de 8 bits em 2,5 milionésimos de segundo • bastante usado em computadores domésticos • 4.300 componentes • soma 2 números de 8 bits em 1 milionésimos de segundo Logo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes") para o ALTAIR. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores. Bill Gates e Paul Allen - 1975 Placa de Circuitos da Apple I batizado de "Nosso Fundador" emoldurada e pendurada no primeiro escritório da empresa em 1977 Apple II, TRS-80 e PET - 1977 No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodore. Em 1979, é lançado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores. PARTE III Computadores de Quarta Geração Na década de 80, foi criado o IC LSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração", onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha. Motorola 68000 - 1979 Hewlett-Packerd - SuperChip - 1981 • um dos chips de 16 bits mais poderosos e • primeiro microprocessador de 32 bits Tipos de Computadores Padrão PC Existem vários tipos de computadores: • "Mainframes", que são computadores de grande ou médio porte, utilizados em grandes empresas; • Minicomputadores; • Microcomputadores, também conhecidos como "desktop", os quais existem de diversos modelos e tipos, como PC, Macintosh e Power PC; • Portáteis, como os laptops, notebooks, mini-notebooks, handhelds, notepads e palm tops. Portáteis Antigos: Evolução dos Microcomputadores PC O IBM PC, ou Personal Computer (Computador Pessoal), surgiu em 1981 e se tornou um padrão de microcomputador, o qual passou a ter uma evolução muito rápida, e difícil de se acompanhar... pois ao adquirimos um modelo que consideramos de último tipo, verificamos que já despontou no mercado um outro mais novo, mais moderno e poderoso! Vejamos se conseguimos "acompanhar" um pouco desta acelerada evolução: PC - Personal Computer: • permitia a inclusão de 5 placas de expansão; • 256 Kb de memória RAM • 40 Kb memória ROM • uma ou duas unidades de disquete de 5 1/4" com capacidade de gravação de 360 Kb; • monitor CGA monocromático (fósforo verde, âmbar ou branco). PC XT - Personal Computer eXtended Tecnology: • permitia a inclusão de 8 placas de expansão; • 512 Kb de memória RAM • 40 Kb memória ROM • uma ou duas unidades de disquete de 5 1/4" com capacidade de gravação de 360 Kb; • uma ou duas unidades de disco rígido de 10 a 40 Mb; • monitor CGA monocromático (fósforo verde, âmbar ou branco) ou colorido; • placas de expansão padrão ISA de 8 bits. PC-XT PC AT - Personal Computer Advanced Tecnology: • permitia a inclusão de 8 placas de expansão; • 1 Mb de memória RAM • 64 Kb memória ROM • uma ou duas unidades de disquete de 5 1/4" com capacidade de gravação de 360 Kb ou 1.2 Mb; • uma ou duas unidades de disco rígido de 20 a 160 Mb; • monitor CGA monocromático ou colorido ou monitor EGA; • placas de expansão padrão ISA de 8 e 16 bits. AT 286 • de 7 a 16 MHz; • 1 Mb de memória RAM; • um ou mais drives de 5 1/4" com capacidade de gravação 360 Kb ou 1.2 Mb; • monitor CGA monocromático ou colorido ou monitor EGA ou monitor VGA; • uma ou duas unidades de disco rígido de 20 a 160 Mb; • mouse; • placas de expansão padrão ISA de 8 e 16 bits. AT-286 386 SX • geralmente de 16 a 20 MHz; • 2 Mb de memória RAM; • um ou mais drives de 5 1/4" com capacidade de gravação 360 Kb ou 1.2 Mb e/ou drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 720 Kb ou 1.44 Mb; • monitor CGA ou EGA ou VGA (monocromático ou colorido); • uma ou duas unidades de disco rígido de 40 a 200 Mb; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits. 386 DX • geralmente de 33 a 40 MHz; • 2 Mb de memória RAM; • um ou mais drives de 5 1/4" com capacidade de gravação 360 Kb ou 1.2 Mb e/ou drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 720 Kb ou 1.44 Mb; • monitor CGA ou EGA ou VGA (monocromático ou colorido); • uma ou duas unidades de disco rígido de 40 a 200 Mb; • placa fax-modem 1.200 ou 2.400 Kbps; • com ou sem co-processador matemático; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits. 386-DX • placa fax-modem 14.400 ou 33.600 Kbps; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits e PCI. Pentium MMX • com tecnologia MMX que acelera os gráficos em 3 D; • de 166 a 233 MHz; • 16 a 128 Mb de memória RAM; • um drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 1.44 Mb; • drive de CD Rom 16x a 48x; • monitor Super VGA colorido de 14" ou 15"; • uma ou duas unidades de disco rígido de 2 a 8 Gb; • placa fax-modem 33.600 a 56.600 Kbps; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits e PCI. Pentium II • com tecnologia MMX que acelera os gráficos em 3 D; • processador slot 1; • de 200 a 500 MHz; • 16 a 256 Mb de memória RAM; • um drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 1.44 Mb; • drive de CD Rom 16x a 48x; • monitor Super VGA colorido de 14" ou 15"; • uma ou duas unidades de disco rígido de 4 a 10 Gb; • placa fax-modem 56.600 Kbps; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits e PCI. Pentium II Celeron (Intel) ou K6 - II (AMD) • processador socket 7; • de 300 a 550 MHz; • 16 a 256 Mb de memória RAM; • um drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 1.44 Mb; • drive de CD Rom 48x a 52x; • monitor Super VGA colorido de 14" ou 15"; • uma ou duas unidades de disco rígido de 8 a 15 Gb; • placa fax-modem 56.600 Kbps; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits e PCI. Pentium III (Intel) ou K-7 (AMD Duron) • processador slot 1; • de 500 a 1 GHz (mais atual); • 32 a 512 Mb de memória RAM; • um drive de 3 1/2" com capacidade de gravação 1.44 Mb; • drive de DVD, ou CD ROM ou CD RW; • monitor Super VGA colorido de 14" ou 15" ou 17"; • uma ou duas unidades de disco rígido de 10 a 36 Gb; • placa fax-modem 56.600 Kbps; • placas de expansão padrão ISA de 16 bits e PCI. IMPORTANTE: as configurações acima são básicas, podendo variar de acordo com o fabricante. PARTE V Hardware e Software Você sabe qual é a diferença entre "Hardware" e "Software"? • Hardware: é o nome dado ao conjunto de dispositivos (componente físicos) que formam o computador, isto é, a máquina propriamente dita. • Software: é o nome dado aos programas de um computador, ou seja, o conjunto ordenado de instruções, expresso em linguagens especiais e compreensíveis para a máquina, para que ela possa executar as operações que desejamos. A Evolução dos Sistemas Operacionais O Sistema Operacional é um conjunto de programas que permitem a criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediador entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados. Vamos ver, então, um pouco da história dos Sistemas Operacionais para microcomputadores padrão IBM PC: • MS-DOS 1.0 e PC-DOS 1.0: Em 1981 surgiram os dois primeiros DOS, ou seja, "Disk Operating System" (Sistema Operacional de Disco). • MS-DOS 1.25 e PC-DOS 1.1: Nesta versão, foram acrescentados suporte a discos de dupla face e correção de "bugs"; foram amplamente distribuídos por OEMs além da IBM. • MS-DOS 2.0 e PC-DOS 2.0: Foram lançados em 1983, juntamente com o IBM PC/XT e nesta versão foram acrescentados suporte aos discos rígidos e à estrutura hierárquica de arquivos semelhante aos do UNIX / XENIX. • PC-DOS 2.1: Lançado com o PCjr e com correção de "bugs". • MS-DOS 2.01: Versão lançada com suporte internacional. • MS-DOS 2.11: Somente com correção de "bugs". • MS-DOS 2.25: Veio com suporte ao conjunto de caracteres estendidos. • MS-DOS 3.0 e PC-DOS 3.0: Lançados em 1984 juntamente com o PC/AT e foram acrescentados o suporte a discos flexíveis de 1.2 Mb e a discos rígidos maiores. • MS-DOS 3.1 e PC-DOS 3.1: Nesta versão foi acrescentado o suporte às redes da Microsoft. • WINDOWS 1.0: Em 1985, foi lançado o Windows, que na realidade não era um sistema operacional, mas somente uma interface gráfica com o usuário do MS-DOS, ou seja, para que o Windows funcionasse, havia a necessidade de se carregar previamente o MS-DOS. • MS-DOS 3.2 e PC-DOS 3.2: Em 1986, tiveram acrescentado o suporte a discos de 3,5 polegadas. • MS-DOS 3.3 e PC-DOS 3.3: Em 1987, foram lançados juntamente com o PS/2 da IBM e possuíam amplo suporte a páginas de código fonte. • WINDOWS 2.0: Apareceu, também em 1987, mas com compatibilidade com o OS/2 Presentation Manager. • MS-DOS 4.0 e PC-DOS 4.0: Lançado em 1988, com suporte a volumes lógicos maiores do que 32 Mb; "shell" visual. • MS-DOS 5.0: Lançado em 1989, com alguns recursos a mais. • MS-DOS 5.2: Com correção de bugs. • WINDOWS 3.0: Surgiu em 1990, para ser utilizado em computadores 286 e 386 e foi lançado em grande estilo, mas ainda não teve grande aceitação. • MS-DOS 6.0: Em 1993, possuía recursos para verificação do winchester e defragmentação (Defrag). • WINDOWS 3.1: Passou a ser mais conhecido e aceito. • MS-DOS 6.2: Última versão do MS-DOS lançada, tinha correção de "bugs". • WINDOWS 3.11 For Workgroups: Versão para ligação de computadores em rede, passou a ser utilizado pela grande maioria de usuários de microcomputadores. • WINDOWS 95: Em 1995, o Windows tornou-se verdadeiramente um Sistema Operacional, funcionando sozinho, sem a necessidade do MS-DOS. Foi quando o seu sucesso estourou. • WINDOWS NT: Sistema Operacional para Servidores de Rede. • WINDOWS 95 SE (Second Edition): Versão lançada para correção de bugs. • WINDOWS 98: Versão de aperfeiçoamento da versão 95, mas com uma novidade: passa a ser um aplicativo 32 bits. • WINDOWS 98 SE (Second Edition): Versão com correção de bugs. • WINDOWS 2000: Lançado em 2000, com correção de bugs, e suporte a redes, na realidade uma atualização do Windows NT. PARTE VI Código de Máquina - Tradutor: deve estar na memória enquanto se executa o programa; o programa precisa ser traduzido cada vez que é rodado; cada instrução vai sendo traduzida a medida que vai sendo executada, com isso o programa acaba por se tornar mais lento. Exemplo: Access, DBase, etc. - Compilador: não precisa estar na memória enquanto se executa o programa, pois este é traduzido inteiramente uma vez só, tornando sua execução bem mais rápida. Exemplo: Delphi, Clipper, Pascal, C, etc. Tipos de Software Existe uma quantidade muito diversificada de softwares disponíveis no mercado. Entre os tipos mais conhecidos estão: • Sistemas Operacionais: Controlam o computador (sem eles, o computador não funciona). Exemplo: MS-DOS, Windows, OS/2, Unix, etc. • Editores de Texto: Substituem, com muitíssimas vantagens, a máquina de escrever, podendo-se fazer textos, memorandos, cartas, contratos, relatórios, correspondências em geral, documentos, etc. Num Editor de Textos, podem ser utilizados diversos recursos, tais como: sublinhado, negrito, fontes de letras de diversos tipos, cores, correção ortográfica, inserção de textos, etc. Exemplo: Word, WordPerfect, Lotus AmiPro, etc. • Planilhas de Cálculo: Servem para se fazer todos os tipos de cálculos e operações matemáticas, sendo bastante úteis para diversas aplicações, tais como: folha de pagamento, contabilidade, contas a pagar e a receber, cálculos estatísticos, balanços, criações de gráficos, etc. Exemplo: Excel, Lotus 123, etc. • Gerenciadores de Banco de Dados: Os quais serem para armazenar informações, tais como, cadastro de clientes, fornecedores, materiais, peças, mala-diretas, etc. Podendo ser efetuados cálculos e emitidos relatórios, com grande facilidade. Exemplo: Access, DBase, Paradox, etc. • Programas Gráficos - CAD: Os CAD - Computer Aided Design ou seja, programas de projetos assistidos por computador que são muito utilizados por arquitetos, engenheiros, desenhistas, ilustradores, etc.rvem para se criar desenhos, imagens, alterar fotografias. Exemplo: Auto-CAD, etc. • Editores Gráficos: Servem para se criar desenhos, imagens, alterar fotografias. Exemplo: Corel Photo Paint, Paint Shop Pro, Ulead Photo Impact, etc. • Programas de Editoração Gráfica: São programas para unir imagens e textos, na criação de editoração gráfica: folhetos, panfletos, cartões de visita, cartões de cumprimento, cartões postais, etiquetas, textos para jornais, etc. Exemplo: Corel Draw, Page Maker, MS-Publisher, etc. • Integrados Servem para os usuários que necessitam trabalhar com diversos softwares ao mesmotempo (planilha, editore de texto, banco de dados, gráficos), porém possuem menores recursos do que os softwares adquiridos isoladamente. Exemplo: MS-Works, StarOffice, etc. • Programas Educacionais São de diversos tipos, desde programas educacionais para crianças, quanto cursos de línguas, tradutores, enciclopédias, dicionários, etc. • Programas de Jogos Servem para divertir crianças e adultos, e existem vários e de diversos tipos, desde bem simples até muito complexos, incluindo imagens em 3 dimensões. Exemplo: Paciência, Come-come, Doom, Prince of Persia, Simuladores de Submarino, de Avião, de Helicóptero, Corridas de Formula 1, etc. • Browsers São programas que servem para a navegação na internet. Exemplo: Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera, etc. PARTE I Unidades Funcionais Lógicas O computador pode ser dividido basicamente em 3 partes: Unidade de Entrada Unidade Central de Processamento Memória Unidade de Saída Unidades de Entrada As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são: • Teclado: Para entrada de dados através da digitação. O teclado é dividido em 3 partes: teclado alfanumérico (semelhante ao de uma máquina de escrever), teclado numérico (semelhante à uma calculadora) e teclado de controle (formado por um grupo de teclas, que isoladamente ou em conjunto com outras teclas, executam comandos ou funções específicas, como as teclas <Shift>, <Ctrl>, <Alt>, entre outras...) • Mouse: Também conhecido como dispositivo apontador. Serve para apontar e selecionar uma das opções possíveis que aparecem na tela. Existem diversos tipos de mouse, mas o modelo mais comum tem o formato de um ratinho, por isso o nome em inglês: "mouse". Como dispositivo apontador, também encontramos os trackball, (que são um mouse invertido, ou seja, ao invés de rolarmos o mouse pela mesa, simplesmente, giramos sua bolinha com a mão movimentando o cursor na tela), track point, que é composto de um ponto no meio do teclado (geralmente em notebooks), touch pad, ou mouse de toque (onde ao movimentarmos o dedo sobre uma "pequena placa", movimentamos o cursor na tela) e os mouses em forma de caneta que tem o mesmo formato de uma caneta (geralmente encontrado em palm tops). • Scanner: Disco Rígido (winchester) o Discos Ópticos: também é possível armazenar informações em um CD - Compact Disk ou Disco Compacto, para isso se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos. Compact Disk Unidades de Saída As unidades de saída, têm por função converter os dados e informações de uma maneira que se torne compreensível para o usuário, ou seja, servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador, existem diversos periféricos de saída, veja alguns deles: • Monitor de Vídeo: Semelhante a um aparelho receptor de televisão, onde são apresentados os dados ou informações solicitadas pelo usuário. • Impressora: É um dispositivo que imprime os dados ou informações armazenados na memória do computador. As impressoras podem ser classificadas em: Impressoras Com Impacto: utilizando "martelos" que pressionam uma fita carbono contra o papel de impressão (geralmente os chamados "formulários contínuos"), e podem ser de dois tipos: - Impressora Serial ou Matricial: possuem agulhas ou pinos na cabeça de impressão, que percorrem toda a extensão da página e que são responsáveis pela transferência da tinta do cartucho (fita) para o papel, através de pinos (ou agulhas) que pressionam essa fita contra o papel. (Obs.: quanto maior o número de pontos impresso pelas agulhas, melhor será a definição do caracter do documento). Existem impressoras de 9 e de 24 agulhas, sendo que as de 24 agulhas possuem uma melhor resolução, mas mesmo assim, o máximo de qualidade que estas impressoras alcançam são 360 dpi (dotch per inch) ou ppp (pontos por polegada).cuja impressão é feita caracter por caracter; - Impressora de Linha: que imprime os caracteres de uma linha completa de uma só vez. Impressoras Sem Impacto: são impressoras silenciosas. Jato de Tinta - têm processo semelhante ao das matriciais, pois também possuem cabeça de impressão que percorre toda a extensão da página, só que esta cabeça de impressão possui pequenos orifícios, através dos quais a tinta é lançada sobre o papel. As impressoras jato de tinta pode ser de 2 tipos: "jato de bolha" (bubble jet), as quais possuem resistores que aquecem a tinta formando bolhas que se expandem empurrando a tinta pelos orifícios (é o tipo mais utilizado pelos fabricantes, como a HP e a Cannon); e "piezoelétrica", ou de tecnologia mecânica, como é o caso das impressoras Epson. Fusão Térmica - ou também conhecidas como "dye sublimation", possuem uma qualidade profissional nas cópias efetuadas, mas o seu custo é muito maior do que o das impressoras jato de tinta. Nestas impressoras, a tinta está num rolo de transferência, ou seja, um filme de plástico que contém painéis consecutivos de corantes (dye), nas cores secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Este rolo passa junto à cabeça térmica que contém milhares de elementos de aquecimento, que aquecem os corantes o suficiente para que evaporem, e então eles se espalham pela superfície do papel, que também deve ser um pape especial, próprio para abserver os vapores dos corantes. Laser - são impressoras sem impacto e com baixíssimo nível de ruído, e possui um processo de impressão idêntico ao das fotocopiadoras (xerox). Funciona da seguinte maneira: no módulo de impressão, um conjunto de espelhos móveis e lentes redireciona o raio de luz para um cilindro que se move continuamente. A combinação do movimento do cilindro com o ligar e desligar do raio de luz, geral diversos pontos numa mesma linha. Enquanto o cilindro gira, o papel se movimenta e passa ao lado de um polarizador (fio eletrificado que transfere uma carga elétrica estática para o papel), então os pontos de luz que atingem o cilindro são polarizados por uma carga elétrica idêntica à do papel e cada carga marca um ponto que será impresso no papel. Entre o este ponto que o cilindro foi polarizado e o contato com o papel, existe uma bandeja de toner (um pó plástico que tem carga inversa à do cilindro) e que faz com que as partículas se unam com os pontos eletrificados do cilindro, o qual imediatamente encontra o papel, sendo que a carga do papel é sempre maior, este absorve, então, o toner do cilindro. Após girar, o cilindro passa por um fio carregado negativamente, o qual restaura toda a superfície à sua condição original, permitindo o reinício do processo. Depois o papel e toner passam pela unidade de fusão que os aquece e fixa o toner definitivamente no documento. • Plotters: Plotter: é um dispositivo para traçar gráficos ou desenhos, através de canetas (coloridas ou não) a ele acopladas, combinando instruções de encostar e levantar a caneta com os deslocamentos da folha de papel. Existem também plotters à jato de tinta. • Speakers: Ou caixas de som, servem para transmitir sons através do micro, sejam músicas ou sons de voz. • Sintetizadores ou Eletrodomésticos ou Robo Industrial: atualmente o computador é capaz de controlar quase que absolutamente tudo.
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