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Guias e Dicas
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Ferramentas de Qualidade: Exemplos e Aplicação, Notas de estudo de Engenharia de Produção

As ferramentas de qualidade mais utilizadas no mercado, com ilustrações, gráficos e tabelas, além de um exemplo prático de cada caso. As ferramentas de qualidade são uma coleção de ferramentas estatísticas utilizadas para melhorar a qualidade de produtos, serviços e processos. Elas oferecem suporte para coletar, tabular, analisar e apresentar dados, sendo fundamental para o gerenciamento da qualidade e prodividade.

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 13/10/2012

gedeon-pereira-7
gedeon-pereira-7 🇧🇷

4.4

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Baixe Ferramentas de Qualidade: Exemplos e Aplicação e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! 48 – M O B I L I Z A R Ferramentasda qualidade Nas empresas, as decisões devem ser tomadas com base na análise de fa- tos e dados. Para aproveitar melhor es- tas informações, algumas técnicas e fer- ramentas podem ser aproveitadas. O objetivo principal é identificar os maiores problemas de um processo, produto ou serviço e, com a análise, buscar a me- lhor solução. Esta edição do Chão de Fábrica não pretende capacitar o leitor no uso destas ferramentas. A idéia é demonstrar como inseri-las no contexto da qualidade total da fábrica. Com este propósito, vamos apresen- tar as ferramentas de qualidade mais uti- lizadas pelo mercado com, figuras, ilus- trações, gráficos e tabelas, além de um exemplo prático de cada caso. Conheça estas ferramentas nas páginas a seguir: MÓBILE CHÃO DE FÁBRICA Parte integrante do projeto Mobilizar Ilustrações: Openthedoor Textos: Maurício Koyano Responsável técnico: Vasco de Almeida Martins Jr. almeidamartins@uol.com.br AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE • São um conjunto de ferramentas estatísti- cas de uso consagrado para melhoria da quali- dade de produtos, serviços e processos. A esta- tística desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, por uma razão muito simples: não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mes- mas características. É necessário, então, ter domínio sobre estas variações. A estatística ofe- rece o suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados. • Elas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares. É indicado que estes métodos sejam de conhecimento de todas as pessoas – desde o presidente aos colaborado- res – e devem fazer parte do programa básico de treinamento. Para usar as ferramentas da qualidade é preciso ter domínio sobre as variações da produção, com coleta, tabulação, análise e apresentação de dados 50 – M O B I L I Z A R O objetivo desta ferramenta é gerar um qua- dro com dados claros, que facilitem a análise e o tratamento posterior. Para tanto, é necessário que os dados obti- dos correspondam à necessidade da empresa, como a análise de um processo de corte, por exemplo. A coleta de dados não segue nenhum pa- drão pré-estabelecido e pode ser adequada de acordo com as particularidades do processo fa- bril da sua própria empresa. O importante é que cada empresa desen- volva o seu formulário de registro de dados que permita quem, além dos dados, também sejam registrados os responsáveis pelas medições e registros, quando e como estas medições ocor- reram. Lista deverificação EXEMPLO A lista de verificação a seguir serve para levantar e demonstrar as causas de assistência técnica em uma fábrica de móveis de painel com acabamento de superfície e pintura. Ela mostra o número de vezes que ocorreu algum erro na produção, em que fase da fabricação houve a falha e revela ainda sua influência sobre o total desper- diçado. Na hora de coletar os dados, não esqueça: a) tenha um objetivo bem definido b) obtenha contabilidade nas medições c) registre os dados de forma clara e or- ganizada CAUSAS NO DE PEÇAS PARTICIPAÇÃO NO TOTAL ACUMULADO Falta de algum item (acessórios) 19 24,05% 24,05% Vidro quebrado 18 22,78% 46,83% Padrão de cor não conforme 11 13,92% 60,76% Pintura de borda sem conformidade de cor 9 11,39% 72,15% Fita de borda descolando 6 7,59% 79,75% Furação errada 5 6,33% 86,08% Verniz não alastrado 3 3,80% 89,87% Falta do kit completo de acessórios 2 2,53% 92,40% Peça riscada 2 2,53% 94,94% Falta de peças 2 2,53% 97,47% Desplacamento 1 1,27% 98,73% Dimensão fora de padrão 1 1,27% 100,00% LISTA DE VERIFICAÇÃO 54 – M O B I L I Z A R Fluxograma O fluxograma é o mais importante instru- mento para visualizar o trabalho. Ele permite o estudo preciso dos métodos, processos e roti- nas. Assim como o organograma, ele serve para estudar a estrutura de uma empresa e do seu funcionamento. Usam-se habitualmente duas modalidades de fluxograma, sendo possível defini-lo de duas maneiras: a) Fluxograma é o gráfico que representa os postos de trabalho (uma máquina, uma mesa) de uma empresa e o curso das tarefas nessas unidades. Ele mostra o relacionamento entre elas, e as tarefas realizadas por esses postos. b) É o gráfico que representa o curso ou caminho percorrido por certo elemento (docu- mento, matéria-prima, produto, etc), por várias unidades da empresa, mostrando o tratamento que cada unidade realiza. AJUDA COMPLETA O fluxograma auxilia o trabalho de organização na fase de levantamento, ou na planejamento, da seguinte maneira: • Permite compreender ou estabelecer com clareza as relações entre as uni- dades de trabalho. • Identifica as relações ou processos que podem ser eliminados ou que devem ser alterados. • Estabelece, nos dois casos acima, a identificação das fases do processo e a necessidade de alteração de seu fluxo. • Permite identificar e suprimir os movi- mentos inúteis de um elemento qual- quer (um requerimento ou uma pilha de peças, por exemplo). O fluxograma permite identificar e suprimir os movimentos inúteis de um elemento qualquer (um requerimento ou uma pilha de peças, por exemplo). Acompanhe um exemplo na página seguinte 56 – M O B I L I Z A R Fluxograma O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os mais utilizados, sendo eles: 58 – M O B I L I Z A R Histograma O Historigrama é uma fer- ramenta que mostra a freqüên- cia em que os valores obtidos na medição ocorrem. No gráfico (veja ao lado), a espessura das barras repre- senta o intervalo da variável e a altura da barra mostra o nú- mero de vezes que ela ocorre. Ele é utilizado para desta- car as modificações nas dimen- sões de peças, variações de temperatura e outros dados. Mesmo tendo um visual bastante simples, o Histograma exige muito cuidado na hora de ser criado porque é possível existir variações de interpreta- ção do número de barras, da espessura (classes) e das al- turas destas barras. Por isso, o Fluxograma exige cuidados de um especia- lista ou de um engenheiro. A medição equivocada vai resul- tar num gráfico sem a precisão necessária. Gráficode controle O gráfico de controle é uma ferramenta utilizada para avaliar a estabilidade do pro- cesso, distinguindo suas varia- ções. Quando casuais, elas se repetem aleatoriamente dentro de limites previsíveis. Já as de- correntes de causas especiais necessitam de tratamento. É necessário, então, iden- tificar, investigar e colocar sob controle alguns fatores que afe- tam o processo. Período qu an tid ad e (g /m 2 ) Gramatura (g/m2) Lsc (g/m2) Média (g/m2) Lic (g/m2)
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