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Universidade Norte do Paraná Curso de Administração Bacharelado

Manual de Elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração

O presente Manual objetiva orientar os acadêmicos do Curso de

Administração Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL sobre a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC, na modalidade de Diagnóstico na área de produção e logística.

No TCC é necessário constar os seguintes itens:

Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimento (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo em Língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (opcional) Lista de tabela (opcional) Sumário (obrigatório)

Introdução Justificativa Objetivos (Objetivo geral e Objetivos específicos) Referencial Teórico Metodologia Caracterização da organização em estudo Desenvolvimento – diagnóstico Considerações Finais

Referências (obrigatório) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Glossário (opcional)

Elementos pré-textuais

Elementos textuais

Elementos pós-textuais

Elementos pré-textuais – Comparado ao módulo utilizado para elaboração do préprojeto, vemos que são inseridos vários itens: Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimento; Epígrafe; Resumo em Língua vernácula; Resumo em língua estrangeira; Lista de tabela.

Elementos textuais - Observe que com relação aos elementos textuais há algumas alterações (quando comparamos com o pré projeto): Exclui-se o cronograma e acrescenta-se o Desenvolvimento; os resultados e discussões; as sugestões e recomendações; e as considerações Finais.

Elementos pós-textuais- Aqui também são inseridos alguns itens que são opcionais: Apêndice; Anexo e Glossário.

A seguir são apresentadas as orientações de como deverá ser redigido o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 Capa
1.2 Folha de Rosto
1.3 Folha de Aprovação
1.4 Dedicatória (s)
1.5 Agradecimentos
1.6 Epígrafe
1.7 Resumo na Língua Vernácula
1.8 Lista de Ilustrações (Tabelas, Quadros e Figuras)
1.9 Sumário
2. ELEMENTOS TEXTUAIS
2.1 Introdução (o que fazer?)
2.2 Justificativa (Por quê vai fazer?)
2.3 Objetivos
2.4 Referencial Teórico
2.5 Metodologia
2.6 Caracterização da Organização em estudo
2.7 Desenvolvimento
2.7.1 Diagnóstico na área de produção e logística
2.8 Considerações finais
3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
3.1 Referências
3.2 Apêndice
3.3 Anexo

SUMÁRIO 3.4 Glossário ................................................................................................................

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1.1 CAPA

Elemento obrigatório onde constam as informações indispensáveis à do trabalho. As informações descritas devem obedecer à seguinte ordem:

nome da instituição: seguido do nome do centro (Sistema de Ensino

Presencial Conectado) e do nome do curso que deve ser apresentado em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento justificado;

nome do(s) autores(s): organizado(s) em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Recomenda-se deixar um espaço simples de entrelinhas entre o nome da Instituição/curso e o(s) nome(s) do autor(es). Deve ser apresentado também em fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado;

título do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; em maiúsculas e negritadas, fonte Arial, tamanho 16, espacejamento simples de entrelinhas e centralizado;

subtítulo (condicionado à necessidade): se houver subtítulo, deve ser precedido de dois pontos (:), fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas, negrito e capitalizado (as primeiras letras das palavras principais em letras maiúsculas), procurando assim evidenciar a sua subordinação ao título principal;

local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas simples, e apenas as iniciais em maiúsculas.

1.2 FOLHA DE ROSTO

A Folha de Rosto é obrigatória e contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve possuir todos os elementos da capa (com exceção do nome da instituição), acrescidos dos abaixo relacionados:

natureza do trabalho: deve informar o tipo de trabalho (trabalho de conclusão de curso);

objetivo do trabalho: deve informar se é apresentado para aprovação em uma disciplina, para a obtenção de um grau, para a obtenção de um título e outros;

As informações sobre natureza e objetivo do trabalho devem ser apresentadas com alinhamento justificado, com recuo esquerdo de 7 cm, espacejamento simples de entrelinhas, fonte Arial e tamanho 10. Os demais elementos devem ser centralizados na folha.

1.3 FOLHA DE APROVAÇÃO

Elemento obrigatório, contendo os elementos essenciais da identificação do trabalho. Colocada logo após a folha de rosto (ou errata, caso ela exista), constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinatura dos membros componentes da banca examinadora são colocados após a aprovação do trabalho.

1.4 DEDICATÓRIA (s)

Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

Não apresenta título e nem indicativo numérico. Pode ser digitado em fonte Arial ou Comic Sans MS, tamanho 12, com espacejamento 1,5 de entrelinhas, alinhamento justificado e 7 cm de recuo esquerdo.

1.5 AGRADECIMENTOS

Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. É importante agradecer ao orientador, a empresa onde foram coletados os dados e a agência de fomento, (se houver). Deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 12, espacejamento 1,5 de entrelinhas, alinhamento justificado e parágrafos de 3 cm. Deve ser encabeçado pela palavra AGRADECIMENTOS, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito.

1.6 EPÍGRAFE

Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, espacejamento simples de entrelinhas, alinhamento justificado e recuo esquerdo de 7 cm. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias. Não apresenta título e nem indicativo numérico.

1.7 RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA

Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos assuntos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo do trabalho, ressaltando os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do mesmo.

O resumo, é redigido pelo próprio autor, compõe-se de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras para as monografias e outros trabalhos acadêmicos. Deve ser redigido em parágrafo único (NBR-6028, 2003), na terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa, utilizando espacejamento simples de entrelinhas e seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavraschave (no máximo 05), que devem ter a primeira letra maiúscula, ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. O conteúdo do resumo e as palavras-chave devem ser separados por dois espaços duplos de entrelinha. Deve ser encabeçada pela palavra RESUMO, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito, precedido da respectiva referência bibliográfica.

1.8 LISTA DE ILUSTRAÇÕES (Tabelas, Quadros e Figuras)

Elemento condicionado à necessidade, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha.

Quando houver uma grande quantidade de ilustrações distintas (superior a 05 itens), recomenda-se a elaboração de listas próprias para cada tipo de ilustração (tabelas, quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).

Deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, espacejamento 1,5 de entrelinhas, alinhamento justificado e ser encabeçado pela palavra LISTA DE ILUSTRAÇÕES, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito. Quando houver a elaboração de listas próprias, substituir pelo nome da lista específica (LISTA DE GRÁFICOS, LISTA DE FOTOGRAFIAS, LISTA DE TABELAS, etc).

1.9 SUMÁRIO

É a transcrição das partes que compõem o trabalho, conforme aparecem no texto, na mesma ordem e grafia. É um elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) número (s) da(s) folha(s). Deve ser encabeçada pela palavra SUMÁRIO, com todas as letras maiúsculas, negrito e centralizado. É apresentado da seguinte forma:

os elementos pré-textuais como: errata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos, listas de ilustrações, listas de tabelas entre outros, não constam no sumário;

não se utiliza nenhum tipo de sinal (ponto, hífen, travessão) entre os números indicativos de seção e seus títulos, nem após os títulos;

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