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Guias e Dicas
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Mapa conceitual-definição e usos, Esquemas de Farmácia

Definições e usos sobre mapa conceitual para iniciantes.

Tipologia: Esquemas

2010

Compartilhado em 02/08/2010

edson-perini-7
edson-perini-7 🇧🇷

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Baixe Mapa conceitual-definição e usos e outras Esquemas em PDF para Farmácia, somente na Docsity! h�p://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ Mary Lúcia Pedroso Konrath Bolsista CNPQ-PIBIC/UFRGS Projeto LUAR Levando a Universidade à aprendizagem Remota Orientadora: Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco Mapas Conceituais • Definições • U�lização de mapas conceituais na educação • So�ware CMap Tool • Exemplos de mapas conceituais dos alunos da disciplina EDU3375 • Exemplos de mapas conceituais dos alunos do pós-graduação em Informá�ca na Educação • Referências bibliográficas • Contato Definições Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento. Utilização de Mapas Conceituais na Educação São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa: • As entradas para a aprendizagem são importantes. • Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados. • Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno. • Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados. Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula. Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta. Podemos verificar isto através do mapa conceitual abaixo: (Faria, 1995: 46) Mapas conceituais podem ser utilizados como: Estratégia de estudo Estratégia de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar Pesquisas educacionais
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