Enxofre ( engenharia do meio ambiente)

Enxofre ( engenharia do meio ambiente)

Cássio Rene

Ediane Farias

Priscilla Barros Feitosa

Vinicius Altino

ENXOFRE (S)

BARRA DO BUGRES

2012

Cássio Rene

Ediane Farias

Priscilla Barros Feitosa

Vinicius Altino

ENXOFRE (S)

TRABALHO APRESENTADO PARA DISCIPLINA DE ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE, DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), MINISTRADO PELO PROFESSOR FABRICIO SCHWANS.

BARRA DO BUGRES

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal abordar a definição e ocorrência do enxofre, ou seja, mostrar o ciclo do Enxofre, onde ele é encontrado e suas determinadas aplicações.

O Enxofre é um elemento químico de símbolo S, com número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e massa atômica 32 u. Em temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido e é considerado um não metal, possui coloração amarela, é mole, frágil e leve. (ALVES, 2002 ).

Muito utilizado na fabricação de fósforos, adubos químicos e medicamentos laxantes e como componente da pólvora.

Sua maior aplicação, em âmbito mundial, se refere à produção de ácido sulfúrico, estima-se que 87% de sua utilização é destinada a obtenção desse produto.

Além disso, A presença do enxofre em nosso organismo possui caráter fundamental, além de auxiliar na formação de vitaminas,proteínas e do coágulo sanguíneo, ajuda no combate à parasitas.

ENXOFRE

É um elemento químico de símbolo S, com número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido, é um não-metal, possui coloração amarela, é mole, frágil e leve. (ALVES,2002)

De acordo com Líria Alves, é conhecido desde a antiguidade e já fazia parte de estudos doa Alquimistas.

Durante a idade média, os alquimistas acreditavam que era possível transformar outros metais em ouro. Uma mistura ideal de enxofre e mercúrio era creditada como possível formadora de outro. Os alquimistas nunca provaram suas suposições referentes a isso. (TUDO SOBRE ENXOFRE e produtos a base de enxofre, [20-?])

Segundo Liria Alves o enxofre Ficou popular por possuir um odor semelhante ao odor de ovo podre quando presente com ácido sulfídrico. E, é ate mesmo citado na Bíblia: Gênesis 19,24: "O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e fogo, vindo do Senhor do céu".

Não é prática comum a obtenção de enxofre em laboratórios, pois ele é localizado com relativa facilidade na natureza, avalia-se que é responsável pela composição de cerca de 0,03% da crosta terrestre. Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais.

na região do Golfo do México o enxofre foi descoberto, em 1869. Nesse período seu aproveitamento era difícil, pois os depósitos estavam abaixo de camadas de areias movediças. E o método mais utilizado para extração era o método Frasch.

Em 1891, Herman Frasch criou o primeiro processo economicamente viável para a sua extração. Como possui um baixo ponto de fusão (115ºC), Frasch teve a idéia de usar vapor de água em altas temperaturas para fundir o enxofre sólido e soltá-lo da rocha onde ele se encontrava afixado. Depois de solto, o líquido era levado à superfície através de um bombeamento com ar comprimido [...]. (LEAL,2010)

De acordo com Adriano Leal as principais jazidas de enxofre estão situadas no México, Japão, Finlândia, Espanha, Chile, Itália e sul dos Estados Unidos.

Petrobras é responsável pela produção de 7% do enxofre consumido pelo mercado brasileiro. Ela comercializa 3 tipos: o pecuário, utilizado na complementação da alimentação do gado, o ventilado, usado na vulcanização da borracha e o industrial, cuja utilização é feita em diversos segmentos.

2 AONDE É ENCONTRADO

[...] Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais. Também pode ser extraído de impurezas de vários metais, ou ainda pela recuperação de gases ácidos do petróleo. Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfalerita (ZnS) e o Cinábrio (HgS). (LEAL,2010)

Devido a essas diferentes formas de arrumação entre as ligações de seus átomos, o enxofre possui algumas formas cristalinas, como o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfalerita (ZnS) e o Cinábrio (HgS).O enxofre também pode ser encontrado em alimentos, como frutas, verduras, leite e ovos.

No Brasil, encontramos reservas de enxofre contido nos sulfetos de zinco nos Estados de Minas Gerais (Paracatu e Morro Agudo) e nos sulfetos de cobre, cobalto e níquel em Fortaleza. Além disso, têm-se recursos de 3,6 milhões de toneladas de enxofre nativo em depósitos no Estado de Sergipe e 48 milhões de toneladas de enxofre, presentes nos folhelhos piro betuminosos da Formação Iratí na Bacia do Paraná, que abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. A Petrobrás produz enxofre proveniente desses folhelhos no município de S. Mateus do Sul.

3 CICLO DO ENXOFRE

Através das condições ambientais que afetam a composição e atividade dos microorganismos, o enxofre passa por transformações microbianas. Em todos os solos ocorrem os seguintes processos:

  • Decomposição de enxofre orgânico com liberação de formas inorgânicas;

  • Imobilização ou conversão do enxofre do enxofre inorgânico em compostos orgânicos dos microrganismos;

  • Produção de sulfetos (S2-) pela redução de sulfatos;

  • Produção de formas voláteis;

  • Oxidação de enxofre elementar ou outras formas reduzidas

Geralmente os solos de regiões tropicais apresentam menores teores de enxofre total e orgânico que os solos de regiões temperadas devido à maior mineralização e ao maior intemperismo, que determinam maiores perdas”. (TUDO SOBRE ENXOFRE e produtos a base de enxofre, [20-?])

Os fatores de formação do solo influenciam o teor de enxofre, sendo que os mais importantes provavelmente seriam o clima e a vegetação. O material de origem também é considerado fator importante, pois tem grande influência sobre as propriedades físico-químicas do solo.

4 EXTRAÇÃO E APLICAÇÕES

Segundo Adriano Leal, a maior aplicação do enxofre, em ambito mundial, se refere a produção de ácido sulfúrico (cerca de 87% da sua utilização é destinada a obtenção desse produto). Também é utilizado na produção de borracha, e, compõe fertilizantes e defensivos agrícolas.

No organismo humano, além de auxiliar na formação de vitaminas,proteínas e do coágulo sanguíneo, ajuda no combate à parasitas. Sua deficiência provoca diversos sintomas, como depressão, neurite, odor desagradável na saliva e diminuição do brilho da pele. Para evitar esse déficit se recomenda a ingestão de frutas e verduras. Alimentos de origem animal como leite e ovos também o possuem em sua constituição.

O enxofre pode ser extraído de impurezas de vários metais, ou ainda pela recuperação de gases ácidos do petróleo.

Quando o enxofre é de origem sedimentar, ele pode ser extraído através do método da Sicilia, esse método consiste em aquecer o minério em fornos especiais para volatizá-lo e recolhe-lo em camadas de sublimação, em estado de pureza. Mas quando ele se encontra e formações mais profundas como ocorre no golfo do México é necessário a aplicação do método de Herman frasch.

O método Frasch consiste em cavar poços, introduzindo-se nas rochas sedimentares três tubos concêntricos. Pelo tubo externo é injetada água superaquecida, destinada a fundir o enxofre em seu depósito subterrâneo; no tubo de menor diâmetro injeta-se ar sobre forte pressão para forçar o enxofre líquido a subir à superfície, através da tubulação intermediária.

Atualmente o método mais utilizado é o Processo Claus, que consiste na obtenção de enxofre a partir do sulfeto de hidrogênio.

CONCLUSÃO

O enxofre é um elemento químico se encontra sempre em nossas vidas como em alguns alimentos que somos acostumados a comer no dia a dia como nas carnes, peixes, aves, ovos, leite, queijos, legumes, castanhas. E sua deficiência no organismo pode causar neurite, depressão e diminuição do brilho da pele.

Sem o enxofre teríamos dificuldade até para produzir alimentos já que ele é usado em fertilizantes.

Vimos que a maior aplicação do seu uso se refere a produção de acido sulfúrico, e possui uma extrema importância a fabricação de Borracha.

REFERÊNCIAS

ALVES, Líria. ENXOFRE. Brasil escola. [S.l], 2002. Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/enxofre.htm. Acesso em: 24 ago. 2012.

CESAR, Paulo. Esquema do ciclo do enxofre. [S.l], [20-?]. Disponível em: <http://www.profpc.com.br/ciclo_enxofre.htm>. Acesso em: 24 ago. 2012.

LEAL, Adriano. Enxofre. [S.l], jan. 2010. Disponível em: <http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/enxofre/. Acesso em: 24 ago. 2012.

TUDO SOBRE ENXOFRE e produtos a base de enxofre. [S.l], [20-?]. Disponível em: <http://www.enxofre.com/enxofre. Acesso em: 24 ago. 2012.

Comentários