ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DEPUTADO ESTADUAL RENE BARBOUR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE

ENXOFRE (s)

ENXOFRE

É um elemento químico de símbolo S, com número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e massa atômica 32 u.

(ALVES, 2002)

ENXOFRE

  • As principais jazidas de enxofre estão situadas no México, Japão, Finlândia, Espanha, Chile, Itália e sul dos Estados Unidos. (LEAL, 2010)

ENXOFRE

Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais.

ENXOFRE AONDE É ENCONTRADO

  • Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfalerita (ZnS) e o Cinábrio (HgS). (LEAL,2010)

ENXOFRE AONDE É ENCONTRADO

  • Devido a essas diferentes formas de arrumação entre as ligações de seus átomos, o enxofre possui algumas formas cristalinas, como o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

Ciclo do Enxofre

  • O enxofre apresenta um ciclo com dois reservatórios: um maior, localizado nos sedimentos da crosta terrestre e outro menor, localizado na atmosfera. (CESAR, [20-?])

Ciclo do Enxofre

Figura 6:Esquema do Ciclo do Enxofre

EXTRAÇÃO E APLICAÇÃO

  • Segundo Adriano Leal, a maior aplicação do enxofre, em âmbito mundial, se refere a produção de ácido sulfúrico.

  • No organismo humano, além de auxiliar na formação de vitaminas,proteínas e do coágulo sanguíneo, ajuda no combate à parasitas.

EXTRAÇÃO E APLICAÇÃO

Em 1891, Herman Frash criou o primeiro processo economicamente viável para a sua extração.

Esse método consiste em cavar poços, introduzindo-se nas rochas sedimentares três tubos concêntricos. Pelo tubo externo é injetada água superaquecida, destinada a fundir o enxofre em seu depósito subterrâneo; no tubo de menor diâmetro injeta-se ar sobre forte pressão para forçar o enxofre líquido a subir à superfície, através da tubulação intermediária.

(TUDO SOBRE ENXOFRE e produtos a base de enxofre, [20-?])

EXTRAÇÃO E APLICAÇÃO

CONCLUSÃO

  • O enxofre é um elemento químico se encontra sempre em nossas vidas como em alguns alimentos que somos acostumados a comer no dia a dia como nas carnes, peixes, aves, ovos, leite, queijos, legumes, castanhas. E sua deficiência no organismo pode causar neurite, depressão e diminuição do brilho da pele.

  • Sem o enxofre teríamos dificuldade até para produzir alimentos já que ele é usado em fertilizantes.

  • Vimos que a maior aplicação do seu uso se refere a produção de acido sulfúrico, e possui uma extrema importância a fabricação de Borracha.

REFERÊNCIAS

REFERÊNCIAS

Comentários