Cursoervasaromaticas

Cursoervasaromaticas

(Parte 1 de 5)

Ervas AromÆticas

Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo 1

Marcelo Rigotti

Capítulo 1 - Introduçªo às ervas02
Capítulo 2 - Ervas na Cozinha06
Capítulo 3 ?Cultivando um jardim de ervas09
Capítulo 4 - Coleta das Ervas14
Capítulo 6 - Armazenamento de Ervas17
Capítulo 7 ?Utilizaçªo das Ervas na cozinha2
Capítulo 8 ?Utilizaçªo das Ervas na Fitoterapia23
Capítulo 9 ?Receitas com Ervas25

Autor Marcelo Rigotti rigottims@gmail.com

Ervas AromÆticas

Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo 2

Marcelo Rigotti

Capítulo 1

Introduçªo às ervas

As ervas condimentares tŒm sido utilizadasdesde o inicio dos tempos. Os chineses tŒm utilizado estas ervas aromÆticas para tudo, desde tempero para aromatizar uma receita atØ como remØdio para curar alergias. As ervas mais comuns sªo conhecidas por seu uso culinÆrio e tambØm pelas suas aplicaçıes medicinais.

Os nativos americanos conheciam a importância de uma erva. Se era para curar uma dor de dente ou curar uma dor de estômago, havia ervas para todos os tipos de problemas. Alguns dos pratos mais saborosos sªo feitos a partir de uma erva.

A maioria das ervas podem ser cultivadas direitamente no jardim de sua casa. Ervas podem ser cultivadas no quintal, em recipientes no apartamento, em garrafas PET em sistema hidropônico, etc.

As ervas foram usadas como moeda de troca no comØrcio em tempos antigos. Viagens para o Extremo Oriente trouxeram especiarias maravilhosas como gengibre e canela para a Europa. A salvia estava em demanda na sia. Partindo do desejo de ter essas aromÆticas e medicinais as plantas vieram por muitas rotas comerciais. A procura de ervas abriu muitas portas para diferentes culturas.

Os primeiros usos de ervas foram destinados, principalmente para a medicina. As pessoas descobriam seus efeitos, e o uso de certas plantas fez o corpo se sentir melhor, mais relaxado, ou menos doloroso. A camomila possui um efeito calmante, a maioria das hortelªs ajuda a resolver problemas de estômago. Durante muito tempo, as ervas foram os œnicos medicamentos conhecidos.

Com o aparecimento de novas prÆticas mØdicas, o uso de ervas se tornou menos constantes. Em alguns países, mesmo a pratica da fitoterapia se tornou ilegal. As ervas foram consideradas ineficientes, muitas pessoas que contavam com ervas para a cura, agora estavam sendo acusadas de feitiçaria.

Entre os anos 1960 e 1970, a utilizaçªo das ervas recomeçou. O uso de ervas, mais uma vez começou a ganhar popularidade. A partir dai as pessoas começaram a perceber que

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti muitas doenças sªo mais bem tratadas com ervas que quaisquer outros medicamentos. Na verdade, quando se descobriu quemuitos medicamentos prescritos foram baseados em ervas medicinais, algumas pessoas abandonaram os medicamentos e começaram a usar apenas ervas medicinais.

Definiçªo de planta herbÆcea ou erva

Do ponto de vista botânico, uma erva Ø uma planta que nªo produz um caule lenhoso como uma Ærvore. Mas uma erva vai viver o tempo suficiente para desenvolver flores e sementes.

Existe uma grande variedade de ervas, em torno de 73 tipos diferentes de ervas. Algumas ervas se enquadram em uma ou mais classificaçıes de acordo com o uso-culinÆria, aromÆtica, ornamental e medicinal.

CulinÆria

Sªo provavelmente as mais utilizadas na cozinha, com uma vasta gama de utilizaçıes na culinÆria. Estas plantas, devido ao seu sabor forte, geralmente sªo usadas em pequenas quantidades para dar sabor. Salsinha, produzido em maior quantidade, Ø usado principalmente como um enfeite. TambØm Ø muito popular como importante na aromatizaçªo da carne de porco. Outras ervas culinÆrias incluem cebolinha, tomilho, manjerona, segurelha, hortelªe manjericªo.

AromÆticas

A maioria tem cheiro agradÆvel de flores e folhagem. Os óleos das plantas aromÆticas podem ser usados para produzir perfumes, Æguas de colônia e perfumes diversos. Para uso domØstico, partes da planta sªo usadas inteiras, muitasvezes para perfumar as roupas de vestuÆrio ou de cama. Quando seca, muitas ervas

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti aromÆticas conservam o aroma, por um período considerÆvel. Algumas ervas aromÆticas comuns sªo a hortelª, manjerona, alecrim e manjericªo.

Ornamental

Plantas ornamentaistŒm flores e folhagens coloridas, muitas delas com cores flores brancas. A valeriana tem flores de carmesim, enquanto a borragem e chicória sªo azuis. Essas ervas como tomilho, hortelª, lavanda e cebolinha produzem folhagem variada.

Medicinais

As plantasmedicinais tŒm sido utilizadas pelo seu potencial curativo. As ervas medicinais devem ser usadas com cuidado. Algumas ervas sªo inofensivas, enquanto outras podem ser perigosas se ingeridas.

Tipos de ervas

As ervas tambØm podem ser classificadas como anuais, bianuais e perenes. As anuais florescem durante

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti uma temporada e depois morrem. As bianuais vivem por duas temporadas, florescendo somente na segunda temporada. Uma vez estabelecidas as perenes hibernam e florescem a cada temporada.

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti

Capítulo 2

Ervas na Cozinha

Qualquer pessoa que tenha feito qualquer tipo de assado ou cozido sabe que os alimentos só tem gosto melhor com tempero. Isto pode ser tªo simples como a adiçªo de sale pimenta, ou complicada como a utilizaçªo de uma mistura de especiarias para o gosto perfeito.

A pimenta Ø um fruto tipo baga da planta Piper nigrum, a pimenta preta e pimenta branca sªo feitas a partir da mesma planta. Os frutos maduros da sªoutilizados como preta enquanto os maduros sªo utilizados como pimenta branca.

Junto com a erva in natura, a pimenta e muitas outras ervas sªo usadas para criar obras-primas culinÆrias. A nozmoscada, o cravo e a canela sªo variedades comuns de ervas usadas na cozinha. A sÆlvia, orØgano, manjericªo e outras mais. Como mais e mais plantas foram descobertas por seu sabor picante, as pessoas começaram a fazer pratos

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti extraordinÆrios. Por exemplo, muitas outras plantas podem ser utilizadas na cozinha, como: cebolinha, tomilho, estragªo, salsa, etc, para citar apenas alguns dos mais comuns. Essas ervas sªo usadas frequentemente em muitas receitas populares.

Noz-moscada

Um dos atributos mais benØficos Ø que as ervas nªo tŒm calorias, nªo tŒm Æcidos graxos, nem colesterol e geralmente nªo causam danos à saœde. Elas tŒm um sabor œnico que desperta o paladar de todos nós.

Quanto ao uso de ervas na cozinha, Ø importante lembrar a utilizaçªo errada do sabor natural das ervas, pode afetar significativamente o resultado final dos alimentos.

Existe uma erva, que acrescenta a doçura do açœcar semcalorias aos alimentos. Esta erva Ø chamada Stevia, e pode ser usado no lugar do açœcar. Uma folha tem adoçante suficiente para adoçar um copo de limonada. VocŒ pode usar estas ervas em molhos ou saladas, em vez de açœcar para reduzir as calorias.

Ervas AromÆticas Propagaçªo, Cultivo e Utilizaçªo

Marcelo Rigotti

(Parte 1 de 5)

Comentários