1. INTRODUÇÃO

Com o surgimento da Internet, ampliou-se o campo da informação e, para se poder utilizar todos os recursos disponíveis na rede, se faz necessário um software que possibilite a busca das mesma, é neste ponto que entram os navegadores.

Conhecido também como browser1, o navegador é um dos principais softwares de um computador, ainda mais nos tempos de hoje onde se está na era da web 2.0, onde quase tudo o que precisamos está online.

Este artigo tem por objetivo apresentar a história dos principais navegadores utilizados ao longo dos anos. Mostrando suas características, o que proporcionam em benefícios e como foram importantes e como revolucionaram a humanidade e a forma de interagir com a internet.

Os navegadores são a forma que o usuário tem pra comunicar com a internet, é como se fosse um carro para se navegar em uma estrada onde leva o usuário para cada lugar do planeta em questão de instantes, proporcionando ao usuário a possibilidade de explorar ambientes e lugares impossíveis de ir fisicamente além de oferecer ao usuário conteúdos e informação como nunca antes visto na história da humanidade.

Este artigo tem como objetivo principal apresentar a toda comunidade, aos acadêmicos e demais interessados a história dos navegadores além de fazer um comparativo entre seus pontos fortes e fracos bem como analisar a segurança proporcionada pelos mesmos.

A fim de validar este artigo será utilizada a metodologia qualitativa, buscando metodologias através de bibliografias especializadas, como livros, sites dos desenvolvedores dos browsers e opinião de outras bibliografias a fim de poder fazer uma avaliação íntegra e condizente com a realidade.

Neste artigo serão apresentados os principais e os mais populares navegadores do mercado, entre eles estão o Internet Explorer, o Mozilla Firefox, o Google Chrome, Opera e também o Safari utilizado nos sistemas da Apple. Mais também não deixando de citar os primeiros navegadores que deram origem ou serviram de base pros atuais navegadores com o Mosaic e o Netscape.

Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compartilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990. Desde então, o desenvolvimento dos navegadores tem sido em sua essência ligado ao desenvolvimento da própria Web.

A Web, entretanto, só teve o seu auge e explodiu realmente em popularidade com a introdução do NCSA Mosaic, um navegador gráfico (em oposição a navegadores de modo texto em prompt de comando) o que facilitou para o usuário com menor conhecimento técnico exigido na época, rodando originalmente no Unix, mas que foi também portado para o Apple Macintosh e Microsoft Windows logo depois. A versão 1.0 do Mosaic foi lançada em setembro de 1993 por Marc Andreesen, o líder do projeto.

MOSAIC

OPERA

INTERNET EXPLORER

MOZILLA FIREFOX

GOOGLE CHROME

SAFARI

1 Browser significa navegador, em português, e é um programa de computador que possibilita as pessoas a navegarem na internet. Mais em http://www.significados.com.br/browser/.

Comentários