Exercícios de determinação de fosfato inorgânico dissolvido

Exercícios de determinação de fosfato inorgânico dissolvido

Exercícios de determinação de fosfato inorgânico dissolvido

01)O procedimento consiste em ligar o banho de aquecimento e o espectrofotômetro (880nm) para que o banho atinja a temperatura desejada (37°C)e o espectrofotômetro estabilize. O carregador (água) flui juntamente com os reagentes (molibdato e Ácido Ascórbico) após terem sido homogeneizados numa bobina 150cm. Essa mistura passa pelo banho de aquecimento e segue para o espectrofotômetro onde será feita a medida de absorbância e em seguida para o descarte. Para o transporte de frascos vazios e vidrarias em geral,desde que de pequeno porte, devem ser utilizadas bandejas de alumínio ou plástico, desde que seja para pequenos percursos e não exista o risco de colisão com outras pessoas. No procedimento serão necessários: Bomba peristáltica, injetor manual, conectores em acrílico , tubos de 0,8mm (i.d), tubos de tygon (vazão especifica) , banho de aquecimento , espectrofotômetro com cela de fluxo adequada. Todo o material e vidrarias utilizados no preparo da solução deverão estar devidamente limpos e enxaguados com água destilada , todos os reagentes utilizados na preparação da solução deverão ter pureza elevada e conhecidas. Os balões volumétricos deverão estar devidamente calibrados. Caso as amostras não sejam analisadas imediatamente após a coleta , deve-se filtrá-las e mantê-las congeladas á -20°C. Toda vidraria membrana filtrante ou papel filtro têm que ficar imersos em solução aquosa de HCl a 10% no mínimo 12 horas e enxaguados com água destilada (ultrapura).

02 ) Uma solução estoque concentrada de 20,5 mM (solução que contem muito soluto em relação ao solvente). Diluição de solução consiste na adição de um solvente a esta solução, diminuindo a sua concentração. A massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta, portanto a concentração final é menor do que a inicial , e pode-se realizar isto com os seguintes matérias (dependendo de qual for o reagente) : : Becker , cubetas , espátulas, pissetas, água destilada, balança analítica e/ou balão volumétrico

03)Curva de calibração é a relação entre a concentração e/ou absorbância (mais comum)ou transmitância. O resultado dessa curva deve ser uma linha reta que passa pela origem. É extremamente importante efetuar uma rigorosa calibração visando obter resultados exatos, e para determinação de fosfato por espectrofotometria (equipamentos que medem a absorção/transmissão de radiação de soluções que contém as espécimes absorventes) de absorção no visível deve-se:

1) Escolher uma solução padrão

2)Estabelecer de um branco adequado

3)Seleção da área espectral.

Uma solução padrão tem grande importância no preparo da curva de calibração.

Comentários