concepções eletrica

concepções eletrica

CORRENTE ELÉTRICA E CIRCUITO ELÉTRICO: ALGUMAS CONCEPÇÕES DO SENSO COMUM

O texto mostra aos professores de física, como apresentar o assunto de elétrica de formas diferentes aos seus alunos de ensino médio. No texto foram explorados modos para saber quais as concepções espontâneas dos alunos a uma determinada pergunta.

Muitos dos conceitos envolvidos na parte de elétrica já são conhecidos pelos alunos, usados na linguagem livre em seu quotidiano.

Um teste feito por professoras de Fisica sobre corrente elétrica e circuito elétrico, sendo que nem todas essas professoras estavam passando corrente elétrica aos seus alunos no momento. O teste era composto de duas questões, onde as respostas deveriam ser em forma de desenho, podendo conter escrita par complementar a imagem.

E a partir deste teste o que foi enxergado foi que podem haver barreiras que impeçam os alunos de aprenderem mais sobre esse assunto na escola devido a algumas concepções.

Com o que os alunos escreveram, pode-se perceber que aparentemente eles até tinham um conhecimento sobre o assunto, devido a termos usados na física, mais no momento nem todos colocados de forma correta.

No desenho as professoras puderam ver detalhes que as surpreenderam como a parte interna da pilha, a função dos polos, o fio, e assim por diante.

Depois do desenho, e da escrita, eles começaram a debater verbalmente o assunto, e o percebido foi que existem diversas barreiras que impedem o aluno da construção de um conhecimento científico nesse conteúdo.

Com esse trabalho, podemos gerar novas formas de ensino, de abranger diferentes assuntos, de explicar de diversas formas de acordo com o conhecimento que o aluno já tem. Com base no que ele sabe podemos ver para que lado ir, como tentar quebrar a concepção já existente.

Raissa Themer Medeiros

3° Semestre – Licenciatura em Fisica

Metodologia e prática de ensino em Fisica III

Comentários