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custos e formação de preco, Notas de estudo de Engenharia de Produção

Custos e formação de preço

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 07/06/2012

bruno-barros-rodrigues-5
bruno-barros-rodrigues-5 🇧🇷

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Baixe custos e formação de preco e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! 1 Conselho Regional de Contabilidade – CRC-CE Prof.Esp. João Edson F. de Queiroz Filho CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO Outubro / 2008 2 SUMÁRIO Conceitos de Contabilidade de Custos, 03 Contabilidade de Custo Sintética, 03 Contabilidade de Custo Analítica, 04 Contabilidade Setorial de Custos, 04 Terminologia Aplicada a Contabilidade de Custos, 04 Custo Estrutural Fixo, 07 Gastos Variáveis, 08 Tipos de Custeio e suas Finalidades, 09 Método de Custeamento, 10 Contabilidade de Custo e Formação de Preço, 21 5 por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Investimento - gasto ativado em função de vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s). Despesa - bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita. Desembolso - pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Perda - bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntariamente. Ganho: É resultado líquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados as operações normais da entidade. Lucro / Prejuízo : Diferença positiva e/ou negativa entre receita e despesa/custo, ganhos e perdas. Custeio: É o método para apropriação dos custos, diretos e indiretos, aos produtos. Custear: “Significa coletar, acumular, organizar, analisar, interpretar e informar custos e dados de custos, com o objetivo de auxiliar a gerência da empresa”. Custo Direto - é aquele facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio. Custo Indireto - é aquele não identificado no produto. Necessita de critérios de rateios para locação. Ex.: depreciação, mão-de- obra indireta, seguros e etc. Custo Variável - depende da quantidade produzida. 6 Custo Fixo - independe da quantidade produzida. Ex.: aluguel, depreciação e etc. Custo semi-variável ou semi-fixo: varia com o nível da atividade, porém não direta e proporcionalmente. Ex.: luz, força e etc. Custo Primário - é a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão-de-obra direta. Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas. Diferenciação entre Custo e Despesa. Custo: É o consumo de valores para determinados fins. Quando uma Despesa for atribuída aos vários produtos de uma empresa, ele passa a se denominar Custo de Produção. Despesa: Bens ou Serviços Consumidos direta ou indiretamente para obtenção da Receita. 7 CUSTO ESTRUTURAL FIXO(CEF): É O GASTO INCORRIDO PARA MANTER A ESTRUTURA DE UMA FIRMA EM CONDIÇÕES ADEQUADAS DE OPERAÇÃO. Salários Diretos e Indiretos Encargos Sociais Benefícios de Funcionários Total de Salários e encargos Sociais Manutenção de instalações Manutenção de Equipamentos Manutenção Geral da empresa Depreciação de Equipamentos Leasing de Máquinas Aluguel Depreciação e aluguel CEF 10 MÉTODO DE CUSTEIAMENTO: CUSTEIO VARIÁVEL: SÓ SÃO APROPRIADOS À PRODUÇÃO OS CUSTOS VARIÁVEIS. OS CUSTOS FIXOS SÃO CONTABILIZADOS DIRETAMENTE À DEBITO DE CONTA DE RESULTADOS( JUNTAMENTE COM AS DESPESAS) SOB A ALEGAÇÃO FUNDAMENTADA DE QUE ESTES OCORRERÃO INDEPENDENTEMENTE DO VOLUME DE PRODUÇÃO DA EMPRESA. CUSTEIO PADRÃO: OS CUSTOS SÃO APROPRIADOS À PRODUÇÃO NÃO PELO SEU VALOR EFETIVO (OU REAL), MAS SIM POR UMA ESTIMATIVA DO QUE DEVERIAM SER (CUSTO-PADRÃO),PODEM SER UTILIZADOS QUER A EMPRESA ADOTE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO, QUER O CUSTEIO VARIÁVEL. Departamentalização Consiste em dividir a Fábrica em segmentos, chamados departamentos, aos quais são debitados todos os Custos de produção incorridos. Procedimentos da Departamentalização - Identificar os Custos Indiretos que podem ser atribuídos diretamente aos departamentos. - Ratear os Custos Comuns entre todos os Departamentos. - Alocar os Custos dos Departamentos de Serviços para Departamentos de Produção, seguindo uma ordem pré- determinada de preferência primeiro os que têm mais custo a ratear. 11 Departamentos de Produção • CORTE • MONTAGEM • TAPEÇARIA • ACABAMENTO • USINAGEM • MOAGEM • PERFURAÇÃO • GALVANIZAÇÃO • MALHARIA • REFINARIA • ENGARRAFAMENTO Centro de Custos É a unidade mínima de Acumulação de Custos, embora não seja necessariamente uma unidade administrativa, isto só ocorre quando ele coincide com o próprio departamento. Matéria Prima A Matéria Prima compreende os materiais aplicados na fabricação de um produto e que fazem parte dele. Entre os materiais integrantes de um produto encontramos aqueles cuja quantidade efetivamente consumida podemos identificar nesse produto e aqueles que não podemos. Os Primeiros são considerados Custos Diretos e os demais Indiretos, pois sua apropriação se dará por Rateio. Outras Classificações de Custo Custos de Transformação: 12 Correspondem aos Custos incorridos para transformar a matéria- prima em produto. Compreendem os custos com a mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação. Os Custos de Transformação são chamados também de Custos de Conversão. Custo de Transformação = Mão-de-Obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação. Custos Primários: Correspondem aos Custos de Matéria-Prima e de Mão-de-obra Direta. Custo Primário = Matéria Prima + Mão-de-Obra Direta. Custos de Produção: Correspondem aos custos de matéria-prima, mão-de-obra direta e custos indiretos. 15 d) Custo da Mão-de-Obra Direta + Gastos Gerais de Fabricação; e) Custo do Material Direto e Indireto + Gastos Gerais de Fabricação. 08- Os Custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem divididos e apropriados em diferentes produtos ou diferentes serviços denominam-se: a) Variáveis; b) Diretos; c) Proporcionais; d) Fixos; e) Indiretos; 09 – Observe as informações abaixo, extraídas da escrituração de uma empresa industrial, relativas a um determinado período de produção: ٠ Materiais requisitados do almoxarifado: Diretos....................................................R$ 300.000,00 Indiretos................................................. R$ 50.000,00 ٠ Mão-de-Obra apontada: Direta.....................................................R$ 200.000,00 Indireta...................................................R$ 30.000,00 ٠ Aluguel da Fábrica................................R$ 40.000,00 ٠ Seguro da Fábrica..................................R$ 20.000,00 ٠ Depreciação das Máquinas....................R$ 60.000,00 O Custo de fabricação, o custo primário e o custo de transformação têm, respectivamente, os valores de: a) R$ 700.000,00 , R$ 500.000,00 e R$ 400.000,00; b) R$ 580.000,00, R$ 500.000,00 e R$ 120.000,00; c) R$ 700.000,00, R$ 580.000,00 e R$ 230.000,00; d) R$ 500.000,00, R$ 580.000,00 e R$ 400.000,00; 16 e) R$ 580.000,00 R$ 350.000,00 e R$ 230.000,00. 10 – Observe os dados abaixo, respectivamente dos custos de uma empresa industrial (fábrica de calçados): CONTAS R$ Matéria-Prima.............................................2.100.000,00 Encargos de Depreciação (método linear) 27.000,00 Material de Embalagem...................................30.000,00 Aluguéis de Fábrica..........................................80.000,00 Administração de Fábrica...............................100.000,00 Mão-de-Obra Direta.................................. 1.500.000,00 Energia Elétrica (fábrica)...................................50.000,00 Os Custos fixos dessa empresa, no período considerado, atingiram o valor de (em R$): a) 80.000,00 b) 207.000,00 c) 180.000,00 d) 237.000,00 e) 287.000,00 11 – Em relação a custos, é correto afirmar que: a) os custos fixos totais mantêm-se estáveis, independentemente do volume da atividade fabril; b) os custos variáveis da produção crescem proporcionalmente à quantidade produzida, em razão inversa; c) os custos fixos unitários decrescem à medida que a quantidade produzida diminui; d) os custos variáveis unitários crescem ou decrescem , de conformidade com a quantidade produzida; e) o custo industrial unitário, pela diluição dos custos fixos, tende a afastar-se do custo variável unitário, à medida que o volume da produção aumenta. 17 12 – Uma empresa restringiu a sua linha de produção a um único produto. Assim sendo, a energia elétrica gasta na sua fábrica será considerada: a) Custo indireto Variável; b) Custo Indireto Fixo; c) Custo Direto Fixo; d) Custo Direto Variável; e) Despesa Operacional. 13 – Produtos Acabados em estoque são: a) Custo das Mercadorias Vendidas; b) Ativos; c) Custos gerais de fabricação; d) Custo de transformação; e) Custo de Produção. 14 – Assinale a afirmativa correta: a) A depreciação das máquinas é uma despesa direta, em geral, porque se relaciona com a mão-de-obra direta aplicada; b) O aluguel do prédio fabril não é item apropriável pela Contabilidade de Custos; c) A matéria-prima e embalagens são custos diretos, porque podem ser apropriados perfeitamente aos diversos produtos que são fabricados; d) Materiais de consumo tais como graxa e cola são custos diretos pelas mesmas razões apontadas para a matéria-prima e embalagens; e) Os pagamentos de comissões de vendedores, por guardarem estrita proporcionalidade com o volume de vendas, são considerados despesas fixas. 20 - Aluguel do Escritório de Vendas R$ 60.000,00 - Salários dos Vendedores R$ 20.000,00 - Icms sobre Vendas R$ 600.000,00 - Mão-de-Obra Direta R$ 220.000,00 - Material de Embalagem utilizado na Produção R$ 40.000,00 - 18 – Os Custos Diretos da Beta no período totalizaram (em R$): a) 540.000,00; b) 800.000,00; c) 760.000,00; d) 940.000,00; e) 960.000,00. 19 – O Valor dos Custos Indiretos da Beta foi (em R$): a) 280.000,00; b) 420.000,00; c) 460.000,00; d) 500.000,00; e) 540.000.00. 20 – As despesas fixas e variáveis da Beta no período foram, respectivamente (em R$): a) 100.000,00 e 960.000,00; b) 140.000,00 e 920.000,00; c) 160.000,00 e 940.000,00; d) 160.000,00 e 900.000,00; e) 300.000,00 e 900.000,00. 21 A CONTABILIDADE DE CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PALAVRA-CHAVE: CUSTO, VALOR, MERCADO, RENTABILIDADE INTRODUÇÃO O preço como fator determinante é poderosa arma para fidelização de clientes, passa a ser o principal problema da organização, sendo necessário, uma contabilidade de custos e uma análise dos fatores internos e externos à empresa, para implantação de uma gestão de preços condizentes com a estagnação da renda desses clientes e obtenção de um retorno satisfatório. DESENVOLVIMENTO CURVA DE DEMANDA: Representação gráfica da demanda de determinado produto. A curva da demanda pode sofrer influência do tipo de estrutura de mercado em que a empresa está inserida – monopólio puro, oligopólio, concorrência monopolista ou pura; e do ciclo de vida do produto. No cálculo do preço, leva-se em consideração fatores demográficos, psicológicos, econômicos e sociológicos dos consumidores. ELASTICIDADE-PREÇO: Representação da mudança percentual da demanda pela mudança no percentual do preço. 22 FORMAS DE CÁLCULO NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA TARGET-PRICE OU PREÇO-ALVO O modelo de Target-price leva em consideração conceitos originários da abordagem econômica, dos custos e do mercado, obedecendo as seguintes etapas operacionais: Avaliação estratégica das variáveis externas não controláveis; Caracterização do ambiente de competição de mercado; Projeção da demanda de mercado e do produto; Projeção das vendas esperados dos demais produtos da empresa; Identificação dos objetivos globais e funcionais da empresa e estabelecimento dos objetivos de preço; Identificação das políticas e diretrizes da empresa e estabelecimento das políticas e diretrizes de preços Identificação das estratégias globais e funcionais da empresa e o estabelecimento das estratégias de preço; Projeção da estrutura de custos e despesas da empresa; Apuração do capital investido no negócio e do respectivo custo de oportunidade; Aplicação do prelo de simulação mais adequado; Obtenção da demonstração do resultado econômico; Avaliação e adequação do preço referencial às condições de comercialização RKW – REICHSKURATORIUM FÜR WIRTSCHAFTLICHTKEIT Consiste no rateio dos custos de produção e das despesas financeiras da empresa, com relação as despesas dos seus departamentos, obtendo assim a receita total de todo o processo empresarial. 25 CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO Introdução A formação de preço dos produtos e serviços, se dá no processo de condições de muitas variáveis diferentes, de acordo com a condição do mercado, na aceitação dos produtos e serviços, Os custos evidenciam e afetam os preços dos produtos e serviços em situações do mercado de aceitação deste, levando em conta a concorrência do mercado em que se encontra o produto e serviços, assim os preços podem se fixados com base nos custos, com base no mercado ou uma combinação entre ambos. Os processos de custeamento é que nos leva a uma adequação de um menor custo para o produto e serviços para a sua formação de preço. FORMAÇÃO DE PREÇO COM BASE EM CUSTOS Vários são os critérios de formação de custos, custo pleno ou por absorção, que são iguais ao custo total de produção mais um acréscimo para as despesas de venda e administração, este método de custeamento é o único aceito pelo regulamento do imposto de renda. Os processos de custeamento por RKW, ABC, CUSTEIRO VARIÁVEL , E CUSTO META.também são válidos para formação de preços. CUSTEIO PLENO OU POR ABSORÇÃO Este método tem como vantagem assegurar a recuperação total dos custos e a elaboração de uma margem planejada de lucro. Exemplo: Custo por absorção: - Custo variável unitário relativo a matéria prima, à mão de obra direta e a outros custos variáveis = R$ 2,00 26 - Impostos sobre vendas = 25% - Custo fixo rateado por unidade produzida = R$ 0,20 - Lucro desejado por produto vendido = R$ 5,00 Temos: Preço de venda à vista ( PVv) PVv = Custos variáveis + custos fixos + lucro desejado / ( 1 - % de impostos ) PVv = Para um lucro desejado: PVv = (-) Custo variáveis (-) Custo fixo (-) Impostos (=) lucro Para formação de preço de venda à prazo: n PVp = PVv (1 + i ) PVp = Preço de venda à prazo i = Taxa de juros n = período PVp = 27 FORMAÇÃO DE PREÇO POR MARKUP: Formalização para cálculo da formação do preço de venda, é o MARKUP, neste procedimento de custos utilizaremos o preço unitário do produto mais o total dos percentuais incidentes sobre ele, tais como: despesas gerais e de administração ,comissões dos vendedores, tributos e margem de lucro desejada. Exemplo: Suponhamos uma situação de dados da seguinte forma: (custeio por absorção) - Custo unitário do produto R$ 8,00 - Despesas gerais de administração (DGA) : 10% da receita bruta - Comissões dos vendedores (COM) 5 % Do preço de venda bruto - Tributos (IMP) incidentes sobre o preço de venda: 20% bruto - Margem de lucro desejada (MLD) : 5% receita bruta O MARKUP seria calculado da seguinte forma: DGA = COM = IMP = MDL = TOTAL (SOBRE O PREÇO DE VENDA BRUTO) O preço de venda (PV) será o custo acrescido de do PV PV= CU + % PV
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