(Parte 1 de 2)

RESUM0

Tecnologia da Informação Componentes de um sistema de informação

contexto/Conhecimento&análise humano.

Dados: por si só não dizem nada/Informação têm

Dados versus Informaoçã

Atributos da qualidade da informacão

•Conteúdo; precisão; relevância; integridade; concisão; amplitude, desempenho. •Tempo; prontidão; aceitação; frequência, período.

•Forma; clareza; detalhe; ordem; apresentação, mídia.

Principais papéis dos sistemas de informações

SIG =>implicações

•TI versus Estrutura Organizacional

Pessoas devem ser envolvidas nos processos / evitar resistência. $ fixo

Tecnologia, procedimentos, informações, conhecimento. [sistemas não resolvem tudo] O que precisamos? •SIF => sistema de informação flexível (produtividade) . . .

Vida digital • Nicholas Negroponte

•bits e átomos mudança na maneira de produzir; processo reverso átomos para bits; desenvolvimento da banda; transição átomo para bit; mudança de contexto (quebra de paradigmas); envio simultâneo para qualquer lugar (rede/net).

•Banda larga mudança de tempo e espaço (mundialização); possibilidade de 15 minutos de fama; possibilidades de negócios para o planeta todo (players globais); transformação de ideias em bits; comunicação pela internet, possibilidades infinitas de negócios; bit misturado ( mídia => som, vídeo, texto & imagem); digitalização (0-1) (“binarização”); convergência (interação) (possibilidades multiplas); interface – IHM (interface homem máquina) (multiplos/tipos/industrial/domesticos/ equipamentos eletrônicos) (cada vez mais presente no dia a dia, em todos os cantos) ( “em cada esquina um terminal”); facilidade de uso (aumento de vendas, aumento de popularidade); convergência digital (TV digital interação);↔ polícia dos bits (regulamentações, normas, controles de acesso, segurança,

POWER .militarização .informação cyber cidade – cidade digital (adaptada digitalmente) CiDADE: fator cultural, social, técnico (infraestrutura) TIC/suporte ↔cybercidade

Usar a tecnologia com maneiras diferentes (inverter a lógica) utilizar como meio e não só coMo fim.

LER_texto Chris Anderson (Long tail 2004)→ palavra chave: Variedade = ¼ faturamento variedade de produtos (grande); venda/pouco também é inportante; os nichos são pequenos e infinitos; a internet possibilita a especialização em nichos; pouca venda, porém venda de variedades; facilidade de produção/distribuição e recuperação; 98% opções de vendas; quando é digital consigo vender qualquer quantidade e tamanho do produto; mudança no processo de vendas (mudança de lógica); custo de estocagem tende 'a zero! Facilidade em encontrar (recuperar) (buscar) (tempo) ($); forças: papel conteúdo / gerar conteúdo específico (úteis) (exigíveis/costumizado); papel dos negócios digitais / possibilidades de negócios diferentes.

Tecnologia da informação na Economia Digital

.disponibillidade de dados em rede ( aos interessados/ autorizados/ requerentes); .economia de $, tempo, processos, erros ( menos burocracia);

.sociedade em rede (tendência informacional) massa flexibilidade→→ [produzir / serviços]; .relação de barganha [empresa grande e empresa pequena].

Sociedade em Rede LER Manuel Castells ( A sociedade em rede)→

.sociedade desestruturada relação: conectividade & interatividade;→ .informal iinformações (pública) disponível na rede (internet) ( porém difícil→ organização desse conteúdo); .inteligência para pesquisar: concorrentes, legislação (ambiente), informações distribuídas na internet ( diversos lugares), a importancia de uma pesquisa ( obter o que realmente é necessário); (Buscas inteligentes). {Fator Humano}

Informação matéria-prima e produto ( ao mesmo tempo).↔ Tecnologia desenvolvida para agir sobre a informação. (software de tomada de decisões). Efeito da tecnologia (individual & coletivo) (simples & complexo) (uso cotidiano / novos caminhos e formas). Redes inteligentes influências: Mercado (bom ou ruim).→ Alianças estratégicas por período (flexibilidade) cultura de mudanças (organização / re-organização). Questão de sobrevivência (respostas rápidas perante as tendências do mercado). Conexões (agrupar conforme o projeto).

.e-commerce .e-business

A arquitetura de aplicações de e-business -Planejamento de recursos empresariais

-planejamento da produção -vendas/distibuição/controle de pedidos

-cliente/funcionário

-logística integrada

-contabilidade/finança$

-recursos humanos

Recurso para atendimento ao cliente → CRM

Adm. relação cliente mkt/sati$fação programas de fidelidade e retenção vendas/cruzadas/ aumento de vendas/ televendas apoio e atendimento ao cliente atendimento de campo e frente de loja adm. de contato

Pesquisar O que é →CRM? Administração da rede de vendas

[E-Business] e-com = pedaço; e-busine$$ é >→ ferramentas para a colaboração empresarial→

←- - Sistema de colaboração Empresarial - - →

Ferramentas de comunicção eletrõnicas

Ferramentas para conferência eletrônica

Ferramentas de controle do trabalho colaborativo

.e-mail. conferncia por dadosẽ.agendamento

.correio de voz.conferência de voz.controle de tarefas e projetos

.fax.videoconferênciaSistemas de fluxo de trabalho

.publicação na rede.fóruns de discussão.gerenciamento de conhecimento

.telefone na internet, etc.reuniões eletrônicas.compartilhamento de Doc's

controle funcionários / RH←e-business

parte fornecedor financeiro / controladoria

Categoria de Processos de e-commerce controle de acesso a segurança; administração de conteúdo; administração de fluxo de trabalho; perfilando e personalizando; gerenciamento de catálogos; notificação do evento; pagamento; colaboração e comércio; administração de conteúdo dinâmico; adminstração de fluxo (s); perfil de compras; qual seu fluxo ( qual o caminho feito para chegar até o site?); quanto tempo ficou/levou? Administração de catálogo; notificação do processo (andamento da entrega) (onde está o produto) → rastreabilidade; gerenciar a busca ( busca inteligente); como aceitar pagamento (formas/multiplas /o cliente escolhe) (n. Possibilidades); colaboração (redes sociais/trocas de banners/compartilhar, etc); processo logístico (gerenciamento estoque/transporte/verificar se chegou (como estado prazo de entrega);

Fatores de sucesso no e-commerce

desempenho e serviço→

. seleção de valor→ … →aparncia e impressãoẽ ^ . . alguns dos –- propaganda e incentivo→ fatores para --- atenção pessoal→ o sucesso do ---- relações comunitárias→ e-commerce ----- segurança e confiabilidade→

SAC Buscas atendimento on-line política de troca

Espaço de mercado do sucesso no e-commerce um para muitos; muitos para alguns; muitos para um; muitos para muitos; alguns para muitos; espaço de mercado;

(Parte 1 de 2)

Comentários