Livro-analise de acidentes fatais no rs

Livro-analise de acidentes fatais no rs

(Parte 1 de 7)

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul1

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul2

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi

Secretária de Inspeção do Trabalho Ruth Beatriz Vasconcelos Vilela

Diretora do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Júnia Maria Barreto de Almeida

Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do RS Heron dos Santos Oliveira

Chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador Iara A. V. Hudson

© Ministério do Trabalho e Emprego Tiragem: 2.0 exemplares Distribuição g ratuita

Comissão organizadora: Iara A. V. Hudson, Luís Carlos Rossi Bernardes, Márcia Fantinel Spindler, Miguel Coifman Branchtein, Môsiris Roberto Giovanini Pereira, Roberto Dias Schellenberger

É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Edição e distribuição: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador/SEGUR Av. Mauá, 1013 - Centro 90010-110 - Porto Alegre - RS Tel: (51) 3226 8730 E-mail: segur.rs@mte.gov.br

Capa e Projeto gráfico Airton Cattani

Revisão Denise Ávila da Silva

Editoração eletrônica MarcaVisual Editora e Projetos Culturais Ltda.

Impresso no Brasil/Printed in Brazil

ISBN 978-85-88356-07-8

CIP-Brasil. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação. (Ana Lucia Wagner – Bibliotecária responsável CRB10/1396)

B823Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Superintendência Regional do Trabalho e

336 p. : il. ; 16x23cm.

Emprego do Rio Grande do Sul. Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul: a experiência da Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador – SEGUR. – Porto Alegre: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul. Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador/SEGUR, 2008.

Apresentação de Ruth Beatriz Vasconcelos Vilela Prefácio de Junia Maria de Almeida Barreto.

1. Ciências sociais. 2. Segurança do trabalho. 3. Saúde pública. 4. Acidentes do

trabalho – Legislação. 5. Acidentes do trabalho – Estatística de mortalidade. 6. Acidentes do trabalho – Mortalidade – Brasil – Rio Grande do Sul. 7. Segurança – Saúde do trabalhador. 8. Óbitos – Ocupação. I. Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul. I. Título.

CDU 331.46: 614.8(816.5)

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul3

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DO RIO GRANDE DO SUL 2008

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul4 SEGUR

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul5

Quando edificares uma casa nova, farás no terraço um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair.

Dt 2,8

Dedicado aos Trabalhadores

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul6 SEGUR

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul7

Registramos nossa profunda gratidão à Associação Gaúcha dos Auditores-

Fiscais do Trabalho – AGITRA, particularmente ao seu presidente, Auditor- Fiscal do Trabalho, Renato Barbedo Futuro, extensiva a todos os seus associados, por sua inestimável colaboração na realização deste projeto.

Cumpre também agradecer ao Ilustre Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Heron dos Santos Oliveira, pelo seu apoio irrestrito.

Comissão Organizadora

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul8 SEGUR

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul9

O trabalho humano gera riquezas e conhecimento, mas, infelizmente, pode gerar também acidentes, doenças e outros eventos adversos, que cau- sam sofrimento e prejuízos às pessoas e ônus incalculáveis ao Estado.

A análise dos incidentes e acidentes do trabalho constitui parte essencial na gestão de saúde e segurança, sendo uma prioridade da Secretaria de Inspeção do Trabalho.

A análise das informações sobre acidentes e doenças relacionados ao trabalho permite o aperfeiçoamento das normas de segurança e saúde, dos sistemas de gestão das empresas, das concepções e dos projetos de máquinas, equipamentos e produtos, das condições e ambientes de trabalho.

Analisar acidentes é ampliar a capacidade de prevenção. Refletir sobre a experiência acumulada é potencializar essa capacidade. Mais do que isso: é garantir que o papel central da Inspeção do Trabalho tenha como produto a transformação da realidade, ou seja, a efetiva garantia a cada trabalhador de ambiente seguro e saudável para o exercício de sua atividade.

Ruth Beatriz Vasconcelos Vilela Secretária de Inspeção do Trabalho

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul10 SEGUR

Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul11

Aprendemos quando compartilhamos experiências. John Dewey

Esta publicação, que muito me orgulha prefaciar, é uma idéia alimentada por muitos anos na Superintendência do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul. É uma construção coletiva, no cerne da qual podem ser vislumbrados o entusiasmo dos Auditores-Fiscais do Trabalho novos e o suporte dos experientes. Esperamos que este trabalho seja embrião de outras publicações.

Os objetivos de dar visibilidade ao que se observa na auditoria dos acidentes do trabalho e ao que se abstrai das relações trabalho-óbito, além de desmistificar a concepção unicausal dos acidentes do trabalho e as antiquadas classificações de atos e condições inseguras, foram plenamente atingidos.

Apresentar à sociedade as análises de acidentes fatais, divulgar as atividades dos Auditores-Fiscais do Trabalho e, sobretudo, buscar o aprimoramento das análises de acidentes do trabalho e a prevenção desses eventos, tão custosos para a sociedade, são méritos deste estudo.

As informações analisadas originam-se de consultas às bases de dados do

(Parte 1 de 7)

Comentários