marketing pessoal

marketing pessoal

II Semana da Informática – Sistemas de Informação – FCG CEUNSP

MARKETING PESSOAL Prof. Edson Dacal 23/1/2005

Market = mercado Ing = designa gerúndio Mercadando? Mercadeando?

§ Técnicas, ferramentas, metodologias que visam permitir que organizações se relacionem com o mercado como um todo § Tem, no formato atual, cerca de 60 anos

§ Está mudando dramaticamente com o apoio das Tecnologias de Informação e o advento da Internet

Pode ser de

§ Produtos (automóveis, roupas, eletrodomésticos, artigos de higiene...) § Serviços (consórcio, telefonia, software, cinema...)

Marketing de Produtos – 4 Ps – Mix de Marketing Se é de produtos, estuda

§ o produto em si § seu preço § sua distribuição (ou Praça) § sua promoção (que inclui Propaganda)

Marketing de Serviços – 8 Ps – Mix de Marketing Se é de serviços, estuda

§ Serviços ou Produto § Preços § Praça § Promoção § Pessoas § Processos § Evidências Físicas (Physical evidences/Provas) § Produtividade

Marketing de Produtos ou de Serviços Sempre começa por Visão Missão

Valores Entendimento do Mercado – oportunidades e ameaças

Entendimento das próprias características – forças e fraquezas Mix de Marketing – 4 Ps ou 8 Ps

E o Marketing Pessoal? Como se faz?

Começa por lembrar que você

§ Não é um sabonete ou uma havaiana § Não é um hotel ou um telefone celular

Marketing Pessoal Faz se para pessoas que tem

§ Crenças § Valores § Objetivos de vida § Necessidades físicas, espirituais, emocionais, financeiras, materiais, etc... § Laços familiares, sentimentais, amorosos, de amizade, de coleguismo, etc... Diferentemente de uma lavadora de roupas ou de um cruzeiro de reveillon

Marketing Pessoal

Você também deve usar a pirâmide Visão

Missão

Valores Entendimento do Mercado – oportunidades e ameaças

Entendimento das próprias características – forças e fraquezas Mix de Marketing – 4 Ps ou 8 Ps

Marketing Pessoal

Começar por Visão Missão Valores Começar por saber quem você é, no que você realmente acredita, qual sua missão na vida, qual é sua visão do futuro, que é sua visão do seu futuro

Auto Conhecimento Conceitos Básicos

Propósito de Vida – Missão Por que estamos vivos aqui nesse planeta? O propósito de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo. Isso faz com que a vida seja completa e feliz. Valores São nossas crenças. Aquilo em que acreditamos e que nos faz agir como agimos. Visão Imagens mentais que nos inspiram a agir e a tornar nossos sonhos realidade. Visão nos dá direção e pode criar significado na vida. By Arthur Diniz

Auto Conhecimento Características dos empreendedores de sucesso

§ Visionários § Sabem tomar decisões § Fazem diferença § Exploram ao máximo as oportunidades § Determinados e dinâmicos § Dedicados § Otimistas § Apaixonados pelo o que fazem § Independentes, constroem seu próprio destino By Arthur Diniz

Auto Conhecimento Características dos empreendedores de sucesso

§ Ficam ricos § Formadores de equipe § Bem relacionados (Networking) § Organizados § Planejam, planejam, planejam § Possuem conhecimentos § Assumem riscos calculados § Criam valor para a sociedade By Arthur Diniz

Níveis Neurológicos

Mudança Remediativa

Mudança Generativa Mudança Evolutiva Valores Crenças

Capacidades

Comportamento Ambiente

Missão/ Visão Quem?

Por que?

Como? O quê?

Onde, quando?

By Arthur Diniz

Marketing Pessoal Vamos em frente? Visão Missão

Valores Entendimento do Mercado – oportunidades e ameaças

Entendimento das próprias características – forças e fraquezas Mix de Marketing – 4 Ps ou 8 Ps

Auto Conhecimento SWOT Strenghts – Forças Weakness – Fraquezas Opportunities – Oportunidades Threats Ameaças Auto Conhecimento SWOT Strenghts – Forças Weakness – Fraquezas Opportunities – Oportunidades Threats Ameaças

Auto Conhecimento PONTOS FORTES OPORTUNIDADES

Auto Conhecimento TEORIAS Há muitas teorias sobre o comportamento humano Poucas conseguem evidência empírica

HÁ UMA NOTAVEL EXCEÇÃO! By Arthur Diniz

Auto Conhecimento DEFINIÇÃO DE METAS Nas mais diversas indústrias, com as pessoas mais variadas: Aqueles que definem metas superam repetidamente aqueles que não o fazem... POR UMA DIFERENÇA ENORME!

Auto Conhecimento METAS

As pesquisas mostram que: § Menos de 3% da população tem metas específicas, pessoais ou profissionais; § Aproximadamente 1% da população coloca sua meta no papel. PESSOAS NÃO PLANEJAM E FALHAM, ELAS SIMPLESMENTE NÃO PLANEJAM!

Auto Conhecimento METAS

Nas empresas: § Menos de 15% dos profissionais identificam claramente suas metas e prioridades § Metas mudam constantemente § Muitas metas § Não são comunicadas § Apenas 19% estão comprometidos com as metas § Gasta se somente 49% do tempo focado nas metas

Específica Sistêmica Positiva Evidência Recurso Tamanho Alternativa

Auto Conhecimento ESPECÍFICA: Você precisa especificar exatamente o que quer no tempo presente, em uma linguagem que use imagens, sons, sensações, para ativar padrões neurológicos que gerem novos resultados. A sua meta precisa ser iniciada por você e depender de você. O que voce quer? Em que contextos? Onde? Quando? Com quem? O que, especificamente, você vai ver? Sentir? Ouvir? Estar fazendo? ESPERTA

Auto Conhecimento SISTÊMICA: Você deve considerar o efeito da realização da sua meta em nível sistêmico, isto é, como vai combinar com as suas outras metas, como vai afetar outras áreas da sua vida, a sua família, o seu ambiente de trabalho etc. Como a realização da meta vai afetar sua vida? O que você vai ganhar? Perder? Ela é congruente com seus valores? ESPERTA

Auto Conhecimento POSITIVA: A sua meta precisa ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa, do tipo: “Eu não quero comer demais”, cria um ensaio mental desse comportamento. Também se inclui nesta categoria “Eu quero parar de...”, “Eu quero viver sem...” A minha meta gera imagens daquilo que eu quero ao invés daquilo que não quero ESPERTA

Auto Conhecimento EVIDÊNCIA: Você precisa ter uma evidência de que conseguiu a sua meta e precisa ter “feedback” durante o processo para se autocorrigir. Como vou saber que estou conseguindo me aproximar da minha meta? Que evidências vou usar? ESPERTA

Auto Conhecimento RECURSOS: Você precisa identificar que recursos já têm e que recursos precisa para levá lo do estado atual para o estado desejado. Que capacidade e recursos eu já tenho para me ajudar a conseguir minha meta? Que outros mais eu preciso? ESPERTA

Auto Conhecimento TAMANHO: A sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. A meta grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente. A meta é desafiante? É grande demais? Pequena demais? Esse objetivo é possível de ser atingido? ESPERTA

Auto Conhecimento ALTERNATIVAS: A sua meta precisa ter opções no plano de ações. Uma opção é limitada, duas criam um dilema e, três, permitem a escolha. Qual é o seu plano de ação? Como você vai lidar com as dificuldades ou desafios? ESPERTA

Auto Conhecimento Metas bem definidas

§ Ganhar R$ 10.0,00 a mais que no ano passado § Emagrecer 5 kilos nas próximas 12 semanas e atingir 18% de gordura corporal § Receber avaliação A, melhorando minhas habilidades de liderança através de cursos e prática

Metas mal definidas

§ Ganhar mais dinheiro que no ano passado § Perder peso § Melhorar meu desempenho profissional

Auto Conhecimento

Os grandes paralisadores

By Arthur Diniz

FALSE EVIDENCE APPEARING REAL By Arthur Diniz

Auto Conhecimento O TEMPO 1 – Descubra onde você gasta seu tempo

2 – Reorganize se 3 – Priorize 4 – Desista de algumas coisas

Priorização Urgente X Importante Urgente Não urgente Crises Projetos Problemas urgentes e inadiáveis I NECESSIDADE

Prevenção Planejamento Identificação de oportunidades II LIDERANÇA E CONTROLE Interrupções Telefonemas Relatórios Muitos assuntos urgentes

Detalhes Correspondências E Mail Atividades que fazem perder tempo

IV DESPERDÍCIO Não Importante Importante By Arthur Diniz

Auto Conhecimento EXEMPLOS DE CRENÇAS LIMITANTES

§ Tenho que trabalhar duro para ter dinheiro suficiente para viver § Tenho que ser rico para ser feliz § O sucesso leva tempo § Tudo que vem fácil vai fácil § Não consigo trabalhar com meu computador § Os outros são melhores do que eu § Já cheguei no meu limite § Eu não nasci pra isso § É impossível ganhar dinheiro fazendo isso § Não posso confiar em ninguém § Nada é fácil By Arthur Diniz

Auto Conhecimento o Você tem metas? Metas para este ano, 05 e 10 anos? o Sabe visualizar o que quer? Visualiza, com freqüência? o Pensa e age em relação às capacidades necessárias para alcançar suas metas? o Suas metas são coerentes com suas crenças e valores? o Como é a sua visão de mundo? o Você tem um sentido de vida? o Tem um diferencial ? By Arthur Diniz

Mix de Marketing Pessoal

Visão Missão

Valores Entendimento do Mercado – oportunidades e ameaças

Entendimento das próprias características – forças e fraquezas Mix de Marketing – 4 Ps ou 8 Ps

Marketing Pessoal

Mix de Marketing Pessoal

Conteúdo PRODUTO Embalagem PREÇO

PRODUTO Conteúdo Embalagem

Conteúdo o Currículo o Cursos de especialização o Idiomas (comece pelo português) o Busque certificações o Leituras (livros, jornal, artigos) o Ações x atitudes o Comunicação o Seja bem humorado, sorria o Livre se das crenças limitantes o Não seja ranzinza, torne as situações mais leves o Empatia, tolerância, inteligência emocional, honestidade o O sábio e o aprendiz o Faça trabalho voluntário By Cleo Nascimento Conteúdo o Currículo o Cursos de especialização o Idiomas (comece pelo português) o Busque certificações o Leituras (livros, jornal, artigos) o Ações x atitudes o Comunicação o Seja bem humorado, sorria o Livre se das crenças limitantes o Não seja ranzinza, torne as situações mais leves o Empatia, tolerância, inteligência emocional, honestidade o O sábio e o aprendiz o Faça trabalho voluntário By Cleo Nascimento o Monte um arquivo “Eu me amo” Vitórias, realizações, cartas, e mails de elogio, diplomas, certificados,etc “Não me diga o quanto você trabalha. Diga me quanto você conseguiu concluir” – James Ling

Conteúdo

Monte um arquivo de “Declarações Incisivas” (Exemplos) o Reduzi os custos e as despesas fixas, por meio de atenta monitoração e controle dos procedimentos de assistência e reembolso financeiro. o Implantei um sistema contábil completo, por departamentos, em uma grande entidade; redução dos custos operacionais em 25 por cento. o Concebi novos procedimentos para o serviços de informações gerenciais, colocando os relatórios operacionais à disposição da gerência em 24 horas. o Reduzi significativamente os atritos entre quatro departamentos importantes, por meio de uma série de seminários sobre a solução de problemas. o Organizei e treinei uma equipe de vendas para territórios de comercialização selecionados, o que resultou em um incremento de 67 por cento nas vendas e nos lucros.

Conteúdo

Como redigir Habilidades Interpessoais o Situação: Eu era o contato entre minha empresa e nossa agência de publicidade o Ação: Estabeleci o entrosamento com a agência de publicidade o Resultados: Conseguimos um moral elevado e o livre fluxo de informações entre a agência e a empresa o Declaração incisiva: Atuei como contato entre minha empresa e nossa agência de publicidade. Estabeleci o entrosamento com o pessoal da agência e estimulei o livre fluxo de informações Conteúdo

Uso das declarações incisivas o Currículos o Cartas de Apresentação o Entrevistas de emprego o Avaliação de desempenho Algumas situações informais o Papos com os colegas o Durante cursos o Reuniões fora do ambiente de trabalho, mas que envolvem possíveis pontos de relacionamento – reuniões de condomínio por exemplo

Conteúdo

“Eu me amo” o Declarações Incisivas Guarde Atualize sempre Releia, de vez em quando “Óbvio, procure sempre melhorar o produto”

Conteúdo

Embalagem o Cuide de sua saúde – vitalidade o Alimentação / Exercícios / Durma bem / Relaxe o Roupas e sapatos adequados o Cartão de visitas o Atenção aos detalhes – caneta, óculos, unhas, cabelos, dentes o Como as pessoas te veêm? o Seja organizado!!! o O corpo fala o O principal é ter congruência By Cleo Nascimento

Preço o Preço deve espelhar o restante do seu mix de marketing o Talvez o produto (você), ou o marketing dele, tenham que melhorar! o Acredite! todos temos nosso valor. o Não precisamos ser iguais a ninguém... O mais interessante é a diferença “O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” François Rabelais

Praça “Estar no lugar certo, no momento certo” o Três telefonemas separam você de algo ou alguém que está procurando Faça Marketing o Clube o Prédio o Escola de seus filhos o Seu MBA o Academia o Eventos o Festas (aniversário, casamento) Praça “Estar no lugar certo, no momento certo” o Três telefonemas separam você de algo ou alguém que está procurando Faça Marketing o Clube o Prédio o Escola de seus filhos o Seu MBA o Academia o Eventos o Festas (aniversário, casamento)

Promoção

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