MANUAL-USO-PECAS-PT16 - Empilhadeira

MANUAL-USO-PECAS-PT16 - Empilhadeira

(Parte 1 de 6)

NOVEMBRO / 2007 (atualizado 10/08)

EMPILHADEIRA PATOLADA PT16

ÍNDICEPT16

Manual de Uso e Manutenção e Catálogo de Peças de ReposiçãoPágina 02

CHASSI E COMPONENTES 1 CHASSI E COMPONENTES 2 CHASSI E COMPONENTES 3 GRUPO DE TRAÇÃO TIMÃO MOTO REDUTOR UNIDADE HIDRÁULICA PLATAFORMA PARA OPERADOR A BORDO (OPCIONAL) ESQUEMA HIDRÁULICO ESQUEMA ELÉTRICO A ESQUEMA ELÉTRICO B ESQUEMA ELÉTRICO C

Manual de Uso e Manutenção Catálogo de Peças de Reposição

ALERTASPT16

Manual de Uso e Manutenção e Catálogo de Peças de ReposiçãoPágina 03

Prezado Cliente,

Parabéns! Você adquiriu um dos equipamentos PALETRANS para movimentação e armazenagem de cargas, desenvolvido com tecnologia mundial, de simples operação e fácil manutenção.

1 ጀ ALERTAS

Antes de operar sua PT16, leia as instruções contidas neste manual para obter o máximo rendimento e durabilidade do equipamento. Consulte o fabricante do equipamento quanto a duvidas não relacionadas neste manual.

Proíba a utilização do equipamento por pessoas não autorizadas. Consulte os órgãos responsáveis quanto à necessidade de habilitação para operação deste equipamento. Nunca transporte nem eleve pessoas sobre os garfos ou em outro lugar da empilhadeira.

Nunca mantenha o equipamento desligado/estacionado com os garfos elevados.

Nunca execute manobras bruscas com carga ou gire a empilhadeira em alta velocidade.

Para sua segurança e garantia respeite os adesivos de alerta fixados no equipamento.

Não ultrapasse a capacidade de carga máxima indicada na plaqueta de CAPACIDADE RESIDUAL.

Nunca eleve cargas somente com as extremidades dos garfos. Deve-se garantir que se tenha avançado totalmente os garfos por baixo dos paletes até que o dorso dos garfos encostem nos paletes. Nunca substitua a bateria original por outra mais leve ou com menores dimensões.

Nunca desconecte a tomada de bateria com a empilhadeira em movimento. Isto pode causar sérios danos aos componentes eletrônicos. Trafegue em pisos planos, nivelados e isentos de buracos.

Somente movimentar e elevar cargas paletizadas, uniformemente distribuídas no palete, com os garfos centrados. Este equipamento foi desenvolvido para movimentação de paletes padrão PBR. Evite trafegar com carga acima de 500 m do solo.

Não passe nem fique em baixo dos garfos.

Não utilize o equipamento durante a recarga da bateria. Não interrompa a carga da bateria para uso do equipamento.

Para maior durabilidade de sua bateria, leia atentamente o manual do fabricante da bateria e do carregador.

Não deixe seu equipamento na chuva e nunca o lave com jato de água. Limpe as partes metálicas e plásticas com pano levemente umedecido e os componentes elétricos com ar comprimido de baixa pressão, sem umidade, ou utilize um pincel macio sem partes metálicas. Utilize os pontos identificados pelas etiquetas para transporte e içamento de sua empilhadeira.

Proteja, não danifique e não remova as etiquetas de alerta.

Oriente o usuário para sua segurança, desempenho, durabilidade e garantia.

Utilize peças de reposição originais procedentes da rede de serviços autorizada PALETRANS. Peças não originais não foram testadas nem aprovadas pela PALETRANS.

Nunca altere o equipamento original, pois estas alterações podem comprometer e alterar a estabilidade do equipamento. Neste caso, consulte a rede de serviços autorizada PALETRANS.

O pavimento (revestimento do piso) influencia diretamente a distância a ser percorrida ao se frear o equipamento. Nunca movimente o equipamento em pisos cobertos com gelo.

O piso onde o equipamento deverá ser utilizado deve apresentar suficiente capacidade de sustentação.

Não opere o equipamento em ambientes com risco de explosão e incêndio sem que tenha sido preparado pelo fabricante para tais condições de trabalho.

Não opere o equipamento em ambientes frigoríficos sem que tenha sido preparado pelo fabricante para tal condição de trabalho. Não opere o equipamento em ambiente com alta concentração de poeira.

Não opere o equipamento em vias públicas.

Qualquer alteração no equipamento deve ser autorizada pelo fabricante sob pena de perda da garantia

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS e DISPOSITIVO DE SEGURANÇAPT16

Manual de Uso e Manutenção e Catálogo de Peças de ReposiçãoPágina 04

2 ጀ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Esta empilhadeira é um equipamento eletrônico destinado a elevar e movimentar cargas em percursos planos, nivelados e isentos de buracos. Os comandos são bem visíveis e acionados comodamente e ergonomicamente. O equipamento se encontra de acordo com todas as normas da Comunidade Européia referentes à segurança e conforto. A figura abaixo indica os principais componentes da empilhadeira PT16.

1. Torre de elevação ጀ Composta de 2 ou 3 quadros de elevação, dependendo do modelo da máquina. 2. Garfos. 3. Bateria. 4. Rodas de carga. 5. Roda de tração ጀ traciona e direciona o veículo. 6. Timão. 7. Alavanca de subida.

3 ጀ DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

Chave geral ጀ Quando acionado, desativa totalmente o sistema elétrico. Válvulas controladoras de fluxo compensadas à pressão, que controlam a velocidade de descida do garfo, limitando a velocidade de descida a um limite seguro. Proteção das rodas de carga (8) ጀ Impossibilita que o palete entre em contato com as rodas de carga causando danos às mesmas. ᰀAuto Chek ᴀ - Verifica todo o sistema eletro-eletrônico de tração, elevação e direção do equipamento toda vez que se liga a empilhadeira. Caso detecte alguma falha, não permite o uso do equipamento e informa a respectiva mensagem de falha no painel informativo. Freio eletromagnético ጀ Situado no motor de tração, atua e imobiliza o equipamento por ação de molas em qualquer situação de emergência, mesmo sem energia. Rodízio (9) ጀ Impede o tombamento lateral.

TIMÃOPT16

Manual de Uso e Manutenção e Catálogo de Peças de ReposiçãoPágina 05

4 ጀ Timão

A empilhadeira pode ser dirigida por um operador a pé, ou, se instalada uma plataforma, por um condutor levado em pé. O ângulo de giro é de 180º. O timão age diretamente na roda motriz e para trocar de direção deve-se girá-lo no sentido desejado.

1. Acelerador 2. Buzina 3. Botão Parada de Emergência 4. Indicador de Bateria 5. Horímetro 6. Chave Liga/Desliga

ADESIVOS E PLAQUETASPT16

Manual de Uso e Manutenção e Catálogo de Peças de ReposiçãoPágina 06

5 ጀ ADESIVOS E PLAQUETAS Os seguintes adesivos informativos são fixados ao equipamento:

PALETRANS EQUIPAMENTOS LTDA. CNPJ: 50.770.445/0001-29

(Parte 1 de 6)

Comentários