NO-03 - Prevencao e Combate a Incendio Florestal

NO-03 - Prevencao e Combate a Incendio Florestal

(Parte 7 de 7)

b) aproximar-se somente pela frente do helicóptero, para que o piloto tenha sua visualização. Jamais se aproxime do rotor de cauda.

c) em terrenos inclinados, aproxime-se sempre pelo nível mais baixo.

d) não olhe para o helicóptero quando ele está prestes a levantar voo. Use proteção para os olhos, pois objetos podem ser lançados devido ao deslocamento de ar ocasionado pelo movimento do rotor.

e) ao aproximar-se do helicóptero com equipamentos e ferramentas, mantê-los próximo ao solo e segurá-los firmemente.

f) somente pessoal qualificado deve colocar cargas e pessoas no helicóptero. Seguir as orientações do Comandante da aeronave.

g) procure sempre indicar a direção do vento ao piloto.

h) mantenha entulhos, material cortado nos incêndios florestais e qualquer tipo de objeto no mínimo a 30 metros da área de manobra dos helicópteros.

i) não descarregue, nem lance nenhum material ou equipamento do helicóptero, enquanto o mesmo não estiver estabilizado no solo.

j) em caso de acidente com a aeronave, após a retirada dos tripulantes e guarnição mantenha distância e procure isolar a área.

Referências bibliográficas:

Manual de Convenções Cartográficas – C-21-25 Cartas e Fotografias Aéreas C-21-25 Manual de Campanha – Instrução Individual para o Combate Cartas Topográficas – IBGE Manual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CBMERJ Universo do Cerrado/Coordenação de Horiestes Gomes. Goiânia: Editora da UCG (2008).

(Parte 7 de 7)

Comentários