Apostila Sketchup Completa

Apostila Sketchup Completa

(Parte 1 de 8)

mini-curso

SketchUp 6 1º edição

Giovani Giacomini

José Maurício de Barros

Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite mini-curso SketchUp 6

1º edição

Giovani Giacomini

José Maurício de Barros

Marcelo Barbado Trindade Thiago Dias Leite

Viçosa - MG outubro 2007

Copyleft:

José Maurício de Barros Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite

Este material não possui copyright. Pode e deve ser reproduzido para fins não comerciais no todo ou em parte, além de ser liberado sua distribuição, preservando os nomes dos autores. As opniões aqui emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. É permitido a utilização deste material para aplicação de cursos. É proibida a venda deste material, somente é permitido a distribuição gratuita.

Este material faz parte do Mini-Curso SketchUp 6, aplicado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV).

Parte das imagens expostas aqui são do Guia de Referência do SketchUp e do site w.sketchup.com

Para comentários favor entrar em contato com:

José Maurício de Barros e-mail: Giovani Giacomini e-mail: Marcelo Barbano Trindade e-mail: Thiago Dias Leite e-mail:

Dedicatória:

Agradecemos a Larry Page, a Sergey Brin, a FeNEA

(Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Giovani Giacomini zembarros@gmail.com jacurino@gmail.com marcelotrindade_arq@yahoo.com thiagoleit@gmail.com s u m á r i o

SUMÁRIOPAG
1 - INTRODUÇÃO05
2 - INTERFACE06
2.1 - MENUS07
2.2 - BARRAS DE FERRAMENTAS09
2.3 - CAIXAS DE DIÁLOGO10
2.4 - SISTEMA DE COORDENADAS10
2.5 - AUXÍLIO A CONSTRUÇÃO10
3 - FERRAMENTAS PRINCIPAIS1
4 - FERRAMENTAS DE DESENHO1
5 - FERRAMENTAS DE MODIFICAÇÃO12
5.1 - INTERSECÇÃO13
5.2 - POSICIONAMENTO DE TEXTURAS13
6 - ENTIDADES13
6.1 - GRUPOS13
6.2 - COMPONENTES13
6.3 - IMAGEMS13
7 - FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO14
8 - FERRAMENTAS DE CÂMERA14
9 - FERRAMENTAS DE PASSEIO VIRTUAL14
10- CORTE15
1- FERRAMENTAS SANDBOX15
12 - CAIXAS DE DIÁLOGO16
12.1 - MODEL INFO16
12.2 - ENTITY INFO17
12.3 - MATERIAL17
12.4 - COMPONET18
12.5 - STYLES18
12.6 - LAYER MANAGER19
12.7 - OUTLINER19
12.8 - SCENES19
12.9 - SHADOW SETTINGS19
12.10 - FOG19
12.1 - PHOTO MATCH19
12.12 - SOFTEN EDGES19
12.13 - SYSTEM PREFERENCES20
13 - EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO20
BIBLIOGRAFIA20

GUIA DE REFERENCIA RÁPIDA ......................... 2

p r e f á c i o

Se a tônica dos nossos dias é, cada vez mais, a luta por um ambiente informacional diversificado, compartilhado (e compartilhável) e aberto, devemos valorizar os momentos em que podemos ter acesso a uma ferramenta de criação tão poderosa, flexível, interativa, intuitiva, e - como se isso tudo não bastasse - gratuita (!) como é o SketchUp.

Como poderemos ver, o SketchUp é um software de modelagem que permite tanto criações totalmente flexíveis e livres de parâmetros fixos, quanto modelagens precisas, passíveis, inclusive, de servirem diretamente de parâmetro para construções. Permite integração total com os principais programas de edição de imagens, modelos e vídeos. Permite interagir com o Google Earth, tanto importando os terrenos deste, quanto inserindo modelos em qualquer parte do planeta (!!). É um programa que atende tanto às necessidades mais básicas em modelagem - como nas primeiras explorações de contrução volumétrica - como também atende a demandas profissionais mais exigentes. E permite mais...

Essa pequena introdução ao SketchUp pretende apresentar uma visão geral do programa, muito útil para os marinheiros de primeira viagem, porém suficientemente abrangente, para que, mesmo os usuários mais experientes, possam descobrir algumas novas manhas e atalhos, melhorando, assim, sua performance.

Aproveitem e divulguem! A informação, aqui, tá liberada!...

Páginas1 - INTRODUÇÃO No sistema de páginas no SketchUp premite salvar diferentes vistas, configurando filtros, funcionando como O SketchUp foi desenvolvido para a concepção de projetos, caminhamento para a produção de vídeos.não sendo nem CAD, nem um modelador tradicional e nem um renderizador. É um software para exploração de idéias e sintetização Performance e OpenGLde informações com excelente apresentação.

A performace 3D no SketchUp está relacionada com a placa Algumas premissas ajudam a compreender o programa: de vídeo e o processador do computador. O ideal é que a placa de vídeo tenha aceleração por OpenGL (placas NVIDIA) e o Geometria do SketchUp processador seja o mais rápido possível.A premissa do SketchUp é ser um ambiente de estudo 3D originado do 2D, linhas e faces. Pode formar um modelo extremamente preciso, ou bruto e simplificado, permitindo flexibilidade na esolha dos detalhe e abstração que desejar.

Seus elementos básicos são as linhas (arestas) e faces. As linhas se conectam entre si ora formando planos com as linhas coplanares, ora formando elementos completamente maleáveis através de uma malha de linhas, que se mantem ligadas à geometria ao redor delas, tornando o desenho “inteligente”, permitindo dar um alto nível de flexibilidade.

As goemetrias originadas tendem formar um único objeto, que através de recursos de agrupamentos e componentes são facilmente separados e organizados.

Simplismente desenhe Diversas e poderosas formas de criação se escondem por trás de ferramentas simples, tornando o ambiente 3D tão natural quanto usar uma prancheta ou imaginar o espaço.

Organização por entidades No SketchUp, a organização de entidades no modelo se da muito mais pela formação de grupos e componentes, em conjunto com os layers. Cirar um grupo é como definir uma porção da geometria do todo, sendo aos componentes atribuídas várias propriedades, algo parecido com os blocos no CAD.

Visualização Grande parte do tempo gasto se passa na busca pela melhor visualização. Por este motivo seu manejo foi simplificado na utilização do mouse (scroll) e a tecla shift. As ferramentas de visualização podem ser acessadas rapidamente e em conjunto com qualquer outro comando de edição ou desenho. Com a prática se torna natural se movimentar pelo modelo 3D.introdução

2 - INTERFACE

A interface do usuário de SketchUp é projetada para ser simples e fácil de usar. As barras são customizáveis, adicionando com o menu View > Toolbars e Window.

i n t e r f a c e

Interface Default Interface Personalizada

Barras de ferramentas Conjunto de ferramantas e controles

Barra de título Cotrole do Windows (fechar, minimizar e maximizar) e nome do arquivo

Menus File, Edit, View, Camera, Draw, Tools, Window, Plugins, Help

Barra de status Exibe informações sobre a função em ação

Área de desenho Espaço 3D, onde se cria o modelo, identificado pelos eixos de coordenadas

Caixa de controle de valor (VCB) Exibe informações dimensionais para criação e modificações

2.1 - MENUS i n t e r f a c e

File - controles semelhante a maioria do programas.

Export - possibilita exportar modelo tridimensional e bidimensionais em diferentes formatos de arquivo, facilitando migração para outros softwares.

Edit - menu de edição possibilita criar e editar grupos, componentes e linhas de construção, copiar e colar, travar.

É possível criar objetos complexos através da interseção entre diferentes formas, criando extremidades onde os elementos se cruzam.

Sub-menu ou menu de contexto, permite a edição possível dos objetos selecionados, equivalente as opções do botão da direita do mouse na mesma situação.

(Parte 1 de 8)

Comentários