planejamento estratégico

planejamento estratégico

Planejamento Estratégico

O artigo destaca a importância do planejamento estratégico dentro das organizações, dentro da administração da empresa e é através dele e gestor e sua equipe direcionam o rumo a seguir , sempre pesquisando , antecipando-se às mudanças do mercado em que atuam, assim consolidando e aumentando a base de conhecimento da empresa. Mas é importante saber utilizar esse método adaptando-se a realidade da sua empresa as suas necessidades e assim pode se tornar uma importante arma competitiva. Para que isso se torne realidade os autores ressaltam os principais elementos do planejamento:

  • O diagnóstico estratégico: primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização vai captar e manter atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente, visando monitorar qualquer variável competitiva que possa afetar seu desempenho no mercado.

  • Análise externa: ambiente geral e o ambiente de negocio: analisa ameaças, elabora cenários para a análise de longo prazo. Trabalha com os elementos próprios à vida em sociedade: demográfico, econômico, político e tecnológicos. Mostra também as principais forças competitivas apresentadas por Porter: a rivalidade entre vendedores e concorrentes, produtos substituídos, o potencial de entrada de novos concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores e o poder de barganha dos compradores.

  • Análise interna e a cadeia de valor da empresa: Ver como esta a força e as fraquezas da empresa, os recursos da organização, pesquisa e desenvolvimento, as necessidades, as causas dos problemas a serem resolvidos e comparação do desempenho interno com o da concorrência. Recurso pra identificar os pontos fortes e fracos da empresa para se estabelecer qual estratégia usar.

  • A definição das diretrizes organizacionais: a missão que determina à identidade da empresa a necessidade á qual ela atende buscando estabelecer estratégias mais coerentes pra atender as necessidades de seus clientes. A visão que é o objetivo da empresa aonde ela pretende estar no futuro um elemento motivador, energizando a empresa e criando um ambiente propicio ao surgimento de novas ideias. Para concretizar a missão e a visão da empresa, é necessário definir claramente os objetivos a serem alcançados.

  • O estabelecimento do mix estratégico: Definidos os objetivos, a empresa necessita estabelecer os caminhos para alcançá-los e esta é a finalidade da estratégia. Mintzberg, destacado autor no campo da estratégia ressalta cinco definições que ele denomina os 5 Ps da estratégia: plano, padrão, piège (armadilha), posição e por ultimo a perspectiva.

  • A implementação da estratégia: Um dos momentos mais importantes de todo o processo de planejamento consiste na implementação da estratégia, pois é nessa fase que o planejamento irá se concretizar, o planejamento constitui também um processo de aprendizado contínuo, onde a formulação e a implementação se tornam indistinguíveis.

  • Considerações finais: O quanto importante é o planejamento á gestão da empresa. Entretanto, para colocá-lo em prática de forma efetiva, é preciso que o gestor conheça bem cada um de seus elementos, suas funções e seus limites.

Comentários